PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 27º passo de nossa caminhada quaresmal é envolver sua família numa vivência cristã mais intensa.

O 27º passo de nossa caminhada quaresmal é envolver sua família numa vivência cristã mais intensa.

 



20 de março de 2023

Segunda-feira da 4ª Semana da Quaresma

27º passo de nosso caminho quaresmal



EVANGELHO

Jo 4,43-54

Naquele tempo, 43Jesus partiu da Samaria para a Galileia. 44O próprio Jesus tinha declarado, que um profeta não é honrado na sua própria terra. 45Quando então chegou à Galileia, os galileus receberam-no bem, porque tinham visto tudo o que Jesus havia feito em Jerusalém, durante a festa. Pois também eles tinham ido à festa. 46Assim, Jesus voltou para Caná da Galileia, onde havia transformado a água em vinho.
Havia em Cafarnaum um funcionário do rei que tinha um filho doente. 47Ouviu dizer que Jesus tinha vindo da Judeia para a Galileia. Ele saiu ao seu encontro e pediu-lhe que fosse a Cafarnaum curar seu filho, que estava morrendo. 48Jesus disse-lhe: “Se não virdes sinais e prodígios, não acreditais”. 49O funcionário do rei disse: “Senhor, desce, antes que meu filho morra!” 50Jesus lhe disse: “Podes ir, teu filho está vivo”. O homem acreditou na palavra de Jesus e foi embora.
51Enquanto descia para Cafarnaum, seus empregados foram ao seu encontro, dizendo que o seu filho estava vivo. 52O funcionário perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: “A febre desapareceu, ontem, pela uma da tarde”. 53O pai verificou que tinha sido exatamente na mesma hora em que Jesus lhe havia dito: “Teu filho está vivo”. Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família. 54Esse foi o segundo sinal de Jesus. Realizou-o quando voltou da Judeia para a Galileia.

MEDITAÇÃO


Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)

Vamos começar a semana com uma passagem do evangelho que nos ensina a confiar em Deus e a ajudar nossa família a viver na fé.

O evangelista disse que foi o segundo sinal de Jesus. O primeiro foi nas bodas de Caná, a água transformada em vinho. Agora, é contado o segundo sinal: Um pai intercedeu pelo filho doente junto a Jesus e foi atendido. Vou logo lhe explicando que o evangelista João registrou, em seu evangelho, sete sinais na ação de Jesus. Os sinais são ações maravilhosas de Jesus que revelam a sua pessoa e o seu projeto missionário, que é o Reino de Deus. Por esses sinais, a comunidade pode reconhecer quem é Jesus e o que ele veio fazer. Por que sete? Porque sete é o número da obra perfeita. a exemplo da obra da criação, que foi em sete dias.

Vou contar com sua curiosidade e já vou escutando sua pergunta: quais seriam os sete sinais de Jesus, no evangelho de São João? Posso lhe dizer agora (vá fazendo a conta): Jesus transforma a água em vinho – cura o filho do funcionário real – cura o enfermo na piscina de Siloé – multiplica os pães – caminha sobre as águas - cura o cego de nascença – ressuscita Lázaro. Quantos sinais? Isso, sete. É a obra perfeita de Jesus, pela qual podemos conhecê-lo na sua compaixão pelos sofredores e na realização da missão que o Pai lhe confiou.

Bom, voltemos ao evangelho de hoje. É o segundo sinal. Jesus chegou de novo em Caná da Galileia. E veio um homem de Cafarnaum pedir por seu filho que estava doente. Cafarnaum devia ficar a uns 30 km de Caná, segundo os estudiosos. Aquele pai aflito pediu a Jesus para ele ir a Cafarnaum curar o seu filhinho que estava morrendo. Olha o que ele disse: “Senhor, desce a Cafarnaum, antes que meu filho morra!”. Jesus lhe respondeu: “Você pode ir, seu filho está vivo”. O homem entendeu o que Jesus lhe disse: que ele podia voltar pra casa, que a situação já estava resolvida. E ele acreditou. E voltou pra casa, em Cafarnaum. Antes que chegasse em casa, seus empregados o encontraram para avisá-lo da melhora do filho. Procurou saber a que horas o menino tinha ficado bom. E constatou que foi mesmo na hora em que Jesus tinha dito ‘pode ir, seu filho está vivo”.

Aquele pai procurou Jesus numa hora de aflição. E acreditou na sua palavra. E, ao receber a graça da cura do seu filho, cheio de reconhecimento, abraçou a fé, junto com sua família. Isto quer dizer: eles tornaram-se discípulos, membros da comunidade de Jesus. Muita gente pede ao Senhor pelas necessidades e dramas de seus filhos, de seus pais, parentes e amigos. Pede, até com insistência. E está muito bem. Precisamos mesmo recorrer ao Senhor, em nossas aflições, com humildade e fé. Agora, segundo a passagem de hoje, faltam ainda dois passos a serem dados: reconhecer a obra de Deus naqueles pelos quais intercedemos: a saúde, o livramento, a libertação. E abraçar a fé, isto é, tornar-se discípulo do Senhor, membro de sua comunidade.


Guardando a mensagem

Nós estamos sempre apresentando a Deus nossas situações de sofrimento e aflição, pedindo a sua intervenção. Intercedemos pelas nossas necessidades e as dos outros. A história do pai que intercedeu por seu filho está nos ensinando também que, ao recebermos a graça que pedimos, precisamos ser reconhecidos e agradecidos; e que essa ação de Deus em nossa vida, esse sinal, deve nos levar a uma resposta muito especial: abraçar a fé, entrar para a comunidade, tornarmo-nos discípulos. Este evangelho está nos ensinando ainda que a nossa conversão é uma porta que se abre para a salvação de nossa família.

Então, ele abraçou a fé, juntamente com toda a sua família (Jo 4, 53)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tantas vezes batemos à tua porta, diretamente ou através de tua santa mãe ou dos nossos irmãos que já estão na glória, os santos, pedindo em favor de nossa condição provada pela doença, pelo desemprego, pelas contingências da vida. Fazemos igualzinho àquele pai de Cafarnaum que foi te encontrar e pedir em favor do seu filho doente. Nisso, mostramos nossa confiança no teu senhorio e no teu amor por nós. Mas, nem sempre seguimos o exemplo daquele homem que, através de sua fé, abriu o caminho da salvação para sua família. Ele, disse o evangelho, "abraçou a fé, juntamente com toda sua família". Aumenta, Senhor, a nossa fé e nos ajuda a ser apóstolos dentro de nossas casas. Queremos seguir-te como famílias cristãs unidas pelo vínculo do amor, animadas pela oração, empenhadas no conhecimento do evangelho, comprometidas com a caridade. Que as bênçãos e graças que todos os dias pedimos e recebemos sejam estímulos para nossa conversão e para nossa adesão sincera à tua pessoa e à tua Igreja. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 

Vivendo a palavra

Pedindo uma graça e alcançando-a, não esqueça de reconhecer a obra de Deus e de renovar seu compromisso de viver na fé da Igreja, junto com sua família. Reze pelos seus e os ajude a conhecer mais o Senhor e a se inserir na vida da Igreja.

O 27º passo de nossa caminhada quaresmal é envolver sua família numa vivência cristã mais intensa.

Comunicando

Hoje, como todas as segundas-feiras, é dia do nosso programa no Youtube.  As convidadas de hoje são as Irmãs Damas da Instrução Cristã, celebrando 200 anos da fundação do seu Instituto. Espero você, às 20 horas, para um momento de música, reflexão e espiritualidade.
 
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

21 comentários:

  1. Que o Senhor continue abençoando sua missão Padre João Carlos,suas mensagens nos edificam.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos sua benção que Deus lhe abençoe grandemente e obrigado por me manda a meditação da palavra todos os dias

    ResponderExcluir
  3. Que Deus abençoe sempre a minha família e a vida

    ResponderExcluir
  4. Sua benção padre,Deus continue te abençoando com muita saúde e mais sabedoria pra continuar sua missão.

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei receber a mais ou menos uma semana. Que Maria Santíssima ilumine sempre sua vida com muita paz amor e sabedoria.

    ResponderExcluir
  6. Que deus vus abençoe sua vida padre João Carlos rese por mim angelita Costa de caetes 1 Abreu e Lima deus ti abençoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus lhe conceda.muita paz e.muito amor e bênçãos Sr.João Carlos.

      Excluir
    2. Louvado seja Nosso Jesus Cristo pelos seus milagres.e aumentai a nossa fé
      Curando-nos e.libertando.todas as.enfermidades.no corpo.Amém.

      Excluir
  7. Deus de Amor e bondade, lhe conceda vida longa c está missão tão linda, mta saúde , paz e bênçãos pro senhor Padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  8. Glória a Vós Senhor!
    Irmãos, já percebemos que em todos os momentos o que faz a cura acontecer, o milagre se realizar é o poder do acreditar, isto é a fé de cada um em Jesus Cristo.
    Porque em todos os momentos Jesus sabe das nossas necessidades, Ele lê nossos corações, basta somente nós permitirmos e confiarmos que Ele entre com Seu Amor infinitamente misericordioso em nossas vidas ou na vida daqueles que trazemos no coração ou na mente e acreditar que será realizado o necessário.
    Ou seja, muitas vezes não será o que queremos, más Ele sempre dará o que no momento precisamos, pois só o Senhor sabe o que é melhor para a nossa salvação ou para salvação dos nossos, daqueles que pedimos que o Senhor visite com o Espírito Santo e assim na certeza de que Ele nos conhece melhor que nós mesmo, Ele nos cura, restaura, transforma, muda a nossa realidade, ou a realidade daqueles que trazemos em nossos corações,.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia! Padre Carlos acompanho todos os dias sua explicação sobre o evangelho, sou católica praticante, foi catequista durante 10 anos em minha Paróquia São Francisco e Sta. Clara aqui em Uberlândia Minas Gerais, participo de tudo em minha Paróquia, sou da Legião de Maria, continuo firme na caminhada um grande abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom dia e uma semana abençoada a todos. Obrigada padre João Carlos pela meditação diária. Que possamos realmente envolver toda nossa família na fé no Senhor Jesus amém

    ResponderExcluir
  11. Glória a vós senhor 🙏 então Elis abraçaram a fé juntamente com todas suas famílias gratidão senhor por tudo minha benção padre João Carlos minha gratidão por tudo que enviaste para nós obrigada

    ResponderExcluir
  12. Jesus eu nunca vou desistir de te.tantas curas fizestes e continua fazendo. Deus te abençoe padre João Carlos

    ResponderExcluir
  13. Como é bom ter a certeza de que Jesus caminha com nós. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Amém, adorei

    ResponderExcluir
  15. Voa tarde 🌺 sua benção Padre

    ResponderExcluir
  16. Amém, assim seja!

    ResponderExcluir
  17. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço por todos os milagres que foram feitos na vida do VOSSO povo. No entanto, me conceda a graça para seguir o caminho do profetismo, da oração, da purificação, da fé, da hospitalidade e da alegria. Me ajude fugir do pecado e da maldição. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Que Palavra maravilhosa! Que ensinamento recebemos no evangelho de hoje! Dá-nos a graça Senhor de Te seguir e confiar na Tua Palavra e nos Teus ensinamentos! Aumenta a nossa fé em Ti Senhor, hoje e sempre! Amém!!!🙏🏼

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS