03 de fevereiro de 2022
Dia de São Brás
EVANGELHO
Mc 6,7-13
Naquele tempo, 7Jesus chamou os doze e começou a enviá-los dois a dois, dando-lhes poder sobre os espíritos impuros. 8Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado; nem pão, nem sacola, nem dinheiro na cintura.
9Mandou que andassem de sandálias e que não levassem duas túnicas. 10E Jesus disse ainda: “Quando entrardes numa casa, ficai ali até vossa partida. 11Se em algum lugar não vos receberem, nem quiserem vos escutar, quando sairdes, sacudi a poeira dos pés, como testemunho contra eles!” 12Então os doze partiram e pregaram que todos se convertessem. 13Expulsavam muitos demônios e curavam numerosos doentes, ungindo-os com óleo.
MEDITAÇÃO
Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).
Jesus está enviando os doze em missão. Só isso, já vale uma meditação. Toda a Igreja é missionária. Bom, Jesus está enviando os doze e lhes faz algumas recomendações, sobretudo que eles partam em missão, em grande despojamento. Não levem pão, nem sacola, nem dinheiro. Só com a túnica do corpo, sandálias nos pés e um cajado. Um cajado. Por que deviam levar um cajado?
Cada evangelista, mesmo narrando a mesma cena, deixa seu toque especial. Cada pessoa, mesmo contando a mesma história, marca sua diferença num detalhe, não é assim? O evangelista Marcos diz que Jesus mandou levar um cajado. Mateus e Lucas dão outros pormenores, e incluem o cajado na lista do que Jesus disse que não levasse. E agora? Agora, é ver qual é o sentido desse cajado na história.
Bom, vamos deixar o evangelho de Marcos de molho e vamos para o livro dos Salmos. O Salmo 23, que você conhece bem, diz assim: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Viu que entrou o cajado nessa oração? O Senhor é o meu pastor. Deus é o nosso pastor. Nós somos as ovelhas do seu rebanho. Ele nos conduz para boas pastagens e para águas correntes. E mesmo que você esteja numa situação muito difícil, como é ele que o(a) conduz, você não tem o que temer. O bastão e o cajado dele são a sua segurança, a nossa segurança. Bom, bastão e cajado são a mesma coisa. É a vara com uma haste arredondada que o pastor tem sempre na mão. E por que o cajado de Deus, nosso pastor, é a sua segurança?
Bom, aí eu preciso lhe dizer para que servia o cajado ou bastão, na mão do pastor. Você não tem ideia como a profissão de pastor era trabalhosa, no tempo da Bíblia! O pastor tinha que levar as ovelhas, todo dia, para pastar, num lugar que tivesse também água, coisa difícil naquela terra seca (grande parte da Palestina) e complicada, se encontrasse pela frente um roçado, uma plantação. E você pode imaginar, ovelha é bicho obediente, mas em grande número, é um quebra-cabeça pra manter o rebanho junto ou no caminho certo. Aí o cajado é importante para tanger ou conter ovelhas afoitas. Já tem uma haste arredondada própria para segurar as ovelhas que estiverem se afastando, por exemplo. E mais, no campo havia muitas feras doidas pra comer uma ovelha gordinha: lobos, ienas, leões... Aí o cajado era a arma para enfrentar as feras e defender as ovelhas. E, de noite, tinha-se que ficar vigilante... não faltava ladrão querendo carregar as ovelhas. Aí o cajado era a arma do pastor. Ele partia com tudo pra cima do ladrão e o bandido saía todo machucado. Os pastores eram quase sempre jovens, fortes e briguentos. Ninguém se metesse com eles, não. Percebeu? Eram três os usos do cajado: organizar a marcha das ovelhas, afugentar as feras do campo e lutar contra os assaltantes.
Voltemos ao Salmo 23: “O Senhor é o meu pastor, nada me falta. Em verdes pastagens, me faz repousar.... Ainda que eu caminhe por vale tenebroso nenhum mal temerei, pois estás junto a mim. Teu bastão e teu cajado me deixam tranquilo”. Deus defende você. Ele enfrenta o lobo ou o ladrão e não permite que lhe façam mal. O seu cajado é a sua segurança. Deus toma a sua defesa. Ele cuida de você. Jesus disse, no evangelho de João: “Eu sou o bom pastor. O mercenário, quando o lobo ataca, corre e larga as ovelhas. Eu dou a vida pelas minhas ovelhas”.
Guardando a mensagem
Jesus enviou os doze em missão. A recomendação foi que não levassem nada, a não ser um cajado. Cajado é coisa de pastor. O pastor é Jesus. Os doze participam da missão de Jesus, de cuidar do rebanho. O cajado representa a responsabilidade do pastor de cuidar das ovelhas (com o cajado, ele tange as mais lentas e segura as mais apressadas). Mas representa também o zelo que eles devem ter na defesa do rebanho (com o cajado, o pastor afugenta as feras do mato e enfrenta os larápios). Os doze são, então, os pastores do rebanho de Deus, nossos líderes religiosos. É por isso que os nossos bispos têm um báculo, imitando o cajado dos pastores. O báculo representa a responsabilidade que eles receberam de cuidar do povo de Deus como bons pastores e de defendê-lo de todas as ameaças (heresias, ideologias totalitárias, divisões, etc.).
Recomendou-lhes que não levassem nada para o caminho, a não ser um cajado (Mc 6, 8).
Rezando a palavra
Senhor Jesus,
Está dito no evangelho de hoje, que os doze partiram e fizeram três coisas: pregaram que todos se convertessem, expulsaram muitos demônios e curaram numerosos doentes. Realmente, tinham mesmo que levar o cajado, assim começaram a entender que são pastores do teu povo: organizam o rebanho, expulsam o mal e derrotam as doenças. Senhor, nós te bendizemos porque somos ovelhas do teu rebanho. E te pedimos que, com o teu Santo Espírito, sustentes os teus ministros em sua missão de ensino, de pastoreio e de santificação do rebanho. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.
Vivendo a palavra
Reze, hoje, pelo padre de sua comunidade. Faça uma prece pelo seu bispo, também.
Hoje é o Dia de São Brás. Ele foi bispo na Armênia. Sofreu o martírio no ano 320, na perseguição de Diocleciano. São Brás é invocado contra os males da garganta. Hoje, nas celebrações, se dá a bênção da garganta. Querendo recebê-la, me acompanhe na Missa das 11 horas, no Youtube.
Pe. João Carlos Ribeiro, sdb
Bom dia Padre João Carlos. Deus lhe abençoe poderosamente com saúde e paz neste dia que está começando com Deus presente na sua vida...
ResponderExcluirO Senhor é o meu Pastor nada me falta.
Uma excelente e abençoada quinta-feira com saúde e paz para todos aí.
Ester de Campinas São Paulo.
Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. São Brás rogai por nós.
ResponderExcluirGratidão,pelo Bela explicação uma aula maravilhosa e fiquei pensando também da importância da bengala que da apoio geralmente asbprssoas idosas...receba minha bençao
ResponderExcluirBom dia padre João Carlos que hoje seja um dia abençoado e iluminado e uma maravilha celebração que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.🙏🙋😇🌟🌟 🌟🌹
ResponderExcluirA missão é de Jesus Cristo, Ele convocar a participar a colabora com ele e Deus está presente no meio de quem tomou consciência para participar da missa.
Padre João Carlos hoje rezo pela posse do padre que vai assumir nossa paróquia desejo a ele sabedoria nessa missão seja um bom pastor para nossa
comunidade só benção.
🙋🙏😍🌹💕
Um bom dia abençoado para todos
Boa tarde padre João Carlos. Senti sua falta na mensagem pelo audio, porque gosto de receber sua benção, mas quero dizer que li a meditação e gostei de aprender a lição do porquê da presença constante, do cajado, na Biblia.
ResponderExcluirTenha uma santa quinta-feira, comas bençãos de Deus e na Luz e na e na Paz de Nosso Mestre e Senhor Jesus Cristo. Assim seja. Amém.
Boa tarde padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará obrigado pela meditação gosto muito lê escultor senhor pela Rádio dom Bosco deus abençoe ilumine nossa senhora de Fátima abençoe sempre todos dias senhor
ResponderExcluirBoa tarde padre João Carlos.
ResponderExcluirEu li a meditação toda e gostei e o significado do cajado na Bíblia e também na nossa vida .
Que Deus abençoe o senhor.
Boa noite. Hoje demorou que eu recebesse o audio das belas palavras no podcast que escuto diariamente.
ResponderExcluirMuito Obrigado Padre. Meus dias são melhores após lhe escutar.
Sua Benção.
Pai santo e fonte de toda santidade, eu LHE agradeço por todos os evangelizadores. No entanto, me ajude ser corajoso. Me ajude ser um bom cristão. Me ajude observar os VOSSOS preceitos, os VOSSOS estatutos, os VOSSOS mandamentos, os VOSSOS ensinamentos e a VOSSA lei. Me ajude ter uma boa conduta. Me ajude seguir o caminho da lealdade, da obediência, da conversão, da cura e da pregação. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.
ResponderExcluir