PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O AMOR NOS LIBERTA PARA AMAR

O AMOR NOS LIBERTA PARA AMAR

 


19 de maio de 2022

Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa


EVANGELHO

Jo 15,9-11

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 9“Como meu Pai me amou, assim também eu vos amei. Permanecei no meu amor. 10Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu guardei os mandamentos do meu Pai e permaneço no seu amor. 11Eu vos disse isto, para que a minha alegria esteja em vós e a vossa alegria seja plena”.

MEDITAÇÃO


Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês. Permaneçam no meu amor (Jo 15, 9)

Podemos nos perguntar: Jesus falou do amor do Pai por ele. Como podemos ver esse amor do Pai por Jesus?  E a resposta  não é difícil: Na criação, o Pai já tinha demonstrado o seu amor pelo filho. Fez tudo pensando nele, nos criou à sua imagem e semelhança. No batismo de Jesus, vemos outra manifestação maravilhosa do amor do Pai. Ele declarou bem alto: “Este é o meu filho amado”. E derramou sobre ele o seu Espírito. Foi quando veio sobre Jesus o Espírito Santo, em forma de pomba.

Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês”. E como foi que Jesus nos amou? Mais fácil ainda de responder. Jesus se aproximou de nós, pela sua encarnação. Veio viver conosco, assumindo nossa condição humana. Mais? Ele nos anunciou o Reino de Deus, ele nos revelou o Pai e o seu projeto de salvação. E deu a prova maior de amor: deu a sua vida por nós. Foi assim que ele nos amou. E tem mais: ele também nos deu o seu Espírito. No domingo em que ressuscitou, se encontrou com a comunidade dos discípulos e soprou sobre eles, comunicando-lhes o Espírito Santo. E, cinquenta dias após a páscoa, derramou o seu Espírito sobre toda a comunidade.

O Pai amou Jesus. Jesus nos amou. E nos orientou a vivermos no amor. Deixou-nos o seu mandamento: “amem-se uns aos outros, assim como eu amei vocês”. O amor virou a marca da comunidade cristã. Logo as pessoas de fora começaram a reparar como, na comunidade eles se queriam bem, dividiam os seus bens, acudiam às necessidades dos mais pobres, rezavam juntos. “Um só coração e uma só alma”. São João escreveu na sua primeira carta: “Quem ama, nasceu de Deus, conhece Deus, porque Deus é amor". Na comunidade, procura-se viver o amor como o de Jesus: proximidade, acolhimento, inclusão, partilha, diálogo na verdade, perdão, comunhão.

Esse amor vivido na comunidade - expressão do amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo – transborda do círculo comunitário para ser fermento no meio da sociedade. Os cristãos e suas comunidades vão fermentando o mundo com esse amor. Acompanham os doentes, visitam os presos, defendem os injustiçados. Com o amor de Jesus, estendem a mão aos moradores de rua, aos órfãos, aos dependentes químicos. No amor por Jesus e pelos irmãos, educam para a cidadania, fortalecem a luta pela paz e pela justiça, defendem a vida ameaçada. É o amor que se torna fermento no meio da sociedade.


Guardando a mensagem

A comunidade cristã, onde se incluem também as famílias dos cristãos, é o grande espaço do amor fraterno. Conhecemos aí o amor de Deus por nós. Nosso amor aos irmãos, como Jesus nos amou, é a nossa resposta ao amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Na comunidade, somos chamados a viver o amor como acolhimento, amizade, ajuda mútua, correção fraterna, perdão. Esse amor forma cada cristão e toda a comunidade para serem, na sociedade, uma força de transformação. O amor se torna um fermento de paz, de justiça e de solidariedade.

Como meu Pai me amou, assim também eu amei vocês. Permaneçam no meu amor (Jo 15, 9)

Rezando a Palavra

Senhor Jesus,
Não somente nos mandaste amar, mas nos amar, como tu nos amaste. E tu nos amaste, sobretudo, sacrificando-se por nós. Amar é ficar feliz com a alegria do outro, vencendo o egoísmo. Amar é tomar como seu o sofrimento do outro, vencendo a indiferença. Amar é assumir o seu posto de cidadão pra melhorar o mundo, vencendo a alienação. Ajuda-nos, Senhor, a por em prática tua palavra, a viver no amor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a Palavra

Faça, hoje, um exame de consciência. Pergunte-se se tem se esforçado para permanecer no amor de Cristo. E se, com esse amor, tem procurado amar os seus semelhantes. 

Comunicação

A gente se encontra na Missa desta quinta-feira, às 11 horas, transmitida pelo rádio e pelas redes sociais.

E  hoje é o quinto dia da Novena de N. Sra. Auxiliadora. O tema é Santa Maria, Auxílio dos cristãos, rezando hoje pelos irmãos e irmãs em dificuldade. Vamos estar juntos às 15 horas.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Que bela reflexão nessa manhã! Obrigado Padre por sua palavra e por ter mudado a cor dessa página, o azul ficou nítida a leitura! 👏🏼👏🏼👏🏼🙌🏼

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João Carlos . Que Deus o abençoe infinitamente e lhe dê saúde e paz neste dia. Ajuda-nos, Senhor, a por em prática tua PALAVRA e viver no amor.
    Nossa Senhora Auxiliadora rogai por nós e pelo mundo inteiro.
    Um dia feliz e abençoada por Deus com saúde e paz para todos.

    ResponderExcluir
  3. Padre João Carlos muito obrigado pelo trabalho de envajelisacao falo de Luanda Angola

    ResponderExcluir
  4. Amém bom dia padre sua benção. Que reflexão linda falar do amor de Jesus por nós, nós tempos de hoje estar tão difícil de amar o ser humano ninguém tem tolerância com nada cada um pó sim só a misericórdia de Jesus pra curar 🙌

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre. Deus te proteja e abençoe 🙏🙏

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Padre João Carlos, a palavra nos alimenta e nos fortalece todos os dias, que Deus nos abençoe sempre !

    ResponderExcluir
  7. Estou amado receber essa mensagem
    Momento lindo de reflexão, de encontro com a palavra de Deus
    Maria Cileide da silva
    De Guarulhos

    ResponderExcluir
  8. Amém! 🙏🏻

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pe Antônio pelas suas palavras, nos leva a meditar muito sobre a vida e nosso próximo. Deus te abençoe, porque de vossas palavras tiramos muita coisa para nossa vida. Deus te abençoe sempre padre.

    ResponderExcluir
  10. Paz e bem e que Deus abençoe sempre vcs, sinto-me feliz ao lê as mensagens diariamente, são fortificantes,emociono e alegram os corações.

    ResponderExcluir
  11. Padre Antonio o Espírito Santo o ilumine para compreendermos mais a Palavra que salva; cura e liberta. Paz e bem!

    ResponderExcluir
  12. Bom dia a todos. Que vivamos este dia com muito amor a Deus, ao próximo e à nós mesmos. Deus abençoe o padre João Carlos com muita sabedoria para apascentar suas ovelhas num mundo tão sem amor.

    ResponderExcluir
  13. Que paz começar o dia ouvindo e falando sobre o amor de Deus por nós e nos ajudando a amar nossos semelhantes. Maria Célia De Oliveira, Governador Valadares,MG

    ResponderExcluir
  14. Boa tarde Pe. João Carlos! Obrigada por tornar meu dia abençoado e com a palavra e a reflexão divina. Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  15. Pai bondoso e compassivo, eu LHE agradeço por todos os sinais e prodígios que foram feitos na vida do VOSSO povo. Todavia, me ajude seguir o caminho do profetismo, do amor, do apostolado, da conversão, da evangelização, da consagração, da fé, da purificação, da graça e da alegria. Me ajude ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajude evitar o pecado. Me ajude guardar os VOSSOS mandamentos. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  16. Muito gratificante ler o evangelho e a meditação da palavra todos os dias, obrigada padre João Carlos pela dedicaçao do seu trabalho evangelizador.

    ResponderExcluir
  17. Fico tão feliz todos os dias escuto a palavra de deus conforta meu coração sou do Rio de Janeiro obrigado padre

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS