PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE MARCHA À NOSSA FRENTE

ELE MARCHA À NOSSA FRENTE




08 de maio de 2022

4° Domingo das Páscoa - Domingo do Bom Pastor

Jornada Mundial de Oração pelas Vocações



EVANGELHO


Jo 10,27-30

Naquele tempo, disse Jesus: 27“As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem. 28Eu dou-lhes a vida eterna e elas jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão.
29Meu Pai, que me deu estas ovelhas, é maior que todos, e ninguém pode arrebatá-las da mão do Pai. 30Eu e o Pai somos um”.




MEDITAÇÃO


As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10, 27)

E chegamos ao 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor. Duas motivações enchem nossos corações de muita alegria neste domingo: o Dia das Mães a o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

O evangelho de hoje é bem curtinho. Jesus nos diz que ele é o nosso pastor. Nós somos as ovelhas que o Pai lhe encarregou de cuidar e salvar. Ele nos conhece e nos dá a vida eterna. Nós, suas ovelhas, escutamos sua voz e o seguimos. E nos tranquiliza: não nos perderemos e não seremos arrancados de sua mão. E nos diz o porquê: Ele e o Pai são um. Ele manifesta o Pai e com o Pai ninguém pode.

O contexto dessas palavras de Jesus – João 10 – é a festa da Dedicação do Templo, o aniversário anual da restauração do Templo de Jerusalém. Nela, o povo da aliança celebrava a sua pertença a Deus e a presença de Deus no seu meio. Nas palavras do Mestre, podemos entender que quem, de verdade, manIfesta Deus não é mais Templo, mas ele próprio. Jesus é o novo Templo, o novo santuário. É nele que somos povo de Deus, rebanho do Senhor. Sim, de verdade, ele está conosco, ele nos conduz. Como ovelhas do seu rebanho, ouvimos sua palavra e o seguimos. E Deus nos garante: a perseguição não nos vence.

O tema da perseguição continua atual. Ainda nesta semana, os bispos da Argentina mandaram uma carta ao Papa, com data de 05 de maio. Na carta, os prelados manifestam proximidade, afeto e adesão ao Papa Francisco, como resposta aos ataques e críticas que ele vem recebendo por sua posição em favor das vítimas da guerra, em defesa da casa comum, das vítimas de abusos, dos migrantes, dos pobres.

Nas histórias dos primeiros missionários, a perseguição também esteve presente, como esteve na vida de Jesus. O livro dos Atos dos Apóstolos, conta, por exemplo, como Paulo e Barnabé foram expulsos de Antioquia da Pisídia pelas mulheres ricas e piedosas e homens influentes daquele lugar. Mesmo assim, os discípulos continuaram crescendo, cheios de alegria e do Espírito Santo. 

No Apocalipse, fala-se de uma multidão de vestes brancas e palmas na mão, sinal de vitória: gente que passou por uma grande tribulação e alvejou suas roupas no sangue do cordeiro. Aliás, aí se diz que o cordeiro agora é o pastor que os conduz para as fontes das águas da vida. Histórias de vitórias e vencedores: a de Cristo pastor que dá a vida na defesa de suas ovelhas, de Paulo e Barnabé que são expulsos da comunidade que eles edificaram, da multidão jubilosa que venceu a grande tribulação.

Bom, ninguém vai se assustar. Estamos celebrando a páscoa, a passagem vitoriosa de Jesus pela morte. A própria Eucaristia é memorial de sua morte e de sua ressurreição. E de nossa comunhão com este seu sacrifício redentor. No meio de nossas lutas, estamos vitoriosos, com Jesus.


Guardando a mensagem

Neste quarto domingo, Domingo do Bom Pastor, continuamos a celebrar a páscoa. Jesus é o bom pastor que dá a vida por nós, suas ovelhas. Ninguém vai nos dispersar, nem nos arrancar de suas mãos. Jesus manifesta o Pai que cuida de nós, nos defende, nos salva, nos constitui seu rebanho. Por nossa causa, ele foi oferecido como se fora um cordeiro imolado no Templo. Por sua ressurreição, o cordeiro tornou-se pastor. Ele é o bom pastor que marcha à nossa frente. Reconheçamos a sua voz. Sejamos seus seguidores.

As minhas ovelhas escutam a minha voz, eu as conheço e elas me seguem (Jo 10, 27)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
bom pastor de nossas vidas, nós te bendizemos pelo amor fiel que te levou ao sacrifício da cruz. Nós te louvamos por seres o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo. E nós queremos ser fieis a ti em nosso seguimento, particularmente protegendo e cuidando dos mais frágeis e sofredores. Nós te recomendamos, hoje, especialmente, nossas mães que, à tua imagem, são pastoras dedicadas e sacrificadas pelo bem dos seus filhos e netos. Às mamães falecidas, dá, Senhor, o descanso eterno. Às mamães que caminham conosco, consola-as em suas aflições, fortalecendo a sua fé e a sua esperança. Nós também te recomendamos, hoje, os jovens – eles e elas - que tens chamado para o teu seguimento como missionários, consagrados, religiosos, leigos ou sacerdotes. Que eles imitem a tua entrega e o teu amor de bom pastor. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Leia o Evangelho de hoje em sua Bíblia: João 10, 27-30. No versículo 31 tem uma coisa que vai lhe surpreender. Tendo um tempinho a mais, reze o Salmo 23 (22): O Senhor é o meu Pastor!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

12 comentários:

  1. Anônimo7/5/22 21:37

    Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. um feliz domingo do senhor a todos e um feliz dia das mães pra todas as mães.

    ResponderExcluir
  2. Anônimo8/5/22 02:57

    Que Deus Pai todo poderoso nos livre de todo mal

    ResponderExcluir
  3. Bom Dia Padre João Carlos sua bênção 🙌
    Quero parabenizar todas as mães neste dia e pedir à Deus e a mãezinha do céu que abençoe todas as mães com todas as bênçãos e as graças do céu 🙏🏻🙏🏻🙌❤

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Padre João Carlos, pela bela explicação di evangelho de hoje
    Que Deus abençoe. Oro pela minha mãe quefaleceu há 2 anos. Que a luz perpétua a ilumine. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Anônimo8/5/22 05:46

    Ornilda dó Recife de Per. Bom dia padre João Carlos sua benção obrigado por todos dia mim manda a palavra dó senhor Jesus Cristo ficou muito feliz por ter a palavra um Feliz domingo pra o senhor e sua família também..eu também mim a socieieu sou dá AmA também.e tou muito feliz por participara. Amém 🙏🙏.mande oração pra mim e minha família 🙏 muita saúde.pra o senhor e sua família também um abraço

    ResponderExcluir
  6. Anônimo8/5/22 05:56

    Que pena não vou puder ir amanhã na igreja do Carmo . gostaria de li vê e escutar a missa. Táva dê férias e retornou amanhã mais vou tá lá nó meu pensamento rezando na casa do meu pai e minha mãe amém 🙏 padre mande oração para minha voltar a ó trabalho 🙌 ornilda

    ResponderExcluir
  7. Anônimo8/5/22 07:00

    Bom dia! Louvado seja Deus...O Senhor é nosso Pastor, nada nos faltará. Não percamos nossa fé, mesmo diante de tamanhas ameaças. Quantas ovelhas ameaçadas, nas mais diferentes dimensões de suas vidas. Muito grata, Padre João Carlos

    ResponderExcluir
  8. Anônimo8/5/22 07:12

    Bom dia Padre João Carlos. Que Deus esteja sempre presente em sua vida e no seu coração, lhe abençoando e lhe protegendo de todo mal. Um abençoado domingo à todos.

    ResponderExcluir
  9. Anônimo8/5/22 13:08

    Louvado seja Deus hoje amanhã e sempre amém

    ResponderExcluir
  10. Anônimo8/5/22 16:10

    Boa tarde padre João Carlos este dia com sua mãe Deus abençoe com muita bençãos saúde paz abençoada tarde minha benção padre João Carlos

    ResponderExcluir
  11. Pai bondoso, eu LHE agradeço pela vida de todas as mães. Entretanto, me conceda a graça de seguir o caminho do Espírito Santo, do Bom Pastor, do apostolado, da vida eterna, da piedade, da luz, da salvação, da alegria, da oração, da fé, da coragem, da conversão, da fidelidade e da evangelização. Me conceda a graça de vencer a inveja, a tribulação, a perseguição e a blasfêmia. Me conceda a graça de glorificá-Lo. Me conceda a graça de lavar a minha roupa com o sangue do Cordeiro. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém

    ResponderExcluir
  12. Anônimo8/5/22 21:48

    Bom dia padre João Carlos.a sua bênção.meu nome e Arlete moro em viçosa minas Gerais.eu quero ti agradecer por todos os dias receber o Evangelho de Jesus Cristo.as suas palavras confortam o meu coração.e me faz seguir em frente.muito obrigado.que Deus continue te abençoando no seu ministério.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Você também é discípulo(a) dele?

   29 de março de 2024    Sexta-feira da Paixão do Senhor.      Evangelho.   Jo 18,1–19,42 (Confira o texto no final da Meditação)   Medita...

POSTAGENS MAIS VISTAS