PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Ó Maria, concebida sem pecado!

Ó Maria, concebida sem pecado!

 




08 de dezembro de 2022

Solenidade da Imaculada Conceição
de Nossa Senhora 

EVANGELHO


Lc 1,26-38

Naquele tempo, 26no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. 34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”.
38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

MEDITAÇÃO


Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Olha que cena bonita: uma mulher e um anjo. Um anjo de Deus vem falar com Maria. “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Foi a saudação do anjo Gabriel. Ele a chamou de ‘cheia de graça’, cheia da graça de Deus, habitada completamente pela graça do Altíssimo. Não tinha lugar para o pecado nela. Estava cheia da graça de Deus. Esta passagem, de maneira especial, deu razão à percepção que tinham os cristãos desde o primeiro século do cristianismo de que Maria era uma criatura muito especial, de que Deus a tinha cumulado de bênçãos de maneira absolutamente inédita. O anjo de Deus disse que Deus estava com ela, estava ao lado dela, queria-lhe todo bem. Ele disse “O Senhor está contigo”. Ela, coitada, ficou toda confusa e preocupada, sem entender o que estava acontecendo.

Bom, congela essa imagem do anjo bom falando com Maria. E vamos evocar outra cena. Nessa segunda cena, também tem uma mulher e um anjo. Um anjo mal veio falar com a Eva. “É verdade que Deus proibiu vocês de comer os frutos das árvores do pomar?”. ‘Não’, Eva lhe disse. ‘Ele só não quer que a gente toque naquela árvore está no meio do jardim. É um fruto venenoso, mata a gente”. Você está entranhando... e não era a serpente? Tudo bem, e quem era a serpente? Claro, o anjo mal, o demônio. Podemos prosseguir? Ele, o anjo mal, a serpente, disse a Eva: “Hum hum... vou dizer uma coisa a você. Deus sabe que se vocês comerem aquela fruta, vocês vão conhecer o bem e o mal. Vocês serão deuses, como ele”. E a mulher já começou a ver aquela fruta de outra forma... que fruta bonita e vai nos dar entendimento! Foi lá e comeu. E deu também a Adão, que também participou do mesmo sentimento de desconfiança sobre o Criador. O que vemos nessa cena? Vemos que a humanidade afastou-se de Deus. O pecado entrou no mundo. A mulher, representando a humanidade, disse ‘não’ a Deus.

Congela aí essa imagem de Eva e do anjo mal. Voltemos à cena do anjo bom falando com Maria. Ele está lhe dizendo que ela encontrou graça diante de Deus. Que ela não tenha medo. Que vai ficar grávida e ter um filho. Ele será o filho de Deus, a quem será dado o trono de Davi. Será o rei. Essa é a vontade de Deus que o anjo está comunicando a Maria. Ela fica preocupada. Nem é casada ainda, como pode ser isso? O anjo bom explica que o Espírito vai gerar no seu ventre o filho de Deus. Mesmo sem compreender tudo, Maria confirma que quer realizar a vontade de Deus, que tudo aconteça como ele mandou dizer. Maria diz “sim” a Deus. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim, segundo a tua palavra”. O que vemos nessa cena? A mulher, representando a humanidade, disse ‘sim’ a Deus.

Congela aí a cena de Maria. Vamos voltar para o livro do Gênesis, capítulo 3. O Senhor Deus está frente a frente com Adão e Eva. Eles romperam a confiança e a amizade que tinham com Deus. O seu pecado os distanciou dele. Aquele ‘não’ destruiu aquela aproximação que havia com o Criador, desequilibrou tudo e trouxe muito sofrimento. O homem pôs a culpa na mulher. A mulher pôs a culpa na serpente. E Deus fez um anúncio para o futuro: “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a descendência dela. Esta te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar”. O que vemos nessa cena? A promessa de Deus que um dia a humanidade venceria a serpente.

Nessa promessa de Deus, bem no começo da história, está a promessa da vinda do Salvador. Ele é a descendência da mulher que esmaga a cabeça da serpente, que vence o maligno, que tira o pecado do mundo. Jesus é o salvador. Na vitória de Cristo, a humanidade também venceu o pecado, esmagou a cabeça da serpente. A humanidade redimida venceu o maligno, embora este ainda continue tentando morder-lhe o calcanhar.


Guardando a mensagem

Maria é a nova Eva. Eva representa a humanidade decaída pelo pecado. Maria representa a humanidade redimida do pecado. Eva disse ‘não’ a Deus. Maria disse ‘sim’ a Deus. No batismo, pelos merecimentos de Cristo, fomos lavados dos nossos pecados. Os merecimentos de Cristo, a redenção que ele nos alcançou na sua paixão, também foram aplicados à Maria. E foram aplicados antes que ela nascesse. Assim, ela já veio sem o pecado, já veio imaculada. Nessa condição, de cheia de graça, de não ter o pecado original nem nenhum pecado, é que ela foi a mãe do Redentor. Quem pisa a cabeça da serpente? A humanidade redimida por Cristo, da qual Maria é a primeira representante.

Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1, 28)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
A Igreja repete, com muito amor, a saudação do anjo bom à tua santa mãe, acrescenta o louvor que lhe fez Izabel, arrematando a prece com o reconhecimento de sua maternidade divina. Vamos fazer isso agora também.

Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco. Bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém.

Ó Maria, concebida sem pecado,
Rogai por nós que recorremos a vós!

Vivendo a palavra

Seria muito bom se você pudesse rezar o Terço Mariano, hoje. Seria uma bela homenagem à Imaculada Conceição de Maria.
Querendo rezar conosco, de segunda a sábado, rezamos o Terço Mariano, às 18 horas, pelo rádio. E você pode nos acompanhar pela Rádio Amanhecer. É só baixar o aplicativo no seu celular.

Comunicando

Nesta quinta-feira, ainda mais sendo o dia da Imaculada Conceição, estaremos juntos na Santa Missa das 11 horas, transmitida pelo Youtube: youtube.com/padrejoaocarlos. Para colocar sua intenção, use o formulário que está seguindo junto com a Meditação.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

46 comentários:

  1. Que Maria nossa mãe, esmaga a cabeça da serpente e destrua todo projeto maligno traçado contra a minha família (minha esposa, meu filho e meus pais). Nossa Senhora da Conceição; Rogai por nós.

    ResponderExcluir
  2. Bendita sejas Maria nossa mãe interceda por nós pecadores junto a Jesus 🙏🏼

    ResponderExcluir
  3. Agradeço pelo dia dia de hoje. Maria Imaculada interseda pela minha família. Agradeço todas as bênçãos recebidas. Peço o perdão de todos os pecados do meus antepassados e do meu marido. Interseda Mãe pelo meu filho Adilson que vai ter uma intervista de emprego hoje. Amém

    ResponderExcluir
  4. Obrigado padre. João Carlos. Que maria interceda por todos nós pela minha família! Maria mãe de Deus rogai por nós

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha poder ter uma Mãe que disse seu SIM para trazer para todos nós o Salvador da humanidade. Bendito e louvado seja Deus que permitiu tudo isso, para o nosso bem. Pe Anchieta do distrito de Conceição do Ibipoca MG.

    ResponderExcluir
  6. Neste dia celebrando a Solenidade da Imaculada Conceição que Maria nossa mãe interceda por todas as famílias para que o amor continue reinando no seu seio e seja concedida a paz no mundo inteiro 🙏

    ResponderExcluir
  7. Amem glória!! Maria mãe de Deus 🙏🏽🙏🏿🙏🙏🏽🙏🏿🙏

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre.joa Carlos sua benção hoje e a festa de minha mãe nossa senhora da.cosseiçáo que abençoe todos nós.que ela a Jude meu filho Pará de bebê e de fumar.que venha a Judá. realiza meu sonha.mmimdando minha saúde e Ada minha família.muita paz de espírito muitas luz
    na minha casa e na casa da minha filha.ontem foi o aniversário..dela que assenhora.a.bençoi ela e a família dela amém que pise na cabeça da serpente hoje vou prá festa linda da minha mãe perdi por mim e minha família uma salvar de Paula.nossa senhora da conceição

    ResponderExcluir
  9. Viva nossa querida mãezinha

    ResponderExcluir
  10. Neste dia daImaculada Conceição, peço a ela para interceder por mim pedir pela minha saúde e de todos da minha família.Que hj vou mostrar um exame que , não seja caso cirúrgico.Assim eu te peço o Mãe Imaculada Maria Mãe de Deus rogai por todos nós.

    ResponderExcluir
  11. Há quem acredite que os mortos de nada sabem e que não participam de mais nada do que acontece sob o sol. Logo, Maria também nada pode fazer nem por si e nem por nenhum de nós!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Mãe de Jesus está viva e é nossa intercessora junto a Ele. Eu creio.

      Excluir
  12. Neste dia da Imaculada Conceição da Cheia de Graça daquela que foi o primeiro Sacrario de Jesus, que ela rogue a seu amado filho por mim, por minha familia por minha comunidade e por tada a nação. Rogai pir nós Maria Imaculada que recorremos a vós

    ResponderExcluir
  13. Bom dia bom dia hoje quero colocar toda minha família em oração família Soares especialmente meus irmãos que bebe

    ResponderExcluir
  14. Mais uma vez obrigado padre João Carlos por honrar a Deus todos os dias e nos ajudar om suas palavras de sabedora. Que Deus continue lhe abençoando.

    ResponderExcluir
  15. Que nossa senhora proteja nossos jovens que estão sofrendo por causa dos seus estudos que foi lhes tirado o direito de terminar seu doutorado. Que o governo veja como ajudar estes estudantes. Olha por eles o virgem Maria.

    ResponderExcluir
  16. Protegei nosso Brasil o mãe amada.

    ResponderExcluir
  17. Gostaria de pedir pelo nosso país, que continue livre, e que seja livre de todo mal e dos maus. Que Maria e seu filho amado tenham misericórdia de nós e do mundo inteiro. Amém!

    ResponderExcluir
  18. Amém bom dia padre sua benção 🙌 NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO ROGAI POR TODOS NÓS 🙏🏼

    ResponderExcluir
  19. Mãe Maria Santissima, interceda a Deus por nós. Nos guie e nos ajude a confiar e se entregar pra Deus como você se entregou.
    Confio em vós!

    ResponderExcluir
  20. Não recebi o formulário para colocar a intenção da missa, estou enviando por aqui
    Ação de graças pelos 53 anos de Eduardo Queiroga

    ResponderExcluir
  21. Estou com um problema muito difícil de resolver, Maria sabe e peço aqui que ela me ajude nesse problema. Amen

    ResponderExcluir
  22. Salve Maria ❤🌹
    Bom dia Padre 😇 hoje é um dia muito especial, onde veneramos Nossa Senhora da Conceição, nós Legionárias rezamos o Ofício🙏

    ResponderExcluir
  23. Deus que mi perdoe sou católica mais não tenho muita paciência de ler oração hoje Maria imaculada Conceição mi deu forças quase desisti fui até o final ações de graças porque eu consegui rezar 🙏 e por meus filhos giuliana Gonzaga Gomes, giuciane Gonzaga Gomes e kelven Alerrandro Gonzaga Gomes e meus netos José Antônio Gonzaga Souza e Thaeme Sophia Gonzaga Gomes

    ResponderExcluir
  24. ALCILENE PRAIA DOS SANTOS Bom dia! Viva a Nossa Senhora da Conceição.

    ResponderExcluir
  25. Padre sua benção. Pessoa oração para minha filha FABIA de Assis pela libertação dela de um marido esquizofrênico quê faz muito mal a ela e os filhos, em nome de nosso senhor Jesus Cristo amém 🙏 quê Deus lhe abençoe grandemente amém 🙏

    ResponderExcluir
  26. Gosto muito de ouvir o evangelho todo dia obrigado

    ResponderExcluir
  27. Nossa senhora Imaculada interceda a Deus por mim e minha família. Que a luz divina seja derramada sobre a vida de nossa filha Luana, e ela encontre a felicidade. 🙏

    ResponderExcluir
  28. Mãe neste teu dia te peço que interceda junto ao pai pela saúde dos meus pais, proteção e paz para toda a minha família e iluminar os caminhos de Bruna e João.

    ResponderExcluir
  29. Padre sua bença .

    ResponderExcluir
  30. Que Maria mim ensine a dizer sim sempre a Deus e que eu consiga a enfrentar meus desafios

    ResponderExcluir
  31. Anônimo 08/12/22 09:8 oh virgem Imaculada Conceição pedimos a vossa interceção pela paz nas familias.

    ResponderExcluir
  32. Bom dia! Na paz ☮️ de Jesus e no amor de Maria !
    Que nossos pedidos de graças e de agradecimentos chegue ao Imaculado Coração de Jesus por intercessão da Virgem ♍️ Maria Santíssima. Deus, Salve o Brasil ! 🇧🇷

    ResponderExcluir
  33. Gratidão a Virgem Maria, por tantos benefícios recebidos. Ó Mãe Santíssima intercede por mim junto ao Pai pela contemplação da minha cota do consórcio de número 275 confiante no meu pedido te louvo e sou grato desde já

    ResponderExcluir
  34. Obrigada pela meditação diária, que Deus o abençoe sempre. Queria pedir pelo meu filho e nora q casam amanhã no civil para q sejam felizes e abençoados por Deus.

    ResponderExcluir
  35. Amém.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  36. Bom dia! O Maria Santíssima amém

    ResponderExcluir
  37. Nossa Senhora da Conceição rogai por nós 🙌🙏 abençoa minha vida e da minha família minha mãe... amém 🙏

    ResponderExcluir
  38. Nossa Senhora abençoe meu esposo e toda minha família 🙏🙏🙏 que me fortalece cada dia mais,me livre de todos ó mal😘

    ResponderExcluir
  39. Linda explanação sobre a Virgem Maria, nossa mãe é protetora. Que interceda por nós, por nosso povo, por nosso Brasil. Amém.

    ResponderExcluir
  40. Deus de Todo Poder, Soberano dos séculos, eu LHE agradeço pela Solenidade da Imaculada Conceição. Todavia, me ensine fugir do pecado e da desobediência. Me ensine vencer o medo e a perturbação. Me ensine bendizê-Lo, louvá-Lo e glorificá-Lo. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do serviço, do amor, da bênção, da pureza, da oração, da graça e da esperança. Me ensine viver em união com o meu SALVADOR. Me ensine ser santo e irrepreensível. Me ensine ser um bom filho. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine viver o Evangelho. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  41. Muito bom a meditação da palavra todos os dias que recebo agradeço por escutar a palavra de Deus na meditação para nós botear em prática Nossa convivência junto talvez de Maria e o evangelho todos os dias anunciado eu escuto todos os dias pela manhã agradeço muito obrigado

    ResponderExcluir
  42. Boa Noite pe. João Carlos
    Muito bom ouvir a meditação da palavra do Senhor todos os dias gratidão sempre e que Deus lhe abençoe sempre.

    ResponderExcluir
  43. Padre ajuda me

    ResponderExcluir
  44. Ela é a cheia de graças que foi escolhida por Deus pra ser sua Mãe e nossa tbm:Virgem Maria cheia de graça interceda a Deus por nós 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS