PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: VOCÊ É UM CANAL DE LUZ E BÊNÇÃOS

VOCÊ É UM CANAL DE LUZ E BÊNÇÃOS



27 de janeiro de 2022

EVANGELHO


Mc 4,21-25

Naquele tempo, Jesus disse à multidão: 21“Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote, ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro? 22Assim, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto, e tudo o que está em segredo deverá ser descoberto. 23Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça”. 24Jesus dizia ainda: “Prestai atenção no que ouvis: com a mesma medida com que medirdes, também vós sereis medidos; e vos será dado ainda mais. 25Ao que tem alguma coisa, será dado ainda mais; do que não tem, será tirado até mesmo o que ele tem”.

MEDITAÇÃO

Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? (Mc 4, 21).

Gente nova não pode imaginar um tempo em que não havia luz elétrica. Nesse tempo, o candeeiro era uma peça muito importante de uma casa. E andando para trás mais um pouco, nem luz elétrica, nem baterias, pilhas, nem gás butano. E recuando no tempo ainda mais, nem fósforo havia. Eita! Chegamos no tempo de Jesus.

No tempo de Jesus, as casas eram um pouco escuras, com poucas janelas. O que eles chamavam de lâmpada era uma tigelinha de barro com um bico com um pavio de algodão ou de linho. Dentro da lâmpada - a tigelinha de barro -, se colocava azeite. O povo mesmo produzia o azeite de oliva. A lâmpada era colocada numa prateleira que estava na parede, num lugar mais alto, ou mesmo numa lamparina que estivesse pendurada. Com aquele pavio, a lâmpada podia ficar acesa o dia todo, sem gastar muito. E ficava acesa para iluminar a casa que era meio escura e para acender o fogo na hora de cozinhar. Só para lembrar, não havia fósforo. Tinham que manter a luz acesa mesmo. Uma das tarefas da dona de casa era manter a lâmpada acesa.

O evangelho de hoje fala da lâmpada (de azeite, claro). “Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? Ao contrário, não a põe num candeeiro?” Isso quer dizer: uma luz é para ser colocada num lugar em que possa iluminar. Nós somos luz para iluminar, não podemos nos esconder, nos omitir. O que aprendemos com Jesus é uma luz para iluminar a nossa casa. O que temos a dizer com nossas palavras ou com nosso comportamento é uma luz para iluminar a vida dos outros.

Jesus nos disse que somos uma lamparina no lugar alto da casa. Em nós, a sua graça e o seu amor resplendem, nos fazendo luz para os outros, luz de Deus para a vida dos outros. Outros podem encontrar sentido para suas vidas, à luz do nosso testemunho. Minha família não vai ficar na escuridão, porque a luz de Deus que preenche a minha vida pode iluminá-la como uma lamparina pendurada no teto ou como uma lâmpada na prateleirinha da parede, no candeeiro. Por nossas boas obras que testemunham o amor de Deus pelos seus filhos, muita gente pode encontrá-lo e bendizê-lo.

Na verdade, você não é luz porque é um exemplo de vida, uma pessoa sem defeitos, um anjo de criatura. Não, você torna-se uma luz para o mundo, porque Deus enche de luz a sua vida. É isso que você testemunha, é disso que você fala, é esse brilho que está em seu sorriso e em suas obras: a luz de Deus que inunda a sua vida.

Então, não se esconda. Não se camufle. Hoje, mostre a sua cara. Fale, sorria, aconselhe, testemunhe. Seja hoje um canal da luz de Deus para a vida de sua família, de seus amigos, dos que hoje encontrarem você.


Guardando a mensagem

O Senhor, com a sua graça e com sua palavra, enche nossa vida de luz. Somos chamados a difundir essa luz para iluminar os ambientes humanos em que vivemos: nossa casa, nossa vizinhança, nosso local de trabalho. Seus ensinamentos, as verdades que proclamou, ditos ontem e hoje em ambientes reservados, precisam ser proclamados e difundidos abertamente. Ele é a luz do mundo. Nós, iluminados por ele, temos a vocação de lâmpada acesa no lugar alto da sala. Estamos aí para iluminar a vida dos outros.

Quem é que traz uma lâmpada para colocá-la debaixo de um caixote ou debaixo da cama? (Mc 4, 21).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Tu que és a luz do mundo, nos disseste para ser luz para os outros. Nós reconhecemos, não temos luz própria. Nós recebemos a tua luz e é com ela que procuramos iluminar nossa casa, nossos ambientes de trabalho, de convivência, de lazer. É muito bonita a imagem da luz do candeeiro dentro de casa, que falaste no evangelho. Mesmo durante o dia, ela precisa ser mantida acesa. E é isso que precisa acontecer: não podemos deixar a tua luz em nós se apagar. Bem que São Paulo disse que não deixássemos o fogo do Espírito se extinguir. Ajuda-nos, Senhor, a manter a luz acesa em nós e onde vivemos e atuamos. A oração, a tua Palavra, a fé hão de ser o azeite que não faltará em nossa lâmpada. Nossa vida, nosso testemunho, nossas palavras hão de refletir a tua luz para que todos, ao nosso redor, vivam iluminados pelo amor de Deus. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Hoje, faça um momento de oração pedindo ao Senhor que você possa fazer bem a tarefa que ele lhe deu: ser a lâmpada de azeite acesa e posta num lugar alto de sua casa, para iluminá-la.

Podendo, acompanhe a Santa Missa de hoje. Vamos iniciar às 11 horas, com transmissão pelo rádio e pelas redes sociais.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb


22 comentários:

  1. Bom Dia Pe:João Carlos!Louvado seja Nosso Deus por esse dia de hoje,Quinta-feira que amanheceu chuvosa.Que o Senhor nos abençoe hoje e sempre. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo assim como era no princípio agora e sempre pelos séculos dos séculos dos séculos. Amém!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Graças a Deus por esse evangelho que sejamos luz acessa sempre!!

      Excluir
  2. Bom Dia P:João Carlos sua bênção obrigada por essa homilia tão rica Q Deus o abençoe sempre com sabedoria e com todas as bênçãos e as graças do céu muita Paz em seu coração 🙏🏻🙏🏻

    ResponderExcluir
  3. Senhor Jesus,ajuda_me a ser lâmpada na minha família,na minha comunidade.🙌

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia , obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal.que nós sejamos uma lâmpada acesa na vida de alguém.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amém Jesus Cristo eu agradeço por está deixando minha lâmpada acessa des que eu nasci estou aqui o pai para fazer oque o senhor manda sou sua serva e pronto não deixa a lâmpada da minha casa apagar amém 🙏

      Excluir
  5. Uma quinta feira abençoada para o sr. obrigada pela explicação da meditação que todos os dias o sr. nos envia, e por ser esta LUZ de DEUS em nossas vidas. Fique sempre com nossas orações daqui, graças a DEUS que está melhorando, sua bênção.

    ResponderExcluir
  6. Amém Bom Dia Padre João Carlos sua benção! Linda a palavra de hoje muito edificante que Jesus o Abençoe muita Luz pra o senhor🙏🏼🙌🕯💡

    ResponderExcluir
  7. Bom dia Deus abençõe o senhor padre João Carlos peço orações por mim e minha família

    ResponderExcluir
  8. Deus ilumine o padre João Carlos nesta missão divina.

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Padre João Carlos! Desejo boas recuperação para o Senhor! Obrigada por o Senhor ser LUZ que ilumina o mundo!

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Padre João Carlos! Obrigada pelo o Santo tão rico e tão iluminado. Deus abençoe o senhor que é uma grande luz em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia Irmãos em Cristo, que essa quinta feira seja abençoada com a Luz de Cristo.

    ResponderExcluir
  12. Jesus é a luz do mundo. Deixe esta luz penetrar em você. Permita que a força da Palavra atinja o seu coração ❤️.
    Que assim seja! Amém 🙏
    Um dia repleto da Luz do Pai a todos nós 🙏

    ResponderExcluir
  13. Bom dia padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará Deus abençoe sempre ilumine tenha um ótimo dia abençoado peço oração pela minha família que eu seja Luz pra minha família meus irmãos

    ResponderExcluir
  14. Justina silva27/1/2022/09:55 bom dia padre João carlos Evangelho de hoje nos traz um ensinamento ótimo que no nosso dia a dia não falte azeite em nossas lampadas.Gratidão e melhoras pra o senhor.

    ResponderExcluir
  15. Bom dia padre João Carlos que maravilha que o senhor está melhor da sua gripe está já no comando da sua missão que seu dia seja abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho.
    🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Padre João Carlos sobre o evangelho do seu livro que tem escrito, nada de fato escondido que não venha a ser descoberto, realmente é pura verdade
    Quando seguimos o nosso senhor, temos algo diferente conosco, é um brilho uma luz celestial que nos cerca.
    A luz de Deus, está ao alcance de todos,ela dá vida a todas coisas.
    🙏🙋😍🌹💕
    Bom dia vamos ser luz do mundo junto com Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  16. Que Deus coloque em nossos corações a graça de sermos essa lamparina em todos os momentos de nossss vidas, e que o azeite nunca seque em nós. Amém!

    ResponderExcluir
  17. Deus de Todo Poder, Soberano dos séculos, eu LHE agradeço pela vida de Santa Ângela Mérici. Contudo, me ensine seguir o caminho da generosidade, da bênção, da evangelização, da transparência, da honestidade, do profetismo e do serviço. Me ensine rezar com fé e humildade. Me ensine fazer a VOSSA vontade. Me ensine viver na VOSSA presença. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  18. Senhor Jesus ajuda-me a manter
    Está família em paz e armonia,eu te imploro.

    ResponderExcluir
  19. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre que Jesus te ilumine sempre com essa sabedorias tão bela homilia linda que não faltar a lapada na nossas vidas paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS