PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: SAULO, SAULO, POR QUE ME PERSEGUES?

SAULO, SAULO, POR QUE ME PERSEGUES?




25 de janeiro de 2021,

Festa da Conversão de São Paulo

EVANGELHO


Mc 16,15-18

Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”.

MEDITAÇÃO


Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura (Mc 16, 15)

Depois de ressuscitado, Jesus despediu-se do seu grupo e lhe entregou solenemente a missão. “Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura”. O grupo dos doze, que ele tinha escolhido pessoalmente, estava incompleto. Um tinha se perdido, Judas Iscariotes. Ainda assim, ele confiou nos onze, e lhes deu esse mandato de levar o evangelho ao mundo todo.

Quando ouvimos essa palavra, logo pensamos no evangelho-livro ou nos quatro evangelhos do Novo Testamento. E estamos certos. Mas, podemos alargar essa compreensão. O ‘evangelho’ é a boa notícia de que Deus enviou seu filho para nossa salvação. O evangelho, a boa nova, é a pessoa de Jesus entre nós, nos integrando no reinado de Deus. E só quem o conhece, quem o encontrou, pode anunciá-lo. Os onze são testemunhas dele. Vão comunicar sua experiência a todos. Eles o conhecem, conviveram com ele.

Esse texto ocorre hoje por uma razão especial. Hoje, celebramos a conversão de um douto fariseu, ardoroso defensor da Lei de Moisés, reconhecido perseguidor do grupo de Jesus, Saulo. Ele também teve seu encontro com Jesus. Saulo estava à frente de uma delegação com ordens de prisão dos seguidores de Jesus, na cidade de Damasco. Na viagem, pelo meio dia, uma luz fortíssima o envolveu e o derrubou. “Saulo, Saulo, por que me persegues?”. “Quem és tu, Senhor?”. “Eu sou Jesus de Nazaré, a quem tu estás perseguindo”. Seus companheiros o levaram, cego, a Damasco. Lá, ele encontrou-se com Ananias. Ananias lhe disse: “Saulo, meu irmão, tu serás a sua testemunha, diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste”. Daí pra frente, Saulo virou Paulo, a testemunha de Jesus, de quem fora ferrenho perseguidor.

Então, o evangelho é um testemunho do encontro que muitos tiveram com Jesus. E esse anúncio pede uma resposta. No evangelho de São Marcos, a resposta esperada é clara: crer. Quando Jesus começou sua pregação, avisando a chegada do Reino de Deus, pediu uma resposta a este anúncio: “convertam-se e creiam”.

A fé é a resposta à pregação do evangelho. Fé que se concretiza em mudança de mentalidade, mudança de comportamento, conversão. Fé que se celebra no batismo. “Quem crer e for batizado, será salvo”. Também a Saulo, foi indicado o batismo. Ananias lhe disse, naquele encontro: “E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele (o nome de Jesus)”.

E por que o batismo? No batismo, celebramos o perdão dos pecados que Jesus nos alcançou por sua morte e ressurreição. Pelo batismo, nos é aplicada a graça da redenção. Nele, somos lavados dos nossos pecados, pela ação do Santo Espírito. Mas, para batizar-se é preciso crer, acolher na fé a pessoa de Jesus, o filho de Deus. Por isso, quem não crê está perdido, continua no seu pecado, permanece na sua condenação.


Guardando a mensagem

Fazendo memória da conversão do apóstolo Paulo, nos damos conta que somos chamados a um encontro pessoal com Jesus. É desse encontro que damos testemunho. E, como suas testemunhas, participamos da missão que foi entregue à toda a Igreja: levar essa boa notícia a toda criatura. Nós o encontramos ou ele nos encontrou, nele reconhecemos o filho de Deus. E reconhecemos que sua obra redentora foi em benefício de todos. Essa pregação deve suscitar a fé, a adesão à pessoa de Jesus e a tudo o que ele ensinou. Nessa fé, nos batizamos, renovando nossa vida em Deus e recebendo a graça da filiação divina. A palavra nos pede hoje que cultivemos o encontro pessoal com o Senhor e nos tornemos sempre mais corajosas testemunhas sua, onde vivemos e onde possa chegar nossa voz.

Vão pelo mundo inteiro e anunciem o evangelho a toda criatura (Mc 16, 15)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós fomos alcançados pela pregação do teu evangelho. Chegou até nós o alegre anúncio de tua vida, de tuas palavras, de tua morte redentora em nosso favor. Obrigado, Senhor. Obrigado pela fé com que temos respondido ao teu evangelho, isso também é graça. Na fé dos nossos pais e padrinhos, fomos batizados na tua morte e ressurreição. Obrigado, Senhor. Hoje, queremos renovar nossa adesão a ti e ao teu evangelho. Aumenta, Senhor, a nossa fé. Faz-nos um povo mais missionário, testemunhas mais corajosas do teu santo nome. Que ele seja bendito, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Festejando hoje a conversão de São Paulo, peça a Deus a graça da conversão, da conversão sempre mais perfeita.

Hoje, às 20 horas, tem o Programa Encontros, no meu canal do Youtube. Vou esperar por você!

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

8 comentários:

  1. 🙏🙏🙏🙏Pela conversão de filhos, sobrinhos e jovens do mundo

    ResponderExcluir
  2. Padre João, muito obrigado pelas tantas meditações! Eu e minha esposa escutamos todas as manhãs tomando café ou seguindo para de trabalho! Que Deus lhe abençoe!

    ResponderExcluir
  3. Pela conversão do meu filho maykon .E que todos os jovens conheçam e vivam a este amor por Jesus! Que Saulo conheceu.(paulo)

    ResponderExcluir
  4. Amém padre João Carlos bom dia obrigada pelas suas palavras tão lindas. que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. rezo pela conversão de todos nós.

    ResponderExcluir
  5. Padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo dia abençoado e iluminado que papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho e que o senhor se livre dessa gripe rápido.🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Senhor, que eu seja restituída com o melhor para minha vida, que a tua serenidade me preencha para a transformação que eu preciso operar em mim.
    Padre João Carlos eu peço muito a Deus para ser tolerante e paciente com essa turminha de casa às vezes me tira do sério.
    Jesus Cristo tú és minha paz e o teu amor que tem pó mim que eu leve para todos a minha volta.🙏🙋😍🌹💕
    Um bom dia para todos abençoado

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde padre João Carlos Rosa Caucaia Ceará peço Jesus minha conversão mais almenta minha fé obrigado pelo meu batismo meus padrinhos

    ResponderExcluir
  7. Ó Deus, luz dos que creem e pastor de nossas almas, eu LHE agradeço pela festa da conversão de São Paulo. Entretanto, me ajude ser zeloso e obediente. Me ajude fugir do pecado. Me ajude vencer o sofrimento. Me ajude ser piedoso e fiel à lei. Me ajude ter boa reputação. Me ajude seguir o caminho da purificação, da proteção, da evangelização, da fé, da cura, do discipulado e dos justos. Me ajude fazer a VOSSA vontade, testemunhando o evangelho. Me ajude viver o meu batismo. Me ajude expulsar o que não presta. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Boa noite padre João Carlos sua bênção obrigado padre que Jesus Cristo nos abençoe e converta todos os jovens e aumentem a nossa fé que o Divino espíritos santo lhe abençoe sempre padre João Carlos paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Nós amamos Jesus e guardamos a sua palavra.

  29 de abril de 2024   Segunda-feira da 5ª Semana da Páscoa    Dia de Santa Catarina de Sena    Evangelho    Jo 14,21-26 Naquele tempo, dis...

POSTAGENS MAIS VISTAS