PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ONDE ESTÁ O TEU TESOURO, AÍ ESTÁ O TEU CORAÇÃO

ONDE ESTÁ O TEU TESOURO, AÍ ESTÁ O TEU CORAÇÃO





17 de junho de 2022

Sexta-feira da 11ª Semana do Tempo Comum



EVANGELHO



Mt 6,19-23

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração.
22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão.



MEDITAÇÃO


Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6, 21)


Depois de ter ensinado o Pai Nosso, como um modelo de oração, Jesus deu outro ensinamento importante, desenvolvendo um tema já presente no Pai Nosso. Toda atenção para não se enganar com a riqueza.

Ajuntar tesouros é uma tentação permanente. No ‘Pai Nosso’, Jesus nos ensinou a pedir ao Pai “o pão nosso de cada dia”, o necessário para a nossa sobrevivência, não riqueza, fortuna. Nossa confiança está em Deus, não no dinheiro. É o Senhor quem nos sustenta, quem nos guarda. Como disse Jesus, é só olhar como ele alimenta os pardais e veste belamente as flores do mato. Com maior empenho, ele cuida dos seus filhos e de suas filhas, de sua comida, de sua roupa, de suas contas. Nossa confiança não pode estar no dinheiro, na segurança econômica. Nossa confiança só pode estar em Deus, em nosso Pai providente.

Jesus sentenciou: “Mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. Não é ter muita coisa, muito dinheiro, muitos bens que resolve. A felicidade não está em ter bens. Precisamos, é certo, ter o suficiente para viver com dignidade. Mas, o acúmulo de coisas, de dinheiro, de bens pode nos dar a falsa impressão de segurança, de independência, de autonomia, de felicidade. De falsa felicidade. O coração humano não se contenta com coisas. Pode-se até ter a impressão que ao se ter a posse daquele bem, ou chegar àquele status, vai-se encontrar um grau de satisfação que vai ser a própria felicidade. Não é verdade. A felicidade não está em ter coisas, Jesus está nos lembrando.

Toda atenção: “Onde está o teu tesouro, aí estará o teu coração”. Se nos deixamos seduzir pelas coisas, pelo dinheiro, pela riqueza... nosso coração fica preso a esses bens. É a eles que amamos, é por eles que nos sacrificamos. Assim, desviamos o amor que devemos a Deus e ao próximo para o amor às coisas. E nos tornamos idólatras. No lugar do Deus vivo e verdadeiro, em quem devemos confiar, coloca-se a reserva que se tem no banco ou os imóveis que parecem conferir segurança. Logo, logo aparecem justificativas para o seu próprio egoísmo, para o isolamento e a insensibilidade para com a penúria do próximo.






Guardando a mensagem

A nossa escolha de vida é o trabalho honesto, no qual, com a providência de Deus, garantimos a sobrevivência de nossa casa, vivendo com sobriedade e essencialidade. Nosso ideal não é a riqueza e o luxo. Amamos o trabalho e valorizamos a partilha. Confiamos em Deus.

Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração (Mt 6, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
a traça, a ferrugem e os ladrões destroem o tesouro que juntamos aqui na terra. O tesouro de boas obras, do amor a Deus, da nossa comunhão contigo, esse sim, ninguém destrói. Esse permanece. Continua, Senhor, nos ensinando a não servirmos às riquezas, nem nos sacrificarmos a elas, como novos ídolos. Baste-nos o pão de cada dia, com confiança na providência divina e compromisso com o trabalho honesto. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Que tal, hoje, oferecer uma ajuda mais substancial a alguém que lhe pede ou mesmo a alguém que precisa, mas não lhe estendeu ainda a mão?

Comunicando

Foi linda a Missa de Corpus Christi, no Recife, no clima da preparação do Congresso Eucarístico Nacional, que terá lugar em novembro próximo, em Recife e Olinda. Agradeço ao grupo numeroso de irmãos e irmãs que a acompanhou, pelo nosso canal do Youtube ou pela TV Evangelizar.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

15 comentários:

  1. Obrigada padre João Carlos tenho acompanhado todos os dias a sua meditação. Tem feito muito bem para mim. Compartilho com amigas. Que Deus continue te abençoando sempre. Amém 🙏🏼!

    ResponderExcluir
  2. Amém com saúde e paz neste dia. Tenha uma Sexta-feira muito feliz com saúde, paz e serenidade para você neste dia.
    Fique com Deus...
    Bom dia à todos...

    ResponderExcluir
  3. Leio todos os dias a Meditação da Palavra e me ajuda muito na minha oração matinal. Muito obrigada, Pe. João Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia pe João Carlos, minha primeira oração do dia, a meditação que recebo todos os dias, mim sinto forte e firme para viver mais uma dia de vida, sem a presença de minha mainha, que Deus a levou para junto dele, mais sofro ainda muito, mais a meditação mim fortalece, obrigada, que Deus abençoe sempre 🙏 o senhor, abraço

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Padre João Carlos por viver trabalhando honestamente juntamente com meu familiares e obrigado Meu Deus me der sempre saúde por tudo isso Amém.

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde senhor padre João Carlos, amei a mensagem do senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  7. Olá padre João a sua benção. Obrigada pela palavra que Jesus te abençoe.

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde padre gosto muito de ler a palavra do senhor

    ResponderExcluir
  9. Boa.tarde Padre estou Acopanhando todos os.dia para.mim e uma. Lição .que todos os dias aprendo nova coisas Obrigado

    ResponderExcluir
  10. Ó Deus, que mostrais vosso poder sobretudo no perdão e na misericórdia, eu LHE agradeço por ser batizado. Contudo, me ajude evitar a escuridão, a vingança, a violência, a idolatria e o pecado. Me ajude seguir o caminho do discipulado, da obediência, da calma, da aliança e da unção. Me ajude respeitar e valorizar a VOSSA igreja. Me ajude juntar tesouro no Céu. Me ajude ter o olho sadio. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite padre João Carlos obgdo 🙌🙌🙌🙏🏽🙏🏿🙏🏽🙏🏿

    ResponderExcluir
  12. Cada dia mais impressionado com a profundidade de suas reflexões, Padre João Carlos. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  13. Boa noite PADRE JOÃO Carlos ti peso ó oração Pará mim meu nome é Adriana Sampaio estou precisando muito

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS