PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O SÉTIMO PASSO DE MARIA MADALENA

O SÉTIMO PASSO DE MARIA MADALENA



22 de julho de 2022

Dia de Santa Maria Madalena


EVANGELHO


Jo 20,1-2.11-18

1No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, e viu que a pedra tinha sido retirada do túmulo. 2Então saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”.
11Maria estava do lado de fora do túmulo, chorando. Enquanto chorava, inclinou-se e olhou para dentro do túmulo. 12Viu, então, dois anjos vestidos de branco, sentados onde tinha sido posto o corpo de Jesus, um à cabeceira e outro aos pés.
13Os anjos perguntaram: “Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. 14Tendo dito isto, Maria voltou-se para trás e viu Jesus, de pé. Mas não sabia que era Jesus. 15Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? A quem procuras?” Pensando que era o jardineiro, Maria disse: “Senhor, se foste tu que o levaste dize-me onde o colocaste, e eu o irei buscar”.
16Então Jesus disse: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou, em hebraico: “Rabuni” (que quer dizer: Mestre). 17Jesus disse: “Não me segures. Ainda não subi para junto de meu Pai. Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”. 18Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito.

MEDITAÇÃO


Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Hoje é Dia de Santa Maria Madalena, discípula de Jesus. Tudo indica que ela era originária da cidadezinha de Mágdala, na Galileia, por isso esse apelido de Madalena. Ela integrava o grupo de mulheres que, junto com os discípulos, acompanhava Jesus. A sua imagem ficou prejudicada com a ligação que se fez com a mulher pega em adultério que ia ser apedrejada, mas lá não se diz que é Maria Madalena. O certo é que ela é a primeira testemunha de Jesus ressuscitado.

Madalena não é só uma personagem da história de Jesus. Ela, com certeza, é uma representante da primeira comunidade cristã. Nesse texto, ela pode estar representando a própria comunidade dos seguidores de Jesus, nos seus inícios. Quem é Madalena? Uma discípula, uma pessoa resgatada por Jesus. Marcos e Lucas relatam que Jesus a libertou de sete demônios. Lucas relata que um grupo de mulheres andava com Jesus, várias delas libertadas de enfermidades ou de espíritos maus, entre elas Maria Madalena. Afinal, o que era a comunidade cristã, senão um grupo de pessoas resgatadas por Jesus da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, do pecado? É isso que é a Igreja, o povo redimido, lavado do pecado, no batismo. Um povo de pecadores restaurados na graça de Deus. Uma comunidade chamada Madalena.

A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade fez até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente. Madalena representa a comunidade. Narrando a ida de Madalena ao túmulo, o evangelho de São João diz que tudo estava ainda escuro. Esse é começo de nossa caminhada de fé, não é verdade? Muita gente hoje só vê a morte de Jesus. Não é à toa que a sexta-feira da paixão reúne mais gente que o sábado de aleluia. A primeira descoberta é que o túmulo está aberto. Um pouco mais adiante, percebe que o túmulo está vazio. Depois vem o encontro com a palavra de Deus que pode iluminar a compreensão da realidade. O livro do Gênesis conta que, quando, pelo pecado, nossos primeiros pais foram expulsos do paraíso, ficaram dois anjos na porta do Éden para não deixar ninguém entrar. Mas, Jesus veio para reabrir as portas do paraíso, da graça de Deus. Com ele, chegou o Reino de Deus. Os dois anjos estão ali, na entrada do sepulcro, perguntando se ainda há razões para chorar. Da escuridão para a luz ... é o caminho de Madalena, é o caminho da comunidade. Bom, até aqui foram quatro passos.

Prosseguindo um pouco mais - é o quinto passo - ela encontra Jesus. Ela o encontra, mas pensa que é o jardineiro e quer saber onde ele colocou o morto. Está perto de Jesus, mas não o encontrou de verdade. Olha que tem muita gente nesse passo. Mas, olha o sexto passo: ela voltou-se ao ouvir o seu nome, pronunciado por Jesus. É aqui que o laço se desata: em sentir-se conhecida e amada por Jesus. Aí o coração finalmente encontra o Mestre. E é aí que o discípulo torna-se um missionário: ‘Vai dizer aos meus irmãos que eu vou subir para o meu Pai e vosso Pai’. O sétimo passo é anunciar Jesus aos outros: “Eu vi o Senhor!”


Guardando a mensagem

Madalena é uma discípula de Jesus. É uma mulher resgatada pelo amor de Cristo, como nós que fomos restaurados como novas criaturas, no batismo. Podemos pensar que, nesse texto, ela esteja representando a comunidade cristã, as de ontem e as de hoje. Podemos ver, no evangelho de hoje, sete passos, o caminho da comunidade que aos poucos vai assimilando a obra redentora de Jesus, realizada por sua morte e ressurreição. Da escuridão inicial (a não compreensão, a falta de fé), cada discípulo vai progredindo passo a passo, passando pela luz da Palavra de Deus, até chegar a um encontro pessoal com o Senhor e se tornar seu missionário, anunciador de sua vitória sobre o mundo.

Então Maria Madalena foi anunciar aos discípulos: “Eu vi o Senhor!”, e contou o que Jesus lhe tinha dito (Jo 20, 18)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Contemplamos, hoje, em tua discípula Maria Madalena, a caminhada que cada um de nós vai fazendo para te encontrar e te anunciar aos irmãos. E o que fez toda diferença foi tu a teres chamado pelo nome: “Maria”. Ela reconheceu tua voz, ela se sentiu conhecida e amada por ti. Foi uma experiência de encontro pessoal contigo. Sem esse encontro pessoal contigo, permanecemos tateando, procurando, meio perdidos. Tu nos chamas pelo nome, o nome que recebemos no batismo, quando acolhemos a vida nova da graça. Tu que confiaste a Maria Madalena o primeiro anúncio da alegria pascal, dá-nos, por suas preces e a seu exemplo, anunciar também que tu vives e contemplar-te na glória do teu Reino. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

No seu caderno espiritual, anote os sete passos de Madalena. Eles são os passos do seu próprio crescimento em Cristo. Vou deixar estes sete passos no final do texto da Meditação de hoje. Você que recebe a Meditação, é só clicar no link que estou lhe enviando.

Comunicando

Eu quero agradecer a quem, ontem, pode participar da Santa Missa das 11 horas. Foi uma celebração muito especial, em ação de graças pelo compromisso missionário dos que fazem comigo a AMA. Na missa, simbolicamente, 597 associados receberam o certificado de sócios fiéis. Para rever a Missa, é só seguir o link do Youtube que lhe enviei ontem.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb




OS SETE PASSOS 

DE MARIA MADALENA


A cena mostra sete passos da caminhada que a comunidade faz até descobrir que Jesus havia ressuscitado e anunciá-lo abertamente.

1º. Ela vai ao túmulo, ainda escuro.

2º. Ela vê que a pedra foi retirada do túmulo.

3º. Ela sai correndo para avisar que tiraram o corpo de Jesus.

4º. Ela vê dois anjos vestidos de branco sentados no lugar do corpo.

5º. Ela viu Jesus de pé, achando que ele era o jardineiro.

6º. Ela reconheceu Jesus ao ouvi-lo chamar seu nome.

7º. Ela foi anunciar aos discípulos: Eu vi o Senhor.

Os sete passos de Madalena são os sete passos da comunidade cristã na descoberta de Jesus Ressuscitado. 

10 comentários:

  1. Eduardo Dantes Barbosa22/7/22 08:22

    Que maravilha graças te damos ó Deus em nome Jesus amém.

    ResponderExcluir
  2. Sua benção Padre. Nesta hora da manhã, bendizendo a Deus, estamos orando em comunhão com todas as pessoas que estão se dirigindo aos seus trabalhos, estudos, hospitais, a procura de empregos, anunciando o Reino de Deus. Nós que estamos sendo resgatados por Jesus Cristo da doença, da opressão da Lei, da exclusão social, vencendo as tentações. Reconheçamos que somos pecadores, crie em nós um coração novo e um espírito de santidade. Em nome do Nosso Senhor Jesus Cristo, nós te pedimos. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Sete passos que inspiraram seus amigos a escrever a mais bela carta de amor: o Evangelho de Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  4. Obg por sempre ouvir suas palavras de conforto obg por tudo meu Deus amém

    ResponderExcluir
  5. Sua benção e Deus abençoe sempre sua vida. Reflexão maravilhosa 🙏🏼🕊️🙏🏼

    ResponderExcluir
  6. Sua benção padre linda reflexão o Sr com suas palavras de bençãos me faz lembrar muito de minha mãe que era sua ouvinte de todos os dias quando ela faleceu passei muito dias sem querer lhe ouvir por que me fazia aumenta o sofrimento da perda hj graças a Deus já estou lhe ouvindo e sei que ela está com Deus

    ResponderExcluir
  7. Ó Deus invisível e todo-poderoso, eu LHE agradeço pela vida de Santa Maria Madalena. Entretanto, me ensine buscar o amor da minha vida. Me ensine ser VOSSO discípulo missionário. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine rezar, da melhor forma possível. Me ensine ter bons pensamentos. Me ensine ser obediente. Me ensine evangelizar. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. O homem é o principal Sacramento de Deus. "Quem salvou os outros, que se salve a si se esse é o Cristo de Deus". Jesus Cristo ouviu essas palavras pregado numa cruz. Padre João Carlos, misericórdia: um insulto descabido, provocador e extremamente pagão: para mim que sou leigo essa seria a última tentação de Jesus Cristo - deixar de fazer a vontade do Pai para provar o individualismo mundano. Seu amor pela humanidade é transcendental a sexualidade. Foram sete dias da edificação da obra de Deus, sete demônios e sete passos para anunciar: "Eu vi o Senhor". Aqui começa a mudar o rumo da história da humanidade. Uma sociedade que banaliza seu bem sagrado com suas fantasias insunuosas, lucros e ostentação é uma sociedade falida. Senhor Deus misericórdia de todos nós e do mundo inteiro. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Glória a vós senhor

    ResponderExcluir
  10. Ainda não sei as palavras certas para expressar minha gratidão ao Grande Dr. Enato após ser diagnosticado com mioma em 2015, me deram tantas receitas e conselhos de saúde sem redução ou cura para os miomas, perdi totalmente as esperanças, até que encontrei testemunhos do Grande Dr. Enato em pesquisas online e no Facebook, Como qualquer um, eu estava muito cético em entrar em contato com ele, mas depois o fiz e ele se abriu para mim e me disse o que estava envolvido e começou o remédios para a minha fibromialgia e coágulos de sangue verdadeiramente liberados em diferentes ocasiões. Graças a Deus, fui curado de miomas pela medicação à base de plantas que recebi dele. Eu nunca pensei que os miomas pudessem ser curados, do fundo do meu coração eu sou verdadeiramente grato, eu rezo para que você tenha vida longa para que você possa ajudar muito mais pessoas na terra com seu apoio de ervas, você pode se comunicar com ele (+2348059971760) Ou seu Email (drenatorufus@gmail.com) E também 0n Instagram drenatorufusspell

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS