PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Crises são também oportunidades, se bem aproveitadas.

Crises são também oportunidades, se bem aproveitadas.


18 de maio de 2023

   Quinta-feira da 6ª Semana da Páscoa.   


       Evangelho.      


Jo 16,16-20

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos:
16“Pouco tempo ainda, e já não me vereis. E outra vez pouco tempo, e me vereis de novo”. 17Alguns dos seus discípulos disseram então entre si: “O que significa o que ele nos está dizendo: ‘Pouco tempo, e não me vereis, e outra vez pouco tempo, e me vereis de novo’, e: ‘Eu vou para junto do Pai?’”.
18Diziam, pois: “O que significa este pouco tempo? Não entendemos o que ele quer dizer”. 19Jesus compreendeu que eles queriam interrogá-lo; então disse-lhes: ‘Estais discutindo entre vós porque eu disse: ‘Pouco tempo e já não me vereis, e outra vez pouco tempo e me vereis?’
20Em verdade, em verdade vos digo: Vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós ficareis tristes, mas a vossa tristeza se transformará em alegria”.

         Meditação.        


Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria (Jo 16, 20).

Nós sempre enfrentamos crises, não é verdade? Crises vão e vêm. Elas podem ser momentos de crescimento, de superação. Crises são oportunidades, se bem aproveitadas. Quando se está num momento de crise, ela parece durar uma eternidade. Quando passa, nos damos conta que o tempo não era tão longo assim. A crise dá qualidade ao tempo que segue, o novo tempo, o tempo da superação.

“Pouco tempo”. Essa expressão domina o texto do evangelho de hoje. Se você contar direitinho, essa expressão se repete sete vezes no evangelho de hoje. É o tema da ausência de Jesus, de sua morte. E o tempo de sua nova presença, na condição de ressuscitado.

Vamos entender essa parte “Pouco tempo ainda e vocês já não me verão”. A paixão e morte de Jesus foi um tempo de desorientação para os discípulos, de desespero, de sofrimento. De repente, chegam os soldados, lá no Horto, e prendem Jesus e começa uma série triste de espancamento, interrogatório, julgamento e condenação; e a cruel execução de Jesus, acusado de tudo o que não presta, sem eles poderem fazer nada; e o sepultamento apressado; e o silêncio pesado daquele sábado. Um tempo de angústia, medo, desespero para os seus discípulos e discípulas. Uma crise sem precedentes. O desânimo tomou conta do grupo. Os dois de Emaús foram se embora. Judas se enforcou. O grupo se trancou, amedrontado, na casa que os acolhera para a última ceia. Esse é o pouco tempo da ausência de Jesus, um tempo que parecia uma eternidade, menos de três dias que transtornaram a vida dos discípulos. A ausência de Jesus foi uma morte para o grupo. “Pouco tempo ainda e vocês já não me verão”.

Vamos agora para a outra parte “E outra vez pouco tempo e me vocês me verão de novo”. Pode ser entendido como “Mas, um pouco mais tarde, vocês me verão”. Na madrugada do primeiro dia da semana, eis que Jesus ressuscita e começa a se encontrar com as discípulas e os discípulos. A superação do tempo ruim foi tão surpreendente que quase não acreditavam no que estavam vendo e tocando: o crucificado deu a volta por cima, ressuscitou, trazendo perdão aos pecadores. A morte não foi o fim. Pela morte, ele se apresentou em reparação dos pecados da humanidade. O novo tempo chegou: tempo de alegria, tempo de vitória, tempo de ressurreição. “E outra vez pouco tempo e me vocês me verão de novo”.

Numa de minhas canções, eu escrevi: “Não há tempestade sem bonança. Neste novo reino, em dor de parto, a esperança”. O poema traduz bem as palavras de Jesus no evangelho de hoje. Um tempo de ausência, pouco tempo, mesmo que parecesse uma eternidade. E em pouco tempo, o tempo da presença, da superação, da ressurreição. Essa experiência com a morte e ressurreição de Jesus é modelo agora para toda crise que cada um de nós tenha e das crises que a comunidade cristã também passe. A comunidade também caminha por momentos de crise e de superação, de ausência ou proximidade do Senhor.


Guardando a mensagem

Jesus estava preparando os discípulos para a grande crise que seria a sua ausência, pela morte de cruz. Em pouco tempo, chegaria essa hora dolorosa. Mas, em pouco tempo ela passaria e daria lugar a outro momento, uma nova forma dele estar presente ainda mais eficaz e duradoura. Ressuscitado, ele comunicaria o Espírito Santo que atualizaria permanentemente sua presença. Momentos de crise também são vividos na vida pessoal de cada seguidor de Jesus. Você também já viveu momentos de crise e momentos de superação, tempos de tempestade e tempos de bonança. Se o seu momento atual for de angústia e sofrimento, escute o que Jesus está dizendo hoje.

Vocês ficarão tristes, mas a tristeza de vocês se transformará em alegria (Jo 16, 20)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
dizia Dom Hélder Câmara: “quanto mais escura a noite, mais carrega em si a madrugada”. É que, vez por outra, passamos por noites escuras. Dá-nos, Senhor, não nos desesperarmos nesses momentos. Como disseste, é “pouco tempo”. Que não nos faltem paciência, humildade para revermos nossos erros e esperança para construirmos o novo momento que não tarda a chegar. E chegará, como bênção do alto, como madrugada depois de uma noite escura. Que tua morte e ressurreição, Senhor, seja a dinâmica a nos iluminar em nossas pequenas e grandes crises. Contigo, já somos mais que vencedores. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Novena de Nossa Senhora Auxiliadora

Estamos no quarto dia da novena. O tema de hoje é "Com Maria, proclamemos a misericórdia do Senhor"

No canto do Magnificat, Maria nos recorda as promessas feitas aos nossos pais e nos convida a cantar a misericórdia do Senhor. “O seu nome é santo e a sua misericórdia perdura de geração em geração, para aqueles que o temem".

Ó Maria, Virgem poderosa, Tu, grande e ilustre defensora da Igreja, Tu, Auxílio maravilhoso dos cristãos, Tu, terrível como exército ordenado em batalha, Tu, que só destruíste toda heresia em todo o mundo: nas nossas angústias, nas nossas lutas, nas nossas aflições, defende-nos do inimigo; e na hora da morte, acolhe a nossa alma no paraíso. Assim seja.
Comunicação


Comunicando

Você pode acompanhar a novena no meu Canal do Youtube, às 20 horas. Para você que recebe a Meditação pelo celular, segue link da Missa das 11 horas e o formulário para colocar sua intenção.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Bom dia Padre e obrigado por entrar na minha cs todos os dias e nos ensinar o caminho certo de seguir e aumentar a minha fé Dfud lhe abençoe

    ResponderExcluir
  2. Que o Espírito Santo nós abençoe nesse dia. Nós de livramento e que a paz do senhor Jesus Cristo nos dê a paz amém

    ResponderExcluir
  3. Quero pedi o grande poderoso Deus que me ajude a supera esse problema de respiração que tô passando.
    Que o meu pai mim abençoe que eu consigo minha selugia do nariz que eu possa me cura desse problema de respiração em nome de Jesus amém
    Louvado seja ao senho nosso criador um bom dia padre João Carlos

    ResponderExcluir
  4. OBRIGADO SENHOR POR TUDO QUE TEM FEITO EM MINHA VIDA ENTREGO TUDO EM TUAS MAES MARAVILHOSO DEUS TUDO POSSO NA QUELE QUI MIM FORTALECI MEU DEUS CUIDA DE TUDO GRATIDÃO MEU JESUS AMEM AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela linda meditação.
    Que Deus abençoe vc .
    Que o espírito santo ilumine a cada dia a sua vida

    ResponderExcluir
  6. Bom dia! Sua bênção Pe. João Carlos. Obrigada por receber a meditação da Palavra e compartilhar conosco os seus ensinamentos. Deus o abencoe hoje e sempre. Nossa Senhora Auxiliadora interceda por nós.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus falou aos discípulos, Eu vou mas logo Eu volto, mesmo afirmando que estaria indo para junto do Pai e seria por pouco tempo, eles não compreenderam o porque é além, na suas curiosidades ainda queriam saber de quanto tempo exatamente Jesus estava falando. Ele ainda completa afirmando que seus discípulos sentiriam muito por seu destino, mas o mundo se alegrará com sua partida. Porém ninguém imaginava que o Plano de DEUS seria tão perfeito, o mistério da nossa salvação, nesta tensão escatológica Seu Filho passaria por toda infâmia, julgamento seria entregue na cruz e assim na Sua Paixão e Redenção tornaria o Salvador do mundo e ressuscitando, enviaria o Espírito Santo para transformar nossas tristezas e incertezas em alegrias, confiança e esperanças.
    Agora pensamos se fosse o contrário, quando nós falamos a DEUS, Pai nós precisamos nos ausentar de perto do Senhor por um tempo, porque estamos passando por algum momento ou situação do mundo que valorizamos mais e não nos sobra tempo para te procurar, para estar na Tua presença, em oração, não conseguimos participar das Santas celebrações, da comunhão Eucarística, na adoração ao Vossos pés Santíssimo, na intimidade com a Vossa Palavra de vida eterna, enfim na dedicação as coisas edificantes do alto, e não temos tempo previsto para voltar, será que teríamos a garantia do convívio dos eleitos ?

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Padre e a todos os irmãos em Cristo, que a graça e as bençãos de Deus pai esteja com cada um de nós . Fortalecei-me Senhor nessa dificuldade que estou atravessando e da-me a tua vitória pois confio plenamente em vós .🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, Padre quero agradecer pelas palavras que chegaram até a mim na hora certa, estou passando pelo momento difícil, mas com a fé que tenho em Deus vencerei🙌 Que Deus possa restaurar minhas forças e a de minha filha a cada dia. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Esse evangelho veio acalentar meu coração! Tenho passado por algumas tribulações! Mas tenho a esperança em Jesus Cristo e em sua mãe e nossa, Maria, consoladora dos aflitos, que tudo vai passar! Rosa Maria

    ResponderExcluir
  11. Senho Jesus! Eu creio mas aumentai a minha fé. Como os discípulos tbem em momentos de crise fico a questionar. Mas ao orar eu sinto tudo o que de bons realizasse. Rogo hoje proteção do Espírito Santo a minha família. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  12. Meu Deus abençoado minha família Amém!🙏

    ResponderExcluir
  13. Obrigado padre, pelas as palavras acalentadoras de todas as manhãs!!!

    ResponderExcluir
  14. AMÉM 🙇 🙏 ASSIM SEJA. COM DEUS E NOSSA SENHORA AUXILIADORA, TRABALHAR, VIVER COM FÉ, ESPERANÇA SEMPRE ❤😊

    ResponderExcluir
  15. Nossas lágrimas se transformarão em risos. Louvado seja Deus!

    ResponderExcluir
  16. Bom dia e obrigada pela meditação que nos ajuda tanto a compreendermos melhor a mensagem de Deus. Gratidão por tudo e oração para q minha filha fique mais tranquila e tenha mais fé. Aumentai a fé de todos nós Senhor amém

    ResponderExcluir
  17. Deus do amor, eu LHE agradeço pela vida de São Leonardo. Contudo, me conceda a graça para ser hospitaleiro. Me conceda a graça para seguir o caminho do discipulado, do trabalho, do batismo, do testemunho, da alegria, da adoração, da fé e da evangelização. Me conceda a graça para fugir da blasfêmia. Me conceda a graça para vencer o sofrimento e a tristeza. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Não nos desampare, Senhor! Não nos falte em nossos corações! Amém.

    ResponderExcluir
  19. Padre João Carlos tenha uma abençoada noite , todos nós temos momentos difícil em nossas vidas mais se tivermos fé confiança em Deus superamos tudo porque o Santo Espírito de Deus está ao nosso lado a cada segundo de nossa vida , graças a Deus estou no décimo oitavo dia do desafio agradeço a Deus por tudo e eide completar pela interseção da Virgem Maria nossa Mãe Santíssima amém.

    ResponderExcluir
  20. PE EU VI O SR NO POGRAMA DO DALCIDES ADORE.EU OUÇO TODA NOITE AS SUAS MUSICAS SÁO LOUVORES OBRIGADO .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Sem mim, vocês não podem fazer nada.

28 de abril de 2024    5º Domingo da Páscoa.       Evangelho.    Jo 15,1-8 Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 1“Eu sou a videira ...

POSTAGENS MAIS VISTAS