PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os caminhos do Batista continuam nos caminhos de Jesus

Os caminhos do Batista continuam nos caminhos de Jesus




03 de fevereiro de 2023

Primeira sexta-feira do mês

Dia de São Brás


EVANGELHO


Mc 6,14-29

Naquele tempo, 14o rei Herodes ouviu falar de Jesus, cujo nome se tinha tornado muito conhecido. Alguns diziam: “João Batista ressuscitou dos mortos. Por isso os poderes agem nesse homem”. 15Outros diziam: “É Elias”. Outros ainda diziam: “É um profeta como um dos profetas”.
16Ouvindo isto, Herodes disse: “Ele é João Batista. Eu mandei cortar a cabeça dele, mas ele ressuscitou!” 17Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher do seu irmão Filipe, com quem se tinha casado.
18João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. 19Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. 20Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
21Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. 22A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu te darei”. 23E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
24Ela saiu e perguntou à mãe: “Que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”.
26O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. 27Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, 28trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. 29Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.



MEDITAÇÃO


Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão (Mc 6, 14).

No aniversário de Herodes, certamente no palácio de sua capital Tiberíades, oferece-se um banquete aos grandes da Galileia: a corte, os oficiais, os cidadãos importantes. Herodes se casara com a cunhada, Herodíades, mulher do seu irmão Filipe. A filha dela, enteada do rei, boa dançarina, apresentou-se dançando na festa. A dança e os gingados da moça agradaram em cheio os convidados e o rei. Este lhe prometeu um presente, o que ela pedisse, mesmo que fosse metade do seu reino. A mãe combinou com ela que pedisse a cabeça de João Batista. O rei, mesmo entristecido com o pedido, cumpriu sua promessa. É a triste história do martírio de João Batista.

Por que o evangelho de Marcos nos conta essa história tão triste? Uma primeira razão é ir preparando o nosso coração para a morte de Jesus. Na história de João Batista, o ódio da mulher do rei desencadeou a morte do profeta. Na história de Jesus, foi o ódio das lideranças do seu povo que o levaram à morte. Herodes mostrou-se fraco, reticente, objeto de manipulação de Herodíades. Na história de Jesus, foi Pilatos, o governante fraco e manipulado pelo Sinédrio dos hebreus.

Por que o evangelho de Marcos nos conta essa história de tanta violência? Um segunda razão: para podermos fazer uma comparação entre o banquete da morte e a multiplicação dos pães, o banquete da vida, que vem logo em seguida. No banquete de Herodes, o prato é a violência, a cabeça decapitada de João Batista. No banquete de Jesus, o prato é a partilha, a providência divina, a própria vida de Jesus entregue. Cinco mil homens se alimentaram com o que seria cinco pães e dois peixes.

Por que o evangelho de Marcos nos conta essa história de final tão desalentador? Uma terceira razão: para aprendermos o caminho da fidelidade com o profeta João Batista. No anúncio, ele foi claro e forte, denunciando os desmandos e o mau exemplo da vida irregular do rei e sua concubina. João foi fiel até o fim, sem se acovardar, nem recuar na palavra que devia proclamar.

Por que o evangelista Marcos nos conta essa história? Uma quarta razão: para nos indicar que o caminho de João Batista continua no caminho de Jesus. Exatamente depois que João foi preso, Jesus voltou para a Galileia e começou a pregação, proclamando o evangelho do Reino de Deus.

Guardando a mensagem

Em todos os tempos, os profetas são perseguidos. Jesus disse que, em contraponto, os falsos profetas são aplaudidos. Lendo o fim de João Batista, nos preparamos para a paixão de Jesus. Ele tomará o caminho dos profetas, homens da verdade de Deus, que terminam incompreendidos pelo povo e perseguidos pelas autoridades. Também nos ajuda a entender a graça da multiplicação dos pães que prepara a Eucaristia: Jesus comunica vida, dando-se a si mesmo. Herodes comunica morte, poupando-se a si mesmo. João Batista foi fiel à sua missão, denunciando o erro e perseverando na provação. Esse é o caminho do cristão. Não desistir, não se intimidar diante das dificuldades. Jesus continua o caminho de João. Nós continuamos o caminho de Jesus.

Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão (Mc 6, 14).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a atuação do governante Herodes, violento no exercício do poder e escandaloso em sua vida pessoal, produziu morte na história do seu povo: exploração, fome, perseguição política. É o que nos diz essa cena do martírio de João Batista. Já a tua atuação, Jesus, a atenção às necessidades daquela gente e o compromisso com Deus produziram vida na história do teu povo: acolhimento, partilha, fartura. É o que nos diz a cena da multiplicação dos pães que vem logo em seguida. Dá-nos, Senhor, tomar distância dos banquetes dos Herodes de hoje e pautarmos nossa vida e nossas opções pelo teu banquete no deserto. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Hoje é um dia bom pra você fazer um exame de consciência. Pergunte-se, em um momento de recolhimento do seu dia, se está sendo fiel ao que Deus tem lhe confiado como missão.

Comunicando

Hoje é Dia de São Brás, bispo e mártir, invocado como  intercessor contra os males da garganta. No dia de hoje, a Igreja dá a bênção da garganta, invocando este santo mártir. Na Rádio Amanhecer, vamos dar a bênção da garganta ao meio dia desta sexta-feira, após a oração do Ângelus. Para acompanhar, é só baixar o aplicativo da Rádio Amanhecer em seu celular.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Anônimo3/2/23 03:34

    Amém! A palavra do Senhor é o nosso alimento diário.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo3/2/23 03:37

    Bom dia Sr. Padre João Carlos e o Senhor o abençoe e proteja hoje e sempre pelo trabalho de meditação diária. Agradeço pelas orações feitas para emprego do meu filho pois, com a graça do senhor hoje vai assinar o contrato de trabalho em nome de Jesus. Peço continuação de oração para que ele prospere e reconheça Deus como o primeiro chefe acima dos outros. Que mais jovens sejam também abençoados com emprego. Amém Sou de Angola. Maria Carlos.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/2/23 04:34

    Bom dia padre João Carlos sua benção meu nome é ornillda dó Recife Pernambuco oração pra meu filho Pará de bebê e de fumar e oração pra mim e minha família amém 🤚🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo8/2/23 11:37

      Oi padre e Fernanda que vc pede oração pra minha amiga é por todos da minha família 🙏🙏

      Excluir
  4. Anônimo3/2/23 05:44

    Bom dia padre João Carlos....sua palavra e alimento para o meu dia

    ResponderExcluir
  5. Anônimo3/2/23 06:41

    Meu nome é Lucy Anita Rodrigues de Noronha e falo de São Paulo capital . Ouço diariamente a Meditação e tenho aprendido muito. Obrigada por deixar meu dia mais abençoado e meu coração cada dia mais em paz com o evangelho de Jesus. Deus o abençoe por mais este dia e sempre em toda sua vida. Que a Luz de Jesus ilumine a todos nós por mais este dia. Assim seja. Amém.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo3/2/23 07:00

    Bom dia padre João Carlos a sua benção obrigada pela palavra

    ResponderExcluir
  7. Anônimo3/2/23 07:11

    Bom dia Padre João Carlos sua benção gratidão por esse alimento todas as manhãs que é meditação da palavra Abençoado final de semana para o senhor e sua equipe

    ResponderExcluir
  8. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    João Batista foi fiel a DEUS até à sua morte e com toda a certeza, morreu em paz. Podemos acreditar que tenha realizado tudo que o Senhor tinha planejado para sua missão de vida.
    Sabemos que quanto mais cristãos fiéis verdadeiros e autênticos somos, mais cobrados, perseguidos, julgados e até excluídos neste mundo seremos.
    Mas sabemos que nada disso tem importância e nem se compara com o prêmio maior que iremos receber, a Coroação na Glória, o Céu, então por isso sejamos cada vez mais decididos, justos e perseverantes, confiando em DEUS seguindo os ensinamentos deixados na Sagrada Escritura vividos por Jesus, pelos profetas e por cada um de seus escolhidos, assim respeitando os mandamentos, sendo exemplo onde estivermos demonstrando que somos cristãos verdadeiros e autênticos e não podemos nos render aos prazeres deste mundo, sabendo que a todo momento tentarão corromper nossos valores e destruir a nossa fé.
    Então continuamos confiantes que se com nossa vida testemunharmos como João Batista e todos os Santos e Santas até o fim, jamais conseguirão, pois temos a marca da Promessa, a graça Santificante dos Sacramentos e a nossa proteção e confiança está no DEUS que fez o Céu e a Terra, só Ele pode nos dar e tirar a vida,.

    ResponderExcluir
  10. Anônimo3/2/23 08:27

    Bom dia Padre João Carlos, sua benção, suas meditações me ajudam a viver a vida que Deus todo poderoso, quer que vivamos, eu leio todos os dias sua palavra do Evangelho, suas meditações estão me ensinando conhecer o Deus todo poderoso, Padre reze pelo meu filho Denner Brito da Silva.

    ResponderExcluir
  11. Anônimo3/2/23 12:05

    Muito obrigado pela pela meditação, gostei imenso e espero que Deus nos dê forças para continuarmos na palavra de Deus. Amém 🙌🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙌🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴🇦🇴

    ResponderExcluir
  12. Anônimo3/2/23 13:43

    Amém deus seja louvado

    ResponderExcluir
  13. Obrigada sempre pela meditação. Que Deus nos abençoe a todos amém

    ResponderExcluir
  14. Anônimo4/2/23 07:52

    Que o exemplo de João Batista seja seguido pelo mundo que anda perdido da palavra de Deus. Que o mundo siga a verdade de João Batista.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS