PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A AFLIÇÃO DE UMA MÃE

A AFLIÇÃO DE UMA MÃE




25 de junho de 2022

Imaculado Coração de Maria


EVANGELHO


Lc 2,41-51

41Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. 42Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. 43Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém, sem que seus pais o notassem.
44Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. 45Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura. 46Três dias depois, o encontraram no Templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas.
47Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. 48Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. 49Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” 50Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. 51Jesus desceu então com seus pais para Nazaré, e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas estas coisas.

MEDITAÇÃO


Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48)

Em sintonia com o dia de hoje, dedicado ao Imaculado Coração de Maria, lemos, na liturgia da Igreja, o texto que nos relata a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo.

Quando eu estive em Jerusalém, no muro das lamentações, vi uma cena que me fez entender o que aconteceu com Jesus no Templo, aos 12 anos. Vi garotos de 12 anos participando de pequenas procissões, conduzindo festivamente rolos da Lei. Só para lembrar: os livros do Antigo Testamento foram escritos em pergaminhos. Livro é uma coisa moderna. Bom, os meninos levavam rolos da Lei em procissão, todos vestidos de branco, acompanhados de músicos e instrumentos. Depois, eles liam em público, pela primeira vez, uma passagem da Torá. A Torá corresponde aos primeiros cinco livros da Bíblia. Nessa idade, os meninos passam por uma cerimônia pela qual são integrados como membros adultos na comunidade do povo de Deus. A cerimônia se chama Bar Mitzvá. Doze anos é a idade da maturidade. Passam, a partir de então, a ter aliança com Deus e ter obrigações como adultos no conhecimento, no estudo e na prática dos mandamentos da Lei de Deus.

Jesus vai com os pais para a peregrinação da Páscoa, em Jerusalém. Está com 12 anos. Doze anos é a idade de sua integração como adulto no povo da Aliança. Qualquer menino ficava fora de si, de tanta alegria, num momento como esse. Ficava de maior, no sentido da lei judaica. Assim, Jesus, encantado com tudo aquilo, vai ficando por ali, nas rodas de debate que os mestres da Lei promoviam em vários pontos do Templo. Segundo o texto, escutava, fazia perguntas, dava respostas inteligentes. Encantava a todos, com sua sabedoria e seu interesse. Claro, está empolgado, sente-se por dentro dos costumes judaicos... por um momento, os laços familiares se enfraquecem... sua consciência de que é o filho de Deus está crescendo, suas descobertas mais amplas do mundo judeu, sua compreensão das coisas de Deus se aguçando...

Quando seus pais chegam, angustiados, sua mãe reclama. “Meu filho, porque agiste assim conosco?”. E ele, sentindo-se agora adulto, responde que eles deviam saber que ele devia estar na casa do Pai dele. Uma forma surpreendente de se referir a Deus: “o meu Pai”. É a sua consciência de filho que está emergindo naquele clima de festa e de aprofundamento do judaísmo. É verdade que ele voltou para casa, com os pais, em completa obediência. Mas, que sua cabeça tinha mudado muito, isso lá tinha.


Guardando a mensagem

A passagem para a vida adulta não é fácil para o adolescente, nem para os pais. É tempo de rebeldia, de afirmação da própria autonomia. No tempo de Jesus, talvez essa fase da adolescência nem existisse. Aos 12 anos, o menino já se tornava adulto, integrado plenamente no mundo religioso, por uma cerimônia familiar no Templo. Maria e José, mesmo conhecendo as origens do seu filho, se surpreenderam com o seu nível de autonomia e de consciência. Maria, sábia educadora, como seu esposo, no dizer da palavra, “conservava todas essas coisas no coração”. Quanto os pais podem aprender com os seus filhos! A pessoa humana é sempre um mistério surpreendente. Mas, isso não fez de Jesus um jovenzinho rebelde, mal-educado e desrespeitoso com os seus pais. Nada disso. Voltou pra casa, na companhia deles, em completa obediência e comunhão.

Olha que teu pai e eu estávamos angustiados, à tua procura! (Lc 2, 48)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
é surpreendente essa tua ida a Jerusalém naquela Páscoa em que ficaste no Templo, depois que teus pais e parentes voltaram para Nazaré. Tu te sentiste em casa, no meio daqueles mestres que explicavam a lei de Deus ao povo. Como todos os meninos daquela tua idade de 12 anos, passaste formalmente a ter parte na aliança com Deus e a responder pela Lei de Deus como uma pessoa adulta, emancipada. Impressiona a tua consciência de filho de Deus, o teu amor à Casa do teu Pai. Essa consciência de filho e esse teu amor pela Casa do Pai, também nós precisamos ter. Senhor, queremos hoje te pedir, de maneira especial, pelos adolescentes de nossas famílias. Que eles também, com o teu mesmo zelo e o teu mesmo entusiasmo, se encantem pelas coisas de Deus e experimentem a grande alegria de serem filhos de Deus e membros do seu povo. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje é dia dos mistérios gozosos no Terço de Nossa Senhora. Se não puder rezar o terço todo, recite pelo menos o quinto mistério, onde contemplamos a perda e o encontro do adolescente Jesus no Templo.

Comunicando

Nestes dias, estou em Manaus, para alguns compromissos de evangelização. Hoje, faço show na cidade de Rio Preto da Eva. No domingo, em Manaus, celebro a Santa Missa às 17 horas, com transmissão pela Rádio Tempo de Paz. Na terça-feira, vou à Rádio Rio Mar e participo de um encontro na Livraria Paulinas, às 10 horas. Na quarta, faço show na cidade de Manaquiri, no interior do estado. Confio-me às suas orações.

Um bom final de semana e até amanhã, se Deus quiser. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Obg meu Deus por sempre estar comigo abençoe meu filho e todos os adolescentes do mundo e meus sobrinhos amém e obg padre João carlos

    ResponderExcluir
  2. Que Nossa Senhora cubra com Seu Manto o mundo inteiro! Salve Maria!

    ResponderExcluir
  3. 🙏🙏🙏🙏Pelos adolescentes e pela sua evangelização Padre

    ResponderExcluir
  4. Deus abençoe todos os jovens. Abra seus corações para os ensinamentos do Senhor.
    Deus abençoe sua caminhada de missionário e evangelizador

    ResponderExcluir
  5. Que Deus e nossa Senhora abençoe meu sobrinho e faça ele seguir no caminho do bem!🙌

    ResponderExcluir
  6. Que Deus abençoe meus filhos, netos e toda minha família. .

    ResponderExcluir
  7. Amém Deus Maravilhoso💖🙏 Proteja Deus minha vida meu relacionamento minha família e minha casa Deus maravilhoso e todo poderoso!🙏💗💖🙌😭 Deus pode tudo…😭🙏🥰

    ResponderExcluir
  8. Q seu caminhar Pe.Joao Carlos, seja sempre de crescimento, em tudo q se refere ao profeto do Reino!!!!! Deus o ilumine!!!!

    ResponderExcluir
  9. Que Jesus e Maria proteja toda minha família, nos livrando de todo mal.🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  10. Coração de Maria rogai por nós!

    ResponderExcluir
  11. Deus Maria abençoe a minha paróquia e a mi há comunidade.

    ResponderExcluir
  12. Eu só tenho a agradecer à Deus! Por ter colocado a minha irmã em Cristo Teresa, em minha vida e quem me apresentou as suas medicações! Peço a Deus que lhe fortaleça todos os dias em suas orações que o Sr, Pe João Carlos, continue sendo luz em nossos caminhos!

    ResponderExcluir
  13. Senhor Deus, pastor e guia de nossas vidas, eu LHE agradeço pela Solenidade do Imaculado Coração de Maria. Contudo, me ensine seguir o caminho do templo, dos bons pensamentos, da bênção, da alegria, da salvação, da justiça, da obediência, da inteligência e da evangelização. Me ensine glorificá-Lo. Me ensine participar da páscoa. Me ensine vencer a angústia e o sofrimento. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  14. Através do grupo de meu Setor , Santo Aníbal,em Divisa Nova , MG podemos participar desse texto bíblico tão importante atraves de Padre João Carlos Ribeiro."Assim como Nossa Senhora se preocupou com Jesus e foi a sua procura , e ele a obedeceu, desejo ardenttemente que sejamos todos de nossa família, filhos , netos ...seguidores da verdadeira palavra.Jesus manso e Himilde fazei o nosso coração semelhante ao vosso ao Vosso. E obrigada meu Deus pela grande Fé em ti , Jesus e Maria . Salve , Salve , Salve...Sagrado Coração de Jesus e Imaculado Coração de Maria.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS