PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Somos responsáveis uns pelos outros.

Somos responsáveis uns pelos outros.



   10 de setembro de 2023    

23º Domingo do Tempo Comum


   Evangelho    


Mt 18,15-20

Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 15“Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas.
17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público.
18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu.
19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”.


   Meditação.    


Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)

A comunidade cristã é o lugar da experiência do amor mútuo. Ela é constituída por pessoas amadas pelo Pai, renascidas em Cristo, santificadas pelo Espírito Santo. A comunidade é o lugar do amor, da unidade. É já um reflexo do amor e da comunhão da Santíssima Trindade. Comunidade cristã é a família, a comunidade eclesial da qual você participa, a comunidade paroquial, a Igreja.

Na comunidade, na família, buscamos viver o ideal do amor em Deus, amor que nos gerou como filhos pela evangelização e pelo batismo. Deus nos ama, nós o amamos e procuramos viver em fraternidade, em comunhão. Vivendo em unidade, Jesus está presente conosco. “Onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”, nos disse o Senhor.

Acontece que esse ideal de amor em família, em comunidade, na paróquia, na Igreja muitas vezes é ferido por atitudes egoístas, deslealdades, ofensas. São pecados contra a fraternidade, a comunhão, contrários ao amor que devemos uns aos outros. E todo mundo tem experiência disso… Gente que, por espírito de orgulho e soberba, humilha o irmão ou a irmã, desconsidera, trapaceia, difama o seu próximo. Gente movida pela inveja, por interesses escusos, por sede de poder.... tem de tudo. Estamos mergulhados na grande experiência do amor de Deus na comunidade, mas somos ainda fracos e pecadores.

Diante disso, vem o ensinamento de Jesus no sermão da comunidade, no capítulo 18 de São Mateus. Jesus oferece um passo a passo sobre como reagir no caso de um irmão, na comunidade, pecar contra você. Somos responsáveis uns pelos outros. Devemos corrigir o nosso irmão. Não podemos deixá-lo no erro e fazer de conta que não temos nada a ver com isso. É o que chamamos de correção fraterna.


Guardando a mensagem.

A correção fraterna é a resposta amorosa e responsável de quem se sente ofendido pelo outro ou na obrigação de ajudar o outro a se conduzir melhor. A maioria das pessoas quando se sente ofendida, na comunidade, parte para a murmuração contra aquele irmão ou irmã e procura isolar aquela pessoa dos seus amigos, dos seus grupos de influência. Errado. O caminho para o restabelecimento da fraternidade é o da correção fraterna. Começa quando você, tendo sofrido uma ofensa, procura o seu agressor para resolver a situação. “Se teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo”, ensinou Jesus. Não dando certo, voltar a conversar na presença de duas ou três testemunhas. Se essas pessoas forem amigos em comum, tanto melhor. Assim, a pessoa se sentirá num ambiente seguro, não de ameaça. Se ainda não se resolver, levar o assunto à própria comunidade ou às suas lideranças. A Igreja deve chamar a atenção daquela pessoa, recordando-lhe o caminho dos discípulos de Jesus, os apelos do Reino de Deus. Não tendo jeito mesmo, então, reconhecer que essa pessoa se excluiu da comunidade, que está fora do caminho do evangelho. Pode, então, tratá-lo como um estranho, não mais como um irmão de comunidade.

Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo. Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão (Mt 18, 15)

Rezando a mensagem

Senhor Jesus,
não é fácil corrigir o outro. Mas, isso é necessário para o seu crescimento no evangelho. É um sinal de responsabilidade de nossa parte para com ele e para com a comunidade. Como ensinaste, a correção fraterna deve ser feita com caridade e com respeito e percorrendo os passos que nos indicaste. Senhor, também não é fácil receber a correção fraterna. É preciso humildade para reconhecer os nossos próprios erros e espírito de conversão para acolher a graça de Deus e o apoio fraterno na superação de nossas infidelidades. Sustenta-nos, Senhor, no caminho do verdadeiro amor pelos nossos parentes e pelos irmãos e irmãs de comunidade. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Com certeza, este evangelho está lhe trazendo estímulos importantes para o enriquecimento de sua vida em família. Aproveite este domingo para estar mais com os seus e para contribuir com o crescimento de alguém ou deixar-se corrigir, como Jesus está nos ensinando.

Comunicando

Como todos os domingos, celebro, hoje, a Santa Missa às 17 horas, com transmissão pela Rádio Amanhecer. Amanhã, tem Encontro dos Ouvintes no Recife. A Missa começa às 11 horas, na Igreja de Santo Antonio. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

34 comentários:

  1. Senhor, que eu seja luz🙏

    ResponderExcluir
  2. Fé, amor e perseverança na sua caminhada....sempre.......AMEM

    ResponderExcluir
  3. Peço oração para meu pais q estar enterrado 🙏

    ResponderExcluir
  4. Senhor que eu consiga continuar na fé, cura minha alma senhor!!!

    ResponderExcluir
  5. Peço orações Para todos leproso e aquelas pessoas que tão nos leitos nos hospitais e também Para os preços amém
    Um ótimo domingo com Jesus Maria e José

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Peço oração p Missias e Erica q se encontram internados

      Excluir
    2. Senhor almentai a minha fé

      Excluir
  6. A bíblia é o livro de relacionamento pessoal, bem como a relacionamento com Jesus. Quando tomamos para nós esse ensinamentos e cada um coloca em prática toda sociedade muda.

    ResponderExcluir
  7. Bendito seja Deus eem tudo e todos. Nos ajude, Senhor a colocar em prática Teus ensinamentos. Amém

    ResponderExcluir
  8. Peço ao Senhor nosso Deus que mude nossa maneira de pensar, e por sempre em prática aquilo que aprendemos segundo as escrituras para que tenhamos um mundo que reine o amor, a paz, a união, e fraternidade.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos sua benção muita paz saúde prá todos nós amém 🙌🙏 que assim seja amém 🤚

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos!
    Sua benção.

    ResponderExcluir
  11. Senhor, faz de mim uma pessoa melhor. Me moude com Teu espírito Santo paráclito faz de mim um vaso novo.

    ResponderExcluir
  12. Gratidão pelas boas mensagens que me ajudam a fortalecer a minha experiência com Deus diariamente!

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos.
    Sua bênção

    ResponderExcluir
  14. Bom dia Pe João Carlos,minha benção, que Deus em sua infinita bondade, conceda a mim, minha família e principalmente um irmão que não quer nossa união, que Deus abençoe todos nós, que era o desejo de nossa mãe,a união. Que Deus permaneça entre nós a paz a união e a saúde. Amém 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  15. Linda mensagem🙏🏻 Peço oração para restauração de minha saúde! Gratidão!

    ResponderExcluir
  16. peço oração pela minha família, senhor Jesus me ensina a ser uma pessoa melhor para perdoar os meus irmãos e mim perdoar mim trasforma no vaso novo🙏

    ResponderExcluir
  17. Amém! Muito obrigada, Padre João Carlos, por suas bênçãos diárias!🙏❤

    ResponderExcluir
  18. Amém glória a Deus 🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  19. Glória a vós senhor Jesus descha bem Claro que devemos perdoar o nosso irmão perdoando que seremos perdoado senhor miencina a perdoar o nosso irmão obrigada senhor por tudo que fizeste can nossco minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós bom dia meu abraço felicidades

    ResponderExcluir
  20. Deus nunca nós abandona, nós pela nosso ignorância é que o abandonamos e quando a gente sofre ELE é o primeiro que a gente chama.

    ResponderExcluir
  21. Sua benção padre João Carlos obrigada por essa meditação peço oração por minha família e minha saúde

    ResponderExcluir
  22. Esta palavra deste final de semana cala profundamente.
    Padre João Carlos, tem situações que gostaríamos de fazer o gesto da correção fraterna mas nem sempre é possível.
    Diante de uma separação na família como ser luz para esse casal? Fica difícil pois os dois acham que estão com a razão. Se falo para um o outro fica chateado.
    O que fazer?

    ResponderExcluir
  23. Deus bondoso, eu LHE agradeço pela vida de São Nicolau de Tolentino. Contudo, me conceda a graça para aprender, viver e pregar a VOSSA palavra. Me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, do amor, do arrependimento, do discipulado, da salvação, da obediência, da oração, da humildade e da correção fraterna. Me conceda a graça para fugir do pecado, do mal e da impiedade. Me conceda a graça para ter uma boa conduta. Me conceda a graça para cumprir os VOSSOS mandamentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  24. A sua benção padre João Carlos sobre o que nós diz o evangelho de hoje muitas vezes vezes temos que ouvir analisar até onde estamos com a razão porque muitas pessoas acham o o dono da verdade e não aceita a nossa opinião não é

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS