PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Os passarinhos da parábola de Jesus

Os passarinhos da parábola de Jesus



17 de setembro de 2022

Sábado da 24ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 8,4-15


Naquele tempo, 4reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: 5“O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu a beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram.
6Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. 7Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. 8Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”.
9Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: 10“A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”.
11A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. 12Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem.
13Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. 14Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. 15E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.



MEDITAÇÃO


A semente foi pisada e os pássaros do céu a comeram (Lc 8, 5)

Jesus contou a história da semente que foi plantada em vários terrenos. Quatro terrenos. À beira da estrada, em terra muita pedregosa, em um terreno coberto de espinhos e em uma terra boa, bem preparada. E aí, é claro, colheu somente no bom terreno. E explicou o que significam os terrenos e a semente. A semente é a palavra de Deus. E os terrenos representam o modo como nós recebemos a Palavra.

O resultado da semente que caiu na beira da estrada impressiona. “Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho, foi pisada e os pássaros do céu a comeram”. Às vezes, estamos tão distraídos, que não fica nada do que foi semeado. Ou então deixamos todo mundo passar por nós e pisotear tudo o que nos é caro. É por isso que Jesus falou da semente que caiu no caminho: é que nossa vida pode virar uma estrada, onde todo mundo passa, onde todo mundo pisa. A palavra semeada nem tem a chance de germinar. Como disse Jesus, vêm os pássaros e a comem. Os homens passam e a pisoteiam. A semeadura à beira da estrada não produz nada.

É de se pensar: você não tem uma área de sua vida reservada, o melhor de você mesmo para acolher o que Deus lhe diz? Você não tem um cantinho importante de sua vida, onde ninguém pisa, onde ninguém manda, um lugar reservado onde você pensa sua vida e toma suas decisões? Sabe o porquê dessa pergunta? Porque se a gente escuta todo mundo, e qualquer opinião nos influencia, no meio de tantas vozes cada um puxando para o seu lado, a voz de Deus fica apenas mais uma opinião. A gente vira um caminho onde todo mundo passa, uma passarela de opiniões, onde tudo parece ter o mesmo peso... e a voz de Deus, que seria a nossa referência maior, não é mais ouvida ou não é levada a sério.

Você conhece a ventoinha, aquela espécie de bandeira-saquinho que marca a direção do vento nos aeroportos. A ventoinha enche-se de ar e fica a favor do vento. Mostra a direção da corrente de ar. Pra onde o vento der, ela se vira. Quem manda é o vento. Uma pessoa não pode ser uma ventoinha. Muda de opinião, faz opções segundo o vento, isto é, a opinião pública, o que os outros estão valorizando ou o que a mídia define como o melhor. O cristão precisa ter um rumo certo pra seguir, valores onde afirmar a própria caminhada. Só a voz de Deus pode dar um rumo certo à minha vida. O seu Espírito, que me habita desde o batismo, é quem vai dialogando comigo, no meu íntimo, e me ajudando a andar no rumo certo. Eu não sou uma ventoinha. E a minha vida não pode ser uma estrada onde todo mundo pisa.



Guardando a mensagem

Uma parte da semente caiu à beira do caminho. As sementes foram pisadas. Os pássaros as comeram. Jesus explicou que se trata de quem ouviu a Palavra, mas o diabo a tirou do coração dele. Há pessoas recebendo a Palavra de Deus como um caminho. A Palavra é só mais uma entre tantas, não reservaram o melhor de sua atenção e do seu coração para acolhê-la. Por esse caminho todo mundo anda e pisa. E claro, não faltam passarinhos para roubar a semente. Os passarinhos são as distrações ou mesmo pequenas preocupações que nos fazem esquecer a Palavra que recebemos.

A semente foi pisada e os pássaros do céu a comeram (Lc 8, 5)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
às vezes, recebemos a tua Palavra como um caminho, uma estrada, por onde circula gente pisando a terra e onde a palavra fica vulnerável à investida de pássaros. Assim, a Palavra não tem a chance de germinar, brotar, crescer e frutificar. É diferente quando a gente reserva um terreno bom para receber a Palavra. E um terreno bom significa tempo que eu dedico para ouvir e meditar a Palavra, a importância e o peso que eu dou a esta Palavra e o cuidado para que nem a opinião dos outros, nem as distrações ou as preocupações da vida roubem os preciosos ensinamentos do nosso Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Diante desse alerta de Jesus sobre não recebermos a sua palavra como um caminho, você, revendo como tem recebido a Palavra, seria bom você tomar uma decisão. O que você vai fazer daqui pra frente para receber melhor a Palavra? Anote esse seu propósito no seu caderno espiritual.

Comunicando

Vai participar do curso bíblico? Já se inscreveu?
O Curso começa segunda-feira, às 15 horas. Serão seis tardes, das 15 às 16 horas. Quem se inscreve, vai receber o material do curso (o e-book) segunda-feira próxima, pela manhã. E o certificado, no final do curso. 
Mesmo não se inscrevendo, você também pode participar do curso, pois será transmitido pelo Youtube. Mas, quer um conselho? Inscreva-se. E já. Se achar dificuldade em inscrever-se pelo link que lhe enviei, inscreva-se pelo nosso whatsapp 81 9 9964-4899.

Um abençoado final de semana. E até amanhã, se Deus quiser.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb.

19 comentários:

  1. Deus abençoe padre João Carlos é sempre prazeroso receber a meditação está a me ajudar a pôr muita coisa em prática como por exemplo ser humilde com as pessoas , ter o espírito de ajudar o próximo dentro das minhas possibilidades. Obrigada padre Que a luz divina de Deus venha nos iluminar.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia padre João Carlos bença padre e que Deus te abençoe também muito obrigada pela ajuda com nosso evangelho mim fortalece muito mais na minha vida pesso que você coloque o meu nome da minha família em sua orações Inacia Denise de Souza cumaru Pernambuco filho istefani Inacia da Silva Vinícius José da Silva Souza meus pais Denise Maria de Souza e Manuel Venceslau de Souza cumaru Pernambuco

    ResponderExcluir
  3. Padre peço orações para o meu filho Felipe.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia! A palavra de Deus transforma...chega como bálsamo em nossos corações...que Deus abençoe a todos com saúde e paz!

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos sua benção meu nome é ornilda soares de Recife PE eu queria que o senhor buta se eu e minha família em oração e também queria uma oração pra meu filho Pará de bebê vejo ele se acabando na bebida padre vivo muito angustiadas vê ele nessa bebida e não saber o que fazer pessoa a Judá nas orações amém 🙏✋ e que Deus abençoe sempre o senhor e sua família

    ResponderExcluir
  6. e também às pessoas que recebe a meditação que pesso. Oração para a fasta. essa bebida dele o nome dele e kleison soares dó Recife PE 🙌 obrigado

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia padre sua benção 🙏🏼 um final de semana abençoado pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Padre João Carlos! Que Deus o cubra de muitas bênçãos. Meu Deus!! Como é maravilhoso ter essa sede, essa fome de sentir , ouvir essas mensagens do Senhor Pai!. Muito obrigado Deus ! Por ser a pessoa que sou.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre Carlos mim sinto extasiada ao escutar suas meditações, ouço todos os dias,e repasso para meus filhos e amigos,aprendo a cada dia mais com suas lindas reflequeçães um grande abraço Sirlei Siqueira, Silvânia Goiás .

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos sua benção se o mundo inteiro dedicasse mais a Deus não haveria tantas maldades neste mundo infelizmente as famílias vive em desunião não educando os filho desde pequeno para um caminho a Deus muito triste ensinasse a ouvir as meditações todos os dia para fortalecer nosso espírito

    ResponderExcluir
  11. O destaque do evangelho que você fez hoje sobre os passarinhos que comeram a semente pisada me fez pensar e me deu esperança. Como animadora vocacional, a gente lança muitas sementes e a gente nem sempre sabe em que terreno cai. A semente pode ser pisada, aparentemente ignorada ou até rejeitada, mas algo fica... O passarinho que come a semente pode ajudar a plantar essa semente em outro lugar. A gente sabe quantas plantas nascem em lugares inusitados por sementes carregadas por passarinhos. Até mesmo em cima de telhados. Não é um trabalho que fazemos em vão. A semente que lançamos é para Deus e Ele é muito criativo em fazê-la germinar e crescer onde Ele quiser.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada pela sua partilha... Eu nunca tinha olhado de forma tão diferente para essa questão da semente comida pelos passarinhos. Obrigada pela partilha diária da Palavra. Saudações. Irmã Sintea Maria, Irmãs De Notre Dame.

    ResponderExcluir
  13. Paz e bençãos irmãos famílias ⛪🙏🏼
    Glória a Vós Senhor!
    O Evangelho de hoje nos fala da parábola do Semeador, entendemos então que Jesus é o Semeador, nossos corações os terrenos, os solos e as sementes são nossas vidas, nossas escolhas, nosso viver.
    Sabemos que todas as árvores dependem de cuidados para brotar, crescer e produzir frutos.
    Estes cuidados são nada mais que, viver constantemente o Amor de DEUS em tudo, isto é, escutando e praticando a Palavra, amando o irmão, obedecendo os Seus mandamentos, vivendo a humildade e fazendo o bem ao próximo.
    O Pai, prepara todos os dias nossos corações para que no seu Amor possamos receber Jesus e nossos irmãos como uma terra boa, através do seu Evangelho, a Boa nova, podemos espalhar muitos frutos com nossa alegria de viver e com nossos testemunhos na evangelização do dia dia.
    Más mesmo assim temos que perseverar até o fim nas orações e na caminhada Cristã, senão nosso solo de uma hora para outra enfraquece e corremos o risco de ficar no meio do caminho, em cima da pedra ou caíremos entre os espinhos da vida e ficarmos sufocados, posso afirmar que como Cristãos se testemunhamos nossa fé e nos atentamos para estes cuidados, nossos corações sempre serão terra boa, florescerão e sempre iremos exalar o perfume de DEUS nos nossos frutos aqui em vida, e ainda levaremos esta fragrância até alcançarmos o objetivo da vida eterna, o paraíso Divino,.

    ResponderExcluir
  14. Que o Santo Evangelho nos guarde 🙏🏽 Peço oração para meu neto Théo que está internado com pneumonia,que Jesus tenha misericórdia e cure meu netinho Théo ! Amém 🙏🏽 🙌🏽

    ResponderExcluir
  15. Olá boa tarde que bela homilia esse Evangelho vai na alma

    ResponderExcluir
  16. Deus bondoso, eu LHE gradeço por mais uma semana que passou. No entanto, me conceda a graça de fugir do pecado, da tentação, da preocupação, da insensatez e da corrupção. Me conceda a graça de ser um dia, um corpo espiritual e celestial. Me conceda a graça de seguir o caminho do discipulado, da fé, da alegria e da salvação. Me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de ter um coração bom e generoso que produza fruto na perseverança. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Deus é fiel! Terminei agora,mas estou mantendo a palavra de ler o evangelho todos os dias!! Orem pela minha família!!

    ResponderExcluir
  18. Jesus ti agradeço péla saúde abençoe toda minha família esse evangelho é uma dê Deus toca muita no meu coração

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS