PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A purificação do ouro

A purificação do ouro




20 de outubro de 2022

Quinta-feira da 20ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 12,49-53


Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra!

51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.


MEDITAÇÃO


Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12, 49)


Esse evangelho de hoje deixa todo mundo confuso. Como assim: Jesus veio para lançar fogo sobre a terra? Que fogo é esse? E ainda diz que está esperando receber um batismo. Que batismo será esse? E o que tem uma coisa com a outra, o fogo com o batismo? Calma. Vamos pedir ajuda ao profeta Malaquias.


Esse pequeno escrito do Antigo Testamento, o livro do Profeta Malaquias, fala, em alguns pontos, da vinda do Messias. Ao que parece, no tempo de Jesus, as profecias de Malaquias estavam muito presentes na mente das pessoas. Por exemplo, a ideia de que antes do Messias viria o Elias vem desse profeta. Por isso, alguns até diziam que Jesus era o Elias. Bom, isso só para dizer que esse escrito do profeta Malaquias tinha uma boa influência no povo do tempo de Jesus. Não seria estranho, então, Jesus usar imagens vindas deste escrito bíblico.


No capítulo 3, Malaquias descreve a chegada do Messias, depois da vinda do Mensageiro. Olha como está escrito: “Eis que ele chega. Quem poderá aguentar o dia de sua chegada? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Ele é igual ao FOGO de uma fundição. Sentado, o fundidor derrete a prata para beneficiá-la, assim também ele vai apurar os filhos de Levi, refiná-los como se fossem ouro ou prata. Só depois poderão se apresentar ao Senhor como uma oferenda como convém” (Ml 3, 1-3).


Malaquias passa a ideia de que o povo de Deus está precisando ser purificado, pois está como ouro misturado com outros minerais pobres ou sujeiras. Ora, Jesus veio para isso, para nos purificar do pecado. E o que faz o fundidor para purificar o ouro? Põe todo o material para derreter no fogo, dentro de um recipiente resistente. Agora, tem que ter muito fogo para chegar a uma temperatura super alta que derreta tudo e assim separe o ouro das impurezas. Perceba que o profeta Malaquias está falando da missão do Messias esperado. Ele iria fazer como um fundidor, purificaria o seu povo com o fogo. 


Agora, escute a palavra de Jesus de novo, no evangelho de hoje: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”. Ele veio para nos purificar. E está usando a imagem do fundidor, como no profeta Malaquias.


Jesus disse também que iria receber um batismo. E estava ansioso até que tudo se cumprisse. Que batismo é esse? O batismo é para purificar do pecado. Mas, ele não tem pecado. É, mas nós temos. E ele tirou o nosso pecado, por meio desse batismo. Que batismo é esse? Sua paixão, a sua morte. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, pelo sacrifício de sua vida.



Guardando a mensagem


Jesus disse que veio para lançar fogo sobre a terra. E que devia receber um batismo, pelo qual estava ansioso. O Profeta Malaquias nos ajuda a entender isso. Fogo e Batismo, nesse texto, estão em paralelo, os dois estão descrevendo a mesma obra de Jesus para nos purificar do pecado, para nos colocar em condições de ser uma oferenda digna. Como foi que ele nos purificou, nos libertou do pecado? Por sua paixão, morte e ressurreição. Esse foi o batismo a que ele se submeteu, embora não tivesse pecado. Ele assumiu o nosso lugar. Como foi que ele nos purificou, nos libertou do pecado? Por sua paixão, morte e ressurreição. Esse foi o grande fogo que nos possibilitou emergir como ouro puro, livre das impurezas e minerais de segunda, isto é, purificados do pecado. Essa sua obra redentora ele quer espalhar em favor de todos na face da terra. Esse seu serviço purificador revela e vence o mal, o pecado. Por isso, aparentemente, cria divisão, ao separar o ouro da impureza.


Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12 49)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

nós te agradecemos por tua obra redentora. Fomos lavados nas águas da tua morte, no teu batismo. Fomos purificados no fogo de tua paixão e cruz. Emergimos como ouro puro na tua ressurreição, como povo santo, justificado dos nossos pecados, em comunhão com Deus. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Em sinal de atenção à Palavra do Senhor, pegue hoje sua Bíblia e leia o livro do profeta Malaquias 3, 1-4. Só uma dica: Malaquias é o último livro do Antigo Testamento.


Comunicando


Na Santa Missa das 11 horas, vamos rezar por você e suas necessidades. No link que estou lhe enviando, você pode deixar sua intenção para a Missa de hoje. Podendo rezar conosco, vamos estar no Youtube.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


Deixe aqui o seu pedido de oração para a Missa de hoje:


Clique aqui para enviar seu Pedido de Oração


33 comentários:

  1. Bom dia padre João Carlos muito obrigada pela meditação de hoje Deus o abençoe hoje e sempre 🙏🏼

    ResponderExcluir
  2. Para a missa de hoje peço oração pela minha família saúde , união , amor ao próximo que Deus nos ajude a ultrapassar as dificuldades que estamos a passar .

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos.
    Sou a Etelvina Dambi
    Peço oração para todas as mulheres que desejam a graça da maternidade🔥🙏

    ResponderExcluir
  4. Pela missa de hoje peço a oração pela minha mãe que está doente e pela minha família

    ResponderExcluir
  5. Sua benção Padre João Carlos
    Sou Maria José Albuquerque de
    Soledade PB
    Na Santa Missa coloca Leandro Vasconcelos em agradecimento...por uma grande graça alcançada...retirada de um tumor + biopsia com resultado (Negativo sem metástase)

    ResponderExcluir
  6. Ornilda soares de Recife PE meu pedido de hoje e sempre e oração pra mim e minha família 🙏 padre obrigado por todos dias.o senhor manda a meditação.pra mim toda hora que mim levanto com aprovação do nosso pai eu leio antes de ir.trabalha obrigado padre João Carlos.sua benção

    ResponderExcluir
  7. Bom Padre João Carlos,a sua benção, peço oração por toda a minha família e pela paz em nosso país

    ResponderExcluir
  8. Bom dia sou Antonia de Angola, peço oração de cura e libertação para Antonia Bagorro, Celma Bagorro, Isabel Bagorro, Luís Bagorro. Amém

    ResponderExcluir
  9. Oi bom dia padre João Carlos o senhor é uma benção de Deus quero pedir oração por mim

    ResponderExcluir
  10. Sou da paraiba Raquel

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Padre João Carlos. Só uma associada mas não recebo as mensagens diariamente . Já é um amigo que mim manda .gostaria de pedir orações pelo meu esposo que está entenado no hospital 🏥 hapvida. Que o senhor

    ResponderExcluir
  12. Me chamo Maria Solange da Silva beirao. Peço orações pela minha família

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Sr. Padre. Peço oração pela saúde dos meus filhos e da minha família no geral; A bênção pela sua formação e sabedoria de Deus no desempeho das suas funções laborais. O seu relacionamento na sociedade!

    ResponderExcluir
  14. Peço oração para minha família e, em especial, por meu filho Filipe e meu irmão Allan, pela sua saúde e recuperação. Peço ainda oração para obter a graça de ser aprovado no concurso do TCE AL.

    ResponderExcluir
  15. Paz e benção. Intenções para a missa: Agradeço pela cirurgia realizada com sucesso e a graça do nódulo ser benigno. Oro pela minha família e pela união e crescimento do movimento familiar cristão.

    ResponderExcluir
  16. Que deus derrame muito paz no nosso Brasil amém

    ResponderExcluir
  17. Bom dia sua padre que Deus abençoe sua vida
    Peço oração para minha família e amigos e todo Brasil e para o mundo todo que Deus e Nossa Senhora nos proteja sempre🙏🙏

    ResponderExcluir
  18. Bom dia Pe. A benção para a minha família!

    ResponderExcluir
  19. Bom dia!!! Para missa de hoje, peço orações por minha família e pela intenção da alma do meu pai Gilvan Galindo de Assis, terceiro ano do seu falecimento.

    ResponderExcluir
  20. Bom êxito para a entrevista de emprego para Vanessa Gunza

    ResponderExcluir
  21. Glória a Vós Senhor!
    Quando Jesus Cristo fala fogo na terra, significa que veio trazer o fogo, a unção do Espírito Santo e todo Amor do Pai, e exclama: Quanto gostaria de chegar e ver este fogo já aceso, ou seja referindo aos ensinamentos deixados na Palavra, com Seu testemunho pelos profetas, nos Evangelhos e se já estão em chamas nos nossos corações, fazendo com que nosso testemunho de fé também esteja iluminando e aquecendo todos os corações a nossa volta necessitados do verdadeiro Amor.
    Quando diz divisão, seria separar os convertidos dos ainda não se converteram, o bem de todo mau, ou seja as trevas da luz, assim nós Cristãos batizados, temos a oportunidade de sermos renovados a cada dia pela graça da comunhão da Palavra e da Eucaristia neste Espírito Santo e entendendo qual é a vontade do Pai para cada um de nós, sabemos que seremos separados, assim precisamos agora em tempo decidir daqui para frente de que lado queremos ficar, pois só Jesus tem Palavra de vida eterna, assim também Ele nos disse:
    Conhecereis a Verdade e a Verdade os libertará!

    ResponderExcluir
  22. Bom dia Padre, hoje peço pela saúde do meu filho Lucas Leopolldo Aragão Rola, que está com muita dor na costa, ontem foi para hospital tomar medicação e peço que fique curado pois precisa trabalhar , Deus abençoe

    ResponderExcluir
  23. Nos estamos numa situação terrivel, a um passo de virar uma Nação comunista. E não vejo Padres se preocupar, será presos e nossas Igrejas queimadas. Ficar numa bolha mandando mensagens de antigamente, adianta alguma coisa?Outro dia vi um padre dizer: "nos temos dinheiro pra fugir." Esse pelo menos falou o que está ocorrendo.E o povo, que muitas vezes faz sacrifício pra ajudar com o dízimo? Cadê o Papa que só fica abraçando Maduro e outros assassinos. Que deixou a própria Pátria virar comunista e ficou calado? Já estão numa miséria. É isso que querem pra nosso País também? Assisto todo dia o sr. pregar o Evangelho, sem henhum sinal de preocupação com nossa situação. Que Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja pq estão censurando todos q se manifestam. Se ele for censurado não poderá sequer mandar a palavra de Deus para todos nós. Veja o q aconteceu agora com a jovem pan

      Excluir
    2. Precisamos ser como os bereanos e não acreditar em tudo que os outros dizem, precisamos procurar na Bíblia se o que dizem realmente está na Palavra de Deus 🙏 Quem estuda diariamente a Palavra de Deus, examinando tudo conhecerá a verdade e será liberto das crenças falsas, mas pra entender a palavra de Deus você precisa pedir o Espírito Santo todos os dias, peça para Deus abrir seu entendimento, peça para Deus lhe ensinar a ser humilde de coração, peça discernimento, sabedoria todos os dias 🙏 🙏🙏

      Excluir
  24. Bom dia
    Padre João Carlos dos os dia tenho a graça de ouvir palavra de Deus agrade MT q Deus abençoe atds 🙌🙌

    ResponderExcluir
  25. Amém bom dia padre João Carlos sua benção 🙏🏼 🙌

    ResponderExcluir
  26. Bom dia Padre João Carlos, gostaria de pedir orações pela união da minha família

    ResponderExcluir
  27. Meu nome é Ilma Cilene sou de São Lourenço da mata Pernambuco! Peço oração pelo meu netinho que hoje estar com 18 dias ele estava na uti neonatal teve alta hospitalar mais estar com problemas cardíacos obrigado Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  28. Peço oração pela conversão da minha família

    ResponderExcluir
  29. Peço que reze Joe para a meus falecidos até a quinta geração família Slompo e Carvalho

    ResponderExcluir
  30. Divino Pai Eterno, eu LHE agradeço pelo dom da saúde. Entretanto, me conceda a graça de seguir o caminho do amor, do discipulado, da paz, da luta, da fé, da santificação, da evangelização e da adoração. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de trabalhar o meu interior. Me conceda a graça de ser uma boa morada do meu SALVADOR. Me conceda a graça de ser purificado pelo fogo do Espírito Santo. Me conceda a graça de viver o meu batismo. Me conceda a graça de ter bons pensamentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  31. amém🙏🙏

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Espalhe a paz de Jesus.

30 de abril de 2024   Terça-feira da 5ª Semana da Páscoa.     Evangelho    Jo 14,27-31a Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 27“Dei...

POSTAGENS MAIS VISTAS