PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Quem vale mais?

Quem vale mais?


   19 de agosto de 2023.   

Sábado da 19ª Semana do Tempo Comum


   Evangelho.   


Mt 19,13-15

Naquele tempo, 13levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali.

   Meditação.   


Deixem as crianças e não as proíbam de virem a mim (Mt 19, 14)

Levaram crianças a Jesus. No tempo dele, os meninos a partir de seis ou sete anos andavam sempre com os papais. As meninas estavam sempre ao lado das mães, até se casarem. Era assim o costume do povo de Jesus. Podemos concluir, então, que as crianças estavam acompanhadas dos seus pais. As mães, com os pequenininhos e as meninas e os pais, com os meninos a partir dos seis ou sete anos. E eles queriam que Jesus impusesse as mãos sobre os seus filhos e rezasse por eles.

Os discípulos reagiram. Começaram a afastar as crianças, a reclamar com os pais e a impedir que se aproximassem do Mestre. Essa atitude revela que eles não estavam entendendo o que Jesus andava explicando sobre o Reino de Deus. Ainda estavam na lógica do ‘quem-vale-é-o-adulto-o-grande-o-maior’. Jesus tinha dito que o Reino de Deus é das crianças. E de quem se parecer com elas. E tinha dito isso, outro dia, exatamente para corrigir os discípulos que estavam discutindo sobre quem seria o maior no Reino. Jesus tinha apresentado a criança como modelo dos cidadãos e cidadãs do Reino de Deus. No Reino de Deus, somos filhos na casa do Pai, não funcionários carreiristas; somos discípulos que aprendemos com Jesus, não fariseus fechados à revelação de Deus; somos filhos que confiamos no Pai, não adultos que confiam apenas em si mesmos. Se não formos como crianças – filhos que amam, aprendem, confiam – não temos parte no Reino.

O Reino de Deus é um presente do Pai para os seus filhos. E ninguém tem merecimento para recebê-lo. E a quem socialmente mostra-se sem condição ou pretensão de conquistá-lo, é a esse que é dado o Reino. Assim são os pobres, os doentes, as crianças. O Reino é um dom do Pai para os seus filhos amados.

Jesus reclamou, com razão. ‘Não criem dificuldade para as crianças virem a mim, não as impeçam. O Reino de Deus é daqueles que são como elas'. E impôs as mãos sobre elas. Impor as mãos é um gesto de comunicação da bênção. No Evangelho, em muitas curas, Jesus impõe as mãos sobre os enfermos. Os apóstolos também aparecem impondo as mãos, ao curar os doentes. Impor as mãos é comunicar a bênção de Deus ou o dom do seu Espírito. Olha como está escrito: “Ele abraçava as crianças e as abençoava, impondo-lhes as mãos”.


Guardando a mensagem

Levaram crianças para Jesus abençoar. Criança é importante, na mentalidade de Jesus. Criança atrapalha, pensavam os discípulos. Jesus pensava o Reino como uma grande Casa de família, onde Deus é Pai e nós todos somos filhos e irmãos. E, nesta grande família, é às crianças, aos doentes e aos idosos que se deve prestar mais atenção. Os discípulos pensam o Reino como uma instituição de poder, com uma elite mandando na maioria. Nessa mentalidade, gente pequena não vale, criança não conta. O Reino de Deus é das crianças e de quem se parece com elas, ensinou Jesus.

Deixem as crianças e não as proíbam de virem a mim (Mt 19, 14)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
foi uma lição e tanto essa história da bênção das crianças. As mães e os pais das criancinhas saíram felizes, com a tua atitude acolhedora. Eles tinham ficado chocados com o jeito dos discípulos dificultarem e proibirem a aproximação dos pequeninos. É, Senhor, pai e mãe sabem como sua criança é importante, porque a amam. E foi isso que viram na tua atitude: perceberam o teu carinho, o teu amor por elas. Um Reino assim que dá valor a quem é pequeno como uma criança, vale a pena, eles pensaram. Eles e nós também. Em todas as pessoas santas da Igreja, como Santa Dulce dos Pobres, Dom Bosco, São Francisco, vemos esse evangelho se realizando: o acolhimento das crianças, dos doentes e dos pobres. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Veja por aí se as crianças de sua família estão batizadas, estão fazendo a catequese. Ajude os responsáveis a entenderem essa palavra de Jesus: “Deixem as crianças virem a mim”.

Comunicando

Em Fortaleza, animo, hoje, um Encontro de Espiritualidade com associados e ouvintes na Livraria Paulinas do centro da cidade. O encontro começa às 10:30 da manhã. Amanhã, presido a Missa dos Ouvintes da FM Dom Bosco, na Paróquia da Piedade. 

Um final de semana abençoado.
Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Que sejamos como as crianças! Coração puro cheio de amor🙏

    ResponderExcluir
  2. Paz e luz ! Para o papai de Geane! Virou estrelinha 🙏

    ResponderExcluir
  3. EU SOU TUA CRIANÇA SENHOR CHEIA DE FE PAZ AMOR E NADA VAI NOS SEPARAR DO TEU AMOE AMEMA

    ResponderExcluir
  4. Senhor Jesus, bem disseste que o Reino dos Céus é das crianças. Ilumina-me com teu Espírito Santo para que eu saiba dar prioridade e possa dedicar parte do meu tempo dando atenção de qualidade às crianças.

    ResponderExcluir
  5. "EM verdade eu vos digo, diz o Senhor, se não fordes pequeninos, com muito amor, não entrarei no Reino dos céus..."

    ResponderExcluir
  6. Glória a Vós Senhor!
    Este versículo 14 precisa ficar gravado na mente dos pais, porque Jesus mais uma vez nos alerta, se não apresentarmos desde cedo as nossas crianças aos convívios Cristãos, servindo o altar do Senhor, na liturgia, nas Santas celebrações, participantes nos Santos Terços, protagonistas nos momentos oracionais, assíduos nos eventos cristãos, enfim mesmo que chorem, não parem no lugar, devemos levá las a Jesus, desde crianças incentivando a serem perseverantes na caminhada Cristã, se não for assim não sentirão vontade de participar dos ambientes cristãos e dificilmente seguirão os ensinamentos de DEUS, também não sentirão interesse em buscar a sabedoria e nem darão importância ao Evangelho, desta forma não entenderão que na vida devemos dar prioridade para as coisas de DEUS. Precisamos tomar gosto do zelo apostólico, porque são nas coisas do alto que construiremos nosso caráter, nossa índole, valorizando e colocando em prática os Sacramentos da Igreja. Então com o exemplo dos pais fortificados na fé e protegidos pela Graça do temor de DEUS dificilmente serão corrompidos pelo mundo cruel, pois serão exemplos de autênticos Cristãos e bons cidadãos, isto é Sal da Terra e Luz para o mundo, para as demais gerações futuras,.

    ResponderExcluir
  7. Que o espiro santo nos abençoe todas crianças do mundo amém

    ResponderExcluir
  8. Oi, meu nome e Neuci Silva Viana moro em Goiânia Goiás, sua onvidente da mensagem do senho





    ResponderExcluir
  9. Bom dia a todos e obrigada pela meditação Padre João Carlos. As crianças são puras e se as levamos na direção de Deus serão sempre abençoadas e seguirão esse caminho como exemplo aos amiguinhos. Agradeço muito pelos meus 4 netinhos e peço pela saúde do Isaac q está adoentado e do Bentinho q tem um problema neurológico. Daí muita força e fé aos pais para q possam seguir nessa missão que Deus lhes deu e a todos os pais amém

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Pe João Carlos, mim abençoe, que sejamos como criança, para alcançar o Reino de Deus, que Deus mim abençoe e a minha família. Que Deus abençoe o senhor na sua caminhada para Fortaleza. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  11. Que Deus abençoe Sempre as crianças

    ResponderExcluir
  12. Bom dia, Padre João Carlos. Que maravilhoso esse evangelho. Tenho uma criança na família, com 7 anos e que ainda não foi batizada. Os pais não praticam a religião, mase escolheram para ser a madrinha. Porém, moro auitos quilômetros de distância e tenho uma mãe idoso, a qualcuiso. O que faço além de rezar pela conversão dos pais, pois tenho muito desejo de batiza-lo. Essa criança é muito importante na minha vida.

    ResponderExcluir
  13. Não posso acompanha -lo na catequese, devido a distância.

    ResponderExcluir
  14. Quero muito que ela seja batizada e, principalmente que seja eu a madrinha.

    ResponderExcluir
  15. Pesso muita benção para os meus filhos efillnas para mim que eu mãe tenha muitas forças jesus eu tiamo

    ResponderExcluir
  16. Deus da luz e da vida, eu LHE agradeço por todos os prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. No entanto, me ensine ter o santo temor. Me ensine servi-Lo com um coração íntegro e sincero. Me ensine fugir do pecado, do mal, da idolatria e das transgressões. Me ensine testemunhá-Lo. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da bênção, da aliança, da humildade, da oração, da obediência, dos preceitos e das leis. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. AMÉM 🙇 🙏. DEUS ABENÇOE ILUMINE SEMPRE. PE.JOÃO CARLOS. GRATIDÃO 💟

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS