PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Você, pecador, se aproximando do Senhor.

Você, pecador, se aproximando do Senhor.

   


30 de junho de 2023.


Sexta-feira da 12ª Semana do Tempo Comum



Evangelho.



Mt 8,1-4

1Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. 2Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. 3Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra.

4Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote, e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.



Meditação.



Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo” (Mt 8, 3)


Podemos olhar a história do leproso de muitos pontos de vista. Hoje, eu quero convidar você a pensar que você é o leproso da história do Evangelho. Você é o leproso dessa história, combinado? Então, vamos lá. O leproso se aproximou de Jesus, se ajoelhou aos seus pés e pediu para ser purificado. Três gestos simbólicos importantes: aproximar-se, ajoelhar-se e implorar o favor de Deus. Muita gente quer uma graça, mas não se aproxima de Deus, não se ajoelha e não pede a sua graça. Vou me explicar. 


Você aproximou-se de Jesus. Aproximar-se é buscar Deus. Diz lá o texto da Escritura: “Buscai o Senhor enquanto se deixa encontrar”. Buscar a Deus é procurar encontrá-lo na oração, na meditação, na audição de sua palavra. Lê-se assim no livro do Deuteronômio: “Quando então buscares o Senhor teu Deus, o encontrarás, se o buscares de todo o teu coração e com toda a tua alma” (Dt 4, 29). Então, sua primeira atitude, como o leproso, foi aproximar-se. Vou lhe dizer uma coisa. Foi muita coragem de sua parte, porque, por causa de sua doença, não lhe era permitido aproximar-se de pessoas sadias como você fez. Você passou por cima dessa norma social, você ultrapassou a faixa amarela e foi ao encontro de Jesus. Sim, é verdade, Jesus vinha passando com a multidão. Na verdade, é ele que vem ao seu encontro. Mas, é preciso a gente se aproximar, vencendo as barreiras que pretendem impedir esse encontro. 


Você aproximou-se e ajoelhou-se diante de Jesus. Ajoelhar-se é um ato de adoração, em todas as religiões. Ajoelhar-se, prostrar-se é o reconhecimento da grandeza de Deus presente em Jesus, é um reconhecimento de sua divindade. Buscar a Deus não para que Deus faça a nossa vontade, mas que a vontade de Deus se cumpra em nossa vida. Maria expressou esse sentimento ao dizer: “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Ajoelhar-se é um gesto de adoração, de humildade, de reconhecimento da grandeza de Deus e da disposição de estar a seu serviço.


Você aproximou-se, ajoelhou-se e fez um pedido a Jesus: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Foi um pedido feito num contexto de quem se aproximou, de quem o está buscando; de quem se ajoelhou, isto é de quem presta ao Senhor um culto de adoração, reconhecendo-o seu Senhor. E o seu pedido foi humilde, “se queres”, se for da sua vontade. É, muita gente pede coisas importantes a Deus, mas não o busca para andar em seus caminhos, nem é um adorador desse Deus fiel que vem ao nosso encontro. Você pediu bem. E Jesus atendeu você. Ele estendeu a mão, tocou em você e disse: “Eu quero, fica limpo”. E, no mesmo instante, você ficou livre da lepra.


Guardando a mensagem


Jesus vinha com a multidão. Deus toma sempre a dianteira, dá sempre o primeiro passo. E você, superando as barreiras que o mundo criou para nos manter à distância de Deus, aproximou-se de Jesus. Com espírito de fé e de adoração, reconhecendo em Jesus o salvador que o Pai nos enviou, pediu-lhe uma coisa importante. Pediu que se realizasse, antes de tudo, a vontade dele em sua vida. Bom, se não pediu, já sabe como fazê-lo. E você sabe como terminou a história.


Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo” (Mt 8, 3)

Rezando a palavra


Senhor Jesus,

o leproso somos nós. A lepra é um sinal de nossa condição de pecadores. E é do pecado que nos purificas com tua vinda e com o teu amor. Dá-nos, Senhor, a graça de não esquecermos que a ti e à tua cruz devemos a vida nova e a comunhão que hoje temos com Deus nosso Pai. Que em todas as nossas necessidades, nós nos aproximemos de ti com espírito de fé, e peçamos o teu favor, desejosos de realizar, antes de tudo, a vontade de Deus. Seja o teu santo nome bendito, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


No seu diário espiritual (no seu caderno de anotações), lembrando que você é o leproso, escreva uma breve oração a Jesus.


Comunicando


Hoje, a Rede Vida de Televisão exibe o Show PADRE JOÃO CARLOS Especial de São João, gravado em Caruaru. Estou lhe enviando o vídeo de divulgação (do show). Peço que você o compartilhe com os seus contatos. O show na Rede Vida, hoje, começa às 22 horas.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




38 comentários:

  1. Amém! Deus seja louvado hoje e sempre! 🙏🙌

    ResponderExcluir
  2. Senhor Jesus perdão por todos os meus pecados graças e louvores ao Senhor Jesus

    ResponderExcluir
  3. Se Jesus quiser pode me curar tosse bendita

    ResponderExcluir
  4. Amém, Deus abençoe O Senhor

    ResponderExcluir
  5. Louvado seja Deus pelo partilha da sua palavra cura -nos salva nos liberta da doença invisível.

    ResponderExcluir
  6. Padre Carlos eu tenho muitos problemas da perna braço pescoço estou em Angola ora por mim e minha família.Deus te abençoa.

    ResponderExcluir
  7. Obrigada Senhor padre mais uma vez por esse alimento. E que Deus o abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  8. Obrigado, Padre João Carlos, por nos ensinar com tanta sabedoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Reverendo padre João pelos ensinamentos e partilha,que Deus lhe abençoe rica e poderosamente.

      Excluir
    2. Bom dia padre ,Deus nós abençoe e proteja a mim ,meus filhos , mo há família e ao mundo inteiro, amém

      Excluir
  9. Obrigada meu Deus pelo livramento 🙏🏼

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos para todos que fazem parte dessa família.
    Hoje meu pedido de oração e pra mim que tô com problema no nariz tou precisando de uma cirurgia tô na fila de espera do sus hoje o evangelho fala que Jesus curava os leprosos que o espiro santo venha a mim. E mim cure desse problema em nome de Maria amém

    ResponderExcluir
  11. Bom dia! Muito ungido por Deus para nós levar ao conhecimento de Deus, obrigada Pe.Joao Carlos Denise

    ResponderExcluir
  12. Meu Jesus, perdoa os meus pecados! Que eu possa sempre te seguir, que meu coração seja iluminado pelo Teu Divino Espirito Santo! Amém

    ResponderExcluir
  13. Que Deus me limpe de todos os males amém 🙏📿🛐 sua benção 🌻 padre João Carlos amém ✝️📿

    ResponderExcluir
  14. Anônimo,30/06/2023 meu jesus perdoa meus pecados !sei que o senhor estar sempre comigo, obrigado senhor peço que restaure meu casamento e minha família, amem

    ResponderExcluir
  15. Bom dia. Gratidão ao Senhor pela vida do Padre João Carlos, que nos traz todos os dias o evangelho do Senhor.

    ResponderExcluir
  16. AMEM GLÓRIA A DEUS OBRIGADO OBRIGADO SENHOR POR TUDO QUE NA MINHA VIDA FACA DE MIM TUA VONTADE MEU JESUS SÓ EM COLOCO TUDO EM TUAS MAES AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  17. Pesco que Jesus é Maria santíssima me cura de todas as doenças e do inimigo.

    ResponderExcluir
  18. Glória a Vós Senhor!
    Com certeza Jesus curou aquele leproso, devido a Ele enxergar a fé dentro daquele coração, a confiança afirmando: eu creio que o Senhor pode, imaginemos, mesmo com todo sofrimento, todas dificuldades do menosprezo, da separação do convívio comunitário e social que passava, que sentia.
    Ainda hoje é da mesma forma nas nossas vidas, DEUS enxerga quando nossa fé é o suficiente e aguentamos seja o que for, pacientes e esperançosos sem murmurar, assim continuamos esperando Jesus misericordioso nos tocar, também seremos curados não importa qual a lepra ou, o que seja que estamos vivendo, temos que crer que na oração tudo pode ser mudado, pois para DEUS não existe impossível e depois da Graça recebida só precisamos continuar caminhar com Jesus fazendo a vontade do Pai e testemunhar o milagre alcançado pela fé para que mais e mais creiam, adoram, esperam e Vos amem,.

    ResponderExcluir
  19. Tenhamos a coragem de abrir o nosso coração, e assim apresentar a Ele todas as nossas feridas e pedir Jesus tem Piedade de mim

    ResponderExcluir
  20. Bom dia Pe !!!!....Gratidão por todos os dias,ensinarmos cada vez mais aproximarmos de DEUS!!!....🙏🌻

    ResponderExcluir
  21. Deus nos abençoe padre

    ResponderExcluir
  22. Peço , Senhor, a cura da depressão e de todas as doenças

    ResponderExcluir
  23. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que Deus nos abençoe com saúde, felicidades para mim, minha família, para o Senhor Pe João Carlos e para todos nós, obrigada pelas meditações. Abraço. Amém 🙏🙏🙏 o

    ResponderExcluir
  24. Bom dia, Pe. João Carlos , obrigada pelas meditações.

    ResponderExcluir
  25. Purica-me, Semhor! Eu quero ser purificada!🙏🏻
    Padre João Carlos, sua bênção! Gratidão pelo trabalho de evangelização!

    ResponderExcluir
  26. SENHOR JESUS DAI-ME UM CORAÇÃO MANSO E HUMILDE SEMELHANTE AO SEU. E CAMINHANDO COM FÉ ALCANÇAREMOS GRAÇAS .

    ResponderExcluir
  27. Bom dia a todos e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que possamos sempre estar próximos de Deus para sermos merecedores de sua graça e de suas bençãos amém

    ResponderExcluir
  28. Sou Marilene de Fortaleza, agradeço a Deus,que me manda todos os dia pelo Senhor o Evsngelho , agradeço a Nilva que me envia todos os dias. Deuste abençoe e te cubra de muitas graças um. AMÉM

    ResponderExcluir
  29. Deus seja louvado Jesus !Jesus toca em José Malaquias das a cura senhor.

    ResponderExcluir
  30. Bom dia padre, sua bênção!
    Quero agradecer a Deus por tudo e dizer ao senhor o quanto é bom participar das meditações diárias e tbm ouvir suas belas canções que tanto alegra meu coração. Obrigada! Deus seja louvado!
    Amém,
    Jesus os abençoe!!!

    ResponderExcluir
  31. Adorei a meditação. Deus seja louvado hoje e sempre na sua grandeza e plenitude. Amem

    ResponderExcluir
  32. Amém obrigada padre João Carlos por nos ensinamentos sou muito grata por tudo isso que Jesus continue te iluminando poderosamente Amém.

    ResponderExcluir
  33. Amém. Obrigada Padre JOÃO CARLOS pelas lindas homilias. Aprendo muito com elas.Adoro e acho muito gtafificante Abraço carinhoso.

    ResponderExcluir
  34. Anônimo1/7/23 15:26

    Padre Joao Carlos adorei a meditação

    ResponderExcluir
  35. Anônimo2/7/23 05:55

    Amem padre João Carlos adorei a meditação não conseguia dormi peguei o celular trato de lepra jesus falo comigo na mensagens creio que Deus mim curo eu repito jeus se quere.pode mim cura 🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS