PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ CONSEGUE PERDOAR?

VOCÊ CONSEGUE PERDOAR?



12 de março de 2022

11º dia da Quaresma

EVANGELHO


Mt 5,43-48

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!
45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa?
47E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.

MEDITAÇÃO


Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).

Neste 11º dia da Quaresma, um passo exigente no terreno da caridade. Prepare o coração. Jesus nos mandou amar os inimigos. Essa atitude cristã supera o comportamento humano digamos “normal” que seria amar os amigos e odiar os inimigos. Viver na fé em Jesus Cristo nos faz superar essa posição.

Ter raiva é uma coisa natural. Deixar que a raiva tome conta da gente, aí é que não dá. Permitir que a raiva se transforme em rancor, ódio e nos cegue em nossas atitudes, aí não. Segundo o ensinamento de Jesus, o melhor caminho é acalmar o coração e tentar ver em quem nos ofende ou nos agride um irmão, uma pessoa que está equivocada, mas continua a merecer nossa consideração. Não responder-lhe na mesma medida, não desejar-lhe o mal, antes preservar sua boa imagem, querer o seu bem, rezar por ele ou por ela. É o que Jesus está nos dizendo neste evangelho.

Amar o próximo é o mandamento. Amar a Deus e amar o próximo. E quando o próximo for nosso inimigo ou a nossa inimiga, aí a coisa se complica. Amem os seus inimigos, mandou Jesus. Esse é o caminho da perfeição, amar os inimigos. E é nessa via que nós caminhamos, porque o Pai é perfeito. ‘Sejam perfeitos como o Pai do céu é perfeito’. Jesus foi claro: ‘tornem-se filhos do Pai que faz nascer o sol sobre maus e bons e manda chuva para justos e injustos’. O Pai é o modelo para o filho. O nosso Pai trata bem os maus, porque ele é pai de todos e a todos ama. Como filhos, nós o imitamos.

Olha que interessante essa palavra de Jesus: “Tornem-se filhos do seu Pai que está nos céus”. O dom da filiação divina nós o recebemos no batismo, por meio do Espírito Santo. Somos filhos de Deus. Mas, Jesus está nos dizendo “tornem-se filhos do seu Pai”. Então, mesmo tendo recebido a graça de sermos filhos de Deus, precisamos aprender a agir como ele, neste caso, amando os nossos inimigos. Na carta aos Hebreus, a esse propósito, há uma passagem interessante sobre Jesus que aprendeu a ser um filho obediente. “Embora sendo Filho, aprendeu a obediência pelas coisas que sofreu.” (Hebreus 5,8). Pelo sofrimento, Jesus aprendeu a obediência de filho. Jesus é o maior exemplo. Ele falou e fez. Na cruz, humilhado, traído, torturado só pediu ao Pai que perdoasse seus algozes, porque, disse ele, “eles não sabem o que fazem”. Rezou por eles. Também por eles, deu a vida.

Jesus está chamando a nossa atenção para o diferencial do cristão. Não agir como os pagãos ou pessoas reconhecidamente pecadoras desse mundo. Eles amam os seus amigos, tratam bem os seus iguais. Temos que imitar o Pai. Temos que imitar Jesus. Amar os inimigos, rezar pelos que nos perseguem, fazer o bem a quem nos maltrata.


Guardando a mensagem

Jesus nos mandou amar os inimigos, fazer-lhe o bem. E nos deu como modelo o Pai, o nosso Deus. O próprio Jesus é nosso modelo. Imitando Jesus, amamos a todos, queremos o bem de todos e, quando perseguidos, injuriados ou difamados, lutamos para não guardar mágoa, nem alimentar ódio em nosso coração. Antes, rezamos por quem nos faz o mal e queremos o bem de quem nos ofende. É nesse espírito que enfrentamos a defesa dos nossos direitos e a busca da verdade. Sem ódio no coração.

Amem os seus inimigos e rezem por aqueles que perseguem vocês (Mt 5, 44).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
está aí uma coisa difícil: amar os inimigos. Mas, esse é o jeito certo do cristão ser, para parecer contigo, para ter os mesmos sentimentos teus, como nos aconselhou o apóstolo. Ajuda-nos, Senhor, a tirar do nosso coração todo sentimento de rancor, de ódio, de inclinação à vingança. Ajuda-nos a cultivar o amor cristão que vê no outro, mesmo no inimigo, um irmão ou uma irmã que precisa encontrar o caminho do bem. Abençoa, Senhor, os que nos fazem o mal. Eles também são irmãos que precisam encontrar a graça da conversão. Senhor, pedimos hoje em favor da paz nesta guerra contra a Ucrânia. Sentimos a dor de quase 2 milhões e meio de famílias que em poucos dias deixaram sua terra, sem nada. Ensina-nos, Senhor, o caminho do diálogo, do respeito e da paz. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Identifique, hoje, na sua história de vida, alguém que lhe tenha feito muito mal. Fale com Jesus, em sua oração, pedindo-lhe forças para perdoar esse alguém.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

19 comentários:

  1. Bom dia! Acabei de ler a meditação e me senti muito tocada com o evangelho de hoje.Obrigado por me enviar está meditação todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. José Lúcio de Araújo12/3/22 05:40

    Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz ...

    ResponderExcluir
  3. Bom dia ! Peço oração pela fé e paz do mundo inteiro, pelas famílias e o amor para que possa assumir o lugar do ódio . Em fim pelo o fim da guerra e que todos tenham o pão em suas mesas .

    ResponderExcluir
  4. Bom dia como e bom receber essa meditação todos os dias pois sou ouvinte. Dessa meditação aprendo mais e mais

    ResponderExcluir
  5. Excelente a meditação de hj. Gosto mt de acompanhar o Pe. João Carlos. Pessoa excelente! Um verdadeiro Pastor. Deus o abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Perdoo uma pessoa que me julgou e hoje depende de mim.

    ResponderExcluir
  7. Perdoo uma uma mãe e todo seus filhos q hoje me julgaram e ainda me julgam q me e hoje um filho dela q é especial depende de me.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia! Não haveria guerra se o Amor florescesse em todos os corações. Se o Perdão existisse... infelizmente não é assim.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pé ,Perdoe uma pessoa que me jugou , não sabe o que fala e faz , amo suas meditações, que Deus continue o abençoando sempre!

    ResponderExcluir
  10. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. senhor ajuda nos a perdoar .

    ResponderExcluir
  11. Amém bom dia padre sua benção. Obrigada por suas palavras padre muito edificante mim tocou muito senhor Jesus ensina nós a perdoar os nossos inimigos 🙏🏼quero agradecer pela vida do meu neto que estar aniversariando hoje peço oração por ele padre o Miguel faz 12 anos que Jesus o abençoe sempre e proteja de todos os males 🙏🏼 🙌 Deus o Abençoe Padre João Carlos 🙏🏼

    ResponderExcluir
  12. Senhor fazei nós instrumentos de vossa paz abençoe a todos da minha família amém amém 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia seu ouvinte desta meditação só me faz feliz e me faz cada vez aprender fazer acreditar que eu posso fazer tudo diferente olha mais para um bem i fazer diferente obrigado padre sua benção

      Excluir
  13. Bom dia padre.obrigada por nós lembrar todos os dias os ensinamentos de Nosso Senhor Jesus. 🙏🌹

    ResponderExcluir
  14. Justina silva 12/03/2022 10:02 amém padre João Deus me der força para superar as maldades do mundo perdoar os que me ofendem.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia Padre João Carlos. Amar os inimigos é muito difícil.
    Perdoar é daqueles que têm Deus presente em sua vida e no seu coração.
    Um excelente final de semana à todos.
    Ester de Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  16. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo final de semana abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos eu não tenho inimigo
    e ninguém que me persegue, mais pessoas que não foi legal comigo, e até inventaram coisa que eu não fiz.
    Eu não desejo nada de ruim para elas.
    Mais tem um ditado que eu sigo,gato escaldado tem medo de água fria,eu fico
    precavida se fez uma vez fará
    novamente me afasto,eu entrego na mão de Deus
    ele sabe que eu não fiz isso e que
    me magoou.
    Padre João Carlos isso sou eu se meu comportamento não agrada a Deus que ele tenha misericórdia de mim.
    Mas tem outro ditado tudo o tempo pode
    mudar está mão de Deus ele pode me transforma nós meus pensamentos e modo de agir.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo sábado para todos nós



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Pé. João não tenho inimigos, mas sofri muito com as traições e humilhações do meu ex marido, mas todos os dias liberado perdão pra ele em nome de Jesus.Coloco ele na intenções do terço e peço a Jesus Misericordioso que o abençoe e o faça feliz.

      Excluir
  17. Boa noite padre João Carlos sua bênção peço a espírito santo que lhe ilumine sempre amém 🙏🙏 rezo sempre pelos amigos e inimigos peço a Deus pelas pessoas desabrigadas dessa guerra paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Como podemos conhecer o caminho?

26 de abril de 2024    Sexta-feira na 4ª Semana da Páscoa       Evangelho.    Jo 14,1-6 Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1“Não ...

POSTAGENS MAIS VISTAS