PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Impressionante o número doentes, impressionante a atitude de Jesus.

Impressionante o número doentes, impressionante a atitude de Jesus.

 



06 de Fevereiro de 2023

Dia de São Paulo Miki 
e Companheiros Mártires (Japão)


EVANGELHO


Mc 6,53-56

Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava.
56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados.



MEDITAÇÃO


Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

No clima da Jornada Mundial do Enfermo, que vamos celebrar sábado próximo, com a festa de N. Sra. de Lourdes, a palavra do evangelho de hoje nos fala da atenção de Jesus aos doentes. Jesus desembarcou com os discípulos em Genesaré, um povoado à beira do mar da Galileia e começou a percorrer aquela região. E logo se espalhou a notícia de sua presença. Mal Jesus chegava num lugar (um povoado, um sítio, uma cidade), chegava o povo com seus doentes, pedindo para tocar nele, nem que fosse na barra de sua veste. E os que tocavam nele ficavam bons.

Impressiona a quantidade de doentes citados nos evangelhos. No texto de hoje, eles são trazidos em seus leitos ou colocados nas praças, onde Jesus estivesse. E Jesus, cuja missão principal era anunciar a chegada do Reino, não parece se incomodar com tanto doente. Pelo contrário, mostra-se sempre atencioso, próximo, toca neles. Ficamos, assim, admirados com a bondade de Jesus, com sua paciência, com sua compaixão pelos sofredores.

E por que Jesus tem estes sentimentos? O Papa Francisco responde a essa pergunta em uma de suas mensagens para o Dia Mundial do Enfermo. Porque Ele próprio se tornou frágil, experimentando o sofrimento humano e recebendo, por sua vez, alívio do Pai. Na verdade, só quem passa pessoalmente por esta experiência poderá ser de conforto para o outro.

Nós também nos damos conta da condição em que Jesus encontra o seu povo. E você sabe muito bem, quanto mais sofrimento e opressão, mais as pessoas adoecem. O povo da terra de Jesus estava vivendo debaixo de muitas tensões, seja pela violência e exploração da dominação romana e seus impostos, seja pelo clima interno de exigência das leis religiosas que asfixiavam o seu dia-a-dia.

Uma coisa que não podemos deixar de considerar é o significado da doença na vida humana. A doença expõe a nossa fragilidade. O ser humano que Deus criou, infelizmente, pega doença, e em muitos casos, aquele mal físico o leva a óbito. Como o povo da Bíblia e nós entendemos isso? Na fé, recordamos que, no começo, não foi assim. O pecado que entrou no mundo é que nos puxa para baixo. Depois da desobediência de Adão, o Senhor Deus sentenciou: “Lembra-te que és pó e em pó te hás de tornar”. O pecado introduziu a destruição. O pecado abriu as portas para a doença e a morte. São Paulo escreveu bem clarinho: “O salário do pecado é a morte”. Entendendo isso, entendemos os doentes do evangelho.

A pessoa não está doente porque pecou. Isso não. Perguntaram a Jesus, no episódio do cego de nascença, se foi o pecado dele ou dos pais que o levou à cegueira. Jesus explicou: nem de um, nem de outro. Estamos falando da condição de pecadores em que todos nos encontramos, como filhos de Adão, como membros da humanidade. Sendo assim, podemos já ir percebendo que a atenção de Jesus aos doentes tem a ver diretamente com a sua missão. Olha como João Batista o apresentou: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”. O perdão dos pecados e a cura da doença estão muito próximos. Naquela cena do paralítico, Jesus perdoou os seus pecados. E depois o curou de sua paralisia.

Jesus encontrou a humanidade marcada pelo pecado. O pecado desfigura a imagem de Deus nas pessoas. Por isso, Jesus, no evangelho, está cercado de doentes de todo tipo, cegos, coxos, paralíticos, leprosos... Sua missão é restaurar, libertar, purificar. Veio para trazer vida abundante.



Guardando a mensagem

Todo o período de Jesus na Galileia, peregrinando pelo interior, pelas vilas e cidades, está marcado, no evangelho, pela presença de muitos doentes. As famílias levavam seus doentes e queriam que, pelo menos, eles pudessem tocar na sua veste. O grande número de doentes no povo de Jesus indica um grave quadro de sofrimento e opressão pelo qual estava passando. A doença é uma demonstração da fragilidade humana e é lida como resultado do desequilíbrio que entrou na criação com o pecado dos nossos primeiros pais. O pecado trouxe sofrimento e morte. Jesus é o vencedor do pecado, do mal e da morte. Como redentor da humanidade, é ele quem tira o pecado do mundo. Na cura dos doentes, já vemos a sua missão se realizando, como comunicação da vida e do perdão de Deus.

Colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste (Mc 6, 56)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
queremos te recomendar os nossos doentes, os que estão em nossas casas, os que se acham em hospitais e todos os que precisam de maior cuidado e atenção. Nós os colocamos sob a proteção da Virgem Maria, tua mãe, Saúde dos Enfermos. Que ela nos ajude a partilhar com espírito de diálogo e mútuo acolhimento; a viver como irmãos e irmãs, atentos às necessidades uns dos outros; a ser solidários com coração generoso e a aprender do serviço voluntário de tantos irmãos e irmãs. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Atualize a lista de pessoas doentes de sua família e conhecidos seus pelos quais você vai rezar nessa Semana Mundial dos Enfermos.

Comunicando

Como toda segunda-feira, hoje, tem o programa "Encontros" em nosso Canal do Youtube, às 20 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

47 comentários:

  1. Clesia Lima6/2/23 01:05

    Bom dia, Padre João Carlos, apresento todos os doentes de minha família e em especial meu irmão Carlos Lima, doente do vício do álcool, minha sobrinha Rosane Lima, doente de depressão e meu sobrinho Matheus Lima, precisa de uma libertação do álcool e da vida desregrada em um relacionamento tóxico. Que Nossa Senhora de Lourdes, interceda sobre essas vidas! 🙏

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/2/23 04:06

    Bom dia Padre João Carlos apresento os doentes de minha família apresento também minha irmã em Cristo que está enternada no hospital de São José do Havai em Itaperuna estado dela e grave ela se chama Tânia peço a intersecção de Nossa Senhora de Lurdes
    Sou de Rio das Ostras Estado do Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo6/2/23 04:14

    Bom dia padre João Carlos sua benção para mim e minha família e que Deus abençoe sempre o senhor..e que sempre.trsga a palavra de Deus para todos nós amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  4. Anônimo6/2/23 04:50

    Bom dia Sr. Padre Carlos .Deus o abençoe hoje e sempre. Peço a minha cura , da minha mãe e demais familiares que necessitam da cura divina. Que Nossa Senhora de Lurdes interseda por todos todos os doentes. Amém

    ResponderExcluir
  5. Anônimo6/2/23 05:59

    Boom dia Pe João Carllos.peco saúde para o meu sobrinho Oscar e também para mim que fiquei viúva dia 15 De janeiro Esta muito difícil principalmente porque mão tenho filhos.Reze por mim.

    ResponderExcluir
  6. Anônimo6/2/23 06:26

    Bom dia Padre João Carlos, estou acompanhando as suas meditações da palavra, me sinto bem melhor, Padre não esqueça de rezar pelo meu filho Denner Brito da Silva, problema com droga, me ajude nas suas orações. AMÉM 💕 💕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/2/23 18:24

      Peço pela minha família, saúde e paz

      Excluir
    2. Anônimo7/2/23 12:46

      Boa tarde sr Pe,apresento a minha família que estou constituindo em matrimónio,e especialmente a mim que me encontro em recuperação para este ano seja totalmente diferente em relação aos outros.

      Excluir
  7. Anônimo6/2/23 06:26

    Bom dia, Padre! 🙏🏽
    Apresento a minha mãezinha Maria José da Silva Santos (Zezé). Peço como filha e mãe, que interceda junto a Jesus e Maria pela saúde e recuperação total dela, que eata em um leite de UTI e intubada. Que hoje, se for da vontade de Pai, que ela receba o milhão cura e liberta! AMÉM!🙏🏽

    ResponderExcluir
  8. Anônimo6/2/23 06:48

    Padre reze pela cura de meu pai Reginaldo e pela cura de meu filho João e pela cura de todas da minha família 👪

    ResponderExcluir
  9. Anônimo6/2/23 06:58

    Bom dia Padre!
    Quero agradecer a minha cura de câncer e apresentar meus irmãos, José Roberto que é depressivo, Antonio Roberto por sua plena saúde, que Nossa Senhora de Lourdes envolva-as em seu Manto Sagrado e também pela saúde de minhas irmãs , Alice que terá que fazer uma cirurgia da tireoide, pela Cátia é sua família e Elisângela e família.
    Amém!

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/2/23 07:02

    Bom dia Padre, minha bênção!
    Peço oração pela vida de minha filha Jéssyka que tenha sempre força para enfrentar seu trabalho e aumente sua fé em Cristo Jesus!
    Nossa Senhora de Lourdes coloque suas mãos poderosas sobre ela.
    Amém!

    ResponderExcluir
  11. Anônimo6/2/23 07:06

    Bom dia Padre João Carlos sua benção
    Peço oração pela minha mãe que tem 83 anos e está infernal padre está precisando muito de oração
    Que nossa Senhora de Lourdes a cubra com o seu manto sagrado lhe Danda a cura dessas infermidades amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  12. Anônimo6/2/23 07:14

    Bom dia Padre João Carlos sua benção! Peço a cura é libertação dos vício das trocas que também é uma doença para meus filhos Peço a inteceçao de nossa senhora de Loudes amém Deus abençoe Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  13. Anônimo6/2/23 07:22

    No Evangelho vemos que na fé do povo só com o toque nas vestes de Jesus eram curados, precisamos nos revestir com este amor dele, para merecer mos a cura de todos os males. Amém...

    ResponderExcluir
  14. Glória a Vós Senhor!
    Como é lindo ver a sede de cura que aquele povo tinha, carregavam os doentes acamados, cadeirantes, todos da forma que estivessem, para onde fosse que Jesus estivesse passando e não encontravam nenhuma dificuldade.
    Hoje temos tantas igrejas, tantos horários, tantas facilidades, pessoas se dedicando a DEUS e poucos procuram o Caminho, a Verdade e a Vida, isto é poucos se preocupam com a salvação, por isso devemos ser canal de graça para os irmãos levando a Palavra da Salvação, evangelizar a todos que tivermos chances, mostrando que não adianta procurar refúgio, consolo, abrigo em nada deste mundo, porque a salvação está em aceitar Jesus Cristo e a felicidade é O seguir, servir e caminhar sempre na esperança com DEUS e além do mais todas as perguntas e respostas da vida encontraremos na Santa Bíblia, no Livro da vida,.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/2/23 07:42

      vamos rezar muito nao e so para minha familia o mundo esta doente esta praticamente na UTI sao doencas que nos afligem e as pessoas nao procurama Jesua temos sim mostrar o caminho e a unica salvacao tantas igrejas fico assustado wuando vou ha uma missa nao tem jovens temos que enangelizar levar o unico cami ho a verdade e a vida crista.

      Excluir
    2. Anônimo6/2/23 13:58

      Rezemos por todas família especial a minha que todos nós estamos doente,a minha filha que está com as ancas inflamadas dando muita dor.....🙏🙏🙏🙏🙏

      Excluir
  15. Anônimo6/2/23 07:47

    O Senhor seja louvado!
    Vamos rezar para o mundo que Está doente.
    Eu peço oração para minha família especialmente para minha filha Pamela!

    ResponderExcluir
  16. Anônimo6/2/23 07:53

    Peço ao senhor, padre João Carlos, para que reze pelo restabelecimento da saúde e da paz à todos os meus familiares. Em especial, aos meus pais que estão velhinhos, meu irmão esquizofrênico einha sobrinha que está passando por uma gravidez muito difícil. Peco que reze pela minha irmã e meu cunhado, que encontrem a paz e tenham saúde, muita paz e sabedoria, a fim de que os problemas da família não interferiram em seu casamento. E, finalmente Peço pela saúde do meu esposo, que venha a ser curado do problema da próstata e abandone de vez o cigarro, que ele consiga trabalhar, encontre portas abertas para vendas e que Deus abençoe o nosso lar, com paz e prosperidade, novamente. Já que fiquei desempregada a 08 anos e, apesar de formada, sou muito inteligente, mas nunca mais consegui obter uma nova renda. Amém e obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Anônimo6/2/23 08:15

    Pela saúde dami minha mãe e de meu pai sogro sogra minha saúde dos meus filhos também pela saúde do meu esposo de todos familiares e aqueles que vivem acamadosque Jesus na sua infinita bondade de a cura amém 🙌🏻

    ResponderExcluir
  18. Anônimo6/2/23 08:30

    Glória a vós senhor bom dia padre João Carlos gratidão por tudo apresento a minha família especialmente o Antônio kelve Rodrigo pelos visus gratidão por tudo minha benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  19. Anônimo6/2/23 08:30

    Bom dia padre , Deus o abençoe, hoje peço pelo meu irmão Francisco Antônio Aragão Carlos (Neném)que ele fique curado , basta uma palavra sua senhor e ele ficará curado, amém, eu creio ,eu confio , eu tenho fé obrigada senhor por tudo

    ResponderExcluir
  20. Anônimo6/2/23 08:36

    Patrícia Fagner Natália Maria do Socorro Maria Elenir Raimunda

    ResponderExcluir
  21. Anônimo6/2/23 08:39

    Bom dia Padre, peço saúde pra minha família e pro mundo inteiro !!!

    ResponderExcluir
  22. Justina 6/02/20238:53 olá padre João que Deus conceda a cura para todos os que se emcontra emfermos.

    ResponderExcluir
  23. Anônimo6/2/23 09:00

    Apresento meu marido Pedro Damião dourado costa, Sthefany Antônia dos Santos Dourado,elinete Moreira dos Santos, Flávio mártires Alves dos Santos, Antônio Carlos Costa,Maria Joana Dourado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo6/2/23 09:26

      Bom dia padre João Carlos paz e bem, peço orações pelo Paulo, wantuil, José, Juveci,pelo Alberto.

      Excluir
  24. Anônimo6/2/23 09:24

    Apresento meus filhos Jefferson com problemas no estomago e joao pedro com ansiedade Maisa com problema na coluna jerson com problema de garganta Marli com depressão izamar depressão Artur Percilia com câncer afranio vício de cigarro Daniele com depressão Douglas com problemas no coração e marilza com problemas no coração Sofia com depressão

    ResponderExcluir
  25. Anônimo6/2/23 10:19

    Bom dia Pe João Carlos apresento os doentes de minha familia para que possas rezar por eles,meu esposo que vive constantemente no vicio do alcoolismo e adulterio,meu sobrinho no vicio das drogas,meu filho e meu irmao que tem
    esquizofrenia,minha com diabetes,meu nome e silvani ferreira mendes

    ResponderExcluir
  26. Anônimo6/2/23 10:36

    Bom dia quero muito pedir oração por mim que estou muito anciosa e com pânico e precisando muito de boas ações, gratidão a Deus por tudo 🙏

    ResponderExcluir
  27. Bom dia a todos e gratidão Padre João Carlos, por nos mandar a meditação todos os dias. Que Deus, em sua infinita bondade possa curar a todos os doentes. Peço pelos da minha família e por todos. Sua benção padre, amém

    ResponderExcluir
  28. Eduardo fragoso Magé6/2/23 11:25

    Bom dia! Peço a oração pois preciso de cura e liberação na vida financeira, e principalmente em tirar a mentira da minha vida. Ser um homem novo estou destruindo.a minha família e quero renúnciar a tudo que não vem de Deus.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo6/2/23 14:14

    Boa tarde padre João Carlos eu peço oração pela saúde de Ana crecilda Lopes dos Santos. E Wellington Oliveira dos Santos

    ResponderExcluir
  30. Anônimo6/2/23 14:16

    Olá padre eu coloco toda a minha família nas mãos do senhor Jesus. Ele é a cura de todos.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo6/2/23 15:12

    Olá padre a sua benção coloco nas minhas intenções Maria Rosa Silvana Maria Aparecida Osmar Darcy Nelson Elza Elizabete 🙏❤️

    ResponderExcluir
  32. Anônimo6/2/23 16:49

    Padre a sua bênção ajuda a todos da minha familia

    ResponderExcluir
  33. Anônimo6/2/23 17:42

    Peço orações pela saúde do meu neto Théo Henrique de 3 anos,tem problemas respiratórios, que Nossa Senhora de Lourdes interceda pela saúde nele ,junto à seu filho Jesus ! Amém 🙏🏽

    ResponderExcluir
  34. Ó Deus Pai, eu LHE agradeço por toda criação. No entanto, me ajude seguir o caminho do Espírito Santo, do discipulado, da fé e da cura. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  35. Anônimo6/2/23 18:44

    Boa noite padre João paz bem Deus.abençoes todos nos padre quero pedir oraçoes mem Mairia Eluiza e Nicolas. Estamos passando provaçoes. Paz e bem

    ResponderExcluir
  36. Anônimo7/2/23 04:13

    Bom dia Sr Padre João Carlos peço e entrego todos os doentes da minha família e do mundo inteiro especial da minha irmã Joana combizi, eu próprio Maria da Conceição Yeze, hipertensão arterial sistêmica o e dilatação do coração, minhas filhas Ana Maria Yeze, Fátima Cundje, meu irmão vício d álcool e drogas, irmãs da igreja, Laurinda Domingas, e tantos outros que tbm precisam de cura e libertação, das mortes súbitas e repentina constante na minha família, desunião, separação e decisão na, família,etc, etc q Deus nos acompanha,nos une num mesmo coração, sua benção prosperidade n família e união na minha paróquia, santa Catarina de sena, tudo com Jesus e Maria no comando 🙏 das nossas vidas, Amém. Sou de Angola/cabinda, rezemos por todos do mundo inteiro q passam necessidade, meus netos e subrinhos mergulhados na burla, delinquentes, vida desregrada e desagradável, etc etc, Amém 🙏 Amém

    ResponderExcluir
  37. Anônimo7/2/23 04:29

    , peço em particular, á Deus todo poderoso por tantos e tantos problemas na minha família especial minha vida atormentada pelos inimigos d fé 🙏 e família q o Sr aumenta minha fé,vibra de amor e paciência,q Deus caminha na barca das nossas vidas,q o Sr nosso senhor dê coragem e força aos micionários ,padres, bispos ao serviço das paróquias e comunidade , ganhar sempre o sopro de suas vidas Amém, tudo em Jesus e Maria.

    ResponderExcluir
  38. Anônimo7/2/23 06:53

    Peço oração pela vozinha dona Giovanice Maria da Silva 🥺🙌🏻 agradeço a todos e principalmente ao nosso Pai eterno que está no céu 🙌🏻

    ResponderExcluir
  39. Anônimo7/2/23 06:54

    Peço a Deus que cuide de todos os enfermos 🙌🏻

    ResponderExcluir
  40. Anônimo7/2/23 07:13

    Bom dia padre João carlos rese pela minha querida família em especial pelo Eduardo e Rodrigo pela conidade Em geral

    ResponderExcluir
  41. Eu coloco minha tia Benedita Goncalina de Moraes q precisa de uma cirurgia no coração está internada a espera. Que Deus abençoe para que a chame pra a realização da cirurgia. Peço por Mara Marques de oliveira

    ResponderExcluir
  42. PADRE A SENHORA QUE ME ENVIAVA SUAS MEDITAÇÕES...POR MOTIVO DE SAÚDE NÃO TEM MANDO COM REGULARIDADE SUAS MEDITAÇÕES. TENHO RECORRIDO AO GOOGLE NEM SEMPRE ENCONTRO. O QUE FAÇO?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS