PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Restaurando a obra de Deus

Restaurando a obra de Deus

 



10 de fevereiro de 2023

Dia de Santa Escolástica 


EVANGELHO

Mc 7,31-37

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”

MEDITAÇÃO


Ele tem feito bem todas as coisas (Mc 7, 32)

Você já viu um oleiro trabalhando o barro? E já o viu fazendo alguma coisa de barro: um jarro, um animal, a figura de uma pessoa? Mas, garanto que você já ouviu essa frase antes: “Ele tem feito bem todas as coisas” ou “Ele viu que tudo era bom”. Lembra onde escutou essa frase?

Essa frase evoca a primeira página da Bíblia. Livro do Gênesis, a narração da criação. Deus criou o mundo em sete dias. E, no final de cada dia de trabalho, está escrito: “Deus viu tudo que tinha feito: e era muito bom” (Gn 1,31). Isso quer dizer: tudo estava bem feito. No sexto dia, Deus criou o homem. E o fez do pó da terra. Soprou em suas narinas o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivente. E de novo “viu que tudo estava bem feito”.

Veja se essa narração não é o modelo para a narração da cura do surdo-mudo, no evangelho de hoje! Trouxeram o homem surdo. Jesus o levou para longe do povo, tocou nos seus ouvidos com os seus dedos, cuspiu, tocou em sua língua com a saliva e suspirou dizendo “Efatá” (abre-te). Ele ficou bom. Começou a ouvir e falar direito. E o povo admirado dizia: “Ele tem feito bem todas as coisas”.

Achou alguma coisa parecida entre a narração da criação do homem e a cura do surdo?! Veja lá... Deus fez o homem do pó da terra. Claro, essa é a imagem do oleiro, que faz uma imagem de barro, mexendo, ajeitando com os dedos as suas feições, os seus ouvidos, a sua boca... E depois soprou em suas narinas para lhe comunicar a vida. Agora veja o que Jesus fez: separou o homem do meio do povo, ficou mexendo nos seus ouvidos com os dedos e na sua língua (as partes que não estavam funcionando bem, pois não escutava e não falava bem). E depois suspirou... suspirou? Deve-se entender melhor: soprou... Foi assim na criação do homem: Deus soprou nas narinas do protótipo de barro. Percebem, é uma espécie de reedição da criação do homem. E as pessoas entendem isso, pois reconhecem admiradas “Ele tem feito bem todas as coisas”.

Sendo amanhã o Dia Mundial do Doente, motivado pelo Papa Francisco com a mensagem "Cuda dele", prestemos atenção nas atitudes de Jesus nesta cena do Evangelho. Nele, vemos acolhimento, atenção, respeito, manifestação da misericórdia de Deus.


Guardando a mensagem

A cura, no fundo, é uma representação da ação mais profunda de Jesus, da realização de sua missão. Jesus não estava apenas curando pessoas.... ele estava consertando a obra prima da criação que o pecado tinha desfigurado. Deus tinha feito tudo bem-feito, mas o homem, pelo pecado, atrapalhou tudo, introduzindo a destruição, a morte. O ser humano que saiu perfeito das mãos de Deus estava todo desfigurado espiritualmente. Jesus veio resolver isso, veio salvar o ser humano desfigurado pelo pecado... por isso, nos evangelhos, aparecem tantas curas de doentes e possuídos pelo mal. Ele está restaurando a obra de Deus. E o faz, como Deus que é, agindo como o Criador na primeira página da Bíblia.

Ele tem feito bem todas as coisas (Mc 7, 32).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
no batismo, tem uma parte em que o ministro, como tu fizeste com o surdo-mudo, mexe no ouvido do batizando, sopra e diz “Éfata”, isto é “abre-te”! É um rito, depois do batismo na água, que realça a grande verdade que Deus, no batismo, nos restaura, nos faz novas criaturas, nos põe de novo na condição original de escutar Deus e de falar com ele, de sermos seus interlocutores. Claro, só fala bem quem ouve bem. Concede, Senhor, que nós, restaurados por tua morte e ressurreição, vivamos dignamente essa nossa santa vocação de filhos de Deus. Neste Dia Mundial do Enfermo, nós te entregamos, Senhor, cada doente de nossas famílias. Derrama, Senhor, sobre eles, como nosso bom samaritano que és, o óleo da consolação e o vinho da esperança. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Repita muitas vezes, no dia de hoje, essa palavra do povo, no evangelho: “Ele tem feito bem todas as coisas”. Isso pode ajudar você a recordar, com gratidão, a obra redentora de Jesus, o seu batismo,... Liberto de sua condição de surdo-mudo, você agora é seu interlocutor, ouvindo sua Palavra, falando com ele, dizendo aos outros como ele é bom.

Comunicando

Escrevi um artigo comentando o tema da Jornada Mundial do Doente deste ano, que ocorre amanhã, com a festa de Nossa Senhora de Lourdes. Estou deixando-o logo após o texto da Meditação, no meu Blog. É só seguir o link.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




Cuida dele!


31ª Semana Mundial do Enfermo


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


A cada ano, a Igreja vem incentivando a atenção aos enfermos. Coisa necessária em nosso mundo, em que, em nossa correria, estamos descartando de nossa preocupação os mais frágeis e sofredores. 


Uma grande oportunidade para a Igreja incentivar o cuidado com os doentes vem da festa de N. Sra. de Lourdes, uma aparição de N. Sra. na França do século XIX, que continua a ser um sinal de bênção e cura para os doentes.


Neste ano de 2023, a mensagem do Papa Francisco toma uma palavra da parábola do Bom Samaritano: “Trata bem dele”.  A parábola tem uma grande lição para os nossos tempos, tempos marcados por uma cultura de descarte das pessoas. Quem não produz ou não consome é tratado, no sistema, como um peso e é abandonado, deixado para trás. Seus parentes, seus amigos e até sua igreja... cada um continua correndo para resolver sua vida e esquece quem ficou desempregado, quem envelheceu, quem caiu doente.


A corrida individualista pelos próprios interesses acaba por produzir pessoas indiferentes ao sofrimento dos outros. Na parábola que Jesus contou, seguindo todos pela mesma estrada, duas pessoas muito religiosas passaram por uma pessoa espancada e caída na estrada e não deram a mínima. Continuou cada qual o seu caminho, esquivando-se de qualquer contato. Um samaritano, cidadão de outra religião e de outra nacionalidade, tratou aquela pessoa ferida como um irmão. Socorreu o homem e o deixou numa pousada para continuar a ser cuidado, pagando pelo serviço. A diferença de comportamento ficou clara: o samaritano agiu com compaixão. Os outros, com indiferença. O bom homem preocupou-se com o cidadão assaltado e espancado, interrompeu sua jornada, passou por cima de preconceitos e cuidou do seu irmão. O que ele disse ao dono da pousada, ficou gravado: “Cuida dele, e o que gastares a mais, eu te pagarei quando eu voltar”. “Cuida dele”, é o tema desta Jornada Mundial do doente.


Em sua mensagem para esta data, o Papa comenta que, na enfermidade e também na velhice, fica exposta a nossa fragilidade. Ele escreveu: “A doença faz parte da nossa experiência humana. Mas pode tornar-se desumana, se for vivida no isolamento e no abandono, se não for acompanhada pelo desvelo e a compaixão”.  Quando caminhamos juntos, um se sentindo responsável pelo outro, quando um fraqueja por qualquer razão, os outros o apoiam, o ajudam, o acompanham. Assim, a pessoa não se sente só, mas fortalecida, facilitando até o seu processo de recuperação. E fraquejamos por muitas razões: crises, doença, desemprego, perdas de entes queridos, momentos de turbulência. Se caminhando juntos (é isso que é sinodalidade), cuidamos uns dos outros. 


A mentalidade individualista e de descarte de quem não pode caminhar no mesmo passo não é só dos parentes, vizinhos, membros de sua comunidade eclesial. Essa mentalidade pode ser também do próprio doente ou do idoso. Não quer ser peso para ninguém, tem medo de perder a sua autonomia, sente invadida a sua privacidade... assim, não procura ajuda ou a recusa, fazendo-se de forte. Também o doente precisa reconhecer sua fragilidade e buscar e aceitar ajuda. Mas, mesmo se não a procurar, isso não é desculpa para o ignorarmos, para o esquecermos, para condená-lo ao isolamento e à solidão. 


Continua ecoando o exemplo e a palavra do bom samaritano: “Cuida dele!”. 



Leia a Mensagem de Sua Santidade Papa Francisco para o XXXI Dia Mundial do Doente: https://is.gd/aDT4Vi




18 comentários:

  1. Ouvindo a voz e compreendendo as ações de Jesus, precisamos também ser anunciadores, falar aos nossos amigos e proclamar a todos os cantos as maravilhas realizadas por Deus. Sua benção Padre. Gratidão por tudo isso. Amém.

    ResponderExcluir
  2. É uma benção começar o dia ouvindo o Evangelho e a sábia meditação do Pe.João Carlos como nos enriquece, o senhor Padre é nosso evangelizador! Que o Senhor Jesus estejas muito presente lhe unindo com o Santíssimo Espírito a fim também de poder usufruir de seus conhecimentos

    ResponderExcluir
  3. Glória a Vós Senhor!
    Aquele homem mesmo sem escutar e falando com dificuldades recebeu a cura, porque Jesus antes de impôr a mão sobre ele, acreditou que quando sozinhos deve de ter perguntado a ele se acreditava mesmo que podia voltar a escutar e falar, pois Jesus já havia lido o seu íntimo, só precisava sentir e confirmar a sua abertura de coração, seu acreditar, sua resposta, sua fé.
    Deve de ter sido tão rápido, foi de uma forma tão diferente, que Jesus Cristo ao olhar para o céu clamou o Poder do Pai e disse Abre- te, quando o homem percebeu já estava curado.
    Conosco também é assim, ou seja, se nós aceitarmos e reconhecermos Jesus Cristo como nosso Salvador, entregar nossa vida a Ele e permitir que realize a obra, com certeza seremos curados de qualquer situação que hoje necessitamos, por mais que pareça ser impossível, pois Ele já leu nossos corações, sabe das nossas vontades e pode realizar a cura o milagre, a graça para nossa salvação, podemos confiar que será alcançada, pois Ele continua sendo o Senhor dos Senhores, Médico dos médicos, Rei dos reis. Mas quando recebermos a graça, a cura, o milagre, precisamos continuar O seguindo, perseverando, obedecendo e testemunhando até o fim que para Ele não existe impossível, Ele faz bem todas as coisas no tempo dEle,.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre , perco sua benção , Deus nos proteja e tenha misericórdia de todos nós , amém

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos, como é gratificante ouvir o evangelho de Jesus contado pelo senhor, fico muito feliz.
    Jesus saiu curando todos os enfermos, Ele sendo o Médico dos médicos, está sempre nos curando.
    Glória a Deus!

    ResponderExcluir
  6. Peço oração pela cura da Conceição Pinto, agradeçimento pela minha cura.
    Não nos abandonei!

    ResponderExcluir
  7. Bom dia senhor Deus de misericórdia te peço pelo meu irmão , Francisco Antônio Aragão Carlos , o cure e que ele recupere sua saúde, vara una palavra e ele ficará curado , eu creio , eu acredito no Senhor, muito obrigada pela libertação dele e ele seha curado em nome de jesus

    ResponderExcluir
  8. Padre Carlos manda a cópia da oração dos infernos pra mim

    ResponderExcluir
  9. Amém bom dia

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Deus o abençoe sempre em sua bela missão.

    ResponderExcluir
  11. O SENHOR FEZ DE MIM MARAVILHAS!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia! Amém 🙌🏻🙏🏻
    Peço oração para o senhor Clésio Justino está sofrendo muito com câncer e para meu avô José Joaquim Rodrigues que também está sofrendo muito com o câncer que jesus tenha misericórdia deles

    ResponderExcluir
  13. Obrigada padre João Carlos pela meditação que tanto nos ajuda. Cuidar dos doentes é responsabilidade do cristão. Que possamos, com as bençãos de Deus, cuidar de todos q necessitam amém

    ResponderExcluir
  14. Glória a vós senhor 🙏 boa tarde padre João Carlos minha gratidão por tudo eu vis fala festas coisas no livro de genis que tudo estava bem feito Deus fez o homem do pó dá Terra i vio que tudo estava bem feito gratidão por tudo minha benção padre João Carlos gratidão

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde padre João que linda homilia que Deus continue abençoando você Obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  16. Sua benção! Deus abençoe sempre, obgda pelo ensinamentos amém ✝️📿🛐

    ResponderExcluir
  17. Dou Graças a Deus por poder cuidar dos meus alunos de música.
    Flávio de Indaiatuba/SP

    ResponderExcluir
  18. E uma benção poder através de sua palavra padre João meditar a palavra de sua benção e que Deus nos abençoe a todos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS