PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SERÁ QUE ESTAMOS NA SALA ERRADA?

SERÁ QUE ESTAMOS NA SALA ERRADA?




15 de maio de 2022

5º Domingo da Páscoa

EVANGELHO


Jo 13,31-33a.34-35

31Depois que Judas saiu do cenáculo, disse Jesus: “Agora foi glorificado o Filho do Homem, e Deus foi glorificado nele. 32Se Deus foi glorificado nele, também Deus o glorificará em si mesmo, e o glorificará logo.
33aFilhinhos, por pouco tempo estou ainda convosco. 34Eu vos dou um novo mandamento: amai-vos uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros.
35Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”
.


MEDITAÇÃO


Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos, se tiverem amor uns aos outros (Jo 13, 35

O amor de uns pelos outros. O amor na comunidade, amor que se espalha no mundo. Coisa difícil. Amar como Jesus amou. Esse é o diferencial no grupo dos seus discípulos. E não é para quando for possível. Amar também no meio dos problemas e das adversidades. Um mandamento novo. O novo mandamento.

Eu tinha chamado um grupo de amigos para ir à Última Ceia, aquela ceia de Jesus com os discípulos, em Jerusalém. E fomos. Só que nos demos mal. Entramos na sala errada. A gente estava procurando a cena da última ceia. Jesus e os discípulos sentados à mesa, conversando, quem sabe cantando os salmos, na maior união. Bom, entramos na sala errada.

Quando entramos, ainda vimos Judas saindo meio apressado e o clima de desconfiança que ficou no ar. Jesus ficou só com os onze. É aqui mesmo, pensamos. Aí, nos encostamos pela parede, meio de longe, na penumbra e nos preparamos para curtir o clima da Última Ceia. Aos poucos, fomos nos envolvendo na cena. O grupo estava exaltado. Ouvimos claramente um deles dizer: ”eu nunca confiei nesse cara... um desonesto, um descontente, sempre com o pé atrás”. O mais novo, bem ao lado de Jesus, estava avisando: Jesus confirmou: Judas é um traidor”. Aí o negócio pegou fogo: “Desgraçado! Eu bem que estava desconfiado dele. Se eu pegar esse cara, eu acabo com ele”. Esse Jesus da cena estava com a cara triste, sisuda e lamentou-se: “A gente faz o melhor, se doa, se sacrifica, olha o resultado!.... Será que vale a pena?”. O outro ao lado de Jesus, talvez fosse Pedro, falou em tom raivoso: “Agora, vou lhe dizer uma coisa, Senhor. Eu já o tinha alertado. Esse Sinédrio de Jerusalém é uma desgraça. Desde que nós chegamos, eles estão vigiando os seus passos: é escriba fazendo perguntas capciosas, é olheiro por todo canto, é soldado atrás de o prender. Eu bem que lhe disse: não vamos pra festa desse ano, que o negócio está feio pro seu lado. O senhor não quis me ouvir!”. E eu vou dizer mais uma coisa: “Aqui tem cabra frouxo... vai correr da parada. Mas, eu lhe garanto: eu estou do seu lado, eu dou minha vida pra lhe defender”. Aí o tom de voz subiu mesmo, um vozerio forte, um reclama, outro bate na mesa, misturou-se o ódio e o medo, o negócio ficou feio. Aí a gente se deu conta: “estamos na cena errada. Aqui não é a última ceia de Jesus, não”. Vamos embora.

Aí, saímos, de fininho, e nos sentamos na praça. Estava todo mundo impactado por aquele clima de tensão, por aquele discurso de ódio que encontramos naquela ceia... Um dos colegas comentou: “Não estou entendendo... Jesus estava lá, os onze apóstolos, até Judas nós vimos saindo...” E outro: “eu vi logo que tinha alguma coisa errada. Jesus nunca incentivou o ódio... não jogaria um contra o outro. Tinha uma coisa errada, nesse ceia” O outro, em tom mais tranquilo, disse: “Claro que Jesus sabia o que estava acontecendo ao seu redor. Ele vinha avisando os discípulos. Ele também percebeu que Judas estava se afastando do grupo, dando-lhe as costas, prestes a trai-lo abertamente. Mas, não denunciou Judas, não o expôs ao grupo. E o tratou sempre com deferência, inclusive lhe deu o primeiro pedaço de pão molhado no vinho”. E uma colega, que ainda estava tremendo coitada foi dizendo: “E os discípulos, mesmo inseguros e temerosos, não partiram para malhar Judas... Jesus queria que o amor reinasse no seu grupo. Deu-lhes isso como mandamento. Amarem-se uns aos outros. Como ele os amou. E ele os amou dando a vida por eles, na cruz. O amor leva a gente ser paciente com o outro que está no erro e respeitosos com os que são mais fracos”. Aí ficamos mesmo certos: tínhamos entrado na sala errada.

Guardando a mensagem


Jesus nos amou de verdade. Conviveu com a sua comunidade de discípulos, ensinou-lhes o caminho de Deus, lavou os seus pés. Numa prova única de amor, deu sua vida por eles. Na Ceia, celebrou essa entrega, no sacramento do pão e do vinho. No Apocalipse, a comunidade de Jesus é comparada com a esposa. Ela ama de verdade o seu esposo. Nós amamos Jesus. É esse amor que nos reúne, que nos une ao seu redor. O amor fraterno se alimenta desse amor a Jesus. No Livro dos Atos dos Apóstolos, está que Paulo e Barnabé saíram mundo afora, no meio de muitas dificuldades, edificando comunidades cristãs. É o amor a Jesus que funda a comunidade. É o amor a Jesus e aos irmãos que explica a permanente entrega dos seus missionários. Esse amor vivido na comunidade espalha-se para o mundo, marca os nossos relacionamentos com os outros. Queremos ser irmãos e irmãs nesse mundo desigual. Defendemos os irmãozinhos que estejam sofrendo pelo desemprego, pela solidão, pela opressão, pela perda de seus direitos. Nosso amor nos leva a querer que todos tenham oportunidade e futuro, por isso defendemos os estudantes e a educação. Queremos construir fraternidade, num mundo desigual, sem compactuar com a violência e a exploração. Trabalhamos para combater o mal e para que o errado acerte o caminho. Num país marcado, hoje, pela polarização e pelo incitamento ao ódio, queremos amar os outros como Jesus nos amou.

Nisto todos conhecerão que vocês são meus discípulos, se tiverem amor uns aos outros (Jo 13, 35)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
na tua Ceia, aprendemos a amar como tu nos amaste. Tu nos amaste, entregando-te por nós até a morte de cruz, para o perdão dos nossos pecados. Por tua ressurreição, nos dás vida nova, o dom do teu Espírito. E nos pediste para viver nesse amor. Amor a ti e aos irmãos. Nossas comunidades hão de ser espaços de comunhão e participação, lugar de crescimento do amor, sobretudo nas horas difíceis. Nós somos irmãos, nos reconhecemos filhos amados de um único pai. Assim, rezamos juntos: “Pai nosso”. Queremos que a tua paz esteja na vida de cada um, de cada uma. Assim, em nossas celebrações nos comunicamos a paz com um abraço, antes da comunhão. Esse amor que experimentamos na comunidade dos discípulos, na tua Igreja, é a energia para nossa luta diária, para nossos compromissos nesta sociedade desigual. Nesse amor, já estamos fazendo esse mundo melhor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a Palavra

Novos gestos e atitudes surgem do seu renovado amor a Jesus e à sua comunidade, a Igreja. Hoje, convido você a se aproximar de uma pessoa desconhecida. É um irmão, uma irmã. Basta se aproximar com um coração de irmão, no Senhor.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Profundidade no que acabo ler 💖.
    Não tem como não reter nada...

    ResponderExcluir
  2. Jonne Júnior15/5/22 05:27

    Paz em Bem. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo... Vossa Benção Pé. JC peço orações pelo fim da guerra, da miséria e por todas em situações vulnerável.

    ResponderExcluir
  3. É muito bom estar com Jesus Cristo seja nos momentos difíceis ou de alegria.
    Como Deus é maravilhoso e bondoso misericórdioso ó tempo todo gratidão.

    ResponderExcluir
  4. Paz e vida louvado seja Deus que nos abençoar todo dias com seu gesto de amor por nós amém.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia 🌹
    Louvado seja Deus pelo evangelho de hoje que nos alerta para o amor que tanto precisamos para a transformação desse mundo! Que Deus nos dê a graça de escutar sua palavra com o coração e praticar no nosso meio! Obrigada padre João Carlos pelas mensagens evangelizadoras todos os dias! Deus abençoe você!

    ResponderExcluir
  6. Amém! 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Amém bom dia padre sua benção. Um domingo abençoado pra todos nós 🙌

    ResponderExcluir
  8. Como recebo diariamente a meditação escrita e falada para compartilhar? Taverne fui compartilhar a mensagem acima, mas não tem a opção de compartilhar pelo WhatsApp

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos Rosa Maria a minha benção padre João Carlos Deus abençoe sempre ilumine com muita bençãos saúde paz para senhor e toda família proteção de nossa senhora de Fátima obrigado pela palavra do senhor

    ResponderExcluir
  10. Olá, padre sua benção, obgda pela meditação um abraço 🌻✨📿✝️🛐

    ResponderExcluir
  11. Amém Amém Amém, Padre João Carlos Dinivanemte nos traz a reflexão do Amor de Jesus Cristo para com todas as pessoas, Somos todos irmãos perante Cristo. Eu particularmente sou filho de Família católica, Sempre frequentei a igreja rezando, de uns dois anos pra cá, encontrei traições, ingratidão, injustiças, perseguição Me aprofundei um pouco mais na Fé, aqui descobri que Deus, Jesus Cristo é maravilhoso comigo, encontrei na Fé, encontrei com meus Padres João Carlos, Padre Fábio de Melo Padre Marcelo Rossi Padre Juarez, Padre Reginaldo Manzotte, Padre Antônio Maria, Padre Gustavo aqui da paróquia que Frequento, sou imensamente Grato a todos vocês Homes de Deus que deixam meus dias melhores, Que Deus proteja todos vocês na caminhada da FÉ 🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir
  12. Amém padre João Carlos boa tarde, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor Jesus ajuda nos a amar nossos irmãos, como tu nos amou.

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde Padre João Carlos, com saúde e paz. Desejo que Deus lhe conceda uma tarde de domingo muito feliz e abençoada por Deus.
    Fique com Deus Presente na sua vida.

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde padre João Carlos pesso que Deus abençoe a todos nós hoje e sempre amém 🙏

    ResponderExcluir
  15. Anonimo15/04/202216:57_boa. Tarde padre João Deus lhe proteja em sua Missão!!

    ResponderExcluir
  16. Senhor Deus, eu LHE agradeço por todos os presbíteros da VOSSA igreja. Todavia, me ensine seguir o caminho do discipulado, do amor, do jejum, da fé, da confiança, da evangelização, da obediência, da graça e da oração. Me ensine vencer o sofrimento. Me ensine glorificá-Lo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS