PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ACOLHENDO O REINO DE DEUS

ACOLHENDO O REINO DE DEUS



21 de julho de 2022

Quinta-feira da 6ª Semana do Tempo Comum


EVANGELHO


Mt 13,10-17

Naquele tempo, 10os discípulos aproximaram-se e disseram a Jesus: “Por que tu falas ao povo em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado o conhecimento dos mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não é dado. 12Pois à pessoa que tem, será dado ainda mais, e terá em abundância; mas à pessoa que não tem, será tirado até o pouco que tem. 13É por isso que eu lhes falo em parábolas: porque olhando, eles não veem, e ouvindo, eles não escutam, nem compreendem. 14Deste modo se cumpre neles a profecia de Isaías: ‘Havereis de ouvir, sem nada entender. Havereis de olhar, sem nada ver. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. Eles ouviram com má vontade e fecharam seus olhos, para não ver com os olhos nem ouvir com os ouvidos, nem compreender com o coração, de modo que se convertam e eu os cure’. 16Felizes sois vós, porque vossos olhos veem e vossos ouvidos ouvem. 17Em verdade vos digo, muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes, e não viram, desejaram ouvir o que ouvis, e não ouviram”.


MEDITAÇÃO



Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)

O que será que eles estavam vendo e ouvindo? O que será que profetas e justos tanto desejaram ver e ouvir, e não conseguiram? Reposta: As coisas que estavam acontecendo com a presença de Jesus. O que Jesus estava anunciando: o Reino de Deus. O que eles estavam vendo? O Reino de Deus sendo inaugurando com a presença de Jesus. O que eles estavam ouvindo? A pregação do Evangelho do Reino.


E isso foi esperado por tanta gente, ao longo de séculos... Profetas e justos não conseguiram vê-lo. Mas, aquela gente estava presenciando o Reino de Deus que chegara. A boa notícia, o evangelho, é que o Reino chegou. Foi esse o anúncio de Jesus desde o início de sua atividade missionária: “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. A presença de Jesus salvando, libertando, restaurando é o Reino acontecendo. Suas palavras, confirmadas por suas ações, estavam instaurando o reinado de Deus no meio do seu povo.


Como o povo do tempo de Jesus, nós também estamos tendo a chance de ver o Reino que está entre nós e de ouvir a pregação dessa boa notícia, o evangelho. E essa boa nova do Reino de Deus é uma comunicação que muda nossa vida, que dá novo sentido à realidade. Não é apenas uma notícia entre outras, uma manchete a mais. É a resposta que a humanidade ansiosamente estava esperando. É a presença e atuação do Messias que Israel acalentara em seus sonhos proféticos ao longo de séculos. É a revelação de algo maravilhoso: o Reino está ao nosso alcance, bate à nossa porta. Deus está cumprindo sua promessa: “Eis que faço novas todas as coisas”. É por essa razão que o Evangelho, em confirmação das palavras de Jesus, narra tantos milagres, curas, exorcismos. É o Reino se instalando como luz, saúde, paz, perdão.


Não se pode ficar indiferente diante desse anúncio da chegada do Reino. Essa boa nova nos pede uma resposta, nos propõe adesão, acolhida, conversão. Lembra o que Jesus falou? “O Reino chegou, convertam-se, creiam”. Conversão é mudar o foco e o rumo da própria vida, sintonizando-a com o Reino. Crer é acolher Jesus e o seu anúncio do Reino de Deus. Trata-se, então, de acolher Jesus, porque afinal a Palavra fez-se gente, o verbo se fez carne.


Quem tiver ouvidos para ouvir, ouça. Foi o que Jesus falou. Quem tiver ouvidos para ouvir. Significa que existe alguém que tem ouvidos, mas não escuta. Como ele disse, tem olhos, mas não vê. É que é possível não querer ouvir, não querer ver, rejeitar a boa notícia do Reino que chegou como salvação. Deus, que nos criou livres, respeita a nossa liberdade. O Reino não é uma imposição que nos anula, uma nova ordem que nos é imposta. Resta a liberdade da escolha ou da rejeição. Como diz o livro santo: “Diante de ti estão a vida e a morte. Escolhe!”. Ao amor de Deus manifesto em Cristo, só podemos responder com a fé e o amor. E não existe amor obrigado, adesão compulsória. Só na liberdade, a pessoa humana pode responder adequadamente à pregação do Reino.



Guardando a mensagem


O Reino de Deus está acontecendo, hoje, pela presença de Jesus evangelizando, consolando, instruindo, libertando as pessoas do mal. E ele age em sua Igreja, que anuncia, como ele, o Reino de Deus.  O Reino é um dom de Deus, que precisa ser acolhido. E o Reino está entre nós, fazendo-se árvore, como na história da semente de mostarda; fermentando o mundo com a fraternidade; sendo comunicado aos pobres e sofredores, como esperança e paz. Apesar de nossa realidade tão dura e sofrida, que nossos olhos vejam a ação transformadora de Deus, hoje, em nossa história; que nossos ouvidos ouçam sua palavra que nos conforta e encoraja. "Eis que faço novas todas as coisas". O Reino está entre nós.


Felizes são vocês, porque seus olhos veem e seus ouvidos ouvem (Mt 13,16)

Rezando a palavra


Senhor Jesus,

Que os nossos olhos vejam a tua obra redentora em processo em nossa vida e em nossa história. Que os nossos ouvidos ouçam teu Evangelho a nos anunciar o tempo da graça e da reconciliação. Que nossos olhos contemplem, na fé, esse mistério maravilhoso de tua presença redentora entre nós. Dá-nos, Senhor, a graça da conversão, pela qual acolhemos o reinado de Deus em nossa vida e em nossa história. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém. 


Vivendo a palavra


Mesmo enfrentando tantos problemas em nosso mundo, constatamos, na fé, que o Reino já está entre nós. Em seu caderno de anotações, faça uma pequena lista de 3 coisas nas quais você vê sinais do Reino de Deus acontecendo.


Comunicando


Toda quinta, celebramos a Santa Missa às 11 horas, pelos associados e ouvintes. Desejando, inclua a sua intenção no formulário que estamos lhe enviando. E nos acompanhe pelo rádio e pelas redes sociais.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

20 comentários:

  1. Paz e bem, por favor ore pelo meu Marido Vadilson, para que ele possa ver oque ainda lhe permanece oculto.

    ResponderExcluir
  2. Peço oração pelos meus filhos e amigos e familiares

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção padre que a paz e saúde esteja sempre com nós

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos que Jesus te abençoe. Senhor aumenta minha fé

    ResponderExcluir
  5. Gratidão 🙏!!! Gratidão 🙏!!! Muita gratidão pela generosidade y misericórdia que Deus tem com todos nós. Que Ele continue abençoando sua vida padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  6. Padre peço oração pela minha saúde e cúra da insonia e pressão aita e de cúra de um sinal na testa que exame foi positivo e tenho que fazer cirurgia e passar o dia internada.Amem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Padre a benção. Desde que passei a ler o evangelho contigo muitas graças tenho alcançado Jesus é maravilhoso amém

      Excluir
  7. Gratidão pela palavra do Senhor.Padre peço oração para o meu filho de libertação e cura . Deus o continue abençoando.Amen

    ResponderExcluir
  8. Que Possamos ser por inteiro no caminho de Deus nosso Pai! Ouvindo e vendo sempre o que Jesus está anunciando

    ResponderExcluir
  9. Pela convenção dos pecadores; pelo anúncio do Reino de Deus; pela pedra em forma de coração que existe dentro de nós, ser transformada num solo fértil, em um coração de carne, onde Deus, nosso Pai e Criador, possa sepultar suas sementes através de suas palavras de vida eterna. Rogai por todos nós, Santa Mãe de Deus, nós te pedimos, em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho. Amém.

    ResponderExcluir
  10. Pela minha Saúde e de toda minha família. Amém 🙏

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre João Carlos sua bênção para toda minha familia.

    ResponderExcluir
  12. Padre peço oração para meu filho, que Deus interceda por ele para que ele possa desenvolver a fala , lhe dê a cura pai. Amém.

    ResponderExcluir
  13. Peço oração pela minha saúde e pelos meus familiares 🙏
    Também por uma amiga que vai ter um bebê hoje

    ResponderExcluir
  14. Pela saúde da minha família e da minha irmã Ocelia que está internada e tem o mal de Alzaime.

    ResponderExcluir
  15. Peço oração para mim e por todos meus familiares

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Padre Três coisas do Reino de Deus que anotei - perceber a presença de Deus agindo a todo instante em minha vida, minha entrega a palavra de Jesus Cristo e a ação do Espírito Santo de Deus no meu coração, quando levanta os caídos, os que estão em último lugar. Gratidão pela vida... Agradecimento por tudo... e orações por todos que necessitam de oração. Amém.

    ResponderExcluir
  17. Peço oração pela saúde do meu filho Michael que sofre com TOC ,que Deus dê a cura para ele.

    ResponderExcluir
  18. Senhor misericordioso, eu LHE agradeço por tanto amor e carinho. Contudo, me conceda a graça de aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Me conceda a graça de seguir o caminho dos justos, do amor, do discipulado, do profetismo, da cura, da conversão e da consagração. Me conceda a graça de evitar o pecado, a idolatria, a abominação e a contaminação. Me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de ter um coração sensível. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de receber o Evangelho todos dias

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS