PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Uma luz para iluminar a sua casa.

Uma luz para iluminar a sua casa.


   25 de setembro de 2023.   

Segunda-feira da 25ª Semana do Tempo Comum


  Evangelho.   


Lc 8,16-18

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 16“Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. 17Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. 18Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”.

   Meditação,   


Coloca a lâmpada no candeeiro a fim de que todos os que entram vejam a luz (Lc 8, 16).

No tempo de Jesus, não havia luz elétrica, claro. As casas eram um pouco escuras, com poucas janelas. O que eles chamavam de lâmpada era uma tigelinha de barro com um bico com um pavio de algodão ou de linho. Dentro da lâmpada - a tigelinha de barro -, se colocava azeite. O povo mesmo produzia o azeite de oliva, assim era barato. A lâmpada era colocada numa prateleira que estava na parede, num lugar mais alto, ou mesmo numa lamparina que estivesse pendurada. Com aquele pavio, a lâmpada podia ficar acesa o dia todo, sem gastar muito. E ficava acesa para iluminar a casa que era meio escura e para acender o fogo na hora de cozinhar. Só para lembrar, não havia fósforo. Tinham que manter a luz acesa mesmo. Uma das tarefas da dona de casa era manter a lâmpada acesa.

Jesus contou várias parábolas em que se fala da luz desta lâmpada de azeite. Lembra-se da mulher que perdeu uma moeda (dracma) e teve que procurar a casa toda com uma lâmpada? E aquela parábola das moças imprudentes que se esqueceram de levar o azeite? As lâmpadas se apagaram antes de começar a festa de casamento.

A pequena parábola de hoje também fala da lâmpada (de azeite, claro). “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz”. Todo mundo no tempo de Jesus entendia do que ele estava falando. O que aprendemos com Jesus é uma luz para iluminar a nossa casa. O que temos a dizer com nossas palavras ou com nosso comportamento é uma luz para iluminar nossa família.

Jesus nos disse que somos luz no mundo, cidade edificada na montanha, lamparina no lugar alto da casa. Testemunhamos que, em nossa pequenez, fomos resgatados por seu amor. Em nós, a sua graça e o seu amor resplendem, nos fazendo luz para os outros, luz de Deus para a vida dos outros. Outros podem encontrar sentido em suas vidas, à luz do nosso testemunho. 

Minha família não vai ficar na escuridão, porque a luz de Deus que preenche a minha vida pode iluminá-la como uma lamparina pendurada no teto ou lâmpada na prateleirinha da parede, no candeeiro. Por nossas boas obras que testemunham o amor de Deus pelos seus filhos, muita gente pode encontrá-lo e bendizê-lo.

Na verdade, você não é luz porque é um exemplo de vida, uma pessoa sem defeitos, um anjo de criatura. Não, você torna-se uma luz para o mundo, porque Deus enche de luz a sua vida (é o que nos dizem as bem-aventuranças). Você é bem-aventurado(a) porque Deus lhe deu o seu Reino, adotou você como filho/filha, consolou você em sua aflição. É isso que você testemunha, é disso que você fala, é esse brilho que está em seu sorriso e em suas obras: a luz de Deus que inunda a sua vida.

Então, não se esconda. Não se camufle. Hoje, mostre a sua cara. Fale, sorria, aconselhe, testemunhe. Seja hoje um canal da luz de Deus para a vida de sua família, de seus amigos, dos que hoje encontrarem você.




Guardando a mensagem

O Senhor com a sua graça e com sua palavra enche nossa vida de luz. Somos chamados a difundir essa luz para iluminar os ambientes humanos em que vivemos: nossa casa, nossa vizinhança, nosso local de trabalho. Seus ensinamentos, as verdades que proclamou, ditos ontem e hoje em ambientes reservados, precisam ser proclamados e difundidos abertamente. Ele é a luz do mundo. Nós, iluminados por ele, temos a vocação de lâmpada acesa no lugar alto da sala. Estamos aí para iluminar a vida dos outros.

Coloca a lâmpada no candeeiro a fim de que todos os que entram vejam a luz (Lc 8, 16).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
quando eras uma criancinha e foste levado ao Templo para a consagração dos primogênitos, o profeta Simeão te tomou nos braços e disse que tu eras a luz para iluminar as nações do mundo. Tu mesmo admitiste na presença dos teus discípulos: ‘Eu sou a luz do mundo, quem me segue não anda nas trevas’. Uma vez iluminados com a tua luz, chamaste a nossa atenção para sermos também iluminadores dos outros. Hoje, te pedimos, Senhor, que a tua luz não se apague em nosso coração e em nossa vida. E que essa luz que vem de tua Palavra, de tua presença através da Igreja, da Eucaristia seja a luz que refletimos para os que conosco convivem ou conosco se encontram. Seja o bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, faça um momento de oração por sua família. Recorde cada um, cada uma e peça ao Senhor que os ilumine com a sua Palavra. Peça também ajuda para realizar bem a tarefa que ele lhe dá: ser a lâmpada de azeite acesa e posta num lugar alto de sua casa para iluminá-la.

Comunicando 

Começa, hoje, o Curso Bíblico sobre a Carta aos Efésios. Você sabe: todo mundo pode participar. O nosso encontro será de hoje até sábado, das 20 às 21 horas, no Youtube, no Canal Padre João Carlos. Quem recebe a Meditação pelo celular, já está recebendo o link da primeira aula. Quem está inscrito, tem acesso ao material do curso e vai receber o certificado, no final. Ao se inscrever, recebe um link para entrar no grupo do WhatsApp onde vamos postando o material do curso. O E-book será colocado lá ao meio dia de hoje, dando tempo para que todos os inscritos entrem no grupo. Mas, lá já tem material postado, em preparação para a aula de hoje. Se você também quiser se inscrever, siga o link enviado anteriormente ou entre em contato pelo 81 3224-9284. Ligue ou mande mensagem. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

28 comentários:

  1. Assim seja 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos sua benção essa meditação foi toda pra mim seja bendito o santo nome de Jesus que enlumine o coração de minha família

    ResponderExcluir
  3. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para sempre seja louvado

      Excluir
    2. Amém Senhor Jesus Cristo pra sempre seja louvados,boa tarde padre João Carlos Ribeiro peço a sua bênção nesse momento da meditação sinto como fosse pra mim e qua a luz do Senhor Jesus Cristo,ilumine sempre a minha vida ,da minha família e de todos nós.Gratidão.

      Excluir
    3. Obrigada Senhor Jesus Cristo que a tua Luz que acendeu em mim no dia do meu baptismo nunca se apague AMÉM

      Excluir
  4. Glória a Vós Senhor!
    Os Evangelistas Marcos e Mateus também citam a parábola em (MC 4, 21-25) e (Mt5, 14-15), para assim Jesus nos confirmar que em tudo que fizermos estamos sendo vigiados e acompanhados por DEUS, O Único Onisciente, Onipresente e Onipotente.
    Sabemos o que é certo através do discernimento que nos é dado pelo próprio Espírito Santo, por isso como filhos da luz devemos sempre refletir os dons recebidos, transmitir a alegria do cristão, todos aqueles sentimentos bons e transformá-los em atitudes boas, procurando ajudar sempre, de todas as formas amar nossos irmãos, pois só assim estaremos dando o nosso melhor para DEUS.
    Eles ainda completam dizendo: pois aqueles que tem alguma coisa, referindo acredito eu diretamente a fé, e a Sabedoria que vem da Sagrada Escritura, serão alcançados mais aprofundamentos ainda, mas aqueles que tem pouco, se deixam distrair com o ativismo secular, mundano e não buscam se doar, perseverar para assim dar bons frutos, o mundo tirará ainda mais o resto que tinham, pois se não orai e vigiai serão devorados e correm o risco de desacreditar e corromper a sua fé,.
    Felizes são os que ouvem a Palavra de DEUS e a põe em prática (LC 11,28).

    ResponderExcluir
  5. Bom dia meus irmãos. Obrigado Pe João Carlos pela evangelização. Deus o abençoe hoje e sempre. Meu nome é Joaci Nóbrega e sou de Olinda-PE.

    ResponderExcluir
  6. Maravilhoso e profundo ensinamento!
    Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e Nossa Mãe Maria Santíssima!

    ResponderExcluir
  7. Deus sempre conosco nos orientando através dos Seus.

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigada meu Dêus por está luz que nós ilumina

    ResponderExcluir
  9. 🙏🏼🌻🙏🏼

    ResponderExcluir
  10. que a luz de nosso senhor Jesus cristo nunca se apague em nossos corações amém

    ResponderExcluir
  11. Meu bom Jesus fazei com q eu seja a lâmpada na vida dos meus familiares e amigos! Amém!

    ResponderExcluir
  12. Amém ao Evangelho

    ResponderExcluir
  13. AMÉM 🙇 🙏 ASSIM SEJA FEITO SENHOR JESUS SUA LUZ EM MINHA VIDA NUNCA APAGUE A FÉ ESPERANÇA QUE DEUS NOS ABENÇOE SEMPRE COM SUA LUZ INFINITAMENTE PODEROSA.
    QUERIDO PE.JOÃO CARLOS, DEUS TE ABENÇOE 😇 ILUMINE GUARDA 👁 SEMPRE COM MUITA PAZ.

    ResponderExcluir
  14. Amém 🙏, Boa reflexão para nós refletir. Bom dia, Padre João Carlos peço sua benção.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia irmãos, padre João Carlos Deus abençoe hoje e sempre,meu nome é maria irene só da paróquia de São Pedro de Maranhaozinho,que a luzdo nosso Senhor Jesus Cristo nunca se apaguei em nossas vida.

    ResponderExcluir
  16. Sr. Jesus sou de Noa Friburgo RJ, estou mto feliz por ter a alegria de ter recebido esta oração da minha querida amiga irmã TONHA, mto religiosa . Obg.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia Pe João Carlos, peço sua benção, que Deus ilumine a mim e toda minha família, meus parentes e amigos, para que essa luz nunca se apague, que Deus ilumine o nosso Pe João Carlos também. Obrigada por essa linda meditação. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Amém que assim seja esta palavra em minha vida.
    Que não está fácil para carregar a Cruz,porém vou seguindo Jesus. Até que Deus quiser. Amém

    ResponderExcluir
  19. Ótima reflexão, a sua benção padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia a todos e obrigada pela linda reflexão sobre o evangelho de hoje. Que nós possamos sempre ser um luz entre os irmãos, da família ou não. Que Deus nos dê sempre muita saúde e força para vencermos todos os obstáculos, peço especialmente pelo meu netinho, cadeirante e com uma lesão neurológica. Que ele TB seja uma luz para todos nós (tem 5 aninhos) e que Deus me ajude muito a perdoar o médico...aconteceu qdo ele tinha 7 meses. Cura Senhor amém

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que aconteceu com o seu neto.

      Excluir
  21. Glória a vós senhor Jesus descha bem Claro que aluz evida i a limento Pará anossa alma que luz de Deus nunca falte em minha vida na vida dá minha família gratidão senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós boa tarde Deus em lumini sua vida

    ResponderExcluir
  22. Deus, Pai de bondade e misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de São Firmino de Amiens. Entretanto, me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para servir a VOSSA igreja. Me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, da graça, da transparência e da luz. Me conceda a graça para ser um bom dizimista. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS