PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Um projeto de felicidade e santidade

Um projeto de felicidade e santidade

 



12 de agosto de 2022

19ª Semana do Tempo Comum

EVANGELHO


Mt 19,3-12


Naquele tempo, 3alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’ 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”.

7Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher – a não ser em caso de união ilegítima – e se casar com outra, comete adultério”. 10Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”.

11Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”.


MEDITAÇÃO


O que Deus uniu, o homem não separe (Mt 19, 6)


Nós estamos, na programação do mês vocacional, na Semana da Vocação Matrimonial. E o Evangelho de Jesus, hoje, nos fala do casamento. A união do homem e da mulher é obra do Criador. “Já não são dois, mas uma só carne”, diz a Palavra. Unir duas vidas, vivendo um para o outro, partilhando projetos e sonhos, sendo canal para o nascimento de uma nova vida, tudo isso toca o mistério de Deus.


"Jesus, que tudo reconciliou em si mesmo e redimiu o homem do pecado, não só voltou a levar o matrimônio e a família à sua forma original, mas também elevou o matrimônio a sinal sacramental do seu amor pela Igreja", nos diz a Exortação do Papa Francisco sobre a Família. Você é casado, é casada? Então, viva essa condição como verdadeira graça de Deus. Nos dias de hoje, há muita coisa que conspira contra o matrimônio. Mas, não se deixe seduzir pelo mal. Não assuma o pensamento do mundo sobre o casamento. Assimile o pensamento de Deus, como Jesus o exprimiu no seu evangelho. A vida a dois é exigente, porque pede esforço de superação do egoísmo, do individualismo. Casamento não dá certo com gente egoísta ou interessada apenas no desfrute dessa vida.


Como é importante que o casamento seja vivido em obediência à vontade de Deus! É um estado de santidade, de participação no mistério de Deus que é Amor e Unidade. Por isso, é importante vivê-lo em clima de espiritualidade. Assim, lembremos a oração, a oração de todos pelo bem dos esposos e a oração dos esposos, um pelo outro e dos dois juntos. Longe de Deus, o casamento tem pouca chance de sobreviver e ser caminho de plenitude na vida do casal. Viva o seu casamento em obediência e comunhão com Deus. Esse é o caminho da felicidade.


Na Exortação Apostólica “O Amor na Família” (Amoris laetitia), o Papa Francisco deixou escrito: “A família e o matrimónio foram redimidos por Cristo, restaurados à imagem da Santíssima Trindade, mistério donde brota todo o amor verdadeiro. A aliança esponsal, inaugurada na criação e revelada na história da salvação, recebe a revelação plena do seu significado em Cristo e na sua Igreja. O matrimónio e a família recebem de Cristo, através da Igreja, a graça necessária para testemunhar o amor de Deus e viver a vida de comunhão”.


Noutra parte do documento, o Papa escreveu: “Um amor frágil ou enfermiço, incapaz de aceitar o matrimônio como um desafio que exige lutar, renascer, reinventar-se e recomeçar sempre de novo até à morte, não pode sustentar um nível alto de compromisso. Cede à cultura do provisório, que impede um processo constante de crescimento. Para que este amor possa atravessar todas as provações e manter-se fiel contra tudo, requer-se o dom da graça que o fortalece e eleva”.


O grande educador Dom Bosco, cujo aniversário ocorre no próximo dia 16, entendeu que sem família não se educa, não se evangeliza. A obra prima de São João Bosco foi a comunidade educativa, uma grande família de educadores e educandos, em estreitos laços de amizade e convivência, para abrigar adolescentes e jovens com pouca ou nenhuma referência familiar. Sem família, onde a pessoa se sinta amada e acolhida, não se cresce para a vida e para a fé.



Guardando a mensagem


O casamento é obra do Criador, que o concebeu como expressão de verdadeira comunhão. Mesmo que os casais do seu tempo encontrassem dificuldades e limites na vida a dois, Jesus confirmou o ensinamento da Escritura: A unidade (os dois serão uma só carne) e a indissolubilidade (o que Deus uniu, o homem não separe). Feliz o casal que chega a viver o seu matrimônio como expressão de amor e de obediência a Deus e ao seu projeto de felicidade e salvação!


O que Deus uniu, o homem não separe (Mt 19, 6)


Acolhendo a palavra


Senhor Jesus,

abençoa os casais que estão enfrentando turbulências no seu casamento. Senhor, que eles possam beber da fonte do amor que és tu mesmo e em ti encontrar forças para perseverar neste amor, exercitando a paciência e o perdão. Cura, Senhor, as chagas abertas pela infidelidade no matrimônio. Dá a graça da reconciliação, da restauração da vida matrimonial a tanta gente que se vê tocada por tua graça. Abençoa, Senhor, com a bênção dos filhos, a união matrimonial dos casais jovens. Abençoa, com a bênção dos netos, os casais mais adultos. Repete no coração de todos que o casamento é santo, lugar de santificação e de união com Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra


Na semana que vem, a Igreja celebra a Semana Nacional da Família, com o tema "Amor familiar, vocação e caminho de santidade". Nessa preparação, seria muito bom você compartilhar a Meditação de hoje com outras pessoas.


Comunicando

Neste sábado, dia 13 de agosto, vou fazer um Show na cidade de Autazes, no estado do Amazonas, nos festejos de São Joaquim e Sant'Ana. Peço-lhe uma prece em favor deste nosso compromisso missionário. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Bom dia 🌹
    Desejo e peço ao nosso bom Deus que nos ajude a ajudar o desenvolvimento, o crescimento, o respeito y a união dessas famílias. Sem laços afetivos, sem compreensão, sem paciência y sem carinho não é possível Construir um Lar doce Lar. Um local onde se sinta a presença da Paz oferecida por Jesus.Que essa semana da família seja extraordináriamente abençoada!!!

    ResponderExcluir
  2. Peço Espírito Santo que ilumine o senhor padre João Carlos, e elimine todo o seu público. Que faça do Senhor um canal de graça para todos. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Peço oração pra minha família que Deus abençoe a minha família em especial pra minhas filhas e netos e genros que Deus os Abençoe sempre 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia a todos e ao Padre João Carlos. Como posso receber o vídeo diário? Tenho uma prima freira que está além fronteira na África e ela manda. Tem dias que deve está comuitos compromissos ( a vida lá é muito dura) e não recebo. Como hoje. Sinto falta a vossa benção. E de escutar a sua voz .

    ResponderExcluir
  5. Desejo que o senhor jesus o ilumine sempre em toda situaçao e que o Espirito Santo seja o que lhe conduza .Amém

    ResponderExcluir
  6. Amém! Obrigado pelas lindas palavras Padre.

    ResponderExcluir
  7. Um abençoado e maravilhoso dia, cheio de graças. 🙌🙌

    ResponderExcluir
  8. Escuto a Meditação todos os dias, fortalece a minha vida. Envio para um
    Grupo de terapia. Sua benção pé. João Carlos. Que Deus, abençoe em seu trabalho pastoral.
    Josenice de Fortaleza

    ResponderExcluir
  9. Pai Santo, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. No entanto, me ensine evangelizar com amor. Me ensine evitar o pecado e a abominação. Me ensine seguir o caminho do discipulado, do perdão, da santificação, da compaixão, da aliança e da confiança. Me ensine ter um coração cheio de amor e humildade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Senhor. Abençoe a minha familia, enalteça o nosso casamento, ainda que haja vales turbulentos o senhor è um bom pastor para consagrar a uniao de Imaculada e Jaime. Abençoe os nossos filhos e o futuro neto.

    ResponderExcluir
  11. Ainda não sei as palavras certas para expressar minha gratidão ao Grande Dr. Enato após ser diagnosticado com mioma em 2015, me deram tantas receitas e conselhos de saúde sem redução ou cura para os miomas, perdi totalmente as esperanças, até que encontrei testemunhos do Grande Dr. Enato em pesquisas online e no Facebook, Como qualquer um, eu estava muito cético em entrar em contato com ele, mas depois o fiz e ele se abriu para mim e me disse o que estava envolvido e começou o remédios para a minha fibromialgia e coágulos de sangue verdadeiramente liberados em diferentes ocasiões. Graças a Deus, fui curado de miomas pela medicação à base de plantas que recebi dele. Eu nunca pensei que os miomas pudessem ser curados, do fundo do meu coração eu sou verdadeiramente grato, eu rezo para que você tenha vida longa para que você possa ajudar muito mais pessoas na terra com seu apoio de ervas, você pode se comunicar com ele (+2348059971760) Ou seu Email (drenatorufus@gmail.com) E também 0n Instagram drenatorufusspell

    ResponderExcluir
  12. Como faço para receber diariamente o evangelho do dia?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS