PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: O FERMENTO BOM E O FERMENTO RUIM

O FERMENTO BOM E O FERMENTO RUIM




15 de fevereiro de 2022

EVANGELHO


Mc 8,14-21

Naquele tempo, 14os discípulos tinham se esquecido de levar pães. Tinham consigo na barca apenas um pão. 15Então Jesus os advertiu: “Prestai atenção e tomai cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes”.
16Os discípulos diziam entre si: “É porque não temos pão”. 17Mas Jesus percebeu e perguntou-lhes: “Por que discutis sobre a falta de pão? Ainda não entendeis e nem compreendeis? Vós tendes o coração endurecido? 18Tendo olhos, não vedes, e tendo ouvidos, não ouvis? Não vos lembrais 19de quando reparti cinco pães para cinco mil pessoas? Quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?”
Eles responderam: “Doze”. 20Jesus perguntou: “E quando reparti sete pães com quatro mil pessoas, quantos cestos vós recolhestes cheios de pedaços?” Eles responderam: “Sete”. 21Jesus disse: “E ainda não compreendeis?”

MEDITAÇÃO


Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).

Os discípulos estavam discutindo a respeito de pão, de comida. Eles tinham se esquecido de levar pão para a viagem. E olha que eles tinham presenciado Jesus alimentar a multidão com poucos pães, por duas vezes. E até, nesta ocasião, tinham recolhido vários cestos de sobra de pães. Mas, estavam discutindo, se desentendendo, um pondo a culpa no outro... a discussão estava esquentada. Foi quando Jesus fez uma advertência que eles não entenderam: "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes". Eles não entenderam. E você entendeu?

Jesus aproveitou a situação para ajudá-los a pensar. Ele queria que eles prestassem atenção ao modo como ele conduzia a sua missão. Esse era o bom fermento que eles precisavam imitar. Era assim que eles precisavam agir. Ficassem atentos ao modo como Jesus fazia as coisas. Mas também prestassem atenção ao modo como os fariseus se comportavam em suas práticas. Comparando, poderiam perceber uma grande diferença. "Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes!"

E como era o fermento de Jesus, isto é, com que sentimentos, atitudes e valores Jesus estava no meio do povo? Com que fermento, ele fazia o seu pão, realizava a sua missão? Os discípulos podiam ver... Jesus agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Aqui estava toda a diferença. Agia com compaixão, valorizando a partilha e em espírito de serviço. Vamos explicar melhor. Compaixão é uma palavra frequente nos evangelhos falando do encontro de Jesus com os sofredores, os doentes, os excluídos. Compaixão é amor, misericórdia, ternura, solidariedade, tudo junto. Agia movido pela compaixão. E valorizava a partilha, isto é, a participação de cada um, colocando o seu pouco em comum. Ele recebeu a partilha da criança – alguns pães e poucos peixes – e repartiu com todos. Ele mesmo estava a serviço do seu povo. Não se comportava como um senhor poderoso, mas como um servo. Veio para servir, não para ser servido. No final, lavou os pés dos discípulos, para não restar qualquer dúvida sobre isso. Compaixão, partilha e serviço. Esse é o fermento de Jesus.

Os discípulos precisavam estar atentos também ao fermento dos fariseus e de Herodes, para ver a diferença. E tomar distância do estilo deles. Em que consistia o fermento deles? Consistia em agir com hipocrisia, com desprezo às pessoas e buscando sempre os próprios interesses. Jesus desmascara o comportamento hipócrita deles: exigem dos outros, mas eles mesmos não praticam; criam leis para os outros, fingindo que as cumprem. Hipocrisia. Mas também desprezavam os pobres, tomando-os por ignorantes, iletrados, pecadores. O que Herodes queria mesmo era riqueza e poder. Herodes é o poder opressor que perseguiu e decapitou João Batista. Esse é o fermento mal, o dos fariseus e o de Herodes: hipocrisia, desprezo ao povo e busca de privilégios.


Guardando a mensagem

O fermento de Jesus é o modo como ele se conduz na realização de sua missão. Três palavras podem definir o bom fermento do Mestre: compaixão, partilha e serviço. O estilo dos fariseus e o estilo de Herodes continuam hoje de outra forma. No fundo é o mesmo: buscando vantagens para si mesmos, desprezando os mais simples e fazendo apenas o jogo da aparência. Esse estilo não pode ser imitado por nós, nem pelos nossos líderes, nem pelos ministros da Igreja. Somos imitadores de Jesus. Precisamos guiar nossas ações pelo fermento de Jesus.

Tomem cuidado com o fermento dos fariseus e com o fermento de Herodes (Mc 8, 15).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
nós somos os teus discípulos. E tomamos para nós essa tua chamada de atenção. Em nossa vida, em nosso trabalho, em nossa convivência em família ou em sociedade, é assim que precisamos viver: com o bom fermento do teu modo de agir. O teu fermento é o amor solidário, a valorização da partilha na busca de soluções e o espírito de serviço aos outros. Disseste para termos cuidado com o fermento dos fariseus e de Herodes. O fermento dessa turma é conhecido: não fazerem o que ensinam, discriminarem tudo que é popular e a gananciosa corrida para se dar bem a qualquer custo. Obrigado, Senhor, por teu ensinamento. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

É bom você ler com calma o texto da Meditação de hoje. Há muito o que pensar, clarear, acolher. 

Como hoje é o Dia Missionário da AMA, faço-lhe o convite para você fazer parte desta Obra. A AMA é a Associação Missionária Amanhecer, responsável comigo por um volumoso serviço de evangelização.

Pe João Carlos Ribeiro, sdb

13 comentários:

  1. a partilha e o serviço são o caminho e a forma de compaixão que nos aproxima da vontade de Deus, sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Padre João Carlos muito lindas as meditações todos os dias eu vejo e gosto muito de ler que Deus abençoe o Senhor sempre fica com Deus

      Excluir
  2. Bom dia, padre João Carlos sua bênção! obrigada pela a meditação, Deus abençoe o senhor e sua equipe

    ResponderExcluir
  3. Bom dia!!!
    E verdade irmãos, todas as vezes que sirvo ao próximo, principalmente o amo a Palavra é se faz Vida.

    ResponderExcluir
  4. Bom dia ,sua benção Padre, gratidão 🛐

    ResponderExcluir
  5. Bom dia a sua bênção padre. Gratidão !

    ResponderExcluir
  6. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. que nós sejamos o teu Fermento senhor, sempre fazendo o bem e ajudando os nossos irmãos.

    ResponderExcluir
  7. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um dia iluminado e abençoado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus explica a doutrina dos fariseus.
    Não devemos deixar acontece a mesma coisa,para não falha com Deus, não deixar ninguém tomar o lugar de Jesus na sua vida,eu jamais ele é o caminho a seguir a luz que me ilumina trevas não existe.🙏🙋😍🌹💕
    Um bom dia para todos com jesus na sua vida 🙌


    ResponderExcluir
  8. Estou sempre a serviço da f e , da paz do amor da compaixão a serviço de JESUS CRISTO.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia padre João Carlos, abençoado seja nosso dia 🙏😇🙏 Deus abençoe sempre mais e mais,sou muito grata por participar desse aplicativo,suas mensagens são realmente gratificante para minha caminhada com Cristo jesus.obrgada

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará gratidão pela meditação que senhor manda todos dias obrigado padre João Carlos Jesus Maria ilumine o caminho do senhor

    ResponderExcluir
  11. Padre João Carlos éu amo muito Oseu concelho sou afrancisca aqui do Estado do Piauí moro em Oeiras

    ResponderExcluir
  12. Ó Deus, Pai de misericórdia, eu LHE agradeço pela vida de São Cláudio. No entanto, me ajude vencer as provações e o pecado. Me ajude aceitar todo dom precioso e toda dádiva perfeita. Me ajude fazer a VOSSA vontade. Me ajude seguir o caminho do amor, do discipulado, da partilha e da verdade. Me ajude fugir do fermento dos fariseus e do fermento de Herodes. Me ajude compreender, viver e ensinar a VOSSA palavra. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS