Evangelho.
Lc 5,1-11
Naquele tempo, 1Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. 2Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. 3Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
4Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. 5Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. 6Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. 7Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
8Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” 9É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. 10Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. 11Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
PRIMEIRO PASSO
Depois de uma noite de fracasso, eles estão lavando as redes, na praia. São pescadores de duas barcas. Trabalham juntos no Mar da Galileia. É curioso que eles estejam no mesmo local em que o povo se apinhou para ouvir Jesus. Então, eles e o povo estão na mesma situação. Todos vêm de uma noite de fracasso e frustração.
SEGUNDO PASSO
Ouvem atentamente o ensinamento de Jesus. O Mestre está sentado na barca de Simão, ensinando ao povo. É a palavra de Deus que ele proclama. Ele está sempre falando do Reino de Deus que chegara, uma forma de falar do grande amor de Deus que abraça os seus filhos dispersos, querendo reuni-los como os pais reúnem seus filhos numa refeição festiva de família.
TERCEIRO PASSO
Simão adere à Palavra de Jesus. A palavra de Jesus torna-se uma orientação clara para eles: pescar em águas profundas. Simão explica, como pescador experiente daquele lago, que passaram a noite toda e nada conseguiram. Mas, diz que vai obedecer à sua palavra, vai lançar as redes em águas profundas. E vai mesmo, com a sua barca, a que Jesus estava nela. A outra barca não foi.
QUARTO PASSO
A barca de Pedro pegou tanto peixe, que as redes já estavam para se romper. Chamaram a outra barca para ajudar. Os dois barcos ficaram tão cheios que quase afundaram de tanto peso. Foi uma experiência maravilhosa. O mar era o mesmo. O que mudou foi que agora estavam agindo em obediência à palavra de Jesus.
QUINTO PASSO
O espanto tomou conta de todos. O espanto de que aqui se fala é aquele sentimento de temor diante da grandeza de Deus que ali se manifestou. Isaías ficou tomado desse espanto, desse medo, desse temor sagrado, quando, em visão, se viu diante do trono de Deus. Nessa condição, seja Isaías, seja Pedro, reconhece sua indignidade, sua condição de pecador.
SEXTO PASSO
Jesus tranquiliza Pedro e lhe confia a missão: “Não tenhas medo! De hoje em diante, tu serás pescador de homens”. Jesus, na barca, orientando a pesca é o divino pescador. Ele acaba de resgatar aqueles homens de uma vida fracassada. Agora, quer que eles também façam como ele, resgatem outros para a vida abundante.
SÉTIMO PASSO
Eles deixam tudo e seguem a Jesus. Tornam-se os primeiros seguidores, os primeiros discípulos do Mestre. Esta resposta radical, generosa, pronta é um modelo para todos os outros seguidores de Jesus, para nós. E está narrada em três movimentos: levam as barcas para a margem, deixam tudo e seguem a Jesus. Deixaram tudo que lhes parecia importante na vida. Deram o primeiro lugar ao Mestre. No seguimento de Jesus, sempre precisamos renunciar a muita coisa que nos parece importante, para colocar Jesus e seu evangelho no lugar mais importante de nossa vida.
Não deixe de ler o evangelho de hoje: Lucas 5,1-11. Assim, você vai identificar melhor a mensagem para sua vida.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Que o espírito santo nos abençoe nesse dia e nossa mãe Maria nos cubra com seu manto e que paz esteja sempre com vosco amém
ResponderExcluirBom dia a todos com muita paz e amor no coração amem
Bom dia padre João Carlos sua benção que o senhor.nos proteja sempre minha mãe nossa senhora cuidei de mim e dá minha família e dos meus irmãos da terra. Maria passar na frente.e Pisa na cabeça.da serpente até amanhã se Deus quiser 🙌🙏
ResponderExcluirBOM DIA AMEM OBRIGADO SENHOR POR CUIDA DE MIM E MINHA FAMÍLIA AMEM MEU JESUS CRISTO AMEM AMEM
ResponderExcluirBom dia meu nome é Raildo sou de Teresópolis faço parte do terço dos homens e dá caminhada de emauis da paroxia de santo Antônio todos os dias ousso está mensagem e repasso para meus grupos obrigado padre que Deus abençoe amem
ResponderExcluirBom dia Deus abençoe todos obrigado senhor Jesus por mais um dia amém
ResponderExcluirBom dia Padre João Carlos. através da sua meditação quer o agradecer a Deus e o senhor pela graça recebida, foram 4 anos de luta .minha Filha dNutrição. quando foi ontem ela é os colegas de formaram
ResponderExcluirso gratidao a Deus
ResponderExcluirSo gratidão
ResponderExcluirBom dia eu peço oração pela minha mãe Luísa Matos já falecida que completaria 91 anos de idade se estivesse em vida no dia 3 de setembro que ela tenha encontrado o descanso eterno depois de tanto sofrimento na terra 🙏
ResponderExcluirVossa benção Rv Padre João Carlos, uma boa viagem, um breve regresso, que Deus abençoe a todos nós, para vivermos em comunhão pelo Sinal da Santa Cruz !!!...
ResponderExcluirMeu nome é Vicente Rosa 🌹 Barbacena - MG, repasso o Evangelho todos os dias, e quando não consigo as pessoas me cobram, glória a Deus !!!
A palavra de Deus no evangelho é o alimento que minha alma precisa .
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirReflexão:
Interessante, que nesta passagem Jesus deixa os esperientes pescadores pescar normalmente, só depois que os mesmos voltaram para margem e já cansados, haviam até desistido, já lavado e guardado as redes, só assim que Jesus revela o local certo onde existe uma concentração enorme de peixes, dizendo: Avança para as águas mais profundas!
O mesmo Jesus nos fala hoje também, quando não temos forças, quando estamos exaustos e já humanamente esgotados, muitas vezes sem acreditar e não demonstramos vontade, coragem, nem esperanças para qualquer situação de desafios ou dificuldade nas nossas vidas, se acreditarmos na Sua Misericórdia infinita e como Pedro reconhecer nossa pequenez, que somos fracos, imperfeitos e pecadores, por mais que pareça impossível de se realizar, Ele nunca nos desampara, sempre mostrará as águas mais profundas, por outro lado precisamos saber que quando somos escolhidos como pescadores de vidas para o Reino dos Céus, em nenhuma passagem da Sagrada escritura, DEUS nos afirma que seria fácil, calmo, tranquilo, pelo contrário ainda nos alerta no Ev. Jo16, 33: no mundo tereis aflições, más coragem, ou não temas Eu venci o mundo, assim Jesus para nos fortalecer, utiliza essa palavra "não temas" 365 vezes, uma para cada dia do ano,.
Amém
ResponderExcluirJosé Neto, eu sempre acompanho as suas reflexões e admiro seu conhecimento, clareza nos comentários às meditações do Padre
ExcluirContinue nos proporcionando sempre está graça.
ExcluirBênção, Sr. Padre. Peço por favor que, rezem pela minha saúde e da minha família, assim como pela Graça de ter uma boa gravidez e bom parto.
ResponderExcluirSó gratidão por tudo que tenho recebido
ResponderExcluirPois ouvir a meditação todos os dias me fortalece
E meu combustível obg padre João Carlos
Bom dia Padre João Carlos, eu tenho ouvido as tuas mensagens todos os dias, tenho uma comadre que manda pra mim gosto de ouvir e tenhe me alimentado muito? Que Deus abençoe sempre os teus ensinamentos porque tens libertado muitas almas.
ResponderExcluirBom dia Pe João Carlos, peço minha benção, que Deus nos abençoe a mim e minha família, com muita saúde,paz, união. Obrigada Pe João Carlos, pelas meditações que recebo todos os dias, mim sinto realizada, para começar meu dia. Que Deus abençoe o senhor na sua caminhada de fé. Amém 🙏🙏🙏🙏
ResponderExcluirAmém. Que Deus ilumine a todos e ao mundo. Amém.
ResponderExcluirMuito bommm👍🙏👏👏👏👏👏
ResponderExcluir07/09/2023/10:19 olá padre João Bom dia mesmo distante como o senhor está mas mesmo assim sempre nos catequisando obrigada por tudo Deus o abençoe onde quer que esteja meu bom amigo!!
ResponderExcluirVou confiar em Deus 🙌🏻🙌🏻🙌🏻 Vou me valer de Deus e venha o que vier em Deus eu vencerei 🙌🏻🙌🏻🙌🏻
ResponderExcluirBoa tarde a todos que Deus nos abençoe hoje amanhã e sempre gratidão.
ResponderExcluirBoa tarde a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Hj quero pedir em especial pelo nosso país q está vivendo momentos tão difíceis. Que Deus nos proteja de todos os males e ajude nosso Brasil a sair dessa situação amém. Saúde para nós e nossas famílias amém
ResponderExcluirDeus, eu LHE agradeço pela vida do Beato Vicente de Santo Antônio. Todavia, me conceda a graça para seguir o caminho do Espírito Santo, do perdão, do discernimento, do discipulado, do conhecimento, da alegria, da oração, da sabedoria, da luz, da santificação, da obediência, da adoração, da constância, da paciência e da libertação. Me conceda a graça para fazer a VOSSA vontade. Me conceda a graça para produzir bons frutos. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Me conceda a graça para fugir do pecado, do medo e das trevas. Me conceda a graça para ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.
ResponderExcluirA paz de Cristo Jesus. O Evangelho de hoje é belíssimo e muito tocante com é bom falar de Jesus ele é maravilhoso. Jesus eu amo falar de ti a onde eu chego. Falo sempre da tua palavra. Que sejamos pescadores de alma
ResponderExcluirDeus seja louvado, que esses nossos padres sejam abençoado grandemente nas suas missões.
ResponderExcluir