PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O que aconteceu naquela festa de casamento

O que aconteceu naquela festa de casamento



07 de janeiro de 2023

Sábado no Tempo do Natal antes da Epifania

EVANGELHO


Jo 2,1-11

Naquele tempo, 1houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. 2Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. 3Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. 4Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”.
5Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”.
6Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros.
7Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. 8Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram.
9O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água.
10O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!”
11Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.

MEDITAÇÃO


Mas tu guardaste o vinho melhor até agora! (Jo 2, 10)

Celebrando a Missa, outro dia, confesso que me emocionei ao pronunciar as palavras da consagração do vinho: “Este é o cálice do meu sangue, sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos para remissão dos pecados”. Eu tinha feito a homilia, explicando que nas bodas de Caná se mostra o que Jesus veio fazer: a restauração da aliança. E na consagração, me ocorreu que Jesus continua, em nossa história, fazendo a nova aliança no seu sangue.

A aliança é uma imagem para representar o relacionamento entre Deus e o seu povo. O povo de Deus conhecia as alianças que se faziam entre povos e nações. Mas, entre Deus e Israel, a aliança era de mútua pertença, como num casamento. “Eu sou o seu Deus. Vocês são o meu povo”. Vários profetas falaram do relacionamento amoroso entre Israel e seu Deus, como de um casamento. Isaías, por exemplo, escreveu: “como a noiva é a alegria do noivo, assim também tu és a alegria de teu Deus” (Is 62, 5). Neste modo de falar, Deus é o noivo, o esposo. A comunidade de Israel é a noiva, a esposa.

A grande tarefa dos profetas sempre foi combater a infidelidade do povo ao seu Deus. Deus foi sempre fiel. A comunidade de Israel, nem sempre. Aguardava-se o Messias para exatamente refazer a aliança, para conduzir o povo à fidelidade ao seu Deus.

São João, quase no início do seu evangelho, conta o que aconteceu na festa de casamento que houve em Caná da Galileia. A festa do casamento estava ameaçada por um problema. Maria, Jesus e os discípulos estavam presentes. Maria deu-se conta do que estava acontecendo e pediu ajuda a Jesus: “Eles não têm mais vinho”. Jesus lhe disse que sua hora ainda não tinha chegado. Mas, ela orientou os serventes a fazerem o que ele mandasse. E ele mandou encher de água as seis talhas de pedra. Quando retiraram a água para levar para o responsável, era vinho da melhor qualidade.

E qual era o problema daquele casamento em Caná? Maria disse: “Eles não têm mais vinho”. Vinho é sinal de amor e alegria. Que problema tinha a aliança de Israel com Deus? Israel estava vivendo em grande infidelidade à aliança com o Senhor. Estava faltando amor e alegria. Estava faltando vinho.

E por que Jesus disse que não tinha chegado sua hora? A hora de Jesus é a sua paixão, a sua cruz, a sua morte redentora. Na noite de sua paixão, ainda na ceia, Jesus rezou: “Chegou a hora. Glorifica, Pai, o teu filho, para que o teu filho te glorifique”. A hora de Jesus era a sua morte, quando realizaria plenamente a sua missão.


Guardando a mensagem

Nas bodas de Caná, já aparece a obra redentora de Jesus. Sua obra é nos reconciliar com Deus. É restaurar a aliança, aliança rompida pela infidelidade, pelo pecado. Pela intercessão de sua mãe, ele antecipa a sua hora. A hora de Jesus é a morte na cruz. É por sua morte redentora e por sua ressurreição que ele nos reconcilia com Deus, que ele restaura a aliança, o casamento ameaçado de fracasso por nosso pecado, por nossa infidelidade. Celebrando a Santa Missa, renovamos o sacrifício de Jesus em sua cruz, a sua entrega em favor dos pecadores. É o sacrifício da nova aliança. Jesus, no seu sangue, isto é, na sua morte redentora, nos reconcilia com Deus, restaura a aliança, fazendo-a nova e eterna.

Mas tu guardaste o vinho melhor até agora! (Jo 2, 10)


Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Na festa de casamento em Caná, podemos imaginar quem estava se casando. O responsável pela festa chamou o noivo e elogiou o excelente vinho que ele reservou para o final. O noivo, nos ocorre, és tu mesmo, Senhor. Foste tu que, com a salvação alcançada em tua morte redentora, nos deste o vinho do amor fiel e verdadeiro e da plena alegria. E a noiva não aparece na história. Mas, claro, é a comunidade-Igreja, somos nós, a comunidade da nova aliança. Nós te agradecemos, Senhor, porque agora o contrato da aliança não está mais escrito em tábuas de pedra, como na primeira aliança. Por isso, as seis talhas eram de pedra. Agora, o contrato da aliança, a lei, está escrito em nossos corações, pelo derramamento do teu Espírito, representado na água. A Missa é o sacramento da nova aliança. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Será muito proveitoso que você leia, em sua Bíblia, o evangelho de hoje: João 2,1-11.

No texto da Meditação de hoje, tem fotos que ilustram esta bela cena das bodas de Caná. Que tal conferir? É só clicar no link que estou lhe enviando.

Comunicando

Segunda-feira, começa a Semana de Aniversário do nosso Programa Tempo de Paz, apresentado em rede em mais de uma centena de emissoras de rádio. Teremos sorteios durante toda a semana. Para você, ouvinte, participar do sorteio, ponha o seu nome no formulário que está acompanhando a Meditação. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

47 comentários:

  1. Anônimo6/1/23 22:07

    Esse evangélico nos traz a aliança com Deus para termos mas fé na palavra com Deus e nos abençoe cada vez mais sua benção padre João sou pato branco Paraná sou Angelina

    ResponderExcluir
  2. Anônimo6/1/23 22:33

    Bom dia Padre João minha Bênção meu nome é Maria das Graças Bezerra dos Santos cidade Jaboatão dos Guararapes Pe Esse Evagelio sobre o casamento e o primeiro Milagre dde Jesus com intercessão de Maria sua mãe a aliança é a União de Deus com a Igrja que jesus derramou seu sangue para nos salvar do pecado é a Morte e Ressurreição de Cristo e pra unir nos na Eucaristia e o vinho que representa o Sangue derramado na cruz da morte de jesus o amor dele por nós Amem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/1/23 20:22

      Muito esse evangelho do Milagre das Bodas de Caná. Onde Jesus faz seu primeiro milagre..

      Excluir
    2. Anônimo7/1/23 20:23

      Amém . Rosimere

      Excluir
  3. Anônimo7/1/23 06:36

    Gloria 🙌

    ResponderExcluir
  4. Anônimo7/1/23 06:39

    Que não falte vinho em minha família

    ResponderExcluir
  5. Bem aventurado é o povo ao qual isso acontece, Bem aventurado é o povo cujo Deus é o Senhor!

    ResponderExcluir
  6. Anônimo7/1/23 07:07

    Bom dia Padre João, muito obrigado pelas palavras e Bênção 🙏

    ResponderExcluir
  7. Anônimo7/1/23 07:29

    Amem Deus srja louvado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/1/23 13:53

      Glória a Deus!

      Excluir
    2. Anônimo7/1/23 14:49

      Gratidão por todo o bem. Que o Senhor lhe proteja 🎄Eterna gratidão por todo o bem que vem realizando em sua vida.

      Excluir
    3. Anônimo7/1/23 18:28

      É de louvar o Pe João pela sua paciência de nos alimentar sempre de bom

      Excluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, que jamais falte vinho e união em nossa família, que não falta saúde e orientação para mim, obrigada pelas meditações, mim sinto completa. Que Deus abençoe sempre o senhor. Abraço. Amém 🙏🙏🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Anônimo7/1/23 07:42

    Bom dia padre João Carlos sua benção meu nome e ornillda de Recife Pernambuco quero li.agradese por manda todos os dias a meditação.da palavras de Deus.e muito bom.atis.de se levantar lê a palavra de Deus amém 🤚🙏 tenha um lindo dia.muita saúde e paz pra o senhor e sua família também mandei oração pra mim e minha família obrigado padre João Carlos e até amanhã se Deus quiser 🙏

    ResponderExcluir
  10. Anônimo7/1/23 07:45

    Bom dia Pe . João Carlos sua benção , paz e bem a senhor e a toda equipe da AMA , e uma alegria estar junto participando diariamente do programa..

    ResponderExcluir
  11. Anônimo7/1/23 07:49

    Bom dia padre , Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  12. Anônimo7/1/23 08:18

    Meu nome e rosa vita só de vitória espirito santo quero a omiliha diária e patisipa do sorteio

    ResponderExcluir
  13. Bom dia ! Padre João Carlos. OBRIG PELAS MEDITACOES DESEJO PAZ E SAUDE A TODOS DE SUA FAMILIA E PARA MINHA TB.

    ResponderExcluir
  14. Anônimo7/1/23 10:10

    Amém padre que Deus continue abençoar vc 🙏

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/1/23 10:42

    Bom dia Pe. João Carlos, suas bênçãos e obrigado pelas palavras recebidas e cantadas e estaremos em Oração para o Amor na Fé nas Famílias e no Brasil e que Jesus nos ilumine Sempre com seu Amor Misericordioso é Infinito. 🙏

    ResponderExcluir
  16. Anônimo7/1/23 11:02

    Amém a Todos Nóis e Nossas Famílias Pe João Carlos Que Bênção Escutar e Lêr o Evangelho e Ter Sua Omilia Compartilho Com Famílias e Amigos Essa Maravilhosa Experiência de Deus,Muito Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo7/1/23 11:03

      Me Chamo Adriano de Fortaleza/Ceara!

      Excluir
  17. Glória a Vós Senhor!
    Este foi o primeiro dos milagres de Jesus, e aconteceu na comemoração de um "casamento", não foi à toa que Jesus nos deu este exemplo de confiança e fé junto da tua Mãe Maria e na presença de seus discípulos. Com certeza, foi para que eles e todos nós hoje também possamos acreditar fielmente na entrega e no Poder de transformação de DEUS, ou seja quando parecer ter acabado o vinho, seja no que for nas nossas vidas, nos nossos Matrimônios, nossos trabalhos, nossas pastorais, nossos ministérios, em fim, devemos acreditar que ainda sempre existirá a água para Jesus transformar, como Ele nos deixou a maior prova de Amor com Sua infinita Misericórdia, derramando seu Preciosissimo Sangue Redentor imolado na Cruz, assim quando o soldado coloca a lança no seu lado direito, também derramou e continua derramando todos os dias nas Santas missas toda água do seu Corpo Santo, pois água é vida, só precisamos confiar em DEUS como Nossa Senhora, como todos os Santos e todos eleitos fizeram, na certeza que Ele tudo pode renovar, restaurar, completar, concretizar, por Ele tudo é possível realizar na vida daqueles que crerem não apavoram e perseveram na fé, basta acreditar, esperar e confiar, pois Jesus sempre guarda o melhor para nos entregar no momento certo,.

    ResponderExcluir
  18. Anônimo7/1/23 11:58

    BOM DIA>
    AMEM

    ResponderExcluir
  19. Anônimo7/1/23 13:57

    Meu nome e Maria José Duarte só de mossoro Rio Grande do Norte

    ResponderExcluir
  20. Anônimo7/1/23 14:03

    Anonimo 7/1/2023 1:49 Boa tarde padre João carlos e verdade padre o primeiro milagr Jesus foi em caná da Galileia essas palavras para mim me fortalce!

    ResponderExcluir
  21. Que Deus abençoe grandemente nosso final de semana

    ResponderExcluir
  22. Anônimo7/1/23 14:31

    Boa tarde
    Meu nome é LUCIMAR CAMPELO BATISTA sou de São Miguel do Tapuio PIAUÍ

    ResponderExcluir
  23. Anônimo7/1/23 14:34

    Rua D.Rosaura 765
    CEP 6433000

    ResponderExcluir
  24. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço por todos os milagres que foram feitos na vida do VOSSO povo. Todavia, me ajude seguir o caminho do discipulado, do serviço, da confiança, da intercessão, da fé, da purificação, da obediência, da inteligência, da oração e da vida eterna. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude fugir do pecado, da idolatria e da iniquidade. Me ajude glorificá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  25. Anônimo7/1/23 18:50

    Que Deus nos ajude todos os dias

    ResponderExcluir
  26. Anônimo7/1/23 18:51

    🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  27. Anônimo7/1/23 18:52

    Obrigada padre por me ajudares nas tuas orações

    ResponderExcluir
  28. Anônimo7/1/23 18:56

    Deus protege sempre o Pe João e que cumpre sempre a sua missão de evangelho. Irmâo Fernando

    ResponderExcluir
  29. Anônimo7/1/23 20:19

    DEUS nos abençoe sempre J. Santos

    ResponderExcluir
  30. Maria Marlene de Oliveira
    Deus proteja e abençoe.

    ResponderExcluir
  31. Anônimo8/1/23 02:48

    Gratidão por esta aliança.
    Deus abençoe Padre.

    ResponderExcluir
  32. Anônimo8/1/23 07:38

    Bom dia, meu nome é Paulo mariano, oque posso dizer é muito obrigado pelo seu filho senhor! Amém 🌹❤️❤️

    ResponderExcluir
  33. Anônimo8/1/23 07:40

    Jesus é a força maior em minha vida. Obrigado pela palavra. Me chamo Maria José lima Leal de Inhuma Piauí Zona rural

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Deus está cumprindo suas promessas.

   18 de maio de 2024    Sábado da 7ª Semana da Páscoa          Evangelho.     Jo 21,20-25 Naquele tempo, 20Pedro virou-se e viu atrás de si...

POSTAGENS MAIS VISTAS