PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A mãe da humanidade redimida

A mãe da humanidade redimida




15 de setembro de 2022

Dia de Nossa Senhora das Dores



EVANGELHO


Jo 19,25-27


Naquele tempo, 25perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. 26Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. 27Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo.


MEDITAÇÃO


Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)


Hoje, estamos celebrando Nossa Senhora das Dores. Essa comemoração vem logo depois da festa da Exaltação da Santa Cruz. Na festa da exaltação da Santa Cruz celebramos o triunfo de Cristo em sua cruz, sua vitória sobre o pecado e o mal, a salvação por sua morte redentora. Perto da cruz do Senhor, encontramos Maria, em atitude oferente, de pé, em comunhão com seu filho que se oferece pelos pecadores. Ela é a senhora das Dores, é verdade. Mas, não destruída pelas dores, mas forte nas dores, vitoriosa, com Jesus, na provação da cruz. Ela está de pé, aos pés da cruz.


Vamos prestar bem atenção ao texto de hoje. “Perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo”.


Vamos observar com cuidado a cena. Quem estava de pé, perto da cruz de Jesus? Você disse ‘Maria?’ Acertou. Mas, não disse tudo... Do texto se deduz que estavam de pé quatro pessoas: Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena; e João, o discípulo amado. O número quatro é um número simbólico, indicando totalidade, tudo, todos. É a Igreja toda que está aos pés da cruz do Senhor. Ali é o nosso lugar. O número quatro também está presente na partilha que os soldados fizeram das roupas de Jesus. Dividiram suas vestes em quatro partes, uma para cada soldado. É a sua herança que se espalha pelos quatro cantos do mundo.


Então, aos pés da cruz de Jesus, de pé, estão Maria, sua mãe; a irmã de sua mãe, Maria de Cléofas; Maria Madalena e João. Nestes quatro, podemos sentir uma representação da comunidade que nasceu da morte redentora de Jesus. Sua mãe, os parentes que aderiram ao evangelho, representados por sua tia ou parenta de sua mãe, os discípulos libertados do mal representados em Madalena e os discípulos do seu grupo menor de apóstolos representados por João. Ali, aos pés da cruz está a Igreja. Igreja unida a Jesus, no seu sacrifício. Igreja que nasce do seu sacrifício redentor. Igreja de pé, em atitude oferente e vitoriosa sobre a morte. Igreja que acolhe a graça que desce da cruz de Cristo como um rio de água viva, que escorre do seu coração aberto pela lança. Igreja de ressuscitados e vitoriosos com Cristo sobre o mal, o pecado e a morte.


Aos pés da cruz, Maria torna-se mãe da comunidade gerada no sacrifício da cruz. Na anunciação, tinha se tornado mãe de Jesus. No calvário, tornou-se mãe da Igreja. “Mulher, eis aí o teu filho. Filho, eis aí a tua mãe”. Curiosamente, Jesus não a chama de mãe, mas de ‘mulher’. Ela é a nova Eva, mãe da nova humanidade redimida na cruz.



Guardando a Mensagem


A memória de Nossa Senhora das Dores não é uma celebração do abatimento, da prostração da Mãe de Jesus ou de sua Igreja. Nada disso. Ela está aos pés da cruz, unida ao sacrifício redentor do Filho, oferecendo-se com ele, em completa obediência ao Pai, fazendo-se assim mãe da comunidade redimida pelo sangue redentor. É verdade, uma espada lhe transpassou o coração. Mas, suas dores são as dores do parto da nova humanidade que nasce aos pés da cruz. Maria e os outros três nos representam ali no Calvário. Em nossas dores, estejamos de pé, altaneiros nas tormentas, vitoriosos nas tribulações. Como disse Paulo, “em Cristo, somos mais que vencedores”.


Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo (Jo 19, 27)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

ao celebrar a exaltação da Santa Cruz, celebramos a tua vitória na obediência da cruz. Hoje, contemplamos tua Mãe aos pés da cruz. Tu a entregaste como mãe a João, o discípulo amado. Ele nos representa, nós somos os teus discípulos amados. Obrigado pela boa mãe que nos deste. Igualmente entregaste à tua mãe o teu discípulo João como seu filho. Queremos ser bons filhos de tua santa mãe. Ela nos guie, nos conforte, nos sustente no caminho de fidelidade ao teu evangelho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Você ou alguém de seu conhecimento pode estar vivendo um momento difícil, um calvário. Inspirando-se em Maria, faça hoje um momento de oração em favor dessa pessoa ou dessa situação.


Comunicando


Faltando agora quatro dias para o início do nosso curso bíblico. Você já se inscreveu? Vou ministrar o curso na semana que vem, todas as tardes, das 15 às 16 horas. Vai ser pelo Youtube. Quem não puder assistir à tarde, como vai ficar gravado, acompanha em outro horário. Inscrevendo-se, você recebe o material e o certificado. Para o curso, você precisa de caderno, caneta e sua bíblia. Você pode se inscrever pelo link que estou lhe enviando ou pelo nosso whatsapp 81 3224-9284.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


12 comentários:

  1. Boa noite padre João Carlos que Deus abençoe a todos nós e mundo inteiro todos os padre e bispos e o papa Francisco amém

    ResponderExcluir
  2. Eu participa do curso biblicos e não está aceitano meu maiil

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos muito obrigada mais uma vez estou lutando em oração pela minha família , minhas filhas que estão enfrentando muitas dificuldades que eu sinto que estão perdendo a fé isto faz aumentar o meu sofrimento. Que Deus responda as minhas orações para atenuar a minha dor e sofrimento pela minha família. Deus abençoe você padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Peço oração pra minha família. Nossa Senhora Das Dores Rogai por Nós 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que Deus lhe de muita saúde eu assisto todos os dias suas orações pois uma irmã minha que mora rm Livramento me manda todos os dias as suas orações ela e muito católica eu sou de Quarai R GS So Romarina Lopes Dorneles

    ResponderExcluir
  6. Bom Dia Padre João Carlos a sua benção Pelo descanso eterno da Senhora Angela Teresinha Fiorio Altoe falecida ontem aqui em Vargem Alta Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  7. Glória a Vós Senhor!
    Jesus sempre amou, ama e para sempre amará a todos claro, más este discípulo João foi escolhido a nos representar de pé aos pés da cruz, teve um reconhecimento a mais, porque com certeza se esforçou para ser fiel e obediente, demonstrou total amor e maior intimidade, deixou tudo como outros Apóstolos para seguir Jesus e viver a autenticidade Cristã, conforme esses quatros escolhidos a representarem nossa Igreja e os quatro Evangelistas, Sua Mãe Maria, Sua tia Maria de Cléofas e Sua prima Madalena acompanharam todo o Seu martírio e confiaram mesmo sofrendo a espera de se cumprir o Plano Perfeito de DEUS Pai na vida de seu Filho.
    Que estes exemplos fortaleçam a nossa fé para esperançosos como Igreja viva continuarmos confiando na Divina Misericórdia e obedientes deixarmos o que precisamos para nos esforçarmos a cada dia para aumentar nossa intimidade com DEUS, na Palavra, no servir e na caridade e esperar como irmãos em Cristo até sermos escolhidos para o convívio dos eleitos, conquistando a Coroa e alcançando a Glória eterna,.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre peço oração em nome de Maria e jesus salvador pela saúde e vitória da minha FAMILIA....gloria a Deus🙏🙏

    ResponderExcluir
  9. Ó Deus, nosso protetor, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora das Dores. Todavia, me ensine rezar santamente. Me ensine seguir o caminho do bom filho, do discipulado, da hospitalidade, da consagração, da salvação e da obediência. Me ensine vencer o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Padre João Carlos, peço orações de súplica pela minha família, em especial pelo matrimônio desfeito o qual ainda me pergunto como tudo aconteceu.
    O amor não morre, adormece, mas não o vi saindo, apesar dos pesares, gostaria e honraria muito se houvesse um despertar, para juntos reavivarmos a nossa aliança e a criação de nossa filha.
    Certa de que minha súplica será ouvida, agradeço desde já.
    AMOAS e AADosS

    ResponderExcluir
  11. Graça e paz para todos os irmãos em Cristo! Glória DEUS pelo incentivo do Pe.João Carlos para ler o evangelho todos os dias, hoje me sinto uma nova criatura! Contínuo pedindo oração por mim, pela minha família e meus amigos!!

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Se pedirdes em meu nome....

  03 de maio de 2023   Festa de São Felipe e São Tiago, apóstolos.    Evangelho   Jo 14,6-14 Naquele tempo, Jesus disse a Tomé: 6“Eu sou o C...

POSTAGENS MAIS VISTAS