PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ser cristão não é uma moda passageira.

Ser cristão não é uma moda passageira.


   19 de setembro de 2023.   

Terça-feira da 24ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   

Lc 7,11-17

Naquele tempo, 11Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. 12Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. 13Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!”
14Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” 15O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. 16Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. 17E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira e por toda a redondeza.



   Meditação.   


Deus veio visitar o seu povo (Lc 7, 16)

Os tempos mudaram. E o cristão, mudou? Na sua essência, não. Ser cristão não é moda que passa. É um modo de ser e viver dos seguidores de Jesus Cristo. Mas, claro, em cada tempo há alguma qualidade que torna mais significativo o seu modo de ser e de agir. No evangelho de hoje, reconhecemos pelo menos três qualidades do cristão de ontem e de hoje. Cristão é o que segue os passos do Mestre, o que o imita em seu caminho humano.

Jesus entrou na cidade de Naim. Chegou acompanhado dos discípulos e de muita gente que o seguia. Encontrou um enterro saindo da cidade. Uma situação de dor e sofrimento: uma viúva que perdera seu único filho, um jovem. Consolou a pobre senhora. Parou o enterro, mandou o moço levantar-se. Comoção, júbilo, festa. Deus visitou o seu povo: concluiu a multidão. E a voz espalhou a alegria do Reino que estava chegando como saúde, inclusão, solidariedade, vida.

A primeira qualidade do cristão, hoje, é a abertura para os outros. Jesus não foi um profeta com um endereço fixo. Nesse episódio de Naim, ele aparece chegando a essa pequena cidade. Ele circulava por todo o país, indo ao encontro do povo nos povoados, nas cidades, nos sítios. Participava com o seu povo das peregrinações a Jerusalém. Como expressou numa parábola, ele buscava a ovelha que se perdeu, até encontrá-la. E essa tem que ser a postura do cristão: alguém que superou o egoísmo e está voltado para os outros, para o mundo, não mais centrado em si mesmo; alguém que vive uma atitude missionária de abertura ao encontro com o outro. Naquela grande reunião dos bispos da América Latina em Aparecida, o grande compromisso foi esse: ajudar os cristãos a serem mais missionários.

A segunda qualidade do cristão, hoje, é a solidariedade. Nessa história do enterro de Naim, isso apareceu claro em Jesus. Ele encheu-se de compaixão, diz o texto, e foi consolar a viúva. Foi a compaixão que o moveu a deixar os planos de descanso e dedicar-se a ensinar àquele povo todo do outro lado do mar. Ele sensibilizava-se pelo sofrimento, deixava-se tocar pela dor dos outros. Tornava viva aquela palavra dita a Moisés, no Monte Sinai: “Ouvi os clamores do 
meu povo e desci para libertá-lo”. A solidariedade, a compaixão é a marca de Jesus, e tem que ser a marca do cristão também. No meio de tanto sofrimento, de tantos dramas humanos – o desemprego, a solidão, a injustiça, a dependência das drogas, a violência – o cristão há de ter o mesmo coração solidário do Senhor.

A terceira qualidade do cristão, hoje, é a defesa da vida. Jesus parou o enterro e devolveu o jovem vivo à sua mãe. Com as obras, realizava o seu mote: “Eu vim para que todos tenham vida”. Todas as histórias do evangelho são histórias de resgate, de inclusão, de defesa da vida, de promoção da dignidade das pessoas. Como ser um seguidor de Jesus e não ter compromisso com a vida, com a cidadania, a dignidade da pessoa humana, a sustentabilidade do planeta? Compromisso com a vida se traduz concretamente na luta contra o aborto e a pena de morte, contra as drogas, a discriminação, a desigualdade, em favor do salário digno, em defesa da família, do meio ambiente, da paz.



Guardando a mensagem

Jesus chegou à pequena cidade de Naim e encontrou um enterro de um moço, filho único da viúva. Admiramos no Mestre a sua preocupação com os outros, os seus deslocamentos para encontrar o povo em suas realidades. Abertura para os outros. Vemos como ele teve compaixão daquela viúva e mostrou-se próximo daquela família. Solidariedade. Em atenção àquela situação, ele parou o enterro e ressuscitou o morto. E encheu de alegria a sua mãezinha viúva. Defesa da vida. Essas são três qualidades que o cristão precisa ter hoje: abertura para os outros, solidariedade e defesa da vida. Nisto, imita Jesus.

Deus veio visitar o seu povo (Lc 7, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,

providencialmente, barraste o enterro daquele jovem, em Naim. Infelizmente, um número surpreendente de jovens, hoje, está naquela mesma condição daquele filho da viúva: tendo a vida ceifada pela violência urbana, pelos acidentes de trânsito, pelas drogas, pela depressão, pelo suicídio. Senhor, hoje somos nós que, à tua imitação e com a tua graça, precisamos barrar essa procissão de morte dos jovens. Aprendemos contigo a ser pessoas abertas às necessidades dos outros, solidárias e comprometidas com a vida, como tu. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Reze, hoje, pelos jovens de sua família e de sua comunidade. Peça ao Senhor a graça de imitá-lo na defesa da vida, da saúde, da dignidade de todos, particularmente dos mais sofridos e desamparados. 

Comunicando

Duas recomendações pra você que se inscreveu no curso bíblico que começa segunda-feira
. A primeira é ler a Carta aos Efésios, o que você já deve ter feito. A segunda é você entrar no grupo de Whatsapp, onde você vai receber o material do curso. Localize o acesso ao grupo no seu email ou no Whatsapp onde você se inscreveu.

Até amanhã, se Deus quiser.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

24 comentários:

  1. Que o Espírito Santo nos abençoe nesse dia e que nossa mãe Maria passa à frente amém

    ResponderExcluir
  2. Bom dia. Paz e bem

    ResponderExcluir
  3. Como faço para inscrever no curso bíblico? Poderia me enviar o link?

    ResponderExcluir
  4. Posso me inscrever no curso bíblico?

    ResponderExcluir
  5. Ele vive e está voltando né

    ResponderExcluir
  6. bom dia Deus seja louvado,hoje e sempre.gostaria muito de me escrever no curso bíblico, me envie um link. Daguia Souza.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Paz e bem.

    ResponderExcluir
  8. Graças e paz em nossas vidas, em especial à vida dos nossos jovens

    ResponderExcluir
  9. Que o Deus todo poderoso nós abençoe, e o Divino espírito santo guie neste dia iluminado 🙏 amém

    ResponderExcluir
  10. Glória a Vós Senhor!
    Jesus teve compaixão daquela mulher e salvou o seu filho, da mesma forma quantos de nós ainda estão mortos pelos pecados, pelos caminhos errados e tortuosos, o Senhor continua tendo compaixão por cada um de nós, traduzindo é o mesmo Amor no Seu coração quando jorrou sangue e água até a última gota na cruz que transformou em misericórdia que ainda se comove por nós, por nossas dificuldades, por nossas fraquezas, Ele sabe que somos fracos e imperfeitos, pois somos falhos e pecadores, por isso quer nos dar uma vida nova, basta apenas nós confiarmos que Ele sabe de tudo que vivemos, sentimos e necessitamos.
    precisamos apenas aguardar confiantes pois Sua compaixão por nós é infinita, assim Ele nos quer de bem com a vida demonstrando alegria pois somos protegidos e amados, então valorizando e sendo agradecidos entendemos que temos o mais importante, o Espírito Santo que nos conduz com todo o Amor do Pai das Misericórdias a um caminho de Santidade,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém bom dia pe João Carlos que Deus lhe abençoe grandemente.

      Excluir
  11. Quero me escrever no curso bíblico e não estou conseguindo, oque fazer?

    ResponderExcluir
  12. Adorei, muito bom Deus nus abençoe e proteja todos nós pra sempre Amém

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre ,Deus te abençoe, peço que tudo que eu fizer der frutos posditivo e direcionado por Deus,que eu faço o certo , amém ,senhor tenha piedade e misericórdia de toda a minha familia , amém.

    ResponderExcluir
  14. Amen padre oren por mí familia

    ResponderExcluir
  15. Que Nosso DEUS MISERICORDIOSO nos proteja de todos os males espirituais e materiais.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos muito grata por fazer de forma tão maravilhosa sua missão de Evangelizar !
    Amei sua forma de aprofundar conosco sobre como entender e viver conforme Jesus nos ensina sempre. ! Chuva de bênçãos do Espírito Santo .
    Sou Eliete Lima Albuquerque .
    Ótima semana para todos nós .

    ResponderExcluir
  17. Com o Evangelho de hoje. e a reflexão muito forte. Que o Espírito Santo nos ilumine sempre. a caminhar 🚶 🚶 na luz de Cristo.

    ResponderExcluir
  18. Boa tarde a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que possamos seguir o exemplo de Cristo em relação aos nossos irmãos que sofrem. Estejamos sempre dispostos a dar o máximo de nós mesmos para o bem de todos amém

    ResponderExcluir
  19. Ó Deus querido, eu LHE agradeço pela vida de São Januário. Todavia, me conceda a graça para ser irrepreensível, pacífico, sóbrio, desinteressado, prudente, casto, modesto, obediente e capaz de ensinar. Me conceda a graça para fugir do alcoolismo, do medo, da difamação, da vaidade, da violência, da infâmia e das armadilhas do inimigo. Me conceda a graça para ser um bom educador. Me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, do discipulado, da consolação, da fidelidade, da cura, da dignidade, da conversão, da reputação, da fé, da partilha, da honradez, da liberdade, da compaixão e da consciência limpa. Me conceda a graça para viver o evangelho. Me conceda a graça para glorificá-Lo. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS