PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Venham a mim - eu lhes darei descanso!

Venham a mim - eu lhes darei descanso!

 



   20 de julho de 2023.   

Quinta-feira da 15ª Semana do Tempo Comum


     Evangelho.    


Mt 11,25-30

25Naquele tempo, Jesus pôs-se a dizer: “Eu te louvo, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e entendidos e as revelaste aos pequeninos. 26Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. 27Tudo me foi entregue por meu Pai, e ninguém conhece o Filho, senão o Pai, e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar.
28Vinde a mim todos vós que estais cansados e fatigados sob o peso dos vossos fardos, e eu vos darei descanso. 29Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração, e vós encontrareis descanso. 30Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve”.



     Meditação.     


Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28)


Este evangelho foi lido há dois domingos atrás. Jesus vê que o grupo dos seus discípulos - homens e mulheres que o seguem – estão cansados, carregados de fardos pesados.

Que fardos são esses? Esses fardos eram, em primeiro lugar, as obrigações que a Lei de Moisés impunha, ou melhor, a interpretação da Lei feita pelos mestres e fariseus; fardos são também as responsabilidades e sofrimentos da vida; as decepções, o desencanto, os problemas que cada um carrega; a falta de horizonte em muitas situações de uma vida rotineira; a situação de sobressalto que se vive em função dos compromissos com a sobrevivência. Diante desse quadro, de pessoas acachapadas pelo sofrimento, pelo medo, pelo cansaço do trabalho com pouco retorno, pela falta de horizonte e de esperança, Jesus se apresenta com um convite: Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso.

Mas, como Jesus pode aliviar o nosso peso? O seu ensinamento nos liberta de tantos fardos pesados, torna leve a nossa carga. Na verdade, ele está nos sugerindo que troquemos os fardos que estamos carregando pelo seu peso que é leve, o nosso coração inquieto pelo seu coração manso e humilde. E qual é o ensinamento de Jesus? O maior deles é que Deus nos ama como um pai. Ele cuida de nós, nos sustenta, nos socorre. Não estamos sós. Não lutamos apenas com as nossas forças. Sendo assim, o peso de nossas obrigações já fica mais leve. Alivia o nosso peso pelo seu ensinamento.

Mas, também alivia o nosso peso pela reconciliação. Jesus nos revela que o Pai nos perdoa e nos reconcilia consigo pelo sacrifício de sua cruz. Assim, o peso do nosso pecado e de suas consequências nos é retirado das costas. Podemos caminhar com mais leveza e esperança. O amor de Deus nos liberta. O perdão nos tira o peso das costas.

O amor ao próximo, que Jesus nos ensina, liberta o nosso trabalho da marca da obrigação desumanizadora. Nosso trabalho, por amor aos outros, passa a ser um serviço, em sintonia com Deus que nos ama. Também pelo amor, a própria prática religiosa deixa de ser uma obrigação enfadonha para ser um louvor alegre e restaurador.



Guardando a mensagem

Jesus encontrou o povo de Deus oprimido por muitas situações de exploração, violência e dominação. Por isso, o evangelho está cheio de doentes, leprosos, cegos, possessos, encurvados. Ele chamou a si esse povo humilhado, oferecendo-lhe a vida, a liberdade, a felicidade. Ele nos revelou o amor do Pai e o seu amor por nós. Ele carregou-se de nossas dores e nos abriu o caminho da vitória sobre toda opressão por meio de sua palavra, de suas atitudes, de sua morte na cruz, de sua ressurreição.

Venham a mim todos vocês que estão cansados e fatigados sob o peso dos seus fardos, e eu lhes darei descanso (Mt 11, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
estamos sobrecarregados com muitos fardos que nos tiram a alegria de viver, que tornam a nossa vida sofrida e enfadonha. É a exploração no trabalho. É o abatimento na doença. É o esvaziamento de uma vida sem sentido. Para quem está assim fatigado sob o peso de fardos insuportáveis, tu, Senhor Jesus, ofereces a tua palavra, o teu ministério, o teu coração. Tua palavra – a revelação do Pai – desmascara a alienação do trabalho e o liberta para ser uma atividade criativa e prazeirosa. O teu carinho pelos doentes e sofredores ilumina a experiência de sofrimento e de dor, tornando leve o peso da enfermidade e dos limites biológicos de nossa condição humana. Teu amor nos abraça, nos perdoa, nos restaura. A todos, Senhor, com a tua graça, alivia, consola, orienta. Amém.


Vivendo a palavra

No dia de hoje, imite Jesus, ouvindo alguém que está no meio de uma grande dificuldade, prestando atenção ao seu sofrimento e dizendo-lhe palavras de conforto. Muitas pessoas precisam de um ombro amigo, com quem possa compartilhar suas dores.

Comunicando

Como todas as quintas-feiras, estaremos unidos na Santa Missa das 11 horas, transmitida pelo rádio e pelas redes sociais. Não deixe de incluir a sua intenção. O Pe. Francisco Demontier presidirá a Missa de hoje.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

30 comentários:

  1. VOU CONFIAR EM DEUS, VOU ME VALER DE DEUS, E VENHA O QUE VIER EM DEUS EU VENCEREI🙏🙏

    ResponderExcluir
  2. Glória a vós senhor 🙏 jesus descha bem Claro que Eli e o descanço oremedio a cura o melhor alimento para todos nós gratidão senhor por tudo que fizeste para com nosco gratidão padre João Carlos pôr tudo que enviaste para nós osenhor e um mensageiro de Deus trazendo a boa nova Pará todos nós minha benção padre João Carlos minha gratidão boa noite

    ResponderExcluir
  3. Gratidão pelas reflexões aqui apresentadas. Agradeço imenso pelo amor e ternura que o Senhor Jesus Cristo, se nós oferece. Muito obrigada mano dos manos, em seu nome, agradeço ao Deus nosso .

    ResponderExcluir
  4. Eu preciso de Deus, eu sou grato por existir um Deus na minha vida, em Deus eu confio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deus é meu apoio na tristeza e na alegria.Obrigada Senhor meu Deus

      Excluir
  5. Bom dia! Que a paz do Sr esteja sempre com tdos nós. 🙏🏾🙏🏾

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém 🙏

      Excluir
    2. Amém 🙏🏻🙏🏻

      Excluir
    3. Boa noite padre João Carlos sou muito grata por estar aqui nesse grupo tô amando os ensinamentos que Deus abençoe a sua vida sempre tua benção padre João Carlos

      Excluir
  6. Bom dia senhor padre e obrigada mais uma vez por esse alimento. Em Deus sempre confiarei porque muitos fardos pesados já se tornaram leves. Oremos sem cessar irmãos

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre! Como é maravilhoso ouvir você falar e mais ainda é ver que o evangelho do dia vem sempre acompanhado de uma música e cantada por você com essa voz tão suave, Deus te abençoe nessa caminhada linda🙏 Hoje peço por Catarina pela recuperação da cirurgia e por Juliana, Deus sabe em meu coração o meu pedido e muita luz para Meire que foi ao encontro do pai, por meu pai pela sua compreensão aos 92 anos por tudo que tem vivido na sua vida é pela minha alegria de falar com ele todos os dias e perguntar como foi seu dia e ele falar muito bom, sem reclamações de nada a te Deus louvo e agradeço pela vida dele amém 🙏

    ResponderExcluir
  8. Deus que eu possa morar onde meu coração pede e ser feliz em família completa! O mais breve que eu merecer (Rapallo). Amém 🙏

    ResponderExcluir
  9. Meu senhor, e meu Deus perdoai os meus pecados e dai paz ao meu coração.

    ResponderExcluir
  10. Maravilhoso acordar com a palavra de Deus sinto muita paz com isso obrigada bom dia

    ResponderExcluir
  11. Glória a Vós Senhor!
    Irmãos, é na caminhada cristã que encontramos a paz espiritual e que nos faz permanecer fortalecidos para os desafios e as tribulações adversas da vida.
    Conforme a Palavra nos revela inicialmente:
    Jesus tomou a Palavra, então hoje vem nos ensinar que em todas nossas escolhas, inicialmente também precisamos tomar a Palavra e confiando no Espírito Santo Edificador reconhecendo nossa pequenez e total dependência no Senhor, obtemos humildade, paciência, forças para continuar, discernimento e toda Sabedoria necessária para distinguir o certo do errado.
    A certeza é que, Jesus não dá a cruz maior que possamos carregar.
    Por isso não importa como está a nossa vida hoje, se estamos cansados, se achamos que nossos fardos estão pesados ou parece que irão fatigar, com DEUS no coração e decididos a viver uma fé autêntica, escolhendo as coisas do alto, em Jesus tudo se torna leve para continuarmos protegidos até chegar a felicidade eterna,.

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Padre João Carlos…. O que a moça nos falou em seu comentário foi muito forte e verdadeiro…. Suas músicas nos confortam o dia todo … senado que vou no YouTube e continuo cantando essas músicas o dia inteiro… peço sua benção padre… Itajaí -SC

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos sua benção meu pai vai alivia meus fardo que carrego amém até amanhã se Deus quiser que Deus abençoe todos nós amém

    ResponderExcluir
  14. Que meu fardo seja entregue aos pés do Senhor

    ResponderExcluir
  15. Santo onofre atenda meu pedido. Senhor proteja meus filhos, famílias e amigos amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que meu fardo seja leve, como muita esperança e fé, que min ajude nessas horas difíceis de minha vida, mim orientando e mim protegendo, pela minha família e a todos nós. Amém 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de receber a meditação todo dia como faço

    ResponderExcluir
  18. EU TE LOUVOPAI E CONFIO.NO MEU SENHO. AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  19. Bom dia querido Padre , peço sua benção . Bom dia amados irmãos em Cristo . Que as intenções que trago no meu coração chegue ao Sagrado Coracão de Jesus e ele faça o melhor pra minha vida , amém.

    ResponderExcluir
  20. VOU CONFIAR EM DEUS, VOU ME VALER DE DEUS, E VENHA O QUE VIER EM DEUS EU VENCEREI🙏🙏🙏❤

    ResponderExcluir
  21. Deus de Misericórdia, eu LHE agradeço por todos os prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ensine ouvir, aprender e viver a VOSSA palavra. Me ensine seguir o caminho do discernimento, do amor, do descanso, da libertação, da oração, da fé, da obediência, da missão e da evangelização. Me ensine vencer o cansaço, a fadiga e a opressão. Me ensine ser manso e humilde de coração. Isso eu LHE peço em nome de Jesus Cristo. Amém.

    ResponderExcluir
  22. Padre João Carlos, eu agradeço pelas mensagens que tenho recebido da palavra de Deus todos os dias, eu escuto todas as manhãs, ilumina o meu dia, obrigada padre João.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Pe. João Carlos e irmãos(ãs) em Cristo. Obrigado pelas suas palavras, pela meditação e pelos comentários. Estava precisando, pois sentia um fardo muito pesado na minha vida. Deus os abençoe !

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS