PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: ELE COMEÇOU A OUVIR E A FALAR DIREITO

ELE COMEÇOU A OUVIR E A FALAR DIREITO




11 de Fevereiro de 2022

Dia de Nossa Senhora de Lourdes

Dia Mundial do Enfermo


EVANGELHO


Mc 7,31-37

Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade.
36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”

MEDITAÇÃO


Ele tem feito bem todas as coisas (Mc 7, 32)

Você já viu um oleiro trabalhando o barro? E já o viu fazendo alguma coisa de barro: um jarro, um animal, a figura de uma pessoa? Mas, garanto que você já ouviu essa frase antes: “Ele tem feito bem todas as coisas” ou “Ele viu que tudo era bom”. Lembra onde escutou essa frase?

Essa frase evoca a primeira página da Bíblia. Livro do Gênesis, a narração da criação. Deus criou o mundo em sete dias. E, no final de cada dia de trabalho, está escrito: “Deus viu tudo que tinha feito: e era muito bom” (Gn 1,31). Isso quer dizer: tudo estava bem feito. No sexto dia, Deus criou o homem. E o fez do pó da terra. Soprou em suas narinas o sopro da vida e o homem se tornou um ser vivente. E de novo “viu que tudo estava bem feito”.

Veja se essa narração não é o modelo para a narração da cura do surdo-mudo, no evangelho de hoje! Trouxeram o homem surdo. Jesus o levou para longe do povo, tocou nos seus ouvidos com os seus dedos, cuspiu, tocou em sua língua com a saliva e suspirou dizendo “Efatá” (abre-te). Ele ficou bom. Começou a ouvir e falar direito. E o povo admirado dizia: “Ele tem feito bem todas as coisas”.

Achou alguma coisa parecida entre a narração da criação do homem e a cura do surdo?! Veja lá... Deus fez o homem do pó da terra. Claro, essa é a imagem do oleiro, que faz uma imagem de barro, mexendo, ajeitando com os dedos as suas feições, os seus ouvidos, a sua boca... E depois soprou em suas narinas para lhe comunicar a vida. Agora veja o que Jesus fez: separou o homem do meio do povo, ficou mexendo nos seus ouvidos com os dedos e na sua língua (as partes que não estavam funcionando bem, pois não escutava e não falava bem). E depois suspirou... suspirou? Deve-se entender melhor: soprou... Foi assim na criação do homem: Deus soprou nas narinas do protótipo de barro. Percebem, é uma espécie de reedição da criação do homem. E as pessoas entendem isso, pois reconhecem admiradas “Ele tem feito bem todas as coisas”.

Sendo hoje o Dia Mundial do Enfermo, motivado pelo Papa Francisco com a palavra de Jesus "Sejam misericordiosos como o Pai de vocês é misericordioso" (Lc 6,36), prestemos atenção nas atitudes de Jesus nesta cena do Evangelho. Nele, vemos acolhimento, atenção, respeito, manifestação da misericórdia de Deus. Ele nos ama com a ternura de uma mãe e com a fortaleza de um pai, escreveu o Santo Padre.


Guardando a mensagem

A cura, no fundo, é uma representação da ação mais profunda de Jesus, da realização de sua missão. Jesus não estava apenas curando pessoas.... ele estava consertando a obra prima da criação que o pecado tinha desfigurado. Deus tinha feito tudo bem-feito, mas o homem, pelo pecado, atrapalhou tudo, introduzindo a destruição, a morte. O ser humano que saiu perfeito das mãos de Deus estava todo desfigurado espiritualmente. Jesus veio resolver isso, veio salvar o ser humano desfigurado pelo pecado... por isso, nos evangelhos, aparecem tantas curas de doentes e possuídos pelo mal. Ele está restaurando a obra de Deus. E o faz, como Deus que é, agindo como o Criador na primeira página da Bíblia.

Ele tem feito bem todas as coisas (Mc 7, 32).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
No batismo, tem uma parte em que o ministro, como tu fizeste com o surdo-mudo, mexe no ouvido do batizando, sopra e diz “Éfata”, isto é “abre-te”! É um rito, depois do batismo na água, que realça a grande verdade que Deus, no batismo, nos restaura, nos faz novas criaturas, nos põe de novo na condição original de escutar Deus e de falar com ele, de sermos seus interlocutores. Claro, só fala bem quem ouve bem. Concede, Senhor, que nós, restaurados por tua morte e ressurreição, vivamos dignamente essa nossa santa vocação de filhos de Deus. Neste Dia Mundial do Enfermo, nós te entregamos, Senhor, cada doente de nossas famílias e, também, todos os afetados por esta pandemia. Derrama, Senhor, sobre eles, como nosso bom samaritano que és, o óleo da consolação e o vinho da esperança. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Repita muitas vezes, no dia de hoje, essa palavra do povo, no evangelho: “Ele tem feito bem todas as coisas”. Isso pode ajudar você a recordar, com gratidão, a obra redentora de Jesus, o seu batismo,... Liberto de sua condição de surdo-mudo, você agora é seu interlocutor, ouvindo sua Palavra, falando com ele, dizendo aos outros como ele é bom.

Escrevi um resumo da Mensagem do Papa para este Dia do Enfermo e estou deixando-o logo após o texto da Meditação. É só você seguir o link.


Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



RESUMO

DA MENSAGEM DE SUA SANTIDADE 

PAPA FRANCISCO


PARA O 30º DIA MUNDIAL DO DOENTE

11 de fevereiro de 2022





Para este 30º  Dia Mundial do Enfermo, o Papa Francisco escreveu uma bela Mensagem, com o tema: “Sejam misericordiosos como o pai de vocês é misericordioso” (Lc 6, 36).

Óleo da consolação, vinho da esperança

A misericórdia é o modo de Deus ser. Em tudo que faz e diz, ele é misericordioso. Assim, ele cuida de nós com a ternura de uma mãe e a fortaleza de um pai. 

A suprema testemunha do amor misericordioso do Pai para com os doentes é Jesus, seu filho unigênito. No evangelho, muitas pessoas doentes acorrem ao Senhor e recebem dele acolhimento e cura. É uma cena que se repete com cegos, paralíticos, mudos, surdos, acamados, leprosos...

Na parábola que ele contou do bom samaritano, aquele bondoso cidadão derramou óleo e vinho nas feridas do homem assaltado, deixado quase-morto. Óleo da consolação, vinho da esperança são sinais de acolhimento, atenção, cuidado que devemos dispensar aos irmãos e irmãs enfermos.

De fato, o doente, além dos cuidados médicos, tem necessidade de presença, afeto e proximidade dos seus. A doença é uma espécie de pobreza, de indigência. E ela provoca medo, dúvida, pergunta pelo sentido da existência. A enfermidade é uma hora sagrada para estarmos como testemunhas do amor misericordioso de Deus junto dos doentes, particularmente com os serviços espirituais.

Neste sentido, damos graças a Deus pelos profissionais da saúde. O seu serviço ultrapassa os limites de sua profissão para se tornar uma missão. Eles tocam a carne sofredora de Cristo e podem ser um sinal da misericórdia de Deus que cuida dos seus filhos e lhes está próximo. Na verdade, nunca podemos esquecer, o doente é mais importante do que a sua doença. 

Igualmente, nos recordamos com carinho da pastoral da saúde e das muitas iniciativas eclesiais em favor dos irmãos doentes, particularmente casas de saúde, hospitais, maternidades, santas casas que continuam a ser espaços de amor e serviço aos mais pobres e sofredores. 

Finalmente, a misericórdia de Deus, de que somos testemunhas, se expressa também no cuidado de cada família com seus doentes, idosos, membros mais frágeis e pelas visitas que fazemos aos doentes em suas residências e nos hospitais. Não esqueçamos nunca o que Jesus falou: “eu estava doente e me visitaste”. 

Por Pe. João Carlos, sdb

20 comentários:

  1. A palavra é EFATÁ OU ÉFATA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço muito padre João Carlos pela reflexão da palavra de Deus todosos dias,que Jesus te abençoe sempre na sua missão abraços

      Excluir
  2. Efatá é o termo correto. Uqe significa :"Abre-se.

    ResponderExcluir
  3. Que o dia de hoje seja poderosamente abençoado pelo amor do Espírito Santo do SENHOR JESUS em sua vida.
    Bom dia, Padre João Carlos com saúde e paz para você...
    Campinas São Paulo.

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a partilha da Palavra de Deus do quotidiano.
    Deus vos abençoe sempre mais.

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos uma ótima sexta feira que sua missão seja abençoada e iluminada que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus Cristo, andou fazendo o bem restaurando, das consequências que o pecado nos trouxe.
    Não vamos despreza-lo, falar bem dele, seguir seu exemplo com o mesmo amor e respeito, seremos abençoado na nossa fé e defende- lá para ajudar outras pessoas aproximar do senhor nosso salvador 🙏🙋😍🌹💕
    Uma abençoada sexta feira para todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  6. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. ELE TEM FEITO BEM TODAS AS COISAS 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  7. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. Ele tem feito bem todas as coisas.

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos Caucaia Ceará sejamos misericórdioso como pai foi com vocês misericórdia só Gratidão por tudo nossa senhora de Lurdes abençoe todos enfermos que estão sofrendo hospital dontes

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, padre sua bênção!agradeço pela a meditação

    ResponderExcluir
  10. Pe.João Carlos,que o Bom Deus, te conserve e proteja sempre, com esse dom maravilhoso de ajudar o próximo.

    ResponderExcluir
  11. Louvado seja Deus por sua infinita misericórdia! Obrigada Padre João por palavras tão cheias de sabedoria e muita Esperança! Eu fico muito grata ao senhor e ao Bom Deus na pessoa do Seu Filho Jesus Cristo, por tantas bênçãos que o senhor recebe e partilha com o seu povo! Salve Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, Nossa Senhora de Lourdes! Salve São Camilo de Lellis!Salve Cristo!Salve os Enfermos!🌹

    ResponderExcluir
  12. SO PEÇO sua bênção padre João CArlos..Meus agradecimentos por esta leitura tão importante porá mim.Amara bezerra

    ResponderExcluir
  13. Senhor liberta-me cura-me dessa depressão,ansiedade,medo, tristeza cura das feridas da alma da mente e do espírito é tudo que te peço senhor,faz tempo que não tenho alegrias só vivo de tristeza,medo e insegurança,por isso senhor escuta a minha prece e me liberta desse mal que tanto dói em mim e na minha família

    ResponderExcluir
  14. Ó Deus vivo e verdadeiro, eu LHE agradeço pela Solenidade de Nossa Senhora de Lourdes. No entanto, me ensine seguir o caminho do profetismo e da cura. Me ensine servi-Lo santamente. Me ensine fugir do pecado. Me ensine rezar com fé, confiança, humildade e perseverança. Me ensine falar com sabedoria. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada Deus por mais um dia, gratidão padre lindas palavras de saberia, esse dom que só Deus pode dá , que ELE te ilumine sempre mais e mais por muito tempo com saúde paz e alegria

    ResponderExcluir
  16. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigada Deus ter feito bem a todas as coisas nossa senhora de Lourdes nós proteja sempre amém 🙏🙏🙏 paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O amor que muda o mundo.

02 de maio de 2024 Santo Atanásio, bispo de Alexandria  no Egito  e doutor da Igreja   Quinta-feira da 5ª Semana da Páscoa.    Evangelho    ...

POSTAGENS MAIS VISTAS