PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ESCUTE O QUE JESUS ESTÁ FALANDO

ESCUTE O QUE JESUS ESTÁ FALANDO


19 de julho de 2022


Terça-feira da 16ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mt 12,46-50

Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade do meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.

MEDITAÇÃO


Enquanto Jesus falava às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele (Mt 12, 46)

Esse texto foi lido outro dia. Os parentes de Jesus estavam do lado de fora. E Jesus indicou que seus verdadeiros parentes eram aqueles que faziam a vontade do seu Pai. E até refletimos que Maria é celebrada nos evangelhos como a serva obediente. “Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. Temos que ser como Jesus e como Maria: filhos obedientes, realizadores da vontade do Senhor.

Mas, a palavra do Senhor é sempre nova. Por ela, ele nos diz sempre coisas surpreendentes. Relendo esse texto, me dei conta da repetição do verbo “falar”. Vou reler, com você, os versículos em que aparece esse verbo e você, por favor, conte quantas vezes essa palavra se repete. “Jesus estava falando às multidões. Sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. Alguém lhe disse: Olha, tua mãe e teus irmãos estão querendo falar contigo. Aí Jesus fez uma pergunta a quem tinha lhe falado isso”. Contou? Quantas vezes aparece o verbo “falar”? Quatro vezes. Quatro é um número completo, como os quatro pontos cardeais. “Falar” deve ser um elemento importante pra se prestar atenção no texto.

Jesus está falando ao povo. Coisa importante: ele estava ensinando, revelando as coisas do Reino de Deus, como sempre fazia. Haveria coisa mais importante do que isto, ouvir Jesus falando? Prestar atenção na palavra dele? Você se lembra de Marta e Maria. Maria estava escutando Jesus, sentadinha aos seus pés. Marta, toda ocupada, pra frente e pra trás, fazendo as tarefas de casa. O que lhe disse Jesus: “Marta, Marta, uma só coisa é necessária”. Ouvir a palavra é fundamental.

Então, Jesus está falando ao povo as coisas do Reino. E chegam os seus parentes, querendo o quê? Querendo falar com ele. Mandaram um recado por uma pessoa: “Teus parentes estão lá fora querendo falar contigo”. Por que eles não entraram para ouvir Jesus que está ensinando? Podemos pensar: ah, a casa estava cheia. Mas, o texto não está dizendo isto. Diz que ficaram do lado de fora. E que queriam falar com Jesus. Então, o assunto deles é mais importante do que a de Jesus? Então, quem dá a pauta são eles?

Está me ocorrendo o seguinte. Muitas vezes, não estamos interessados no que Jesus está falando, no que ele está dizendo, em sua pregação. Estamos interessados no nosso assunto, temos os nossos interesses, queremos que ele nos escute. Não entramos para escutar a palavra do Senhor, ficamos fora querendo que ele venha ao encontro dos nossos interesses. Está me seguindo? Esse é o problema. Muita gente não quer ouvir Jesus, quer falar-lhe o seu assunto.

Se você estiver entendendo o que eu estou dizendo – e eu sei que está -, vai entender direitinho o que está no salmo 94: “Oxalá, vocês ouvissem hoje a sua voz! Não endureçam o coração, como no tempo do deserto” (Sl 94, 7-8). A tentação é a gente não ouvir a voz de Deus, fechar o coração para a palavra de Jesus. Não temos interesse nela. Estamos interessados na nossa palavra, no que nós queremos dizer. E podemos ficar de fora, apenas querendo apresentar nossos pleitos, nossos pedidos, representar nossos interesses. Nada de escutar o que Deus tem para nos dizer. E assim nos comprometer com a sua vontade, não com a nossa.


Guardando a mensagem

Impressionante a palavra do Senhor. Nessa cena, em que os parentes de Jesus estão do lado de fora e querem falar com ele, chama à atenção a repetição do verbo “falar”. Jesus está falando ao povo, dentro da Casa. Os parentes estão do lado de fora, querendo falar-lhe. Não querem ouvir Jesus. Querem que Jesus os ouça. É o retrato da situação de muitos de nós. Alguns não estão interessados na palavra de Jesus. Estão interessados no seu problema, na sua necessidade, no que lhes parece importante. Sem ouvir a Palavra, não conhecemos a vontade de Deus. E se não realizamos a vontade de Deus, não temos parte com Jesus.

Enquanto Jesus falava às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele (Mt 12, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nesta palavra de hoje, fica muito claro o lugar onde devemos ouvir tua palavra, onde tua palavra ganha sentido: a Casa, isto é, a comunidade, a Igreja. Não queremos ficar do lado de fora, Senhor, queremos nos integrar sempre mais na Comunidade-Igreja-Casa onde estás com teus discípulos. Este é o lugar certo para se escutar e viver a tua palavra. Do lado de fora, podemos apenas requisitar que escutes a nossa palavra, que sirvas aos nossos propósitos. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, responda a esta pergunta: Você tem cultivado essa capacidade de escuta de Deus?

Comunicando

Quando puder, dê uma olhadinha no meu site: www.padrejoaocarlos.com.br. 

Até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. Eliene, Sakvadir-Ba peço a Deus por Osmar que sofre nesse momento 🙏 obrigado padre João Carlos pelas suas bençãos 🙏

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos com saúde e paz para você neste dia. Tenha uma terça-feira abençoada por Deus. Deus lhe abençoe sempre e encha seu coração de amor, paz e serenidade.

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Padre João Carlos! Sou extremamente grata por todos os dias receber a Palavra e reflexão do Evangelho de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Como é gratificante ouvi-lo! A sua evangelização toca profundamente o meu ser!
    Sou Isa Miriam -de Itamaraju -Ba. Deus o abençoe sempre Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  5. Obg.por suas mensaguens gratidao.deus te abencoe padre amigo.cheiro no coracao😘

    ResponderExcluir
  6. Bom dia,padre João Carlos Ribeiro. Procuro todas as manhãs ouvir a palavra de Deus. E um alimento em minha vida.

    ResponderExcluir
  7. Procuro passar para outras pessoas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pe João Carlos, minha benção, estou precisando de suas orações, em suas missas, em tudo, para que Deus mim dê conforto, para superar a dor que sinto, sem a presença de minha mainha, que Deus a levou para perto dele,sei que ela está bem, mais eu como filha continuo sofrendo muito, sinto muito a falta dela.obrigada, abraço

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos, peço muita sabedoria e oração para meus filhos. Estou fazendo crisma e todo dia recebo áudio seu da minha catequista, me sinto renovada ouvindo eles.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Pe João Carlos, meu nome é Ariana moro em Manaus Am, todos os dias recebo as meditações diárias através de um amigo. Neste momento venho pedi orações para meus pais que estão bastantes doentes, meu pai encontra- se muito debilitado.

    ResponderExcluir
  11. Deus de Todo Poder, Soberano dos séculos, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. No entanto, me ensine seguir o caminho do discipulado, da oração, da misericórdia, da libertação, da compaixão e da fidelidade. Me ensine vencer o pecado, o rancor e a iniquidade. Me ensine evangelizar. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Padre Graça, paz e sabedoria lhes sejam multiplicadas da parte de Nosso Senhor Jesus Cristo para nos ensinar com tanta clareza e prudência. Obrigado pelas orações diárias, por educar o povo de Deus no caminho do Senhor Seja feita a vossa vontade aqui na Terra como no céu amém

    ResponderExcluir
  13. Peço senhor abençoe minha saúde paz com toda minha família,a fala de minha filha q desenvolva cada vez mas...sua benca Padre,Deus lhe abençoe compartilho sua oração todos os dias nos grupos ...Peço pelo fim da pandemia desemprego Mariana ,Janine...GRATIDÃO por tudo pai ...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS