PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: EXPLICANDO A HISTÓRIA DOS PORCOS

EXPLICANDO A HISTÓRIA DOS PORCOS



31 de janeiro de 2022

Dia de São João Bosco

EVANGELHO


Mc 5,1-20

Naquele tempo, 1Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. 2Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. 3Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. 4Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. 5Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. 6Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele 7e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes!” 8Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem!” 9Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome?” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. 10E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. 11Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. 12O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. 13Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. 14Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. 15Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído por Legião. E ficaram com medo. 16Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. 17Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. 18Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. 19Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. 20E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados.

MEDITAÇÃO


Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, em sua misericórdia (Mc 5, 19)

Eu vou tentar lhe explicar essa história dos porcos que se afogaram no mar. Uma manada de porcos se perdeu. A economia daquelas famílias ficou arruinada. Resultado: o povo daquela região mandou Jesus embora.

E o que tinha acontecido? Jesus chegou a uma região já fora do seu país, uma região de pagãos. Era do outro lado do Mar da Galileia. Jesus e os discípulos chegaram lá de barco. Veio ao encontro deles um homem possuído por um espírito impuro, que vivia no cemitério apavorando o povo do lugar. Ele se incomodou com a presença de Jesus. E Jesus deu ordens para que saísse daquele homem. Na verdade, eram muitos demônios e se chamavam Legião e pediram para entrar nos porcos. Havia muitos porcos por ali. Jesus libertou o homem e os porcos desceram de ladeira abaixo e se jogaram no mar. O povo do lugar não gostou do resultado e expulsou Jesus de suas terras.

Jesus está numa região de pagãos, logo tem porco por ali, na imaginação do povo da Bíblia. Você lembra que os hebreus não comiam porco e não criavam porco de jeito nenhum. Porco, para eles, era um sinal de coisa ruim, de gente que vivia longe da fé no Deus vivo. Era símbolo dos pagãos, uma fonte de impureza. Lembra a parábola do filho pródigo? O jovem judeu que terminou no fundo do poço, empregou-se como cuidador de porcos. Foi a máxima humilhação.

Mais do que uma história, a narração quer mostrar o significado da ação libertadora de Jesus também fora do povo de Deus. Para isso, os dados da narração podem ter ficado um tanto inflacionados. Quem conta um conto, sempre aumenta um ponto. Nessa narração de São Marcos, a manada de porcos tinha mais ou menos uns dois mil porcos. A quantidade de porcos e o tanto de demônios – Legião – são elementos para sublinhar como o estrangeiro está possuído pelo mal, na mentalidade dos hebreus e dos seguidores de Jesus.

A primeira coisa que o texto está anunciando é que a ação salvadora de Jesus vai além do povo de Israel, atravessa as suas fronteiras e chega ao estrangeiro, aos pagãos. A segunda coisa é que a ação de Jesus que liberta o homem de todas as amarras e opressões não é bem recebida por todo mundo. Uma sociedade má reage contra Jesus, expulsa-o. Por exemplo, libertar pessoas das drogas. Os narcotraficantes ficam furiosos, é uma ameaça à sua economia. Libertar pessoas do analfabetismo político, tem gente que desaprova, porque se beneficia da desinformação das pessoas. Denunciar a prostituição de meninas e meninos: a rede que se beneficia desse tipo de exploração reage, fica no prejuízo. Apoiar a luta do povo sem teto ou sem terra, motivo de suspeita por parte de quem se faz de surdo à gritante desigualdade social do país. É o que está dito no texto de hoje. A população pagã daquela região viu-se prejudicada no triste fim da manada de porcos. Preferia que os demônios continuassem oprimindo aquele homem que morava no cemitério, que continuassem mandando naquela terra. ‘Educadamente’, pediram para Jesus se retirar de suas terras.

A terceira lição do texto de hoje é maravilhosa. Aquele homem liberto tornou-se um discípulo, uma testemunha do amor de Deus em sua região. Ele começou a pregar na Decápole, em toda aquela região pagã, sobre o que Jesus tinha feito por ele.


Guardando a mensagem

Jesus foi a uma região pagã e ali encontrou um homem possuído pelo demônio. Ele o libertou. Os espíritos maus se apossaram dos porcos e a manada se jogou no mar e se afogou. A ida de Jesus àquela região estrangeira demonstra o seu compromisso missionário com todos, não somente com o seu povo. Para o povo hebreu, porco era uma marca das regiões pagãs, consideradas impuras. Contando esse fato sobre a ida de Jesus a uma terra estrangeira, era natural que aparecesse porco na história. É claro que essa não é uma narração jornalística. O sentido é o que importa. Os pormenores podem não ser exatos. A reação das pessoas daquele lugar à ação de Jesus é a reação ao bem que se faz. Quem faz o bem, quase sempre encontra resistência. E a atitude do homem liberto é uma grande lição para nós. Ele tornou-se uma testemunha viva da obra redentora de Jesus, na sua própria região.

Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor fez por ti, em sua misericórdia (Mc 5, 19).

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
Nós nos entristecemos quando procuramos fazer o bem e encontramos má vontade, resistência, oposição. Foi assim naquela região pagã que visitaste. Fizeste o bem, libertando aquele homem possuído pelo mal e liberando a estrada para o povo passar sem medo. Mas, o povo, invocando prejuízos na economia, acabou te afastando dali. Essa desculpa da economia, do dinheiro, do administrativo é motivo para muita gente resistir à tua Palavra, esquivar-se da conversão e da mudança de vida. Concede-nos, Senhor, acolher a tua santa Palavra com abertura de coração e espírito de obediência. E não desistir, quando trabalhando pelo bem dos outros, encontrarmos incompreensão, oposição, perseguição. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

Você foi libertado(a) por Jesus de muita coisa, especialmente do pecado que afastava você de Deus e dos seus semelhantes. Hoje, fale com alguém do que Jesus tem feito por você.

Sendo, hoje, o Dia de Dom Bosco, sugiro que você se dirija, em oração, a este santo educador, pedindo em favor dos jovens de sua família. No final da Meditação, deixei uma bela oração que pode ajudar você neste sentido. É só seguir o link.

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb



ORAÇÃO A SÃO JOÃO BOSCO 

PELOS JOVENS 


Ó São João Bosco, que de forma incansável doastes toda a vida pelo bem e a salvação da juventude, merecendo ser chamado pela Igreja de “pai e mestre dos adolescentes”:

Cientes de serem os adolescentes e jovens a porção mais delicada da sociedade; reconhecendo as necessidades que os envolvem nesta importante etapa de desenvolvimento na vida; desejosos de que alcancem um sadio e completo amadurecimento que os fortaleça na fé e lhes assegure uma inserção positiva e cidadã na sociedade, recorremos à vossa especial intercessão, ó Dom Bosco, para que alcanceis de Deus nosso Pai, as graças de que tanto necessitam.

Nós vos pedimos, ó Dom Bosco, pelos adolescentes e jovens de nossas famílias, por todos aqueles que vivem em situação de maior pobreza ou exposição aos vícios, por aqueles que ingressam no mundo do trabalho, pelos que, desassistidos ou desorientados, entraram no caminho infracional e estão privados de sua liberdade; enfim, por todos aqueles que tanto amastes e aos quais dedicastes a vida até o último respiro.

Que a proteção da Virgem Auxiliadora, a quem recebestes como Mãe e Mestra, e a vossa intercessão, ó querido Dom Bosco, amparem e assistam a juventude e a todos nós que acorremos a vós com especial devoção. Amém. 


São João Bosco, rogai por nós!


Fonte: Jovens da Cruz

13 comentários:

  1. Amém padre João Carlos bom dia, obrigada pelas suas palavras tão lindas que Deus nosso senhor Jesus Cristo nos abençoe e livre nos de todo mal. São João Bosco rogai por nós

    ResponderExcluir
  2. Bom dia Padre João, o senhor seja contigo. Linda homilia de hoje, são João dom Bosco interceda por nós 🙏🙏🙏

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre João Carlos Caucaia Ceará peço oração São João Bosco para jovens da minha família é todos jovem livre todos mal senhor 🙏 livre todos mal

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos,muito linda oração, os adolescentes e jovens estão muito precisados de oraçõesmesmo

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos que o senhor tenha um ótimo começo de semana iluminada e essa semana seja de benção de cura dessa gripe que Papai do Céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus é cura e libertação.
    Ele tem piedade de nós.
    Padre João Carlos já me criticaram falando e perguntando,seus passeios só é igreja quando você conversar colocar igreja, eu respondi vivo uma vida normal mas tenho prioridade,na minha conversas em situações falo como jesus é importante nas nossas vidas e no que aconteceu no meu dia de igreja, mais nem ligo porque essas pessoas as suas prioridades são outras.
    É importante para mim que jesus seja sempre presente na minha vida, coisas ruim se tornam boas, transforma em nova criatura,as maravilhas das graças de jesus abundante sobre minha vida.
    🙏🙋😍🌹💕
    Um ótimo começo de semana para todos abençoado

    ResponderExcluir
  6. Muito interessante, padre João Carlos seu comentário. A riqueza de compreensão das pessoas, que se dedicam ao estudo da palavra de Deus, vai clareando aspectos, que até então não conseguíamos compreender der. O Divino Espírito ilumine cada vez mais o senhor.

    ResponderExcluir
  7. Justina silva/31/1/2022/11:47bom dia padre João sua bênção, aps o Evangelho orei na oração de são João Bosco fis um pedido a ele e vou alcançar. São João Bosco rogai por nós.

    ResponderExcluir
  8. Há muito tempo atrás li esta parte da Bíblia e fiquei sem entender o porquê do sacrifício dos porcos em prol de uma pessoa. Agora, no entanto, ficou claro. Muito obrigada por iluminar-me sobre as questões da Bíblia

    ResponderExcluir
  9. Amém 🙏 muito boa reflexão.
    Que São João Bosco ilumine nossa juventude principalmente, os jovens de minha família, Gonçalves e Borges Tomé.
    Shalom

    ResponderExcluir
  10. Senhor Deus, que nunca desamparastes o VOSSO povo, eu LHE agradeço pela vida de São João Bosco. Contudo, me ajude fugir da violência, da maldade, do pecado e das maldições. Me ajude perdoar e fazer penitência. Me ajude ser VOSSO discípulo missionário. Me ajude adorá-Lo. Me ajude expulsar o que não presta. Me ajude rezar e fazer o bem. Me ajude evangelizar. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  11. Boa noite Padre João Carlos !! Boa noite
    Tenha uma excelente e abençoada semana de paz,

    ResponderExcluir
  12. Boa noite padre João Carlos sua bênção que reflexão muito boa são João Bosco ilumine a cabeça dos jovens de hoje o Divino espírito santo lhe abençoe muito padre paz e bem Nilza Maria de jardim paulista pe ,

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Pe João Carlos
    O senhor explicou muito bem a "História dos porcos", foi feliz no " Meditação", Guardando a Mensagem", "Rezando a Palavra" porém, no 2⁰ parágrafo do "Vivendo a Palavra" o senhor "tira de sena" o Senhor, arrebata o Senhor dos senhores do coração e da mente dos leitores e introduz uma criação dEste Senhor?!
    Por que embaçar a visão das pessoas para não enxergarem o brilho do Senhor Jesus Cristo?!!
    Saulo, Saulo por que me persegues?
    (Atos 9.4b)

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

O apóstolo e evangelista São Mateus.

   21 de setembro de 2024    Dia de São Mateus, apóstolo e evangelista    Evangelho.    Mt 9,9-13 Naquele tempo, 9Jesus viu um homem chamado...

POSTAGENS MAIS VISTAS