PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 22º passo de nossa caminhada quaresmal é ler com mais frequência o Livro da Palavra de Deus.

O 22º passo de nossa caminhada quaresmal é ler com mais frequência o Livro da Palavra de Deus.

 


 

15 de março de 2023

Quarta-feira da 3a. Semana da Quaresma

22º dia da caminhada quaresmal


EVANGELHO


Mt 5,17-19

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 17“Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra. 19Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus. Porém, quem os praticar e ensinar será considerado grande no Reino dos Céus”.

MEDITAÇÃO


Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas (Mt 5, 17).

Já estamos passando da metade da Quaresma. E, hoje, nos chega um estímulo para que coloquemos, no centro de nossa espiritualidade, a Palavra de Deus.

Tudo o que está na Bíblia está valendo para os cristãos? Uma boa pergunta. Jesus era judeu e vivia na fé do povo de Israel. A Bíblia do povo de Deus era só o Antigo Testamento, onde estavam os livros de Moisés, dos Profetas e os Salmos. Os seguidores de Jesus, aos poucos, acrescentaram outros escritos: o Novo Testamento. No Novo Testamento, estão os evangelhos, os Atos dos Apóstolos, as Cartas e o Apocalipse. Tanto no Antigo, como no Novo Testamento, reconhecemos a ação do Espírito Santo que assistiu os escritores sagrados ao registrarem a experiência da fé do povo santo, a quem Deus foi revelando o seu projeto de salvação.

O Evangelho de Mateus, lido hoje, nasceu entre comunidades cristãs que estavam em ambiente judeu, com a maioria dos membros vindos do judaísmo; gente, portanto, que prezava por demais a Lei que Deus lhes tinha dado por meio de Moisés. Nessas comunidades vindas do judaísmo, era muito necessário esclarecer bem qual tinha sido a relação de Jesus com a Lei de Moisés. Havia sempre uma dúvida: Será que Jesus deu valor à Lei de Moisés? E ele, realmente era praticante fiel desta Lei? Será que ele não veio mudar essa Lei? Então, a esse respeito, foram lembrados os ensinamentos de Jesus que estão no Sermão da Montanha. Jesus disse: “Não pensem que eu vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas dar-lhes pleno cumprimento”. Então, para tranquilidade de todos, estava claro, Jesus deu valor à Lei. Não veio acabar com ela. Nem modificá-la. Veio dar-lhe plenitude.

Jesus deixou claro que a Lei de Deus não é um fardo pra gente carregar. É uma manifestação do amor de Deus para nos conduzir à felicidade e à salvação. Por isso, ele criticou muito os fariseus. Apesar de serem muito zelosos no cumprimento da Lei de Moisés, eles, no dizer de Jesus, “amarravam fardos pesados nas costas do povo”, transformando a Lei de Deus num instrumento de discriminação e opressão das pessoas.

Então, lendo o Antigo Testamento, percebemos que toda a Lei encontra seu sentido e seu coroamento em Jesus e no seu evangelho. O amor a Deus e ao próximo é a síntese completa da Lei do Senhor.


Guardando a mensagem

No Sermão da Montanha, está como Jesus explicou a Lei e como devemos realizá-la. E como devemos seguir a Lei de Deus?

Devemos seguir a Lei de Deus com a Liberdade que ele nos deu. É na liberdade que escolhemos o bem, a verdade e rejeitamos o mal. Deus nos fez livres para escolher o bem.

Devemos seguir a Lei de Deus com a Sabedoria que ele nos dá. Não a sabedoria do mundo, nem a sabedoria dos poderosos. A Sabedoria de Deus. Ele preparou coisas maravilhosas para nós, um mistério que só o Espírito Santo nos revela.

Devemos seguir a Lei de Deus com a Caridade para os com irmãos que ele nos pede. O que está escrito na Lei? Não matarás. Perfeito. Mas, não matar quer dizer também não odiar o irmão, não desqualificá-lo, não humilhá-lo. A caridade é uma das marcas da nossa vivência da Lei.

Não pensem que vim abolir a Lei e os Profetas (Mt 5, 17).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hoje, neste 22º dia da Quaresma, em nosso caminho para a Páscoa, acolhemos com carinho a tua santa Palavra. O povo antigo amava o que eles chamavam a Lei. E nós continuamos a amar e venerar as Escrituras Sagradas, onde Deus nos fala. E continuamos a rezar, com os Salmos do povo bíblico: “A lei do Senhor é perfeita”. Ajuda-nos, Senhor, pela assistência do teu Santo Espírito, a conhecer, através do livro santo, a vontade de Deus e realizá-la em nossas vidas. Como nos inspiras, queremos também ser anunciadores do amor de Deus testemunhado no livro da história sagrada de nossa salvação. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Onde anda a sua Bíblia? Hoje, deixe-a num lugar de destaque. Por ela, Deus nos fala. Nela, nos encontramos como povo de Deus a caminho.

O 22º passo de nossa caminhada quaresmal é ler com mais frequência o Livro da Palavra de Deus. 

Comunicando

Hoje é o Dia Missionário da AMA. A Associação Missionária Amanhecer (AMA) é uma grande família comprometida com a evangelização nos meios de comunicação. Para somar conosco, faça contato pelo WhatsApp 81 3224-9284.

 Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Imaginemos a responsabilidade que temos como cristãos em anunciar e fazer cumprir a verdade da Palavra de DEUS e a respeitar e cumprir os 10 mandamentos?
    Sabemos que não é fácil, mas DEUS sabe melhor do que ninguém as dificuldades que cada um de nós temos.
    O mundo nos valoriza pelos erros, pelas nossas conquistas materiais, pela nossa aparência, nosso status, nosso scor, pelas nossas diferenças, por não sermos humildes de coração, resumindo por cada uma de nossas imperfeições, aquelas que nos leva ao orgulho próprio e a uma vida desenfreada e pecaminosa.
    DEUS não valoriza nossas falhas, pelo contrário sempre que erramos Ele nos concede a Sua infinita Misericórdia, estende as mãos e nos levanta quando por um motivo ou outro caímos, pois Ele é O Amor puro.
    Esta lei que Jesus se refere, trata se da lei Divina, não a lei dos homens, portanto nos é afirmado que tudo que está escrito na Sagrada Escritura será cumprido, todas as revelações proféticas, até o fim dos tempos.
    Aquele que conhece Seus mandamentos más não Os respeita, ou tenta enganar os irmãos leigos com ensinamentos e doutrinas falsas visando só interesse, prometendo prosperidade financeira e coisas mais fora da salvação, terá que prestar conta, pois será lembrado tudo no julgamento final,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito inspiradora suas palavras

      Excluir
  2. Amém 🙏 🙏 bom dia!

    ResponderExcluir
  3. Pq diminuiu aletra melhor qdo era a caligrafia maior

    ResponderExcluir
  4. Glórias ao senhor e nos de muita fé para seguir tua palavra e teus ensinamentos 🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  5. Amém glória a vós senhor Jesus desse não pense que eu vim aboli a lei de no cermao dá mantenha está como Jesus explicou alei como devemos realizar gratidão por tudo que enviaste para nós minha benção padre João Carlos minha gratidão bom dia meu querido padre João Carlos

    ResponderExcluir
  6. Bom dia Padre João Carlos, gostei muito de suas pregação da palavra de Deus hoje é verdade Jesus Cristo não veio abolir a lei, não entendo porque estão querendo mudar apalavras de Deus..
    Deus seja louvado pra sempre amém Jesus Cristo de Nazaré e sua mãe virgem Maria santíssima..
    Deus abençoe vocês sempre.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia e obrigada pela meditação diária Padre João Carlos. Que Deus nos dê um dia abençoado e nos inspire a ler mais a Bíblia amém

    ResponderExcluir
  8. Pe.JoãoCarlos, que Deus abençoe o senhor por me traser a Palavra de Deus tão simples de compreender, estou acompanhando tofo os dias e compartilhando. Glória a vós Senhor

    ResponderExcluir
  9. Louvado seja DEUS por sua palavra que está sempre no meio de nós aleluia aleluia 😍

    ResponderExcluir
  10. Angelina carli pato bco PR obrigado padre por esses evangélicos que me envia todos os dias sua benção

    ResponderExcluir
  11. Que tenhamos um dia maravilhoso na palavra do senhor.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Pe João Carlos! Deus lhe abençoe e lhe conceda as graças necessárias!

    ResponderExcluir
  13. Deus eterno e todo-poderoso, eu LHE agradeço pela vida de São Clemente. Contudo, me ajude ouvir, aprender, viver e ensinar as VOSSAS leis, os VOSSOS decretos e os VOSSOS mandamentos. Me ajude seguir o caminho do discipulado, do profetismo, da obediência, da sabedoria, da inteligência e da oração. Me ajude ter bons pensamentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Com o sr. PADRE JOÃO CARLOS, eu tenho conseguido ouvir e ler a alavra do Senhor, com mais constância, grata por tudo.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre rese pra minha família saúde e paz que nosso senhor nós proteja de todo mal hoje é sempre .

    ResponderExcluir
  16. Eu tenho ouvido e ler a palavra do senhor

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

A missa é a ceia de páscoa.

    19 de abril de 2024   Sexta-feira da 3ª Semana da Páscoa.     Evangelho   Jo 6,52-59 Naquele tempo, 52os judeus discutiam entre si, dize...

POSTAGENS MAIS VISTAS