PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Não perca a hora da graça!

Não perca a hora da graça!



21 de outubro de 2022

Sexta-feira da 29ª Semana do Tempo Comum



EVANGELHO

Lc 12,54-59

Naquele tempo, 54Jesus dizia às multidões: “Quando vedes uma nuvem vinda do ocidente, logo dizeis que vem chuva. E assim acontece. 55Quando sentis soprar o vento do sul, logo dizeis que vai fazer calor. E assim acontece. 56Hipócritas! Vós sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu. Como é que não sabeis interpretar o tempo presente? 57Por que não julgais por vós mesmos o que é justo?
58Quando, pois, tu vais com o teu adversário apresentar-te diante do magistrado, procura resolver o caso com ele enquanto estais a caminho. Senão ele te levará ao juiz, o juiz te entregará ao guarda, e o guarda te jogará na cadeia. 59Eu te digo: daí tu não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.


MEDITAÇÃO


Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)

Jesus estava chamando a atenção para uma coisa muito simples: não perder a hora da graça. Aquela era a hora do Messias, a realização da grande promessa de Deus. A hora da graça tinha chegado e as pessoas não estavam percebendo. Reconheciam as mudanças de tempo, sabiam se ia chover, se o inverno seria bom... mas, não estavam reconhecendo os sinais que indicavam o novo tempo que Deus marcou para a humanidade, o tempo do enviado, o tempo da salvação.

Na atuação de Jesus, com boa vontade e com o olhar da fé, eles podiam perceber os sinais de Deus. Os gestos, as palavras, as ações de Jesus apontavam para uma coisa muito importante e definitiva. A acolhida amorosa dos pequenos e dos excluídos, a cura das doenças, a expulsão de demônios, tantos sinais... tudo isso apontava para uma grande realidade: o Reino de Deus tinha chegado. Em Jesus, Deus tinha se aproximado do seu povo para encontrar e salvar a ovelha perdida. Mas, muita gente não estava se dando conta do que estava acontecendo.

Nós estamos na mesma situação e, portanto, merecendo a mesma chamada de atenção. Tem gente informada de toda a programação cultural da capital e dos próximos lançamentos de séries no Netflix, em dia com o último capítulo da novela e por dentro da final do campeonato, mas está completamente por fora de todas as propostas de evangelização que a Igreja está fazendo. Não toma conhecimento da movimentação religiosa de sua Igreja. Nem se apercebe que esse é o tempo da graça, que essa é a hora de Deus em sua vida, em sua história. Não se dá conta que Jesus, o salvador, está entre nós, abrindo-nos o sentido da vida e nos conduzindo para a plenitude da paz.

Com o advento das redes sociais, onde qualquer um pode escrever qualquer coisa ou editar qualquer foto ou vídeo, muita gente vive em sobressaltos, pelas fake news. É uma nova cegueira. Deixam-se ofuscar pela mentira, pelo jogo ideológico e em vez de enxergar uma igreja missionária, movida pelo Espírito Santo, enchem-se de suspeita e passam a disseminar a divisão na própria Igreja.

No tempo de Jesus, muita gente preferiu ver nele um perigo, um falso profeta, um agente de satanás. Assim, fecharam os olhos para a manifestação de Deus, na pessoa do seu Filho encarnado, amigo dos pobres e dos pecadores. Na verdade, encontravam assim boas desculpas para se esquivarem do grande apelo de conversão, de mudança de vida, de fazerem-se próximos dos que estavam caídos à beira da estrada (como na história do bom samaritano).

É o que Jesus estava e está cobrando. Não deixemos a hora da graça passar, reconheçamos a hora de Deus em nossa história.


Guardando a mensagem

Os sinais de Deus e de sua passagem entre nós estão em nossa história pessoal, familiar, social. Seus sinais estão nos acontecimentos dos nossos dias. Há um grande apelo de Deus para nós, nos dias de hoje. Posso lembrar alguns. O apelo para cuidarmos com responsabilidade da Casa Comum, do planeta terra, ameaçado pelas mudanças climáticas. A encíclica do Papa Francisco é um grande apelo a toda pessoa de boa vontade. A hora é essa, enquanto há tempo. O fato de a Igreja ter se debruçado sobre o tema dos Jovens e a fé, em um Sínodo, é um sinal de Deus: é o momento de integrarmos os jovens no caminho de Jesus. A hora de abraçarmos essa causa, que é urgente e decisiva para o futuro da Igreja, é agora. A questão da Imigração é um grande sinal dos nossos tempos. Não se interessar por ela, não abraça-la é negar a evangelho de Jesus, sua atualidade e a sua força de transformação. O Sínodo da Amazônia foi outro sinal de Deus. E a Encíclica Fratelli Tutti: igualmente é uma grande convocação divina à fraternidade universal. E a pandemia, não terá sido um forte sinal para a humanidade? E o Sínodo sobe Caminhar Juntos, sobre Sinodalidade, que será celebrado em duas etapas 2023 e 2024? Muitos sinais, muitos apelos... não perca a hora da graça, não perca a hora de Deus! 

Como é que vocês não sabem interpretar o tempo presente? (Lc 12, 56)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tanta coisa significativa acontecendo em nossa história, tantos sinais de Deus em nossa vida... É só abrir os olhos pra ver: estamos no tempo da graça, no kairós de Deus. Ajuda-nos, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a compreender os sinais de tua presença redentora entre nós, fazendo novas todas as coisas. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, escreva algumas linhas sobre “A hora de Deus em minha vida”.

Comunicando

Amanhã, sábado, em São Paulo, participo da Missa de Ação de Graças pelo do aniversário de reabertura da Rádio 9 de julho, no Mosteiro da Luz, às 16 horas. 

 

No domingo, celebro a Santa Missa na Comunidade N. Sra. Aparecida, Jd Maria Sampaio, São Paulo (capital), Paróquia de São Sebastião, Diocese de Campo Limpo, às 8 da manhã.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. Muito obrigada padre João Carlos pela meditação. Que Deus abençoe o nosso dia 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Rica reflexão.Que Deus Pai Todo Poderoso nos guie sempre.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos quanta riqueza contém em seus ensinamentos, amo a maneira simples que o Senhor explica para nós a palavra do dia.forte abraço.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia Senhor Padre João Carlos .. Muito obrigada pela meditação. Valeu. Deus abençoe o seu dia.

    ResponderExcluir
  5. Que nos abençoe sempre amém

    ResponderExcluir
  6. Que Deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  7. Bom dia pé João Carlos pelo está linda homilia deus lhe proteja

    ResponderExcluir
  8. Muito obrigado padre João carlos 🙏🙏🏿🙌🙏🙏🏿🙌

    ResponderExcluir
  9. Bom dia obrigada pela palavra que Jesus te ilumine.

    ResponderExcluir
  10. Obrigado Padre João Carlos por esta profunda e inspiradora reflexão.Estava mesmo precisando.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia!Padre João Carlos sou de Fortaleza,novato na.comunidade ,me sentindo maravilhada em.acompanhar.linda meditação. QUE DEUS me dê sabedoria e Paz saúde Amém Abraços

    ResponderExcluir
  12. Obrigada! Achei muito sugestivas as figuras sobre o tempo. São mesmo um convite para ler!

    ResponderExcluir
  13. meu nome é ornilda soares de Recife PE obrigada padre João Carlos pela meditação que recebo todos os dias gosto muito de lê a palavra de Deus 🙌 amém 🙏 tenha um lindo dia muita paz e saúde prá o senhor e sua família também

    ResponderExcluir
  14. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção o evangelho de hoje é
    tudo oque estamos vivendo que a misericórdia de Deus nos alcance 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  15. Deus te abençoe sempre gratidão

    ResponderExcluir
  16. Glória a Vós Senhor:
    Sabemos que a lei dos homens muitas vez não é justa, mas a Lei Divina (criações de DEUS, natureza, os animais, os sinais, etc..) Seus desígnios sempre serão, pois DEUS é o justo Juiz!
    Não sejamos hipócritas, pois nosso DEUS nos concede o discernimento em saber o que é certo e o que é errado, assim devemos viver a virtude honestidade, mas quando por um motivo ou outro discordamos de algo com o nosso irmão, Jesus está nos orientando a dialogarmos e entrarmos num acordo amigável, reconciliando as partes e evitar levar a justiça humana, para mesmo quando errarmos, reconhecermos e pedirmos perdão, assim quando reconheçemos os sinais do tempo e entendemos o tempo da Graça, o Kairós, esquecendo da correria do mundo, conseguiremos viver na fé o hoje da Salvação, na esperança e no amor, felizes e fiéis ao nosso Senhor,.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João sua benção. Padre João eu queria pedir uma ao sr uma oração para minha família Proque tem um pessoa na família que é muito negativa e também tem uma inveja das irmã olha padre eu foi a o evento religiosa e no Geraldo e levei munha irmã so proque foi junto com a outra foi um a briga ai eu tiver que dizer a verdade proque que vc tem esta raiva de mim eu te ajudo e vc fica falando raiva nao quere este tipo de coisa na minha casa va enbora para que eu nao mim arrependa

    ResponderExcluir
  18. Bom dia padre João Carlos tudo que foi explicado so nos faz cada vez mais ter vontade de perseverar nos caminhos do senhor Jesus gloria deus

    ResponderExcluir
  19. A sua benção Padre. Que o Espírito Santo sempre nos guie para o caminho de santidade e da graça de Deus. Um abençoado dia.

    ResponderExcluir
  20. Amém, amém, amém ✝️📿🛐

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Padre João Carlos, Deus abençoe o senhor, com suas medição, nossa senhora rogai por nós pecadores.

    ResponderExcluir
  22. Padre bom dia sua bênção. recebo suas meditações diária através de uma irmã da minha comunidade gosto muito mais as vezes ela não me envia. como faço para receber todos os dias muito grata Deus o abençoe sempre. Meu zap 55 86994528280maria Francisca da silva do carmo

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!! Deus conceda ao Padre João Carlos muita saúde!!

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Padre João que bela homilia agradeço por este momento de aprendizado obrigado🙏🙏

    ResponderExcluir
  25. Bom dia PADRE JOÃO 🤝
    QUE DEUS o abençoe grandemente 🙏🙌

    ResponderExcluir
  26. Bonita reflexão Padre. Nessa perspectiva devo salientar a necessidade de levar para dentro das Igrejas, conventos e o clero o sentimento verdadeiro dessa passagem bíblica. Sentir ou entender os sinais do tempo presente é viver na prática os exemplos de Cristo e seus ensinamentos. A Igreja institucional tem como responsabilidade última ser o paradigma de boas ações e atitudes altruístas na vida da sociedade. Dizer o que deve ser feito é fácil, difícil é viver na íntegra esses ensinamentos. Devamos todos caminhamos a luz do evangelho.

    ResponderExcluir
  27. Boa tarde gratidão a Deus por mais um dia de vida e também peço oração por mim Lourdes de Aracaju pra que eu consiga alugar minhas casinhas sobrevivo dessas casas

    ResponderExcluir
  28. Deus Pai Todo Poderoso, eu LHE agradeço pela vida de Santa Úrsula. Todavia, me ensine viver a minha vocação. Me ensine seguir o caminho do Espírito Santo, do amor, da fé, da unidade, da paz, da humildade, da vigilância, da mansidão e da esperança. Me ensine suportar todas as pessoas com paciência. Me ensine viver o meu batismo. Me ensine permanecer em Jesus. Me ensine fugir do pecado e da hipocrisia. Me ensine interpretar os sinais do tempo. Me ensine ser justo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde! Eu sou José Carlos,de São Paulo capital, zona sul,recebo todos os dias suas medicações e compartilho em vários grupos.muito obrigado 🙏

    ResponderExcluir
  30. Linda sua palavra de hoje e esclarecedora para o momento que estamos vivanciando.Me chamo Sonia Maria.
    Gratidão.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS