PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Espertos, organizados, propositivos: é assim que o Senhor nos quer.

Espertos, organizados, propositivos: é assim que o Senhor nos quer.





18 de setembro de 2022

25º Domingo do Tempo Comum


EVANGELHO 


Lc 16,1-13 – Forma breve: 16,10-13.

Naquele tempo, 1Jesus dizia aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’.
3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa, quando eu for afastado da administração’.
5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’
7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’.
8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. 9E eu vos digo: usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas.
10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso?
13Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”.



MEDITAÇÃO

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)

Jesus contou uma história onde o patrão elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Não aprovou a desonestidade dele. Mas, louvou a sua esperteza, isto é, a maneira sabida com que soube se safar de uma grande dificuldade. Foi demitido e, antes de deixar o cargo, encontrou uma forma de não ficar desamparado. Bom, vamos explicar melhor. O empregado foi acusado de esbanjar os bens do patrão e o patrão pediu contas da administração e o demitiu. Portanto, era um sujeito desonesto. E, em vias de ser demitido, ainda arrumou um jeito de se dar bem. Negociou débitos de credores com a empresa, dando-lhes um bom desconto. Assim, saindo, haveria sempre alguém que poderia lhe dar um emprego ou algum amigo a quem recorrer. Jesus chamou a atenção sobre a sagacidade desse mau empregado. Soube se sair bem, o sujeito.

O que queria Jesus com essa observação? Chamar a atenção dos filhos de Deus para sermos igualmente criativos e estratégicos, na hora de enfrentar as dificuldades. Sermos igualmente capazes de dar a volta por cima nos desafios da vida, com inteligência, com jogo de cintura. Evidentemente, Jesus não nos quer desonestos, corruptos, fraudulentos como aquele sujeito da parábola. Mas, está nos estimulando a sermos propositivos, a não ficarmos esperando que o pior nos aconteça. Ele nos quer gente esperta, construindo saídas, fazendo boas parcerias, planejando novas estratégias. Nada mais triste do que ver cristãos paralisados diante de uma dificuldade, acovardados diante de um problema. É pra gente não se deixar vencer pelos problemas, mas agir com confiança, dando a volta por cima.

Jesus disse: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’. E será que podemos aprender alguma coisa com os filhos deste mundo? Parece que sim. Por exemplo, eles parecem planejar bem suas ações e encontram um jeito de financiar os seus projetos. É claro que não é para nós imitarmos o modo como eles conseguem recursos, mas podemos ser mais organizados e mais sérios na área financeira. Eles fazem aliança entre si e se protegem. Precisamos ser mais unidos, fazer mais parcerias, trabalhar juntos, nos apoiar mutuamente. Eles planejam o mal contra a família, contra a vida, contra a dignidade humana. O bem também precisa ser planejado, precisamos agir com projetos, com metas, com organização.


Guardando a mensagem

Jesus elogiou a esperteza do administrador desonesto. Não aprovou a sua desonestidade, mas a sua esperteza. Fez uma constatação: ‘Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz’ (Lc 16, 8). Ele está dizendo isso para os filhos da luz se tocarem. Olhando para os espertos deste mundo, algumas coisas nós poderíamos aprender deles, sem ser a sua desonestidade. Ser bons não significa ser bobos e desorganizados. Nós podemos ser mais espertos, mais organizados e mais propositivos... É assim, que com a graça de Deus, o bem vai triunfar.

Os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz (Lc 16, 8)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
olhando ao nosso redor, notamos que as coisas poderiam andar melhor em nossa sociedade, se os bons fossem mais unidos; se as pessoas de bem agissem mais em conjunto, de maneira mais organizada; se os cristãos renunciassem ao ciúme, às queixas de uns contra os outros, ao isolamento de cada grupo, para atuarmos em conjunto. Tu tens razão, Senhor, se a gente não se junta, não se organiza, não se mexe... os maus tomam conta, decidem, destroem. Culpa nossa. Falta-nos, Senhor, conversão: conversão ao teu amor, compromisso com a paz, com a família, com a vida, com a justiça, com a fraternidade. Tua palavra, hoje, Senhor, nos inspira, nos alerta, nos impulsiona... Ajuda-nos, pelo teu Santo Espírito, a pô-la em prática. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Leia o evangelho de hoje em sua Bíblia: Lucas 16, 1-13. A palavra está nos chamando a sair de nossa posição isolada e acomodada. Qual será sua resposta?

Comunicando 

Hoje, faço Show-Mensagem na cidade de Araripina, sertão de Pernambuco. E amanhã, começa o nosso Curso Bíblico sobre o Livro de Josué e você, com certeza, já se inscreveu.

Um abençoado domingo. Até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Maria Batista obrigada padre João Carlos pela meditação que nos envia fortalecendo a nossa FÉ, e pelo sr. ser está LUZ DE DEUS em nossas vidas todos os dias, o pastor que nos conduz na direção certa. sua bênção.

    ResponderExcluir
  2. Amém Bom dia padre sua benção 🙏🏼 Um domingo abençoado pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  3. Bom dia! Padre João Carlos obrigada pelo a meditação de hoje e um abençoado domingo pra todos

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Pe. João Carlos que alimento maravilhoso que o senhor nos dá todas as manhãs. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  5. NÃO CONCORDO COM ESSA MANEIRA DE COMPORTAMENTO OU VOCÊ É HONESTO OU NÃO É A ESPERTEZA NÃO TEM NADA AVER COM HONESTIDADE .

    ResponderExcluir
  6. Amemo-nos uns ao outros e seguimos firmes e fortes na Fé. Domingo abençoado a todos 🙏

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a palavra de DEUS infelizmente nem todos intendem, mas a nossa Bíblia e o melhor livro , busquemos o intendimento para o nosso bem e a graça de DEUS amém 🙏🙌🙏🙏

      Excluir
  7. Obrigada padre João Carlos a meditação de hoje tocou me bastante tem coisas que eu tenho visto que tem haver com a meditação de hoje vou compartilhar quem sabe não chegou a hora de abrir os olhos e ser esperto ir a luta. Que Deus esteja com todos nós.

    ResponderExcluir
  8. Elenilce, bom dia pe.joao Carlos,o evangelho de hoje foi mto verdadeiro que acontece na vida, existe esse caso na família.

    ResponderExcluir
  9. Glória a Vós Senhor!
    Nesta parábola Jesus elogia a esperteza do administrador desonesto, pra gente está afirmativa é até muito estranho, mas a mensagem principal é nos afirmar que também devemos ser ousados na nossa caminhada cristã, firmes na fé, no testemunho, no nosso servir.
    Jesus assim vem nos alertar que devemos ser honestos em todos momentos, seja comerciantes ou consumidores temos que ser justos, sabemos que aquilo que é esperteza para o mundo não é certo para DEUS, não podemos querer levar vantagem em todos as negociações, porque mesmo sem que percebemos isso vai se tornando um vício e assim estaremos prejudicando o próximo de alguma forma.
    Mesmo que enganamos o humano achando ser os espertos do mundo, a DEUS a nossa Luz que nunca se apaga jamais conseguiremos enganar.
    Devemos nos decidir pois não podemos servir a dois deuses, ou valorizamos o dinheiro as riquezas materiais que sabemos ser todas passageiras ou a DEUS as coisas do alto aquelas que são para eternidade, não tem como nos dividir aos dois ao mesmo tempo, irmãos façamos nossa escolha,.

    ResponderExcluir
  10. A eficiência numa leitura com atenção nos enriquece a alma ❣️❣️❣️

    ResponderExcluir
  11. Amém Padre João!🌹Como é bom aprender com seus ensinamentos! Peço ao Bom Deus que eu seja mais "organizada e esperta" quando se tratar das coisas do Reino do Céu!
    Deus o abençoe e ilumine cada vez mais! Obrigada! Saúde e Paz pro senhor e toda sua família!'

    ResponderExcluir
  12. Sua bênção Pe João Carlos. Todos os dias ouço e compartilho a meditação da Palavra, narrada pelo senhor. É a primeira coisa que faço ao acordar. Sinto-me alimentada com a Palavra do Senhor.
    Deus continue lhe abençoando e iluminando a sua vida.

    ResponderExcluir
  13. Deus da vida, eu LHE agradeço por mais um domingo que passou. Entretanto, me ensine seguir o caminho do apostolado, do serviço, da luz, da justiça, da misericórdia, da verdade, da salvação, da fé, da intercessão, da pregação, da fidelidade e da honestidade. Me ensine evitar a soberba, a ira e a discussão. Me ensine rezar santamente. Me ensine ter uma vida tranquila e pacífica, com toda piedade e dignidade. Me ensine agir com esperteza e sabedoria. Me ajude fazer muitos amigos e amigas. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Muito bonito essa meditação padre

    ResponderExcluir
  15. Sua benção Pe.João Carlos …ouvir a palavra através do Senhor…nos elevam espiritualmente…o Sr.é um grande evangelizador…paz e muita saúde para o Senhor…

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Senhor, mostra-nos o Pai!

27 de abril de 2024    Sábado da 4ª Semana da Páscoa.       Evangelho    Jo 14,7-14 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 7“Se vós m...

POSTAGENS MAIS VISTAS