PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O fogo que nos purifica

O fogo que nos purifica






14 de agosto de 2022

20º Domingo do Tempo Comum

Comemoração do Dia dos Pais

Abertura da Semana Nacional da Família




EVANGELHO



Lc 12,49-53

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 49Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas 53e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”.



MEDITAÇÃO


Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12, 49)

Esse evangelho de hoje deixa todo mundo confuso. Como assim: Jesus veio para lançar fogo sobre a terra? Que fogo é esse? E ainda diz que está esperando receber um batismo. Que batismo será esse? E o que tem uma coisa com a outra, o fogo com o batismo? Calma. Vamos pedir ajuda ao profeta Malaquias.

No capítulo 3, Malaquias descreve a chegada do Messias, depois da vinda do Mensageiro. Olha como está escrito: “Eis que ele chega. Quem poderá aguentar o dia de sua chegada? Quem ficará de pé quando ele aparecer? Ele é igual ao FOGO de uma fundição. Sentado, o fundidor derrete a prata para beneficiá-la, assim também ele vai apurar os filhos de Levi, refiná-los como se fossem ouro ou prata. Só depois poderão se apresentar ao Senhor como uma oferenda como convém” (Ml 3, 1-3).

Malaquias passa a ideia de que o povo de Deus está precisando ser purificado, pois está como ouro misturado com outros minerais pobres ou sujeiras. Ora, Jesus veio para isso, para nos purificar do pecado. E o que faz o fundidor para purificar o ouro? Põe todo o material para derreter no fogo, dentro de um recipiente resistente. Agora, tem que ter muito fogo para chegar a uma temperatura super alta que derreta tudo e assim separe o ouro das impurezas. Perceba que o profeta Malaquias está falando da missão do Messias esperado. Ele iria fazer como um fundidor, purificaria o seu povo com o fogo.

Agora, escute a palavra de Jesus de novo, no evangelho de hoje: “Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso!”. Ele veio para nos purificar. E está usando a imagem do fundidor, como no profeta Malaquias.

Jesus disse também que iria receber um batismo. E estava ansioso até que tudo se cumprisse. Que batismo é esse? O batismo é para purificar do pecado. Mas, ele não tem pecado. É, mas nós temos. E ele tirou o nosso pecado, por meio desse batismo. Que batismo é esse? Sua paixão, a sua morte. Ele é o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, pelo sacrifício de sua vida.

João Batista batizou o povo no Rio Jordão, num batismo de conversão. Muita gente até pensava que ele fosse o Messias. “Não, ele disse, não sou eu. Eu batizo vocês com água, mas o Messias vai batizar vocês com o Espírito Santo e o com o fogo”. A água de João era só água mesmo. Mas, a água de Jesus seria sacramento do Espírito Santo, ação do Espírito purificando e renovando.

Então, o batismo tem a ver com a purificação dos pecados. Jesus nos purificou nas águas de sua morte redentora. Na sua morte e na sua ressurreição, nos comunicou a vida, derramando sobre nós o seu Espírito. O Espírito Santo é quem aplica em nós a graça redentora de sua morte e ressurreição. Ele é a água viva que escorreu do peito do Senhor, ferido pelo soldado, na cruz. Essa água nos purifica e nos comunica a vida nova. No sinal da água do batismo, está a ação do Espírito que nos purifica e renova.

Mas, João Batista disse que o batismo do Messias seria com a água e com o fogo. Já vimos como, no Profeta Malaquias, estava predito que o Messias purificaria o seu povo, como o ourives fazia com o ouro e a prata, isto é, com o fogo. 
O fogo é a obra redentora de Jesus que o Espírito Santo atualiza para nós, nos purificando. A água e o fogo são duas representações da ação purificadora do Espírito Santo.

Naquela invocação, pedindo ao Pai o dom do Espírito Santo, eu escrevi assim: “Purifica-me, Senhor, nas tuas águas. Purifica-me, Senhor, com o fogo santo”. Se você ainda tiver com alguma dúvida sobre o fogo, basta você lembrar de Pentecostes. O Espírito veio sobre a comunidade em formas de línguas de fogo. O Espírito Santo atualiza a obra redentora de Jesus em nós. A obra de Jesus que o Espírito Santo atualiza em nós é o fogo que nos purifica do pecado.

Guardando a mensagem

Jesus disse que veio para lançar fogo sobre a terra. E que devia receber um batismo, pelo qual estava ansioso. O Profeta Malaquias nos ajuda a entender isso. Fogo e Batismo, nesse texto, estão em paralelo, os dois estão descrevendo a mesma obra de Jesus para nos purificar do pecado, para nos colocar em condições de ser uma oferenda digna. Como foi que ele nos purificou, nos libertou do pecado? Por sua paixão, morte e ressurreição. Esse foi o batismo a que ele se submeteu, embora não tivesse pecado. Esse foi o grande fogo que nos possibilitou emergir como ouro puro, livre das impurezas e minerais de segunda, isto é, purificados do pecado. Essa sua obra redentora é atualizada em nosso favor, pelo Santo Espírito de Deus. Assim, entendemos, Jesus nos batiza no Espírito Santo e no fogo. É essa obra redentora que ele quer espalhar em favor de todos na face da terra. Esse seu serviço purificador revela e vence o mal, o pecado. Por isso, aparentemente, cria divisão, ao separar o ouro da impureza.

Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! (Lc 12, 49)

Rezando a palavra


Senhor Jesus,
nós te agradecemos por tua obra redentora. Fomos lavados nas águas da tua morte, no teu batismo. Fomos purificados no fogo de tua paixão e cruz. Emergimos como ouro puro na tua ressurreição, como povo santo, justificado dos nossos pecados, em comunhão com Deus. Obrigado, Senhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Em sinal de atenção à Palavra do Senhor, pegue hoje sua Bíblia e leia o livro do profeta Malaquias 3, 1-4. Só uma dica: Malaquias é o último livro do Antigo Testamento.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

10 comentários:

  1. Obgdo Senhor por ter morrido na cruz para salvar o mundo inteiro dos pecados cometidos por nós.

    ResponderExcluir
  2. A benção de Deus em todos as famílias e pais do mundo,e que venha a conversão nas famílias que necessitam.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelas palavras

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Senhor, por nos ter purificado com o fogo do Amor !!!

    ResponderExcluir
  5. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  6. Sou de Bragança no Pará e suas palavras são bençãos para todos nós 🙏🙌

    ResponderExcluir
  7. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  8. Ó Pai, me conceda a graça de vencer o sofrimento, o desânimo e a infâmia. Me conceda a graça de seguir o caminho do Espírito Santo, do profetismo, do discipulado, da fidelidade, da fé e da perseverança. Me conceda a graça de fazer o bem. Me conceda a graça de lutar contra o pecado. Me conceda a graça de carregar a minha cruz. Me conceda a graça de ter bons pensamentos. Me conceda a graça de viver o meu batismo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Me conceda Senhor Jesus Cristo,a graça da conversão, união e saúde da minha família! 🙌🙌🙌🙌🙌🙌🙌

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS