PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A compaixão é a marca de Jesus.

A compaixão é a marca de Jesus.





04 de fevereiro de 2023

Sábado da 4ª Semana do Tempo Comum



EVANGELHO

Mc 6,30-34

Naquele tempo, 30os apóstolos reuniram-se com Jesus e contaram tudo o que haviam feito e ensinado. 31Ele lhes disse: “Vinde sozinhos para um lugar deserto e descansai um pouco”. Havia, de fato, tanta gente chegando e saindo que não tinham tempo nem para comer. 32Então foram sozinhos, de barco, para um lugar deserto e afastado. 33Muitos os viram partir e reconheceram que eram eles. Saindo de todas as cidades, correram a pé, e chegaram lá antes deles.
34Ao desembarcar, Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor. Começou, pois, a ensinar-lhes muitas coisas.


MEDITAÇÃO

Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

A pregação da palavra de Deus é uma coisa maravilhosa. Ninguém duvida. A celebração ou liturgia, outra coisa fantástica. Mas, nem a pregação, nem a celebração se explicam sem a compaixão, a caridade. A evangelização e a celebração começam e terminam na caridade. Está tudo no evangelho de hoje.

“Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor”. Aí começa tudo, na compaixão. Jesus viu aquele povo que o procurava e lhe doeu o coração vê-lo tão necessitado, tão fragilizado. Para uma pessoa do interior como Jesus, dava pena ver um rebanho sem pastor: as ovelhas se dispersam, os carneirinhos viram presas fáceis para as feras e os ladrões, não têm quem guie a um bom pasto. E olha que Jesus estava levando os discípulos para um lugar afastado para eles descansarem um pouco, pois estavam voltando, muito cansados, de uma missão. Diante daquela cena – ovelhas sem pastor – esqueceu-se o descanso e Jesus começou a “ensinar-lhes muitas coisas”, diz o evangelho.

O que será que Jesus ensinou àquela gente? Podemos imaginar, pois o que ele disse ao povo, certamente, é o que está no evangelho. Ele explicava, contando parábolas, como Deus ama os seus filhos, como fica feliz quando um filho ou uma filha escolhe o bom caminho; como o Pai cuida das aves e das plantas e mais ainda cuida de cada filho. E ainda: como são felizes aqueles que Deus ama. E Deus preza antes de tudo os mais pobres e os mais sofridos. Aí, ele lhes falava do Reino de Deus. Ah, esse mundo fica melhor se Deus for obedecido como bom pai que é e se cada filho for fraterno e bom com seu irmão, com sua irmã. Quanta coisa Jesus tinha para dizer àquele povo maltratado pela violência, pela doença, pela pobreza! E aqueles corações amargurados iam se enchendo de paz, de esperança. Riam com as histórias de Jesus (‘Imagine, o filho disse que ia, mas não foi, mas que malandro!’ - ‘E a festa que o Pai fez pra receber o filho que saiu de casa, ô festão!’ –‘ ‘Mas aquelas moças que foram para o casamento e esqueceram o óleo, que povo sem juízo!). Gente, olha a hora!

Quem falou “olha a hora!”? Os discípulos. Já está ficando tarde. Isso aqui é um lugar deserto. Esse povo precisa voltar pra casa. Já está tudo com cara de fome. Tenha paciência Jesus, a conversa está muito boa, mas está na hora de mandar o povo embora. ‘Mandar o povo embora, como assim? Sem comer nada? Vocês providenciem alguma coisa’. Aí a coisa esquentou... Providenciar, nós? Aí, eles foram pragmáticos, como muitos administradores de hoje. Gastar dinheiro para alimentar essa gente? Não tem dinheiro que chegue. Mande esse povo embora enquanto é tempo. Eles se viram por aí... Olha a mentalidade deles: gastar dinheiro, despedir, mandar embora, não se sentir responsável por ninguém. E Jesus acalmou o grupo. Pera aí... O que vocês têm aí pra comer? Vão, vão ver... Cinco pães e dois peixes? Tragam pra cá. Aí Jesus mandou todo mundo se sentar, formaram grandes grupos, ele pegou aqueles poucos pães e peixes, deu graças a Deus, fez a oração da bênção dos alimentos, partiu (preste atenção a este “partiu”) e ia dando os pedaços aos discípulos para que eles distribuíssem com o povo. Depois, dividiu também os peixes. O resultado, você já sabe. E até a sobra recolhida foi grandiosa. Olha a mentalidade de Jesus: alimentar, por em comum, partilhar, repartir, dividir, somos responsáveis uns pelos outros.




Guardando a mensagem

Antes de tudo, a compaixão. Jesus viu o povo e sentiu seu coração amargurado por vê-lo tão sofrido, tão fragilizado. Ele deixou de lado outro projeto e dedicou-se a “ensinar-lhe muitas coisas”. Isto é a evangelização. A evangelização é o anúncio do amor do Pai pelo seu povo, que nos mandou Jesus como pastor e salvador. A evangelização nasce da compaixão. E gera compaixão, caridade, amor a Deus e ao próximo.

Antes de tudo, a compaixão. Era tarde, o lugar deserto, o povo faminto. Jesus envolveu os discípulos numa linda celebração. Pode ver que todos os detalhes lembram a última ceia, como se fosse uma preparação para a Santa Missa. A celebração nasce da compaixão de Deus pelo seu povo e de nossa compaixão pelo próximo. E gera compaixão, solidariedade, caridade, novas relações.

Jesus viu uma numerosa multidão e teve compaixão, porque eram como ovelhas sem pastor (Mc 6, 34)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
hás de nos desculpar. Nós continuamos a pensar igualzinho aos discípulos naquela cena da multiplicação dos pães. Vemos as situações de sofrimento e abandono e cruzamos os braços. Ficamos paralisados por nossa mentalidade pragmática: não temos dinheiro, não temos condições, nem é responsabilidade nossa. A solução que temos é mandar embora, cada um se virar. Senhor, ajuda-nos em nossa conversão. Na evangelização e na celebração, aprendemos contigo outra forma de ver e agir: sermos responsáveis uns pelos outros, fazer alguma coisa com o que temos e, sobretudo, confiar na providência de Deus que se manifesta na partilha e na solidariedade. Sendo hoje o Dia Mundial do Câncer, nós te pedimos, Senhor, por todas as pessoas que estão enfrentando momentos difíceis na busca pela cura de doenças agressivas como o câncer; pelas crianças hospitalizadas com leucemia; por todas as pessoas com câncer, que se sentem sós e desamparadas nestes momentos tão angustiantes. Sê para todos força, conforto e luz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Leia o texto do evangelho de hoje em sua Bíblia: Marcos 6,30-34. Anote alguma frase deste evangelho no seu caderno espiritual.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Isso mesmo, principalmente os representantes de Jesus na terra precisam imbuir desse espírito de caridade. Já pouco tempo teve em Brasília um " campo de concentracao " idosos e crianças dormindo no chão, sem ter cometido nenhum crime, mais de 1000 pessoas. E não se teve conhecimento de nenhum padre ter ido levar uma palavra de consolo. Hoje só se preocupam em receber dízimo para manter o luxo das igrejas. Muito triste...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/2/23 09:12

      Infelizmente é vdde, a maioria hoje, só pensam em si mesmo, no seu bem estar e pronto 😔

      Excluir
    2. Anônimo4/2/23 10:56

      O Estado é quem coloca o povo na sarjeta... Na miséria... Massacra os povos indígenas... Esta é a resposta mais evidente dos partidários de Herodes, dos fariseus: raça de víboras, hipócritas. Aquela mulher pobre doou tudo que tinha: uma moeda! Ofertou para Deus. O rico passou seu PIX que sobrava do seu estoque de sua CC: ostentou sua riqueza... Esnobou... Não viveu a sinceridade da generosidade, e nem a experiência da partilha, da gratidão e da Fé. Misericórdia Senhor!

      Excluir
  2. Anônimo4/2/23 08:28

    Assim seja ✝️📿🛐

    ResponderExcluir
  3. Anônimo4/2/23 08:39

    Bom dia Padre e aos irmãos em
    Cristo, ótimo final de semana a todos sob a proteção de Deus Pai e cobertos pelo manto de Maria .🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Anônimo4/2/23 08:54

    Linda mensagem para reflexao.No entanto poucas pessoas doam seu tempo para uma acao concreta.Observo q.a maioria q.mandam muitas pensagens nao participam de atividades solidarias.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo4/2/23 10:17

    É necessário refletir e mais ainda fazer ocorrer a mudança. E não aguardarmos que o outro faça. Se cada um decidir mudar nesse egoísmo interior,nessa individualidade extrema , faremos um mundo melhor. Talvez em nosso meio a maior necessidade, seja sabe ouvir.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo4/2/23 10:40

    Pessoas morrendo de fome e desnutrição em um país desigual......a batalha da fome e do desemprego é grandiosa....Deus vai nos abençoar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo4/2/23 15:32

      Amém. É de todos nós que coloca sua esperança e fé, em nosso Deus e nosso e nosso Pai. " Diz que haverá de voltar, quando essa terra pecadora, mergulhada em transgressão, estiver cheia de violência, de rapina, de mentira e de ladrão".

      Excluir
    2. Anônimo4/2/23 18:10

      É muito bom ouvir e meditar a palavra de Deus e nos guiarmos por ela. É como umbálsamo para aliviar a dor🙏🏾

      Excluir
  7. Anônimo4/2/23 12:37

    Que eu receba a graça de ser a força, conforto e luz para a minha família e todos que fazem parte da minha vivência. 🙏🏽

    ResponderExcluir
  8. Que possamos todos ser solidários com os mais vulneráveis e saibamos repartir. Que Deus nos abençoe a todos. Obrigada padre João Carlos amém

    ResponderExcluir
  9. Anônimo4/2/23 20:25

    Glória a vós senhor 🙏 boa noite padre João Carlos gratidão por tudo pela meditação evangelho por tudo Deus abençoe osenhor can muitas saúde paz que o mor de Deus esteja sempre presente em nossas vidas minha bemçao padre João Carlos gratidão sempre

    ResponderExcluir
  10. Anônimo4/2/23 23:00

    Cobrar todo esforço e dedicação; maldizer dos padres, bispos, arcebispos, pastorais e fiéis; cobrar ou exigir da Igreja o que é dever da nação, do Presidente da República, do Governador do seu Estado, dever do Prefeito de sua cidade, é algo preocupante. É o fim... Tenha compaixão de nós Senhor! Piedade de nós Senhor!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo5/2/23 04:45

    Bom dia padre João Carlos as suas orações fazem bem

    ResponderExcluir
  12. Anônimo5/2/23 07:22

    Bom dia padre João Carlos sua benção sou valeria de Olinda Pernambuco admiro as suas palavras e o jeito que o senhor prega o evangelho me encanta pois o senhor tem o dom da palavra sou sócia da ama e estou adorando participar das suas meditação acho muito bom e sempre compartilho com meus amigo e familiares peço oração por mim e minha filha que está grávida amém obrigado padre João Carlos que os abençoe grandemente sua vida amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  13. Anônimo7/2/23 14:52

    Boa tarde tambem quero receber as meditações me fas bem

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS