PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELES PARTIRAM PARA APEDREJAR JESUS

ELES PARTIRAM PARA APEDREJAR JESUS



07 de abril de 2022

5ª Semana da Quaresma

37ª da caminhada quaresmal

EVANGELHO


Jo 8,51-59

Naquele tempo, disse Jesus aos judeus: 51“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte”. 52Disseram então os judeus: “Agora sabemos que tens um demônio. Abraão morreu e os profetas também, e tu dizes: ‘Se alguém guardar a minha palavra jamais verá a morte’. 53Acaso és maior do que nosso pai Abraão, que morreu, como também os profetas? Quem pretendes ser?”
54Jesus respondeu: “Se me glorifico a mim mesmo, minha glória não vale nada. Quem me glorifica é o meu Pai, aquele que vós dizeis ser o vosso Deus. 55No entanto, não o conheceis. Mas eu o conheço e, se dissesse que não o conheço, seria um mentiroso, como vós! Mas eu o conheço e guardo a sua palavra. 56Vosso pai Abraão exultou, por ver o meu dia; ele o viu, e alegrou-se”. 57Os judeus disseram-lhe então: “Nem sequer cinquenta anos tens, e viste Abraão!” 58Jesus respondeu: “Em verdade, em verdade vos digo, antes que Abraão existisse, eu sou”. 59Então eles pegaram em pedras para apedrejar Jesus, mas ele escondeu-se e saiu do Templo.

MEDITAÇÃO


Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte (Jo 8, 51)

Por causa dessa palavra, discutiram com Jesus, e, no final da discussão, pegaram em pedras para apedrejá-lo. ‘Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte’ (Jo 8, 51).

A morte, disse Paulo, é o salário do pecado. Ele escreveu assim na carta aos Romanos: “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna por intermédio de Cristo Jesus, nosso Senhor!” (Rm 6, 23). Jesus veio para nos libertar desse laço, dessa condenação. Alcançando-nos o perdão dos pecados em sua morte redentora, ele nos livrou do pecado e de sua consequência, a morte. Na verdade, ele morreu em nosso lugar. Tomou o nosso lugar de condenados, na cruz. Carregou-se de nossas dores, de nossas enfermidades, como o descreveu o profeta Isaías. Tomou para si a carga que nos pesava nos ombros, a morte.

Por sua morte, Jesus nos comunicou a vida plena: a vida em Deus, agora e na eternidade. A morte já não nos aniquila, já não é o nosso destino final. Agora, é apenas uma porta, uma passagem.

A nossa parte agora, a obra que o Pai espera de nós é crer no Senhor Jesus, acreditar nele, acolhê-lo como o enviado do Pai para nossa salvação. E crer é aderir de coração à sua pessoa e à sua palavra. Portanto, guardando a palavra de Jesus temos a vida eterna que nela está prometida. Guardar a palavra é viver em aliança com o Senhor.

Toda aliança tem um contrato, uma lei. Na aliança de Deus com o seu povo, no Antigo Testamento, a lei de Moisés era o contrato, a norma a ser seguida. No Novo Testamento, a palavra de Jesus, os seus ensinamentos, o seu Evangelho é o contrato da Nova Aliança. Nós vivemos em comunhão com o Senhor, vivendo a sua Palavra. E se vivemos a sua Palavra, temos a vida em nós, acolhemos a graça da cruz que nos salvou da morte eterna que o pecado produz, o afastamento de Deus.

A relação que Jesus tem com o Pai é um exemplo, um modelo para nossa relação com ele, o nosso redentor. Ele conhece o Pai e guarda sua palavra. Aqueles que lhe fizeram oposição e até quiseram apedrejá-lo, claro, não conheciam o Pai, não guardavam os seus mandamentos. Quem não guarda a sua Palavra, ao invés de ter a vida, produz a morte. Não é à toa que queriam apedrejar Jesus.

Guardando a mensagem

Guardar a Palavra de Jesus significa conhecê-lo, amá-lo, segui-lo, tornar-se seu discípulo. Reconhecê-lo como o enviado do Pai, o Messias. Amá-lo, porque veio do Pai para o nosso bem, a nossa libertação da escravidão do pecado. Segui-lo, praticando sua Palavra, como expressão da vontade de Deus. Ser seus discípulos. Como ele disse: “Se permanecerem na minha palavra, vocês serão verdadeiramente meus discípulos, e conhecerão a verdade e a verdade libertará vocês”. A morte é o fim do pecador, o seu afastamento de Deus, a sua perdição. Guardando a Palavra de Jesus, que nos liberta, nos redime, encontramos a vida plena, a vida eterna. Assim, vencemos a morte.

Se alguém guardar a minha palavra, jamais verá a morte (Jo 8, 51)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
disseste àquela gente que já existias antes de Abraão. Abraão foi o fundador do povo de Deus, ele está na origem do povo eleito. Mas, tu, és o senhor de Abraão. Por meio de ti, o Pai estabeleceu a nova e eterna aliança com os seus filhos. Esta aliança no teu sangue coroa a aliança com Abraão e sua descendência e a aliança com o povo eleito através de Moisés. Como tu guardas a palavra do Pai e a cumpres fielmente, queremos conhecer e guardar a tua palavra. Guardando tua palavra, encontramos a vida, vencemos a morte. Amém.

Vivendo a palavra

A expressão ‘Guardar a palavra’ se repete três vezes no texto de hoje. No seu caderno espiritual (seu caderno de anotações), tente explicar o que seria “guardar a palavra”.

Comunicando

Todos os dias, você recebe a Meditação, graças a Deus! Nós aqui enviamos, todos os dias, dois arquivos: o Áudio e o Texto da Meditação. Ouvindo, você aproveita bem a reflexão, mas lendo o evangelho e a reflexão, você pode aproveitar ainda mais. Ao ler, a gente se dá conta de muitos pormenores que passam despercebidos na escuta e fixa melhor a mensagem. Então, deixo-lhe este conselho: consiga um tempinho a mais e faça também a leitura do texto da Meditação, todos os dias. Para ler a mensagem, você precisa clicar no link que é enviado.

Nesta quinta, a gente se encontra na Santa Missa das 11 horas, no rádio e nas redes sociais. Ponha a sua intenção de oração para a Missa no formulário que está no final do texto da Meditação. Clique no link. 

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

32 comentários:

  1. Padre João Carlos uma quinta feira abençoada e iluminada para o senhor que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos, guarda-la é dentro de nós e em nosso coração ❤️.
    São todos que acolher o enviado do pai.
    Andar como Ele que sempre aperfeiçoou o amor de Deus, para nós libertar do pecado.
    Por em prática isso é guarda-la.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um dia abençoado para todos, e jesus dentro de nós.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre 🤝peço oração por mim e por minha família e pela paz no mundo 🙏🌹

    ResponderExcluir
  3. Que Deus continue abençoando sua vida padre João Carlos

    ResponderExcluir
  4. Guardar detro do coração, paço oração para mim e minha família e minha filha Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Intenção da Missa - peço pela saúde do meu marido, José Rodrigues Laureano

    ResponderExcluir
  6. A sua bênção, Pe João Carlos!
    Muito obrigada pelas palavras de fé diariamente.Excepcionalmente nao encontrei hoje após a meditação o formulário para os pedidos para a santa missa.
    Bom dia

    ResponderExcluir
  7. Padre João Carlos, Deus te siga abençoando e protegendo pelo seu sacerdócio e seu trabalho valioso. Aqui é a Margareth Torres.

    ResponderExcluir
  8. Bom Dia Padre peço orações por minha família e em especial por meu esposo....

    ResponderExcluir
  9. Não veio o link da missa nem do pedido de oração

    ResponderExcluir
  10. Súplica ao sagrado coração de Jesus , sagrada família, são José , frei Damião pela cura, conversão e libertação de uma família.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia padre, peço oração pela saúde da minha mãe Maria Gomes de Jesus de 89 anos que está na UTI após ter passado por duas cirurgias no intestino

    ResponderExcluir
  12. Bom dia.
    Peço em oração a saúde da minha família, em especial a do meu avô.

    ResponderExcluir
  13. Bom dia,
    Peço oração pela minha cunhada que está fazendo um tratamento para tratar uma infecção. Pelo Senhor e minha família. Deus te abençoe Padre.

    ResponderExcluir
  14. Bom dia padre, pecot oração pela minha família especialmente por mim e meu filho Carlos verdadeira conversão saúde física e psicólogica e solução para os muitos problemas financeiros na empresa. Obrigada Jesus por essa palavra e pela esperança.Amem!

    ResponderExcluir
  15. Anônimo7/4/22 07:35

    Bom dia nos cremos em Deus temos a prova de que nessa leitura sagrada de hoje temos a certeza que Jesus e nosso senhor e salvador e o próprio Deus,como e satisfatório termos jesus como nosso senhor , pois todas as coisas são possíveis para nosso senhor e Deus,basta agente acreditar senhor aumentai nossa fé.a paz de Cristo a todos Amém.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia Padre João Carlos, que Deus abençoe imensamente sua vida e peço oração pela minha saúde, fiquei com nódulos no pulmão pós covid e hj estou aqui na UNESP de Botucatu para fazer a tomografia novamente e creio pela graça de Jesus e Nossa Senhora que os nódulos sumiram e meu pulmão está limpo ... 🙏🏻❤️

    ResponderExcluir
  17. Anônimo7/4/22 07:36

    Pela gestação da minha esposa. Amém

    ResponderExcluir
  18. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Senhor que a tua palavra nos liberte da morte.

    ResponderExcluir
  19. Obrigada Senhor Jesus por tomar para Vós a minha vida e da minha família, por nos guiar pelos teus ensinamentos e por nos encher com seu Amor e Misericórdia. Que a cada dia mais saibamos guardar tua palavra, compreendê-la e segui-la. Abençoa-nos, Senhor Jesus, com a graça do teu Amor e da tua Misericórdia. Nós vos amamos. Sois o nosso Rei e Salvador.

    ResponderExcluir
  20. Bom dia! Padre João Carlos obrigada pelo a meditação de todos,peço oração pela a minha saúde e pra toda minha família

    ResponderExcluir
  21. Bom dia padre João Carlos sua benção meu pedido de oração da santa missa e pelo um amigo que foi assacinado ontem que Deus coloque ele no bom lugar amém 🙏 nossa senhora alcilialdora rogue por todos nós amém

    ResponderExcluir
  22. Bom dia padre João Carlos não veio link da missa pra fazer o pedido de oração obrigado pelo Evangelho de hoje é todos dias está muito lindo

    ResponderExcluir
  23. Peço pela saúde da minha família.

    ResponderExcluir
  24. Peço pelo meu filho André de Castro Sampaio para que ele seja liberto de todos vícios, para que siga em frente na Luz de nosso senhor Jesus Cristo amém, e bom dia a todos com a paz de nosso senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  25. Bom dia padre joão carlos peço oração pra me e pra todas minha família que Deus der força pra minha irmã ter força pra fazer as coisas dela sozinha

    ResponderExcluir
  26. Querido Pé João Carlos....q momento lindo sua explicação da Palavra. Eu sou feliz por ter diariamente a Santa PALAVRA. Louvo a Deus por sua equipe da AMA e agradeço profundamente recebe-la com amor. Amém

    ResponderExcluir
  27. Saúdo os irmãos! Agradeço a Deus Pai pela mensagem maravilhosa que o Padre nos apresenta. O Padre é um canal de Deus.. Glória a Deus por isso.
    Para mim guardar a palavra é atitude, meditar na palavra, ler regulamente , conversar com Deus (orar/rezar), temer a Deus e seguir os passos de Jesus Cristo. Jesus nos ensinou a orar e a nos relacionar com o Criador. Isso é guardar a palavra p mim.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia padre, obrigada pelas sábias palavras e que Deus continue abençoando essa nação.Peço oração por mim e pela minha família.

    ResponderExcluir
  29. Anônimo7/4/22 14:17

    Amém. Boa tarde Padre João Carlos .Deus lhe abençoe sempre e encha seu coração de amor e paz...
    Todos os dias eu ouço a mensagem de voz e leio o evangelho que me deixa muito tranquila...Tenha uma quinta-feira abençoada por Deus.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Pe João Carlos. Quero mais uma vez lhe agradecer pelas suas palavras. Elas me ajudam muito e me sinto cada vez mais perto de Deus. Deus o abençoe grandemente.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O lava-pés: o amor de Jesus por nós.

28 de março de 2024   Quinta-feira da Semana Santa.     Ceia do Senhor.      Evangelho.    Jo 13,1-15 1Era antes da festa da Páscoa. Jesus s...

POSTAGENS MAIS VISTAS