PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: CORPUS CHRISTI, A FESTA DA EUCARISTIA

CORPUS CHRISTI, A FESTA DA EUCARISTIA



16 de junho de 2022

Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo


EVANGELHO


Lc 9, 11b-17

Naquele tempo, 11b Jesus acolheu as multidões, falava-lhes sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam.
12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”.
13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”.
14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”.
15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram.


MEDITAÇÃO


Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão (Lc 9, 16)

Chegamos ao dia de Corpus Christi. O que celebramos? O corpo e o sangue de Cristo, claro. A Eucaristia. O Concílio Vaticano II disse que a Eucaristia é fonte e ápice de toda a evangelização, de toda a vida da Igreja. Dom Bosco escreveu: “O sacrifício do altar é a glória, a vida, o coração do cristianismo”.

A Eucaristia é a Ceia Pascal que Jesus celebrou com os seus discípulos. E o que Jesus fez na última ceia? Ele antecipou a sua entrega na cruz, entregando-se ao Pai em nosso favor. Na cruz, ele deu a sua vida por nós. Aquela oferta generosa e obediente de si mesmo na cruz foi a mesma da ceia. É a mesma da Missa. A Missa renova aquela oferta do calvário, a sua morte redentora em favor da humanidade. A morte cruenta foi uma única vez. Mas, na Missa, como na última ceia, esse sacrifício é renovado, reapresentado a Deus.

A última ceia foi uma ceia de páscoa. Na ceia da páscoa, comia-se o cordeiro assado, cordeiro que tinha sido antes oferecido em sacrifício a Deus. Na ceia de Jesus, não houve cordeiro sacrificado. O cordeiro era Jesus. Ele seria sacrificado. Ele seria o alimento a ser consumido, na ceia da páscoa.

A Missa é a ceia da páscoa. O cordeiro que comemos, em família, em comunidade, em ação de graças pela libertação, é o próprio Jesus. Jesus está sacramentalmente presente no pão e no vinho consagrados. “Comam. Este é o meu corpo”. “Bebam. Este é o meu sangue”.

Na ceia pascal, a grande família rendia graças a Deus por todas as maravilhas que o Senhor realizara na história do seu povo, sobretudo a libertação do cativeiro do Egito. Na ceia dos cristãos, tudo é ação de graças ao Pai, por tudo que ele fez desde a criação até a vinda de Jesus e do Santo Espírito, e sobretudo a obra redentora de Jesus.

Ele disse ao povo: “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia”. De fato, por sua morte, ele nos trouxe a vida. Ressuscitado, ele apresentou-se aos discípulos e lhes comunicou a paz e o Espírito. A sua vida entregue expiou o nosso pecado. Ressuscitado, ele nos abriu as portas da casa de Deus: pelo dom do seu Espírito, agora somos filhos Deus. Na sua morte, ele nos deu a vida.

Na missa, na nossa ceia pascal, nos unimos a Cristo pela fé, pela caridade, pela oração e, muito especialmente, pela comunhão eucarística. Nós nos associamos ao seu sacrifício com nossas dores, nossos sofrimentos, nossas lutas. “Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele”. Na comunhão eucarística, nos unimos a ele e ele se une a nós.

No sacrário, em cada igreja, se conserva a reserva eucarística, o pão consagrado na Missa para comunhão dos doentes e também para a adoração dos fiéis. Santos, como o Cura D’Ars, recomendava a Visita ao Santíssimo Sacramento. Dom Bosco era claro: “Vocês querem que Jesus lhes conceda muitas graças? Visitem-no muitas vezes. Querem que ele lhes conceda poucas? Então, visitem-no poucas vezes”.



Guardando a mensagem

Na cena da multiplicação dos pães, vemos os traços da Eucaristia: a reunião do povo, a pregação de Jesus, a refeição em comum. Os gestos de Jesus já vão antecipando a última ceia, a Santa Missa: tomou os pães, deu graças, partiu-os e os deu aos discípulos. A fração do pão e a entrega aos discípulos bem representam a sua entrega por nós. Jesus celebrou essa entrega obediente de sua vida na ceia pascal, a última ceia. Do pão, fez sacramento do seu corpo e o deu em alimento. Do vinho, fez sacramento do seu sangue e o deu em bebida. A Missa é a ceia pascal de Jesus. No lugar do cordeiro sacrificado, comemos pão e vinho, que, pelas palavras do Salvador e pela efusão do Espírito Santo, tornam-se substancialmente corpo e sangue de Cristo. Pela comunhão no seu corpo e no seu sangue, nos unimos profundamente a ele e ele a nós. Na Missa, elevamos ao Pai - com Cristo, em Cristo e por Cristo – a mais alta louvação e dele recebemos as mais elevadas graças e bênçãos.

Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão (Lc 9, 16)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
reunido com os apóstolos na última ceia, tu te ofereceste ao Pai como cordeiro sem mancha e foste aceito como sacrifício de perfeito louvor. Pela comunhão no sublime sacramento da Eucaristia, tu nos nutres e santificas. Dá-nos, Senhor, a graça de nos aproximar sempre da mesa de tão grande mistério para encontrar, por tua graça, a garantia da vida eterna. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Para honrar o Santíssimo Sacramento, no dia de hoje, é importante participar da Santa Missa e da Procissão Eucarística. 

Comunicando

Você sabe que todas as quintas-feiras, nós celebramos a Santa Missa com ouvintes e associados. A Missa de hoje vai começar mais cedo, às 10 horas, porque estaremos participando da Celebração presidida pelo arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando, na Igreja da Madre de Deus, em clima de preparação do Congresso Eucarístico Nacional. Estou lhe deixando aqui o link pra você participar da Missa e o folheto com a liturgia de hoje. 

Um abençoado dia de Corpus Christi e até amanhã, se Deus quiser!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

14 comentários:

  1. Padre João Carlos, sua benção. Peço orações pelas famílias, hoje pela conversão da minha família, pela libertação do alcoolismo, cura e libertação da depressão, pânico e ansiedade.

    ResponderExcluir
  2. Padre João Carlos sua benção, bom dia !! Unamos nossas preces suplicando, para que todos os viventes desta terra tomem ciência do AMOR de Jesus e Maria e possam vivifica-lo, de maneiras que só ele seja evidente, e o ódio seja expulso da face da terra !! Amem .Um abraço Teresa Cristina

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Padre João Carlos. Que a Luz do Espírito Santo de Deus ilumine seus caminhos e lhe dê saúde e paz neste dia...
    Um excelente dia com a Missa das onze horas ...
    Fique com Deus no seu coração e na sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Amém Padre bom dia sua benção.Um abençoado feriado de corpus christi pra todos nós 🙏🏼🙌🕍

    ResponderExcluir
  5. Peço oraçães por mim Dinaci e minha família e por as necessidades do Brasil e o mundo inteiro

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos, peço-lhe orações por minha família, precisamos de saúde e da proteção de Deus. Ajude-me a aumentar minha Fé e a ser uma pessoa melhor🙏

    ResponderExcluir
  7. Muito linda a explanação do evangelho, muito tocante. Deus o abençoe Pe. João Carlos e à todos. Que a humanidade viva e valorize a leveza do amor verdadeiro.

    ResponderExcluir
  8. Pe.Joao Carlos w uma honrar receber e passar suas mensagens hoje quero pedir pra minha saúde e da minha filha de toda minha família e abençoe sempre o senhor com suas palavras Amém.

    ResponderExcluir
  9. A sua benção padre João Carlos lendo lendo o evangelho de hoje tive uma curiosidade de saber quantos grupos de 50 estavam ali o qual deu 100 grupos uma abençoada tarde a todos da A M A

    ResponderExcluir
  10. Sua benção parte João Carlos peço oração pra deus me curar dá minha visão!

    ResponderExcluir
  11. Deus Altíssimo, eu LHE agradeço por existir a Santa Missa. No entanto, me ensine viver a minha vocação. Me ensine seguir o caminho do apostolado, da caridade, da partilha, da organização, da evangelização, da cura, da bênção e da proteção. Me ensine ser um bom dizimista. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  12. Padre João Carlos asua benção mim chama María Helena Moro em São Luís do Maranhão só gostaria de agendar as suas.,Omelias pós são muito rica pra minha vida espiritual,a de minha família e quê Deus abençoe asu vida.

    ResponderExcluir
  13. Sua bênção padre João Carlos

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS