PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: NO LUGAR DE SE VINGAR, OFERECER O PERDÃO

NO LUGAR DE SE VINGAR, OFERECER O PERDÃO




13 de junho de 2022

Segunda-feira da 11ª Semana do Tempo Comum

Dia de Santo Antônio de Pádua



EVANGELHO


Mt 5,38-42

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.


MEDITAÇÃO


Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39)


Toda a história do antigo povo de Deus, suas leis, suas normas de comportamento, com a vinda de Jesus tudo ganhou mais luz, mais perfeição. No Sermão da Montanha, Jesus, como um novo Moisés, comunica a Lei ao seu povo. Ele não veio para acabar com a Lei antiga, mas para levá-la à perfeição, para aprimorá-la. A lei do Reino de Deus pauta-se pela misericórdia, pelo amor.

No texto de hoje, ele corrige a Lei do Talião. A Lei do Talião, como está no Livro do Levítico, já era um grande avanço, porque disciplinava a reação às agressões. Não permitia o excesso. Era o mínimo de qualquer povo civilizado. Está escrito no Livro do Levítico: vida por vida, fratura por fratura, olho por olho, dente por dente. O dano que causar a alguém será a sua paga, na mesma moeda, na mesma medida. Bateu, levou. Matou, morreu. É o nível humano, disciplinando a vingança, para a vingança não sair maior do que a ofensa. Essa legislação foi já um grande avanço para o povo do Antigo Testamento.

Com Jesus, o homem redimido pela graça pode fazer muito mais do que isso. Pode reagir com maior controle, com mais caridade; pode vencer, em si próprio, a raiva, o ódio, o desejo de vingança. O homem renascido pela graça pode ser mais generoso, como Deus foi para com ele; ser misericordioso, como Deus foi com ele. Pode, na graça de Deus que o regenerou, oferecer o perdão, em vez da vingança.

Olha o que Jesus disse: “Não enfrentem quem é malvado”. Rebater à violência com a violência é alimentar a espiral suicida da violência. A lei de Moisés impunha um controle sobre a medida da vingança, para ninguém se exceder fora da conta. Com Moisés, quem foi ofendido tem o direito de responder com a mesma moeda. Não mais. Com Jesus, nem isso. Quem foi ofendido, não se vinga de jeito nenhum. Não responde com a mesma moeda. Não parte para a violência. Nada de "olho por olho, dente por dente". Não só não parte para a violência, mas procura ser humilde e generoso para restabelecer a fraternidade. Não somente não se vinga, mas também não fecha as portas para o agressor. Assim, até se arrisca a receber outra pancada, outra traição, outra ofensa. "Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda!". Fácil, não é.

Hoje é dia de Santo Antonio de Pádua. Ele faleceu no dia 13 de junho de 1231. Em uma de suas pregações, ele disse: "A linguagem é viva, quando falam as obras. Cessem, portanto, as palavras e falem as obras. De palavras estamos cheios, mas de obras, vazios; por este motivo nos amaldiçoa o Senhor, como amaldiçoou a figueira em que não encontrou fruto, mas somente folhas". A palavra deste santo pregador é um alerta para nós. O ensinamento de Jesus hoje é muito claro: não podemos responder às ofensas que recebemos com a mesma moeda; em vez de rompimento, procuramos a reconciliação; cultivamos um amor a toda prova, porque a vitória há de ser a da fraternidade. É isso que precisamos fazer, praticar. Esse é o caminho do cristão. Como disse Santo Antonio: "cessem as palavras, falem as obras'.



Guardando a mensagem

Oferecer a face esquerda ao agressor. Foi Jesus mesmo que em primeiro lugar realizou isso. Sua cruz foi isso! Nós o esbofeteamos, mas ele pediu ao Pai que nos perdoasse. Nós o crucificamos e, no entanto, ele nos reconciliou com Deus. O mandamento dele é ‘vingança não’ (aquele negócio de olho por olho) e nem voltar as costas a quem nos ofende. Agora, a nova lei nos manda ser fraternos a toda prova. Nada de vingança. Nada de reações violentas. Permanecer desarmado, enfrentando a ofensa dos irmãos com humildade e prontos para o perdão.

Se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! (Mt 5, 39)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
hoje estás nos ensinando a agir com mansidão, não com violência. Deste o exemplo: ferido e violentado pelos soldados de Pilatos, te comportaste como um cordeiro levado ao matadouro. Ó Jesus, manso e humilde de coração, faz o nosso coração semelhante ao teu. Dá-nos vencer a espiral da violência, quebrando a resposta violenta que só a alimenta. Abençoa, Senhor, os irmãos e as irmãos que estão passando por grandes dificuldades. Ensina-os, Senhor, pelo teu Santo Espírito, a confiarem no diálogo, no entendimento, na busca perseverante de reconciliação. Sustenta-os com os dons da fortaleza e da paciência. Tu és, Senhor, o nosso modelo de vida, o nosso Mestre. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Nesse assunto da paciência, da disposição para a reconciliação, da mansidão, há alguma coisa a consertar na sua vida? Pense aí.

Comunicando

Recife, hoje, tem o Encontro dos Ouvintes, às 11 horas, na Basílica do Carmo. Você pode nos acompanhar pelo rádio ou pelas redes sociais.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. Pe João Carlos ouço TDS os dias suas homilia. Isso tem me fortalecido na fé

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Pe João Carlos! Grata pelas mensagens muito importante para nosso crescimento espiritual. Preciso de oração para ser paciente e tolerante com opiniões divergentes, praticar é difícil.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Pe João Carlos, peça em suas orações a Deus por mim, estou sofrendo muito, com a ausência de minha mainha, que Deus a levou para perto dele, só faço chorar, está difícil para mim, sempre pedindo a Deus para mim ajudar, obrigada, abraço

    ResponderExcluir
  4. O lar padre João Carlos a sua benção obrigada pela
    Palavra. O amor a cima de tudo Jesus é amor.o mal jamais vence o amor .Jesus é pai o amor dele é grandioso para com seus filhos.

    ResponderExcluir
  5. Boa noite Pe. João Carlos!
    Mais uma vez nós passando os ensinamentos de nosso Supremo Mestre, Jesus Cristo, o qual nos cedeu exemplo com seu próprio sacrifício, mesmo nós sendo tão cruéis e arrogantes, intercedeu por nós com misericórdia. Parabéns por sua eloquente colocação!

    ResponderExcluir
  6. A paciência é o caminho mais curto para alcançar a vida eterna...

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigada , Padre João Carlos, por estás meditações , mensagens Bíblicas , pois muito tem ajudado , Que Deus abençoe e proteja Sempre .

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

As duas mesas da Missa.

16 de abril de 2024    Terça-feira da 3ª Semana da Páscoa.       Evangelho.    Jo 6,30-35 Naquele tempo, a multidão perguntou a Jesus: 30“Qu...

POSTAGENS MAIS VISTAS