PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: A NOSSA RESPOSTA À PALAVRA DO SENHOR

A NOSSA RESPOSTA À PALAVRA DO SENHOR




11 de maio de 2022

4ª Semana da Páscoa

EVANGELHO


Jo 12,44-50

Naquele tempo, 44Jesus exclamou em alta voz: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. 45Quem me vê, vê aquele que me enviou. 46Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.
47Se alguém ouvir as minhas palavras e não as observar, eu não o julgo, porque eu não vim para julgar o mundo, mas para salvá-lo. 48Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. 49Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar. 50E eu sei que o seu mandamento é vida eterna. Portanto, o que eu digo, eu o digo conforme o Pai me falou”.



MEDITAÇÃO


Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12, 46)

Palavras preciosas de Jesus, ditas à multidão: “Quem crê em mim não é em mim que crê, mas naquele que me enviou. Quem me rejeita e não aceita as minhas palavras já tem o seu juiz: a palavra que eu falei o julgará no último dia. Porque eu não falei por mim mesmo, mas o Pai, que me enviou, ele é quem me ordenou o que eu devia dizer e falar”.

Há, de verdade, uma realidade de descrença, de gente que não escuta Jesus e não o segue; não integra o seu rebanho, não faz parte de suas ovelhas. Pela fé, nos aproximamos de Jesus. A fé é um dom de Deus. Mas, um dom, um presente pode não ser recebido, pode ser rejeitado. É que fomos criados na liberdade. Sem liberdade, não há amor. Sem liberdade, não se pode crer, porque crer é uma acolhida incondicional, uma entrega pessoal. Não se pode crer, nem amar por obrigação. Crer é um ato de liberdade.

Há quem realmente não creia. E há muita gente que, mesmo crendo, não permite que sua fé oriente a sua vida. É uma espécie de ateísmo prático. Até crê, mas a fé não é a luz que ilumina os seus passos. Vive como quem não crê, como quem não tem esperança, como quem não conheceu Jesus. Em Jesus, ficamos sabendo que Deus nos ama e o enviou para nos resgatar, nos conduzir para a vida plena. E, sobre isso, não podemos ficar indiferentes. Essa novidade pode mudar a nossa vida, pode ser uma revolução em nossa existência.

Não basta que Jesus seja o bom pastor e nos conheça e dê sua vida por nós. É necessário que nós, em resposta a esse amor do bom pastor escutemos a sua voz e, na fé, o sigamos. Ele disse: “As minhas ovelhas escutam a minha voz”. É preciso ouvir a sua voz. A oração diária do povo de Jesus incluía uma passagem do livro do Deuteronômio: “Ouve, Israel, o Senhor teu Deus é o único Senhor”. Ouve, Israel. É preciso escutar. A fé é a nossa resposta ao que ouvimos. O salmo 94 traz uma chamada de atenção: “Oxalá vocês ouçam hoje a sua voz”. A palavra nos pede para não fechar o coração como o povo antigo que tanto entristeceu o Senhor por sua desobediência. “Oxalá vocês ouçam hoje a sua voz”.



Guardando a mensagem

Escutar a voz do bom pastor é reconhecê-lo como orientação da própria vida, crer nele, assumindo sua palavra como guia de sua existência. Foi exatamente isso que Maria disse aos serventes nas Bodas de Caná: “Façam tudo o que ele lhes disser”. O que Jesus diz, precisamos escutar, acolher, praticar. Crer é a nossa resposta à sua palavra, pela qual nos revela o amor de Deus por nós.

Eu vim ao mundo como luz, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas (Jo 12, 46)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
infelizmente, hoje, como no teu tempo, há muita gente que não te escuta de verdade. Uns permanecem indiferentes à tua voz, à tua Palavra; não a distinguem no meio de tantas vozes do mundo de hoje. Outros te escutam com ouvido de mercador: não te levam em conta, não te ouvem com seriedade; não se deixam conquistar pelo amor de Deus que tu anuncias. Mas, que bom que muitos te escutam e te seguem. Peço-te, Senhor, que eu e minha casa estejamos sempre no número dos que te ouvem, te conhecem e te seguem. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.


Vivendo a palavra

Minha sugestão é que você transcreva e reze a oração que Jesus rezava todo dia: Deuteronômio 6, 4-9. Ela começa convidando o povo de Deus a escutar, a ouvir uma coisa muito importante.

Comunicando

Todos os dias, junto com o áudio, nós enviamos também o texto da Meditação. Lendo, a gente percebe e guarda melhor a mensagem. Muita gente não abre o texto para ler. Quer um conselho? Hoje, abra o link que estamos lhe enviando e leia o Evangelho e a Meditação. 


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb.

48 comentários:

  1. Muita fé, oração e JESUS no CORAÇÃO.

    ResponderExcluir
  2. Maria de Fátima Silva bom dia padre João com muita fé que leio a meditação amém

    ResponderExcluir
  3. Estou neste exato momento lendo o Evangelho e a Meditação da Palavra do Senhor. Paz e bem para o Senhor padre João Carlos.

    ResponderExcluir
  4. Peço a Deus que e milha familia,esteja mos na lista dos que escutao e ponhao em pratica e nunca percamos a fé.Amem

    ResponderExcluir
  5. Jonne Júnior11/5/22 04:47

    Paz e Bem louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  6. COM Jesus e Maria não nos achamos a sós ‼️ EU SOU A LUZ DO MUNDO, QUEM ME SEGUE NÃO VIVERÁ NAS TREVAS 🕯️🕯️🌹🌹🙏🙏🙏 AMÉM ❗

    ResponderExcluir
  7. Jesus o bom pastor esse bom pastor que jamais desgarra da sua filha e quando perde ele vai atrás buscar Obrigada Jesus por eu não andar nas trevas eu peço Senhor Jesus aumente a minha fé para que eu jamais vacilarei e ficarei nas trevas por causa do barulho do mundo louvado seja o seu nome para sempre

    ResponderExcluir
  8. Obrigado senhor padre pela meditação matinal, para que tenhamos um dia abençoado e alegre.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obg padre eucrei mas tenho certeza que me falta muit entendimento mas Deus é o Deus do impossível Deus sem mim é é Deus eu sem Deus não sou nada. Obg por tanto amor por no Boa noite que ela seja abençoada.

      Excluir
    2. Meu nome é Sonia Mari da Silva presciso de muita oração.

      Excluir
    3. Eu estou nesse momento ouvi e após estou lendo a meditação a qual me leva p junto do meu PASTOR q me conduz neste mundo .AMÉM

      Excluir
  9. Obrigado pela oportunidade de ouvir a Palavra, me trás conforto, amor, paz e serenidade para enfrentar esse mundo. Perdão Senhor pelos meus pecados.

    ResponderExcluir
  10. Amém! Que estejamos sempre atentos a ouvir a sua voz. 🙏🏻

    ResponderExcluir
  11. Pe. João Carlos, aqui Rubens Marçal e Bia Mota, da Fazenda Firmeza, Estado do Tocantins. Obrigado por proporcionar leituras e meditações maravilhosas. Realizamos leituras bíblicas e meditamos todos os dias no café da manhã, graças a facilidade e clareza que o senhor nos traz, principalmente nas explicações sábias. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  12. Obrigada padre João Carlos por nós mandar a meditação todos os dia, amo o jeito que o senhor nos explicar a palavra de Deus. Deus o abençoe sempre, sou sua ouvinte de todos os dia, amém 🙌🙏 mim chamo Marluce, moro em Escada PE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado padre gostei muito da sua homilia foi acompanhar todos os dias

      Excluir
  13. Obrigado , por nos trazer diariamente, o amor de Jesus, através do seu Evangelho, seja forte, por que o encardido , está reinando sobre esse mundo. Deus nos abençoe e nos guarde .Amém

    ResponderExcluir
  14. Padre João Carlos eu glorifico a Deus por sua vida. Muito obrigada por seu lindo trabalho de evangelização.. Receber suam mensagens e ouvi-la é compartilhar é a primeira atividade do meu dia, e isso me faz muito bem.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos. Que possamos ser seguidores de Jesus e
    Ouvir suas palavras com fé...
    Uma abençoada quarta-feira à todos.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia padre João Carlos, e a todos da sua equipe, que o espírito santo abençoe sempre vcs,falo com muita sinceridade do meu coração sempre amei minha religião católica e agora, foi bem melhor porque tudo que eu aprendi de Jesus foi através da minha religião ,e ficou melhor depois que eu comecei a escutar a sua meditação muito obrigado meu nome é Pedro cancio de Melo peço oração por minha família e minha esposa Maria José dos Santos e pela paz no mundo e principalmente na Ucrânia e Rússia pra o fim dessa guerra senhor tem misericórdia de nós e do mundo inteiro.

    ResponderExcluir
  17. Bom dia padre João Carlos a Obrigada pela palavra precisamos ter fé para caminha.e escuta Jesus nos chamando

    ResponderExcluir
  18. EU TE PEÇO SENHOR QUE ESSAS PALAVRAS TÃO GRACIOSAS MARAVIHLOSA MUNCA DESAPARTE DE TE POR QUE EU SINTO MUITA PAZ LUIZ FORÇA FÉ ESPERANCA MINHA ALEGRIA E MEU JESUS QUE MIDA FORCA EM MINHA VIDA ENTREGO TUDO EM TUAS MAES AMEM AMEM

    ResponderExcluir
  19. Ótima catequese Padre João Carlos, o senhor é uma bênção de Deus em nossas vudas!🙌

    ResponderExcluir
  20. Muito obrigada pelo texto, ouço todos os dias é muito bom

    ResponderExcluir
  21. Bom dia Pé. J. Carlos.
    Obrigado ao a Nosso Senhor Cristo por sua e nossas vidas. Quero dizer lhe Pé. que não consigo ouvir a meditação sem acompanhar com a leitura.
    Ouço e partilhas todos os dias, isso desde 2017. Tem me ajudado muito a entender melhor os textos sagrados, não somente os Evangelhos, pois sua metologia nos favorece compreender o texto em seu contexto e trazê-lo para a nossa realidade.
    Louvado seja N. S.Cristo.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia a todos!
    Paz e Bem.
    Gosto muito de ler a Meditação da Palavra, são palavras que tocam o coração!
    Que Deus abençoe todos nós. 🙏

    ResponderExcluir
  23. Obg Deus e ao padre João Carlos por essas bênçãos na minha vida dos meus filhos meu esposo e minha família obg por mais um dia amém

    ResponderExcluir
  24. Bom dia Padre João Carlos, eu todos os dias escuto e compartilho para os meus contatos, as pessoas gostam muito. Ontem na fisioterapia o Sr que envio todos os dias, falou obrigado por compartilhar comigo o evangelho de Padre João Carlos, que maravilha os ensinamentos dele, eu recebo com muito amor e compartilho com meus amigos. Obrigado Padre João Carlos pelas orações e meditações, que Jesus e Nossa Senhora Auxiliadora continue iluminado seus caminhos. Gratidão sempre!!

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre João Carlos obrigada por essas meditações tds os dias tem feito obras em minha vida Deus o abençoe sempre 🙏🙌 Simone de camutanga Pernambuco 😘❤️

    ResponderExcluir
  26. Bom dia 💐 Paz e Bem. Leio a meditação todos os dias. Passo a mesma para muitas pessoas. Moro em Petrópolis RJ.

    ResponderExcluir
  27. Obrigado padre João Carlos pela as mensagens de todos os dias..cada dia mais amenta a minha fé .eu envio para os meus amigos do WhatsApp..11 /5 moro em Junqueiro Alagoas

    ResponderExcluir
  28. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Que palavras lindas que meditação rica em conhecimento obrigada por todos os dias enviar essas mesagem eu possa ler e aprender mais e mais. Que Jesus o abençoe sempre 🙌

    ResponderExcluir
  29. Bom dia padre João Carlos Rosa Maria eu só tenho gratidão pela meditação Belíssima senhor manda para mim todos os dias obrigado e meu alimento espiritual eu meu esposo meu filho Deus abençoe senhor sempre com muita bençãos saúde paz

    ResponderExcluir
  30. Eu Maria RODRIGUES lins u terto de oje graças à deus goitei muito

    ResponderExcluir
  31. Olá bom dia Pe. João! A paz de Cristo Jesus esteja com vc! O evangelho de hoje está dando um puxão e tanto na orelha de todos nós! É preciso crer na palavra e segui-la!

    ResponderExcluir
  32. Amém, acordar ouvindo essas mensagens, é MARAVILHOSO.

    ResponderExcluir
  33. Bom dia Padre, todos os dias eu leio a meditação e escuto o áudio, porque gosto muito do final qdo o senhor canta. Que Deus o abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  34. Sou a Lúcia de São Paulo, leio a meditação e escuto o áudio todos os dias, gosto muito e que Deus o abençõe sempre.

    ResponderExcluir
  35. Anonimo11//5/202213:08 Boa tarde padre Jesus nos ilumine todos os dias eu leio o Evangelho e a meditação graças a Deus!

    ResponderExcluir
  36. Muito bom ler o texto ,mauricelio da Silva holanda,PARÓQUIA CRISTO REI PUTIÚ BATURITÉ-CE .

    ResponderExcluir
  37. Ó Pai celestial, eu LHE agradeço pela vida dos profetas e doutores da VOSSA igreja. Todavia, me conceda a graça de celebrar, rezar, jejuar e honrá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de ser obediente ao Espírito Santo. Me conceda a graça de seguir o caminho da fé, da luz e da salvação. Me conceda a graça de ouvir, aprender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  38. Boa noite padre sua benção hoje essa mensagem me tocou, sempre escuto no áudio

    ResponderExcluir
  39. O que faço para ficar recebendo diariamente a Meditação da Palavra

    ResponderExcluir
  40. Senhor Jesus fica conosco sempre, aonde estivermos tua Luz resplandece!
    Gratidão ao P João Carlos ele é esta Luz que ilumina nossos corações!
    Gratidão ao Nosso misericordioso Deus Pai o Filho Jesus e ao Espírito Santo!

    ResponderExcluir
  41. Amém Amém Amém

    Lindo e abençoado acompanhar o texto com a voz do Senhor Padre João Carlos 🙌🏻🙌🏻🙌🏻

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS