PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Renascemos na ressurreição de Cristo.

Renascemos na ressurreição de Cristo.




19 de maio de 2023

  Sexta-feira da 6a. Semana da Páscoa. 


     Evangelho.    

Jo 16,20-23a

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20“Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria. 21A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora; mas, depois que a criança nasceu, ela já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo.
22Também vós agora sentis tristeza, mas eu hei de ver-vos novamente e o vosso coração se alegrará, e ninguém vos poderá tirar a vossa alegria. 23aNaquele dia, não me perguntareis mais nada”.



     Meditação     

Depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo (Jo 16, 21)

Essa palavra de Jesus é impressionante: uma comparação que ajudou os discípulos e as discípulas a entenderem o que estava acontecendo ou se prepararem para o que iria acontecer. A comunidade estava angustiada e sofrendo, porque chegara a hora de Jesus, a hora de sua paixão. Jesus comparou a situação da comunidade à mulher que está sentindo as contrações do parto.

No tempo de Jesus, não havia cesariana, nem anestesia. As mulheres davam à luz em casa, nem nenhuma assistência médica. As mães da idade de minha mãe, mesmo vinte séculos depois, também deram à luz em casa, apenas com a assistência de parteiras práticas. Essas mães podem dizer de que sentimentos eram tomadas na proximidade do parto: apreensão, angústia. E as dores que tinham que suportar no parto... É a essa angústia da chegada da hora que Jesus está se referindo.

Ele está falando de sua paixão e morte, da apreensão e do sofrimento que provocaram na comunidade dos discípulos. E olha que coisa incrível! Está falando de sua morte como de um parto, de um nascimento. “A mulher, quando deve dar à luz, fica angustiada porque chegou a sua hora”. Essa palavrinha ‘hora’ é usada muitas vezes por Jesus, no evangelho de João, para falar de sua paixão e morte. Por exemplo: “Pai, chegou a hora, glorifica o teu filho”. A hora é a hora de sua morte. E ele está comparando a comunidade dos discípulos com a parturiente. Quando a comunidade pressentiu que chegara a hora de Jesus, ficou triste, angustiada, sofrida.

E Jesus completou: “Mas, depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo”. A alegria de um homem ter vindo ao mundo. De que Jesus está falando? Está se referindo à sua ressurreição. A ressurreição está sendo comparada com um novo nascimento. A tristeza vai se transformar em alegria. A ressurreição é a vitória sobre a morte, a morte natural e a morte eterna. Na ressurreição, nasceu o homem novo, a nova criatura. Jesus ressuscitado é a pessoa humana que realizou plenamente a sua vocação de pessoa humana. Na ressurreição, nasceu a nova humanidade: a pessoa humana em paz com Deus, vencedora sobre o pecado e a morte. Renascemos na ressurreição de Jesus. Renascemos numa nova condição, a de filhos e irmãos reconciliados. Foi para isso que nascemos.


Guardando a mensagem

Jesus comparou a sua morte com o parto. Hora de angústia e sofrimento. Mas, a ressurreição trouxe muita alegria, pois significou a chegada de um novo momento na história. Com a ressurreição, a pessoa humana chegou naquele ponto de plenitude e realização para a qual foi criada. Pela comparação com a mulher em dores de parto, a gente logo entende o que ele queria dizer. Quando nasce a criança, a mãe se esquece das dores e do sofrimento, fica tomada de alegria. A tristeza é vencida pela alegria.

O que Jesus falou no contexto de sua morte e ressurreição, também serve para as situações de crise e sofrimento nas comunidades e na vida dos seus seguidores. Em todas as situações de angústia e sofrimento, você pode contar com a vitória de Deus em sua vida. Você que está passando por um momento de dor e sofrimento, acolha essa palavra de hoje, é palavra de Jesus. Persevere no bem, na verdade, no que é justo e certo, afaste-se do mal. Aguarde com paciência a hora de Deus. Mergulhe sua dor na paixão redentora do Senhor. O justo vive pela fé. O justo triunfa por sua fidelidade e pela fidelidade do seu Senhor.

Depois que a criança nasceu, a mulher já não se lembra dos sofrimentos, por causa da alegria de um homem ter vindo ao mundo (Jo 16, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós te agradecemos pela tua vitória na cruz. Com ela, aprendemos que a vitória já está inscrita em nossa luta e nas horas turbulentas de nossas cruzes. Aprendemos também que a alegria da ressurreição, a alegria da vitória é sem tamanho, e que ninguém tirará essa nossa alegria. E ninguém a roubará, porque ela é vitória de Deus em nossas vidas de gente sofrida e pecadora. Apressa, Senhor, esse dia de vitória e alegria na vida de tantos irmãos e irmãs que estão vivendo dias de sofrimento e tribulação. Abençoa, Senhor Jesus, com a bênção da paciência e da fortaleza as pessoas que estão angustiadas por situações de família, de trabalho, de saúde. Dá a todos nós a tua paz e a alegria de tua ressurreição, da qual participamos desde o batismo. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Rezando a Novena de N. Sra. Auxiliadora

Estamos no quinto dia da novena. O tema de hoje é "Com Maria, sejamos portadores da Boa Nova".

Escreveu o Papa Francisco: Maria, a discípula perfeita do Senhor, (em sua aparição em Guadalupe, no México), tornou-se a “grande missionária que levou o Evangelho à nossa América”. O Filho de Maria Santíssima revelou-se assim, desde as origens da história dos novos povos, como “o verdadeiro Deus, graças ao qual vivemos”, Boa-Nova da dignidade filial de todos os seus habitantes.

Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.

Comunicando

Neste final de semana, estou em São Paulo para diversos compromissos na Expo-Católica, no rádio e na televisão. Amanhã, sábado, presido a Missa dos Ouvintes da Rádio 9 de julho, no Mosteiro da Luz, às 16 horas. No domingo, Missa com os Ouvintes da Rádio Boa Nova, em Praia Grande, às 10 da manhã, na Paróquia N. Sra. das Graças. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb 

22 comentários:

  1. Jesus enche o nosso coração de esperança e fé. Bom dia. Sua benção Padre. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Peso hoje a meu pai minha cura meu senho
    Mim luminá pai que consiga mim cura desse problema de respiração amém

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, com a graça e bênção de Deus nosso pai.

    ResponderExcluir
  4. A ressurreição de Jesus, depois de todos os sofrimentos e morte de cruz, foi para viver entre nós e nos alimentar com seu corpo e com e e seu sangue nos saciar os nossos pecados..Bom dia Padre João. Sua benção.

    ResponderExcluir
  5. Estava angustiada com um fato acontecido no trabalho! Essa oração me fez ficar em paz! Amém, obrigada Padre.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos libertação cura para minha família e as famílias do mundo inteiro amém

    ResponderExcluir
  7. Bom dia com amor e alegria pela recuperação do amigo Jonas operado da perna ontem.

    ResponderExcluir
  8. Estava muito angustiada com a situação do trabalho ,mas após ouvi o engenho de hoje senti-me leve com sua palavra .Obrigada,Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Com estas palavras Jesus já estava nos informando sobre o Seu destino, porém os discípulos e nem mesmo os Apóstolos que estavam mais próximos do Senhor não imaginariam a forma que teria que ser, para que assim salvasse toda a humanidade, isto é traduzindo Sua entrega sem reservas, todo o Sacrifício, todo sofrimento e martírio necessário, até a morte na cruz, pra só depois ser aceso ao Céus e depois de três dias retornar, por outro lado todo essa entrega e prova de Amor sem igual, toda compaixão por nós, se tornou a Paixão de Cristo, por isso que devemos sentir muita alegria após a Páscoa, quando Jesus já fora ressuscitado e está entre nós, aí começa o Plano de DEUS em nossas vidas, renascemos com Ele na ressurreição, assim nos é revelado que o Emanuel, o Espírito Santo nos acompanhará pela vida inteira, em sua infinita Misericórdia estaremos protegidos.
    Aleluia, Jesus Cristo ressucitou, é esta alegria que o Pai espera de nós e cantamos em todas as celebrações Eucarísticas deste tempo, Aleluia,.

    ResponderExcluir
  10. Glória a vós senhor renascemos nareçureiçao de Cristo Jesus e o caminho a verdade ávida ninguém vai au paí Ci não por Eli gratidão por tudo senhor 🙏 obrigada padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos minha gratidão

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 Nossa Senhora Rogai por todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  12. AMEI ❤️ 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
  13. Amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
  14. Obrigado senhor Jesus Cristo por mais estas palavras de confiança para nossa vida e luta do dia a dia assim seja a tua vontade amém

    ResponderExcluir
  15. Glória a Vós Senhor 🙌🙏🌹❤️ bom dia Padre João Carlos sua benção 🙌🙏 obrigada pela meditação 🙏 sou Elenilda aqui da Estância Paróquia Santa Luzia 🙏🙌

    ResponderExcluir
  16. Muito bom louvar a Deus enquanto se pode achar

    ResponderExcluir
  17. Bom dia a todos e obrigada pela meditação sempre nos trazendo mais fé. Peço pela minha filha q tudo saia bem no exame dela e tenha sempre muita saúde. E que Deus nos abençoe e TB nos dê saúde amém

    ResponderExcluir
  18. Senhor Jesus,médico dos .médicos peço-te para que me cures

    ResponderExcluir
  19. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço pela vida de Santa Maria Bernarda. No entanto, me ensine vencer o medo, o sofrimento, a angustia e a tristeza. Me ensine evangelizar com sabedoria. Me ensine ser uma boa morada para a SANTISSIMA TRINDADE. Me ensine seguir o caminho do discipulado, da obediência, da alegria, da proteção, da santificação e da adoração. Me ensine fugir do pecado. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  20. Amém 🙏 paz e bem 📿📿📿

    ResponderExcluir
  21. Jesus que o nosso coração seja cheio de teu amor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS