PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NA MORTE, NÃO SE LEVA NADA

NA MORTE, NÃO SE LEVA NADA




31 de julho de 2022

18º Domingo do Tempo Comum


EVANGELHO


Lc 12,13-21

Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?”
15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”.
16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’.
18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e fazer maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda esta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste?’21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”.



MEDITAÇÃO


Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens (Lc 12, 15)

Há um risco muito sério em nossa vida: concentrar todas as nossas energias em conseguir coisas, bens, o sustento de casa, o conforto da família. Está certo, realmente, precisamos providenciar nossa sobrevivência, para viver com dignidade. Mas, a vida é mais do que isso, não é verdade? Há quem faça disso o único objetivo de sua vida. Alguns se sacrificam dia e noite para manter e aumentar os seus bens. E não vêem mais nada, nem as pessoas de sua família, só as coisas, o dinheiro. Para estes, os bens deste mundo vão se tornando o seu deus, o seu dono.

As leituras deste Domingo nos fazem alguns alertas. Cuidado com essa vaidade de viver para ter coisas. É o que está no livro do Eclesiastes. A felicidade não está em ter muitos bens, nos diz Jesus no Evangelho. Não deixem o seu coração ficar preso nas coisas daqui de baixo, nos aconselha Paulo em sua carta. Senhor, dá-nos sabedoria para sabermos viver bem, reza o Salmo de hoje.

A ganância se manifesta em muitas ocasiões. No evangelho de hoje, é a briga pela herança. Quanto aparece uma herança, se acaba qualquer vínculo de amizade, de respeito, de fraternidade. O ganancioso, parente ou não, quer açambarcar o mais que puder ou tudo, se possível. O dinheiro fala muito alto e o interesse pelos bens materiais pode dominar a pessoa. O ganancioso é um monstro, capaz de mentir, de prejudicar os outros, de manipular todo tipo de argumento para passar por cima do direito dos outros, em benefício próprio.

No caso de uma disputa por herança, é claro que é importante se procurar a partilha justa dos bens. Se de verdade, alguém se sentir prejudicado, tem direito de defender e requerer os seus direitos, com os instrumentos do diálogo e, se necessário, da justiça. Mas, mesmo numa disputa por herança, a gente tem que se comportar como cristão. Cristão age, antes de tudo, movido pelo amor a Deus e aos irmãos; não age movido pelo dinheiro, seduzido pelos bens desta terra. Cristão não é um ganancioso, não faz do dinheiro um deus na sua vida.

Mas não é só nas disputas por herança que a ganância se manifesta. O ganancioso nunca fica satisfeito com o que tem. Está sempre correndo para ter mais. O pecado da avareza se manifesta em manter o pensamento fixo em ter coisas, subir na vida de qualquer forma, passar os outros para trás e não repartir nada com ninguém: não repartir oportunidade, nem projetos, nem recursos financeiros; não compartilhar nada com ninguém. Nessa situação, o avarento não é transparente e não se sensibiliza pela situação e pelo sofrimento dos outros.

Jesus ensinou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Para ilustrar, Jesus contou a história de um homem rico. Depois que ele superlotou seus novos e maiores celeiros de trigo, foi dormir planejando usufruir de toda a sua riqueza e morreu naquela mesma noite. Juntar tesouros para si mesmo é loucura, arrematou Jesus.

A vida da gente não pode ser apenas essa correria para se conseguir as coisas. Esse não é o objetivo de nossa vida. O Livro bíblico do Eclesiastes vê nisso uma grande vaidade, coisa sem futuro. E pergunta: “Que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol? Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade” (Ecl 1).

Na carta aos Colossenses, São Paulo nos dá um conselho precioso: “Se vocês ressuscitaram com Cristo, esforcem-se por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirem às coisas celestes e não às coisas terrestres” (Cl 3).


Guardando a mensagem

A palavra de Jesus hoje é para a gente ter cuidado com qualquer tipo de ganância. A felicidade não está em se ter coisas ou ter muitos bens. Precisamos lutar com responsabilidade pelo pão de cada dia, procurando poupar também para o futuro, mas sem por nossa esperança no dinheiro, sem fazer das coisas um novo deus. Como reza o salmo 89: “Ensina-nos a contar os nossos dias e dá sabedoria ao nosso coração”. Ao morrer, não se leva nada, a não ser as boas obras que fizemos, a caridade que praticamos, o amor que devotamos a Deus e aos irmãos.

Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens (Lc 12, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
tua palavra nos tem ensinado que não devemos por a nossa confiança nos bens desta terra, pois nossa vida aqui é uma passagem. Tu nos ensinas a buscar os bens que não passam, a viver com os olhos fixos nos bens eternos que já possuímos na esperança. No trato com os bens desta terra, nos ensinas a ser honestos, trabalhadores e solidários, fugindo de tudo que possa parecer avareza, egoísmo e ganância. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Neste último domingo do mês, não perca a celebração da Santa Missa em sua comunidade. Aproveite para agradecer a Deus pelas bênçãos recebidas neste.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

18 comentários:

  1. Bom Domingo Padre! O dia em que o Espírito Santo de Deus fez para nós: "Eu vi o Senhor". Sua benção. Amém.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, padre João Carlos! Novamente, uma meditação ímpar, acerca da ganância, da usura. Parabéns! Florival Primo

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos sua benção.obrigado por permissão de Deus.a corda e ter a palavra de Deus.pra.refriti a vida que Deus abençoe sempre sua vida.sua família 🙏

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre sua benção. Um domingo abençoado pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  5. Glória a voz senhor que a sua vontade seja sempre feita e mim proteja de tudo quanto for mal mi. Dando sabedoria e discernimento Amém Amém 🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos obrigada por essa leitura de hoje e que Deus continue te abençoando grandiosamente Amém 🙏🙌

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia.Palavra linda essa , que nós possamos refletir e pôr em prática, o que Jesus quis nos ensinar. Paz e bem

      Excluir
    2. Palavras da Salvação Glória a vós senhor

      Excluir
  7. Amém um bom dia Abençoado na PAZ de DEUS

    ResponderExcluir
  8. Deus te abençoe e te guarde Pe.Sua benção.

    ResponderExcluir
  9. Amém um domingo abençoado a todos.

    ResponderExcluir
  10. 🙌🏾🙏🏽 Bom dia Padre e um domingo abençoado. E que todos nos cristãos possamos compreender que o bem maior é aquele que é compartilhado com o próximo. A sua benção Padre amém.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Pe João Carlos,minha benção,tudo verdade a ganância é muito triste, não levamos nada dessa terra, ter amor ao próximo, ajudar os que precisam, não ser egoísta, pois Deus é quem vai julgar os da terra, pelas brigas de herança, estou passando por esse momento difícil, de herança, tem um que briga por tudo, não quer compartilhar, só quer fazer confusão, mais Deus é nosso testemunho, que estamos fazendo o certo, bendito seja o senhor.Que Deus nos abençoe a passar por essa fase difícil,reze por nós, para que que final dê tudo certo.obrigada Pe João Carlos, que Deus abençoe o senhor sempre.abraco.

    ResponderExcluir
  12. José Lúcio de Araújo31/7/22 11:06

    Uma semana abençoada de riquezas espirituais para todos nós.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia Padre João Carlos
    Como sempre o Senhor nos ensina a entender o Evangelho com palavras simples e com muita clareza. Que Deus o abençoe e ilumine sempre.
    Que o Senhor tenha uma semana abençoada.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia☀️Padre João Carlos, a sua bênção 🙏🏻 Sou Católica não praticante, fisicamente, por ter dificuldade de locomoção. Talvez, em verdade, eu esteja usando esse argumento para justificar meu distanciamento da Casa de Deus. No entanto, leio a Bíblia, emociono-me com a transfiguração da Eucaristia, cumpro os Mandamentos da Ler de Deus... e gosto muito de ouvir a sua palavra. Sua interpretação do Evangelho tcca-me, profundamente. Peço-lhe, Padre João Carlos, que reze por mim🍀🌿🙏🏻

    ResponderExcluir
  15. Anônimo3/8/22 17:29

    Desejo receber suas pregações diariamente padre.Mas, Como entrar no se blog?

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS