29 de março de 2023
Quarta-feira da 5ª Semana da Quaresma
35º passo de nosso caminho quaresmal
EVANGELHO
Jo 8,31-42
Naquele tempo, 31Jesus disse aos judeus que nele tinham acreditado: 'Se permanecerdes na minha palavra, sereis verdadeiramente meus discípulos, 32e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.' 33Responderam eles: 'Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos escravos de ninguém. Como podes dizer: 'Vós vos tornareis livres'?' 34Jesus respondeu: 'Em verdade, em verdade vos digo, todo aquele que comete pecado é escravo do pecado. 35O escravo não permanece para sempre numa família, mas o filho permanece nela para sempre. 36Se, pois, o Filho vos libertar, sereis verdadeiramente livres. 37Bem sei que sois descendentes de Abraão no entanto, procurais matar-me, porque a minha palavra não é acolhida por vós. 38Eu falo o que vi junto do Pai; e vós fazeis o que ouvistes do vosso pai.' 39Eles responderam então: 'O nosso pai é Abraão.'
Disse-lhes Jesus: 'Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão! 40Mas agora, vós procurais matar-me, a mim, que vos falei a verdade que ouvi de Deus. Isto, Abraão não o fez. 41Vós fazeis as obras do vosso pai.' Disseram-lhe, então: 'Nós não nascemos do adultério, temos um só pai: Deus.'
42Respondeu-lhes Jesus: 'Se Deus fosse vosso Pai, vós certamente me amaríeis, porque de Deus é que eu saí, e vim. Não vim por mim mesmo, mas foi ele que me enviou.
MEDITAÇÃO
Vocês conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês (Jo 8, 32)
Todo mundo quer ser livre e viver na liberdade. Um sonho maravilhoso do coração humano. Ser livre é não ser escravo de ninguém. E foi para isso que Jesus veio nos libertar.
Jesus estava dialogando com alguns que acreditaram nele. Mas, pareces que eles não estavam ainda muito convertidos. Jesus estava insistindo para que eles permanecessem na sua Palavra, para assim serem realmente seus discípulos, conhecerem a verdade e serem libertados pela verdade. Claro, que eles acharam que não estavam precisando de serem libertados, porque já eram livres. É o que ocorre com muita gente hoje. Já se acham livres, não precisam de Jesus e de sua palavra para serem libertados. Esses que estavam conversando com Jesus disseram logo: nós somos filhos de Abraão, nunca fomos escravos, nós já somos livres.
Já que falaram de Abraão, achando-se filhos e descendentes livres do pai Abraão, Jesus aproveitou para dizer-lhes que, sendo assim, eles estavam agindo completamente diferente de Abraão, porque estavam querendo acabar com ele. ‘Por que vocês não fazem as obras de Abraão?’, perguntou Jesus. O pai de vocês não é Abraão, é outro. Vocês fazem a obra dele. Ih, isso rendeu uma boa discussão.
Jesus sempre dizendo que, na verdade, eles não eram livres. Eles estavam fazendo a obra de outro pai, não a obra de Abraão. Eles eram escravos do pecado, igual a esse outro pai deles que é homicida desde o início, o pai da mentira. Mais pra frente Jesus disse quem era o pai deles: o Inimigo, o Diabo. A confusão foi grande, basta dizer como terminou: eles pegaram pedras e queriam apedrejar Jesus.
Guardando a mensagem
Para sermos realmente livres, precisamos permanecer na Palavra de Jesus, isto é, vivê-la, praticá-la. Assim, seremos seus discípulos, conheceremos a verdade e a verdade nos libertará. Aquelas pessoas com quem Jesus estava discutindo não reconheciam o seu pecado, a sua condição de rejeição ao Filho que o Pai enviou e o desejo homicida que estava no seu coração. Olha o que Jesus disse a eles: “Quem comete o pecado é escravo do pecado. Vocês querem me matar, porque eu lhes disse a verdade que ouvi de Deus”. Para eles e para nós, fica o convite de Jesus. Permaneçamos na sua Palavra para conhecer a verdade e sermos libertados por ela. Para sermos realmente livres, é preciso que ele nos liberte.
Vocês conhecerão a verdade, e a verdade libertará vocês (Jo 8, 32)
Rezando a Palavra
Senhor Jesus,
reconhecemos nossa condição de pecadores, nossa inclinação para o mal; e não queremos viver como escravos, filhos do mal. Queremos ser livres e viver como filhos de Deus. É a tua Palavra que nos liberta. Ela nos revela a grandeza do amor de Deus, que te enviou para nos resgatar. Tu pagaste, com teu sangue, o preço de nossa liberdade. Ajuda-nos a viver libertos da escravidão do pecado. Ajuda-nos a viver como filhos, livres, não como escravos. Hoje, queremos te pedir por todos os dependentes químicos, os dependentes do álcool, do jogo de azar, da pornografia, pelos que são movidos pelo ódio, pela violência.... essas são novas formas de escravidão. Rezamos por todos eles e por nós, e te pedimos que eles encontrem quem possa anunciar-lhes que és tu quem liberta de todas as amarras, de todas as escravidões. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Você, examinando bem sua vida, de repente, pode se reconhecer prisioneiro, prisioneira de algum hábito prejudicial à saúde, à vida em família, à comunhão com Deus. Hora de viver na liberdade dos filhos de Deus.
O 35º passo de nossa caminhada quaresmal é libertar-se dos vícios, das dependências, dos hábitos noviços à saúde e à dignidade dos filhos de Deus.
Comunicando
Você associado da AMA, verifique se chegou, pelos Correios, a sua cartinha deste trimestre. Não tendo recebido, comunique-se conosco pelo WhatsApp 81 3224-9284.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Amém!
ResponderExcluirDeus Seja Louvado!
Deus seja louvado.
ExcluirAmém.
Amem
ExcluirAMÉM MEU JESUS ABRA MEU OVIDO E MINHA BOCA PARA FALAR A TUA PALAVRA DE AMOR E FÉ GRATIDÃO SENHOR JESUS POR TUDO AMEM AMEM
ResponderExcluirÉ uma benção , começar o dia recebendo estas meditações, quantas informações sábias, são pérolas para a nossa vida e tem mais recebendo a bênção Sacerdotal, não digo que é ratificada por Deus e sim pelo próprio Deus pois o Sacerdote é Persona Christi
ResponderExcluirQue o espírito santo nos abençoe nesse dia amém
ResponderExcluirAmém. Que Deus me abençoe sempre, sua bênção padre João Carlos. Amo muito o senhor , que o espírito santo te ilumina e te dê muita saúde e paz e discernimento
ResponderExcluirQue a paz de Cristo e o amor de Maria habite em nós 🙏🙏
ResponderExcluirGlória a Vós Senhor!
ResponderExcluirConhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará, Jesus nos fala:
A Verdade o Caminho e a Luz da vida, só encontra quem se aprofunda na intimidade com o Pai, na aceitação do Verbo Divino, na Palavra de DEUS, só quem coloca Seus ensinamentos em prática e assim O aceita como único Salvador e a cada dia que passa vai renascendo no Espírito e aumentando essa amizade, faz uma esperiência verdadeira e continua numa comunhão constante, assim consequentemente vamos nos tornando mais fidedignos com o Senhor, acreditando na Sua infinita Misericórdia e se deixando ser conduzidos sempre pela vontade do Pai, consequentemente nos afastamos do pecado.
Aqueles judeus tinham entendido, porém não tinham aceito nem esperimentado Jesus, pois escolheram Abraão como seu DEUS, da mesma forma que ainda hoje muitos resolvem escolher outros deuses, dinheiro, trabalho, ídolos, Status, em fim várias outras distrações.
Como Jesus nos orienta, a exemplo de todos que alcançaram a Santidade, devemos direcionar nossa fé e colocar nossas esperanças e toda nossa confiança, prestando culto e dando Glória somente ao Único DEUS, o Verdadeiro Pai, Criador dos Céus e da Terra, o único DEUS Uno e Trino, o Redentor do mundo, Aquele que tira o pecado do mundo, o Único que pode todas as coisas, que nos liberta de todas as maldades e ciladas do inimigo,.
Amém
ResponderExcluirJesus misericordioso, faça eu nunca sair do seu lado..🙏
ExcluirNa paz de cristo
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada padre João Carlos por essa meditação que todos os dias guia nossas vidas nos caminhos de Cristo.
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos Obrigada por suas palavras estou muito feliz por receber o evangelho todos os dias, senhor tem uma excelente explicação que nos faz sentir bem que o senhor Jesus te abençoe
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos obrigado por suas palavras que me renova a cada dia
ResponderExcluirBom dia a paz de Cristo Jesus. Obrigada pela palavra que Jesus liberte de todo mal.
ResponderExcluirLouvo e agradeço a Deus, por sua Palavra que nos guia e fortalece! Obrigada Pe Carlos!
ResponderExcluirBença, também abençoe minha família 🌿📿✝️
ResponderExcluirBom dia Pe Carlos! Obrigado pela Palavra e reflexão que o senhor nos envia! Unidos em oração! Edleuza
ResponderExcluirBom dia pe Joao Carlos eu Jaime teles e todos os dias escuto o evangelho atraés de um primo que envía para mim e eu repasso para varias outras pessoas isso mim faz muito feliz Deus te abencoi
ResponderExcluirSenhor Jesus, ajuda- nos a não viver como ESCRAVOS, mas, LIVRES e viver como filhos de Deus! Amém. Alina Astudillo, Boston MA
ResponderExcluirGlória a vós senhor 🙏 vós canhecerei a verdade averdade vós libertará gratidão por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos gratidão por tudo
ResponderExcluirAmém 🙏
ResponderExcluirObrigada padre João Carlos pela meditação diária. Que Deus nos ajude a nós libertar de QQ vício e q possamos viver na Sua verdade, amém
ResponderExcluirProfessora Regilene
ResponderExcluirQue Cristo habite pela fé em nossos corações e consolide o amor da família em Cristo Jesus. Aquele que é Todo Poderoso, Deus Pai, abençoe e proteja o meu o meu casamento, os meus filhos, noras e netos! Que sejamos cheios de toda plenitude de Deus, a Ele toda glória e poder. Em Nome de Jesus Cristo. Amém!
ResponderExcluir