PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O 20º passo de nossa caminhada quaresmal é não fechar-se no próprio grupo, mas alargar o coração.

O 20º passo de nossa caminhada quaresmal é não fechar-se no próprio grupo, mas alargar o coração.

 



13 de março de 2023

Segunda-feira da 3ª Semana da Quaresma

20º passo de nossa caminhada quaresmal


EVANGELHO


Lc 4,24-30

Jesus, vindo a Nazaré, disse ao povo na sinagoga: 24“Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. 25De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. 26No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 27E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”.
28Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. 29Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. 30Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.

MEDITAÇÃO


Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos (Lc 4, 28).

Jesus está na sinagoga de Nazaré. Foi em Nazaré que ele se criou. Levanta-se para ler o texto do profeta Isaías. E, quando se senta para explicar aquela passagem, ele proclama que aquilo se referia a ele e que estava se cumprindo em sua vida. O profeta Isaías falava do Messias, ungido pelo Espírito Santo, para evangelizar os pobres e libertar os sofredores e oprimidos. Fica todo mundo atento e admirado com essas palavras de Jesus.

Aos poucos, o clima começa a mudar. A admiração vai se transformando em rejeição. Suspeitas, críticas, indignação vão se espalhando como faísca no palheiro: “E esse aí não é o filho de José?”, alguém pergunta maldosamente. Essas pessoas julgam que a origem popular de Jesus, que eles conheciam, não o credenciava a se apresentar como um enviado de Deus. Jesus nota o clima hostil e responde a uma murmuração: ‘vocês estão me cobrando que eu faça milagres aqui, como ouviram dizer que eu fiz na sinagoga de Cafarnaum’. Aí o que Jesus diz em seguida, eles tomaram como um grande desaforo. Jesus diz que, no tempo do profeta Elias, um tempo de fome, Deus enviou o profeta a uma viúva pagã. E, no tempo do profeta Eliseu, só um leproso foi curado, um pagão. Essa referência aos pagãos foi a gota d’água. A confusão foi grande. Expulsaram Jesus da sinagoga. E uns mais exaltados queriam até matá-lo.

Pensando nessa cena, podemos concluir que a comunidade de Nazaré rejeitou Jesus por três razões. Podemos até ouvir a conversa deles. Primeira: ‘a gente o conhece, é o filho de José’; Segunda: ‘faz milagres fora, aqui não faz’; Terceira: ‘o Messias vem pra nós, não para os pagãos’. Três defeitos na religiosidade daquele povo que guardava tão fielmente o sábado. Defeitos que o impediram de acolher Jesus, como enviado, como profeta de Deus. Será que esses defeitos não nossos também? Vejamos.

O primeiro defeito – ‘a gente o conhece, é o filho de José’ – é o defeito da religiosidade desencarnada. A gente espera que Jesus seja só do céu. Mas, ele é o Filho que se encarnou. E sua vida humana é o caminho para chegarmos ao Pai.

O segundo defeito – ‘faz milagres fora, aqui não faz’ – é o defeito da religiosidade de milagres. Muita gente está atrás de bênçãos, de curas, de milagres, não de Jesus e do seu evangelho. Se não for Missa de cura, não pisa na Igreja. A proposta de Jesus é o seguimento. Carregar, com ele, a cruz de cada dia.

O terceiro defeito – ‘o Messias vem pra nós, não para os pagãos’ – é o defeito da religiosidade egoísta. Gente muito devota, mas só pensa em si mesma. Não lhe dói o sofrimento dos outros. A proposta de Jesus e da Igreja é uma religiosidade missionária.


Guardando a mensagem

Na sinagoga de Nazaré, Jesus leu o profeta Isaías e explicou ao povo que ali estava descrita a sua missão. Ele era o ungido de Deus para evangelizar os pobres e libertar os oprimidos. A reação dos ouvintes foi passando da admiração para a indignação. Terminaram expulsando Jesus da Sinagoga. Os defeitos de sua vida religiosa podem também ser os nossos. Podemos praticar os ritos religiosos, mas corremos o risco de expulsar Jesus do nosso culto. Os motivos que levaram o povo de Nazaré a expulsar Jesus podem ser os nossos: religiosidade desencarnada, desinteressada do seguimento de Jesus e sem abertura missionária para os outros.

Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos (Lc 4, 28).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
meditando o teu evangelho, queremos te dizer três coisas. A primeira: Nós cremos que tu és o filho de Deus, Deus verdadeiro que te encarnaste para nossa salvação. Viveste a nossa vida humana, de verdade. A segunda coisa que queremos te dizer, Jesus: Acolhemos o teu evangelho, como proposta de seguimento. Queremos que nossa vida seja uma resposta de seguimento ao teu chamado, vencendo qualquer tentação de buscar apenas benefícios para nós. E a terceira coisa é que queremos ter um coração como teu, cheio de compaixão pelos sofredores e zeloso pela salvação de todos. Assim, queremos evitar o fechamento em nós mesmos e em nossas necessidades. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Ocorre, hoje, o 10º aniversário da eleição do Papa Francisco. Rezemos por sua saúde e para que não lhe falte a assistência do Santo Espírito na condução da Santa Igreja.

Senhor Jesus, olha com carinho para o Papa Francisco. Dá-lhe sabedoria para conduzir a Igreja segundo o Evangelho, e coragem para lidar com os desafios do mundo atual. Não o deixes nunca sozinho, Senhor, e que nós, sensíveis às suas necessidades espirituais e materiais, o acompanhemos sempre com nossa oração solidária e nosso amor filial. Amém.

Vivendo a palavra

Chegamos à metade da quaresma, ao seu 20° dia. A grande lição de hoje, ao lado da conversão, é o cultivo de um coração missionário: não isolar-se no próprio grupo e na própria família, mas incluir os outros, alargar o coração. A salvação em Cristo é um bem a ser anunciado a toda criatura.
O 20º passo de nossa caminhada quaresmal é não fechar-se no próprio grupo ou na própria família. Alargar o coração. 

Comunicando

Hoje é dia do Encontro dos Ouvintes, no Recife. A programação começa às 11 horas, na Igreja de Santo Antonio, bem no centro da cidade. Você pode acompanhar tudo pela Rádio Amanhecer, no seu celular.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Glória a Vós Senhor!
    Como pode, mesmo depois de saber de Seus milagres em Cafarnaum, de ouvir o próprio Jesus proclamar as palavras da Sagrada Escritura, revelando toda Sabedoria e visão Profética, ainda aquele povo duvidou que seria o Messias o Salvador, só porque era o filho de um carpinteiro, aquele filho de uma família humilde de Nazaré?
    Isso acontece porque alguns querem os milagres de DEUS e infelizmente não se interessam pelo DEUS de milagres.
    Quando Jesus profetizou confirmando toda a Palavra de DEUS, na verdade escatológica do Profeta Isaías, aí que chamou mais a atenção dos homens maus, daqueles gananciosos e dos falsos profetas.
    Conosco acontece o mesmo, quando proclamamos a Palavra, anunciamos o Evangelho, em fim quando deixamos ser instrumentos e o Espírito Santo revela em nós os Seus dons, quando nas orações profundas nos entregamos totalmente, quando louvamos e principalmente quando salvamos almas para DEUS ou em qualquer atitude que nos aproxima do Pai, o inimigo se enfurece, mas como Jesus fez naquela época devemos fazer o mesmo agora, isto é não temer nada, acreditar somente na justiça Divina e continuar nosso caminho, anunciando, proclamando, libertando e curando em nome de Jesus,.

    ResponderExcluir
  2. Não me canso de ouvir a palavra de Jesus e seus ensinamentos.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Padre João Carlos bença 📿🛐

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sempre que dar eu faço a leitura amém

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente hoje agimos de forma egoísta,cada um com sua vida,na correria do dia a dia. Peço que Jesus liberte nossa mente e nosso coração pra termos um olhar mais amoroso e generoso com o próximo. Fique com Deus Padre.

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Padre sua benção 🙌 que tenhamos uma semana abençoada 🙏🏼

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Padre João Carlos. Meu nome é Lucy Anita Rodrigues de Noronha e moro na cidade de São Paulo, capital do mesmo estado e tenho por hábito ouvir diariamente sua Meditação e tenho me beneficiado muito, porque além do aprendizado, meus dias têm sido de muita paz e reconhecimento de que nunca estou só, apesar de morar sozInha. Muito obrigada por esse lenitivo espiritual diário em minha vida. Deus o abençoe sempre e Jesus continue sendo a Luz de seu caminho e e sua vida.

    ResponderExcluir
  8. Quero uma benção pra toda a minha família 👪

    ResponderExcluir
  9. Bom dia sua Benção PR João Carlos como é maravilhoso ouvir os seus encinamentos com essa meditação todos os dias da palavra de Deus 🙌seja bendito seu Santo nome Senhor 🙌

    ResponderExcluir
  10. Obrigada pela meditação sempre tão esclarecedora, Padre João Carlos. Que nós sejamos sempre seguidores de Jesus e possamos agir conforme seus ensinamentos, principalmente com relação aos mais necessitados amém

    ResponderExcluir
  11. AMÉM, que assim seja , que vivamos em harmonia com todos . vivendo e crendo no Senhor Jesus.
    Bom dia ,boa semana 🙌

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos Deus te abençoe hoje e sempre

    ResponderExcluir
  13. Sempre sabias palavras para nossa caminhada de fé!
    Bom dia!

    ResponderExcluir
  14. Amém glória a vós senhor quando eu ouviram estás palavras de Jesus todos na a cinagoga ficaram furioso gratidão por todas palavras de vida eterna bomdia padre João Carlos minha gratidão por tudo minha benção

    ResponderExcluir
  15. Bom dia! Que a paz e o amor de Jesus Cristo nos em um só Deus Uno e Trino.🙏🙌🏼🙏

    ResponderExcluir
  16. Sr Jesus abençoe o papa dando sabedoria pra guiar TDS o povo que Deus confiou, pra orar pelo o papa ser fiel e forte pra não cair nas tentações desta vida. Tomes conta do teu servo ó pai amado, dai_ nos um coração aberto a tua Santa palavra para orar por todos,os momentos de sofrimento, ajude _nos buscar a fé a viver na graça de nosso senhor Jesus Cristo ressuscitado amém 🙌🙏🙌

    ResponderExcluir
  17. Senhor, eu LHE agradeço por todas as curas que foram feitas na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ensine seguir o caminho do profetismo, da conversão, da fé e da obediência. Me ensine fugir do pecado e da irritação. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine dar bons conselhos. Me ensine vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Boa reflexão e ensinamentos da palavra de Deus para nós

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS