PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: Trate seus irmãos com misericórdia

Trate seus irmãos com misericórdia




11 de agosto de 2022

Dia de Santa Clara

EVANGELHO


Mt 18,21–19,1


Naquele tempo, 18,21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna.

25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’.

29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias, tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’

34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão.


MEDITAÇÃO


Tu também não devias ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? (Mt 18, 33)


A compaixão é a marca de Jesus no seu encontro com os sofredores e os pecadores. O patrão da história teve compaixão do seu empregado que lhe devia uma enorme fortuna. Como ele não tivesse com que pagar, teria que ser vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo que possuísse, para pagar a dívida. O empregado, de joelhos, suplicou pedindo um prazo e prometendo quitar a dívida. O patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou a dívida. Esse patrão da história representa o Pai, nosso Deus. Nós somos esse empregado grande-devedor. Fomos perdoados.


No Pai Nosso ensinado por Jesus, no registro do mesmo evangelho de São Mateus, essa parábola fica bem compreendida. Jesus ensinou a rezar com essas palavras: “Perdoai-nos as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores”. E era assim que antigamente se rezava o Pai Nosso. As nossas dívidas com Deus são as nossas faltas, os nossos pecados, as nossas ofensas. Depois, começou-se a dizer para maior clareza: “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Nossa dívida com Deus, nosso pecado é impagável. Mas, Deus nos perdoou por causa do sacrifício de Jesus. Jesus ofereceu a sua vida em remissão dos nossos pecados. E fomos liberados das consequências do nosso débito, a morte eterna. Nossa dívida foi redimida. Fomos perdoados. Nosso Deus teve compaixão de nós.


Mas, a história continua. O empregado, perdoado da grande dívida, encontrou um colega, um companheiro que lhe devia um dinheiro pouco. Cobrou o seu dinheiro, na maior ignorância. O colega fez como ele tinha feito com o patrão. De joelhos, pediu um prazo para quitar a dívida. O empregado não quis conversa, fez uma denúncia na Justiça e o colega acabou preso, e lá ficaria até que pagasse o último centavo. A notícia circulou e chegou aos ouvidos do patrão. O empregado foi chamado. “Homem perverso, eu te perdoei toda a tua dívida porque tu me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro como eu tive compaixão de ti?” Aí a coisa ficou feia pro lado do empregado que não teve compaixão do seu semelhante.


Você foi perdoado, perdoada, de uma grande dívida pelo seu Criador e Pai. Ele teve compaixão de você. Em Cristo, ele fez de você uma nova criatura, com o nome limpo na praça. Aprenda isso com ele. Aja também com compaixão com os seus irmãos. Seja compreensivo, paciente, misericordioso com os outros. E... tenha cuidado com o Pai Nosso... “perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.



Guardando a mensagem


Jesus está contando uma história para entendermos que assim como Deus nos perdoou, igualmente devemos perdoar os outros. Deus nos perdoou os pecados, as ofensas, que nós cometemos contra ele. Nossa dívida era impagável. Jesus a pagou por nós, na cruz. Já que fomos assim generosamente perdoados, precisamos tratar os nossos semelhantes com misericórdia e piedade.


Tu também não devias ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti? (Mt 18, 33)


Rezando a palavra


Senhor Jesus,

perdoar não é fácil. E estar disposto a perdoar sempre que a pessoa pede uma chance, ou mostra-se arrependida, é uma tarefa que parece superar nosso limite humano. Mas, também é verdade que perdoar o outro é um gesto de humildade e gratidão para com o Pai que nos perdoou de nossa grande dívida. Nós somos os filhos pródigos que voltamos arrependidos para casa. E ele nos recebe de braços abertos. Então, não há outro caminho, senão imitá-lo na sua compaixão. Também precisamos ter compaixão dos nossos semelhantes. Ajuda-nos, Senhor, a imitar a compaixão do nosso Deus e sermos capazes de perdoar setenta vezes sete. E a rezar de verdade: “Perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”. Com a tua compaixão, Senhor, concede-nos a generosidade do perdão e conforta-nos em nossos dramas e em nossas dores, com a tua bênção e com o teu amor. Amém.


Vivendo a palavra


Com certeza, você tem, no seu coração, mágoas, ressentimentos... coisa de muito tempo atrás ou até coisa recente. Faça assim para praticar a palavra de hoje: foque em uma dessas situações e peça a Deus forças para ser capaz de perdoar. E tome uma decisão importante e libertadora: perdoe.


Comunicando


Na Missa de hoje, às 11 horas, rezamos por você e por suas intenções. Você pode nos acompanhar pelo rádio e pelas redes sociais.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


17 comentários:

  1. Pela saúde de Paulo Roberto Silva em procedimento transplante pulmão. Muito obrigada, Pe João Carlos pelo seu ministério Presbiteral, abençoando o Povo de Deus com a PALAVRA.

    ResponderExcluir
  2. Nesta missa gostaria pedir que rezam também para a minha mãe.Maria Mateus Sungo.que se encontra doente no hospital.

    ResponderExcluir
  3. A minha mãe Maria Mateus Sungo caiu e fraturou na cabeça do fémur.precisa da cirurgia para colocar a prótese. Esta hospitalizado em é Windhoek Namíbia veío porque em Angola não fazem este tipo de cirrugia.

    ResponderExcluir
  4. Sobre a palavra de hoge .perdoar é difícil,mais para acredita na misericórdia de Deus podemos os esforçar com coração aberto e perduar o próximo.

    ResponderExcluir
  5. Pela saude dos meus filhos e da minha esposa que nesta santa missa lhe conceda paz e amor e por mim proprio que Deus seja o meu amparo e fortaleza.
    Amem!

    ResponderExcluir
  6. Pela conversão de minha família. Pela cura e libertação da depressão, ansiedade e alcoolismo. Deus fortaleça as famílias

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Senhor Jesus perdoa os nossos pecados. Senhor tem misericórdia de nós e do mundo inteiro 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, padre João Carlos, e essa passagem bíblica é important e difícil ao mesmo tempo porque ,as pessoas maltratar xigae outras coisas ao próximo e nem se quer pede desculpas já que nem sabe o que é perdoar. Hoje vivemos também essa situação. Família com raiva de irmãos e triste situação. Ainda falta catequese, para o nosso mundo.

    ResponderExcluir
  9. Perdoe minhas faltas com meus irmãos na igreja e em casa.

    ResponderExcluir
  10. Pela conversão da minha filha

    ResponderExcluir
  11. Moro em São Paulo meu sobrinho manda todo dia a sua publicação sou evangélico mas gosto de ouvir e lê

    ResponderExcluir
  12. Deus abençoe a todos nós 🙏😇

    ResponderExcluir
  13. Pelo meu irmão João que hoje faz aniversário. Pela recuperação da minha amiga Nely e por todos os doentes e acamados.Pelas vocações sacerdotais e Religiosas. Pela minha conversão, pela conversão dos pecadores.

    ResponderExcluir
  14. Pela saúde da minha familia,e em especial aquele que mais precisa com urgencia ,Amém

    ResponderExcluir
  15. Padre João Carlos uma abençoada tarde venho pedir oração para o meu neto Leon que está sofrendo muito com síndrome de Pânico pela sua saúde , e também pela sua mãe para que ela aprenda a perdoar de coração 💓❤️ como Jesus nos ensinou e

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde a sua bênção. Obrigada pela palavra. Que Jesus nos perdoe .arranca do nosso coração as mágoas .para que o nosso coração seja cheio do amor de Deus.

    ResponderExcluir
  17. Muito bom ouvir o padre João carlo6

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS