PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: PORQUE VOCÊ O AMA, VOCÊ GUARDA A PALAVRA DE JESUS

PORQUE VOCÊ O AMA, VOCÊ GUARDA A PALAVRA DE JESUS



16 de maio de 2022

Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa


EVANGELHO


Jo 14,21-26

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 21“Quem acolheu os meus mandamentos e os observa, esse me ama. Ora, quem me ama será amado por meu Pai, e eu o amarei e me manifestarei a ele”. 22Judas – não o Iscariotes – disse-lhe: “Senhor, como se explica que te manifestarás a nós e não ao mundo?” 23Jesus respondeu-lhe: “Se alguém me ama, guardará minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco. 26Mas o Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”.


MEDITAÇÃO


Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)

Jesus está falando com os seus discípulos, gente que o ama, que o segue. Imaginemos você participando dessa reunião e Jesus dizendo isso: “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”.

Você, com a liberdade de um discípulo, um amigo, uma amiga de Jesus, poderia perguntar-lhe diretamente que “palavra” é essa pra gente guardar. Vai, pergunta... Coragem, vai... “Oh Jesus, desculpe, que palavra é essa pra gente guardar?” Escute bem a resposta. “A minha palavra pra você guardar é o que eu disse a vocês e ao povo, o que eu fiz entre vocês, a minha vida. A palavra é a minha vida, vivida entre vocês”. Puxa, que resposta! Pensa bem: como é que a vida dele é a palavra? Pergunte mais não. Eu mesmo lhe explico: Toda a vida de Jesus é uma grande palavra que Deus falou na história da humanidade. Ficou complicado? Vou dizer de outra forma: a vida de Jesus na terra, sua vida humana, é uma grande comunicação, uma boa notícia, um evangelho. Ih, parece que você não entendeu... Então, é melhor você perguntar a Jesus.

Vai, pergunta... Pergunta... “Jesus, aqui, você diz assim `Se alguém me ama, guardará a minha palavra`. Amá-lo, eu amo, mas eu queria saber qual é mesmo a palavra que você quer que a gente guarde". Escute bem a resposta dele. “O Defensor, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, ele ensinará tudo a vocês e lhes recordará tudo o que eu tenho dito a vocês”. Puxa vida, respira fundo, que resposta ... Olha só, o Espírito Santo ajuda a gente a entender o significado e o alcance do que Jesus disse e fez, de sua vida humana e muito mais. A vida de Jesus é o seu evangelho. Aliás, o evangelho de Marcos começa assim: “Início do Evangelho de Jesus Cristo, filho de Deus”. Então, o evangelho é a vida de Jesus, com tudo o que ele fez e disse.

Tudo claro? “Se alguém me ama, guardará a minha palavra”. E “guardar”, o que é? Responda você. Não vale dizer que ‘guardar’ aqui é conservar. Claro,...’guardar’ é praticar. Praticar. E praticar a Palavra de Deus é, segundo o mesmo Jesus, o mais importante. Não é apenas dizer “Senhor, Senhor”, mas fazer a vontade do Senhor. A palavra é, afinal, a vontade de Deus, que está manifesta na história da vida de Jesus, na história do povo eleito, na história da salvação que a Bíblia conta. Guardar é tomar a vida de Jesus como referência para a própria vida, é acolher a boa notícia do amor de Deus que se manifesta nela.


Guardando a mensagem

Nos evangelhos, está a história de Jesus, o testemunho de como sua vida impactou a primeira geração de cristãos, guiada pelo Espírito Santo. Neste testemunho, revela-se o rosto misericordioso do Pai, revelado por Jesus. Foi o que ele disse “E a palavra que vocês escutam não é minha, mas do Pai que me enviou”. A história de Jesus, sua vida, o que ele disse e o que fez, esse é o evangelho que precisamos conhecer e tomar como inspiração para a nossa vida. É a palavra que precisamos guardar. Você que ama Jesus, tome hoje um propósito: meditar diariamente os Evangelhos. Aliás, já é o que fazemos juntos aqui na Meditação. Então, estamos no bom caminho.

Se alguém me ama, guardará minha palavra (Jo 14, 23)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu nos tranquilizas, quando nos dizes que o Espírito Santo enviado, pelo Pai em teu nome, ele nos ensinará tudo que precisamos para entender e realizar a tua palavra. Todos os dias, procuramos meditar a tua palavra, palavra que é toda a tua vida, tuas atitudes e teus ensinamentos. Aos poucos, vamos assimilando tua maneira de ver o mundo, com o olhar do Pai. São Paulo mesmo nos recomendou que tivéssemos os mesmos sentimentos teus. Nós te amamos e queremos guardar a tua palavra. Guardar a tua palavra é uma questão de amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Renove hoje o seu compromisso de ler diariamente a palavra de Deus e meditá-la. Uma dica: diariamente, como você sabe, comentamos aqui o evangelho do dia. Seria muito importante você ler esse evangelho, em sua Bíblia. Quem recebe a meditação pelo whatsapp, veja que eu sempre indico a citação bíblica do dia. Quem estiver com pouco tempo, pode ler o evangelho no blog da meditação. É só seguir o link.

Comunicando

Nós começamos, ontem, a Novena de Nossa Senhora Auxiliadora. Dia 24, terça-feira que vem, é o seu dia litúrgico. Seria bom você se inscrever no meu canal do Youtube, assim ficaria mais fácil você receber a notificação da Novena. O canal é Padre João Carlos. Bom, vou lhe enviar o link da Novena de hoje. A hora? Sempre às 15 horas. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

17 comentários:

  1. Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe sempre e enchregaa seu coração de amor e paz... Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós e pelo mundo inteiro...
    Amém .

    ResponderExcluir
  2. Jonne Junior16/5/22 04:53

    Vossa benção Pe. JC oremos pelo fim da guerra e por todas famílias em situação vulnerável. Pela saúde de todos que estão nos leitos dos hospitais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 🙏🙏🙏

      Excluir
    2. Bom dia padre João Carlos! Sua bênção, peço oração pelos enfermos, por minha família, pela minha saúde física, emocional e espiritual.

      Excluir
    3. Bom dia peço benção para minha família . Pra mim pra minhas as famílias delas meus netos . E para mus irmãos e toda familia deles .E todos que precisam de oração

      Excluir
  3. Bom dia Pé João Carlos, peça a Deus em suas orações por minha maninha que está na UTI, que Deus não deixe ela sofrer, que volte para o apto bem melhorada de sua infecção, fique bem, para vê seus filhos, Amém

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos sua benção

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre joao Carlos!
    Peço orações para minha familia,especialmente uma irmã que esta passando por dificuldades grande Dalvaci.
    Obgda por nos ajudar a cada dia na meditação da palavra de Deus.

    ResponderExcluir
  6. Amém! 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que sua semana seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Guarda a palavra de Jesus é prática o que ele nos ensinou ,no seu lar ,no seu trabalho ,na sua comunidade , nas suas amizades e pessoas carentes que surgirem na sua presença como jesus fez deu comida a que tinha fome e cuidou de suas feridas corpo e alma
    Também podemos fazer tudo isso só é guardar a palavra.
    Um ótima semana abençoada é jesus no nosso coração que podemos fazer o melhor nesse mundo que está tão sem amor ao próximo 🙏🙋😍🌹💕

    ResponderExcluir
  8. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Uma semana abençoada e de muita paz pra todos nós 🙌 PAZ E BEM 🙏🏼

    ResponderExcluir
  9. PE João Carlos mim escrevie hoje para acompanhar suas meditações diárias...🙏

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor nós te amamos como tu sempre nos amou.

    ResponderExcluir
  11. Suas palavras encoraja meu coração...

    ResponderExcluir
  12. Bom dia padre João Carlos Rosa Maria a palavra Belíssima mas agente tem que ler praticar ouvir eu amo Jesus gosto de Evangelizar muita pessoas

    ResponderExcluir
  13. Deus, Pai de bondade e misericórdia, eu LHE agradeço por tudo de bom que foi feito na vida do VOSSO povo. Entretanto, me ajude vencer o sofrimento e o pecado. Me ajude escutar, aprender, viver e ensinar o Evangelho. Me ajude seguir o caminho da fé, da conversão e do apostolado. Me ajude observar os VOSSOS mandamentos e a VOSSA palavra. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS