PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 34º passo da caminhada quaresmal é renovar a sua confiança em Deus.

O 34º passo da caminhada quaresmal é renovar a sua confiança em Deus.

 



28 de março de 2023

Terça-feira da Quinta Semana da Quaresma

34º dia da caminhada quaresmal


EVANGELHO


Jo 8,21-30

Naquele tempo, disse Jesus aos fariseus: 21“Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. 22Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?”
23Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. 24Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”.
25Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. 26Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. 27Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. 28Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquilo que o Pai me ensinou. 29Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. 30Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.

MEDITAÇÃO


Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho (Jo 8, 29).

É, está difícil. Por mais que Jesus explique, eles não querem entender, não querem aceitá-lo. O clima de resistência e rejeição está crescendo em torno de Jesus. Está chegando a hora da paixão. No fim, os seus próprios discípulos estarão em dúvida e o deixarão só.

Na passagem de hoje, no evangelho de São João, mesmo num clima tão adverso, Jesus afirma sua confiança no Pai que o enviou, que o sustenta, que estará sempre ao seu lado. “Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. E Jesus está certo do apoio do Pai, porque ele está sempre em comunicação com ele pela oração e porque está sempre fazendo a sua vontade.

Ainda assim, você pode pensar: mesmo com toda confiança em Deus, na cruz, Jesus se sentiu só e abandonado. Na cruz, pelas três da tarde, ele gritou em alta voz: “Meu Deus, meu Deus, porque me abandonaste?”. É uma palavra que impressiona, uma oração no meio da agonia da asfixia e das dores lacerantes naquela cruz, depois de uma noite de flagelação e maus tratos e de um dia de humilhações e sofrimento físico. Também ali na cruz, ele está em oração. É uma oração que brota de sua dor e de seu sentimento humano de quem se sente traído, evitado, execrado. Sofre pelas dores físicas, sofre ainda mais pelo que a crucifixão representa: a condenação de sua vida, o abandono dos seus amigos, o medo que dispersa o seu pequeno rebanho. Ele se sente só e abandonado. Mas, ali, ao pé da cruz, está um grupo de mulheres fiéis e o discípulo mais jovem. Ali está também a sua mãe. O Pai o assiste, silencioso, ele sabe disso, num silêncio doloroso.

A oração de Jesus não é uma oração de revolta, mas uma oração de confiança. Reclama ao Pai, porque o sabe presente. Ainda mais que essas suas palavras brotam do Salmo 21 (22). E, apesar desse refrão tão forte – Meu Deus, porque me abandonaste – este salmo celebra a defesa que Deus faz do seu servo e a confiança nele.


Guardando a mensagem

Nós - seguidores de Jesus, seus irmãos e irmãs - também passamos por muitas dificuldades, problemas, fracassos, perseguições. Nós nos encontramos, por vezes, na mesma condição de Jesus, que foi incompreendido e perseguido. Se nossas provações forem vividas em comunhão com Deus e se estivermos de fato fazendo a vontade de Deus, então essa confiança de Jesus no Pai pode ser também a nossa. E de onde vem essa confiança de Jesus? Jesus faz referência permanente a Deus, o seu Pai. Ele confere o seu caminho, permanentemente, pela oração. Conhece o Pai, sabe que ele é fiel, que o ama, que sempre estará ao seu lado. Nos dias difíceis de sua vida, renove a sua confiança em Deus. Fortaleça, no seu coração, a convicção de que Deus, na sua imensa misericórdia, ama você. Ele é fiel e sempre estará ao seu lado. Esta certeza nos ajuda a atravessar as tempestades com serenidade, fortalecidos na fé e em condições de ajudar os outros a caminharem na esperança.

Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho (Jo 8, 29).

Rezando a palavra

Rezemos com as palavras do salmo 21(22):

Meu Deus! Meu Deus!
Por que me abandonaste?

Por que estás tão longe de salvar-me,
tão longe dos meus gritos de angústia?
Meu Deus!
Eu clamo de dia, mas não respondes;
de noite, e não recebo alívio!
Tu, porém, és o Santo,
és rei, és o louvor de Israel.
Em ti, os nossos antepassados
puseram a sua confiança;
confiaram, e os livraste.
Clamaram a ti, e foram libertos;
em ti confiaram, e não se decepcionaram.
Tu, porém, Senhor, não fiques distante!
Ó minha força, vem logo em meu socorro!
Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.
Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Peça ao Senhor que, a seu exemplo, nas horas difíceis e dolorosas de sua vida, de solidão, de medo, de dor, não lhe falte a certeza de sua presença ao seu lado. Que a sua paz habite o seu coração, para que você atravesse as horas de dificuldade com serenidade, na esperança que não decepciona.

O 34º passo da caminhada quaresmal é renovar a sua confiança em Deus. No meio de suas dificuldades, você não está sozinho, não está sozinha. Ele está sempre com você. 

Comunicando

Estamos empenhados em dois eventos na Semana Santa: a Via Sacra da Fraternidade, no Recife, na quarta-feira santa, transmitida pela TV Evangelizar; e a Semana Santa Missionária, no Município de São João da Varjota, no Piauí. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Louvado seja Deus!

    ResponderExcluir
  2. Glória a Vós Senhor!
    Se hoje quando compartilhamos alguma novidade, por qualquer que seja, agradável ou não, já surgem tantas curiosidades tantas especulações, imaginemos quando Jesus falava do Projeto Divino do Pai que se revela na Sua própria vida? Pensaram até que Ele iria suicidar, más graças a DEUS muitos não morreram nos seus pecados, porque acreditaram que era Jesus, o Messias que estava falando, o Salvador que estava os alertando.
    Nas nossas vidas acontece do mesmo jeito, quando encontramos o Caminho da felicidade verdadeira, e neste entusiasmo tomados por total alegria que afirmamos que é bom demais estar cada vez mais íntimos com Jesus Cristo, isto é nos alimentar desta fonte inesgotável de Amor dia a dia, sentir fome da Eucaristia e sede da Palavra, anunciar a Boa nova, exalar o perfume e o Amor de DEUS, refletir a luz de Cristo, viver em comunidade servindo os mais necessitados seja no que for.
    Se alguns irmãos já ficam espantados com a nossa transformação, imaginamos como foi na época com Jesus ?
    Assim também é quando decidimos sermos obedientes ao Pai com nosso testemunho, nos esforçando dia a dia em busca da Santidade,.

    ResponderExcluir
  3. Um dia abençoado a todos e que Deus nos abençoe e aumente sempre a nossa fé e nos proteja em todos os momentos difíceis. Obrigada padre João Carlos pela meditação diária, que tanto nos ajuda, amém

    ResponderExcluir
  4. Senhor me ajude a me acalmar na presença de vosso Espírito não me deixe cuide dos meus familiares

    ResponderExcluir
  5. Paz e bem 📿 bença padre João Carlos amém

    ResponderExcluir
  6. Anônimo 28/03/2023 10:55 Bom dia padre João carlos só tenho vós agradecer por um conhecimento tão belo da vida de Jesus neste tempo quaresmal!! Deus o abençoe

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos e obrigado pelos ensinamentos. Que o Senhor Jesus Cristo nos ajude.🤲🙇🙏🙏🤝

    ResponderExcluir
  8. Louvado seja Deus

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós senhor 🙏 aqueli que mienvior está com migo Eli não midescha Deus está presente em nossas vidas e todos momentos gratidão por tudo minha benção padre João Carlos gratidão sempre

    ResponderExcluir
  10. Pai misericordioso, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida do VOSSO povo. Contudo, me conceda a graça para seguir o caminho da paciência, da oração, da intercessão, da fé, da evangelização e da obediência. Me conceda a graça para fugir do pecado, da fidelidade e da murmuração. Me conceda a graça para vencer o sofrimento. Me conceda a graça para que eu seja uma boa morada da SANTÍSSIMA TRINDADE. Me conceda a graça para que eu faça a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Sua benção, pó prá mim e todos da minha família , amigos e vizinhos AMÉM 🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Amém obrigada por tudo padre João Carlos fico grata sua benção mando a sua mensagem pra os amigos

    ResponderExcluir
  13. Padre João Carlos quero receber suas meditações como faço?

    ResponderExcluir
  14. Tua forma de explicar o evangelho e muito profunda e significante. São palavras que preenche o coração. Que o Espírito Santo te conserve sempre.

    ResponderExcluir
  15. Anônimo1/4/23 10:35

    Bom dia mais ajuda faz refletir!gratidão!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS