PADRE JOÃO CARLOS - MEDITAÇÃO DA PALAVRA: DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS

DOMINGO DA PALAVRA DE DEUS



23 de janeiro de 2022

3º. Domingo do Tempo Comum

Domingo da Palavra de Deus


EVANGELHO


Lc 1,1-4;4,14-21

1Muitas pessoas já tentaram escrever a história dos acontecimentos que se realizaram entre nós, 2como nos foram transmitidos por aqueles que, desde o princípio, foram testemunhas oculares e ministros da palavra.
3Assim sendo, após fazer um estudo cuidadoso de tudo o que aconteceu desde o princípio, também eu decidi escrever de modo ordenado para ti, excelentíssimo Teófilo. 4Deste modo, poderás verificar a solidez dos ensinamentos que recebeste.
Naquele tempo, 4,14Jesus voltou para a Galileia, com a força do Espírito, e sua fama espalhou-se por toda a redondeza.
15Ele ensinava nas suas sinagogas e todos o elogiavam.
16E veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga, no sábado, e levantou-se para fazer a leitura.
17Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 18“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos 19e para proclamar um ano da graça do Senhor”.
20Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele.
21Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”.
Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)

MEDITAÇÃO


Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)

Este é o terceiro domingo comum. Hoje, celebramos o Domingo da Palavra de Deus. É verdade, todo domingo é da Palavra de Deus. Mas, hoje, de maneira especial, somos chamados a acolher e celebrar o encontro com o Senhor nas Escrituras Sagradas. É com esse olhar que vamos ouvir e meditar as leituras bíblicas de hoje. 

Nos dias de domingo, como hoje, particularmente nos bairros populares, você percebe um enorme vai-e-vem dos fieis que vão às suas igrejas. Os evangélicos, você logo os identifica. Carregam, invariavelmente, uma bíblia de capa preta. Os católicos, é difícil distinguir. No geral, vão de mãos abanando. Não levam nada, talvez um trocado no bolso para a hora da coleta. Na igreja, na maioria das comunidades, os fieis recebem um folheto litúrgico com as leituras e as orações da Missa do domingo. Nas celebrações, em todas as nossas comunidades, graças a Deus, as leituras bíblicas são feitas por ministros leitores em local apropriado (mesa da palavra ou ambão). em livros litúrgicos muito bem conservados e dignos. No evangelho, a comunidade se levanta, cantando o aleluia e após a proclamação, se senta para ouvir a homilia.

A Santa Missa tem claramente duas partes distintas: a liturgia da palavra e a liturgia eucarística. Na Missa, somos alimentados pelo pão da vida, Jesus Cristo, na mesa da palavra e na mesa da eucaristia. Olha o que diz a Constituição Dogmática do Concílio Vaticano II sobre a Revelação Divina (Dei Verbum): “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor, não deixando jamais, sobretudo na sagrada Liturgia, de tomar e distribuir aos fiéis o pão da vida, quer da mesa da palavra de Deus quer da do Corpo de Cristo” (DV 21). Deu para entender? “A Igreja venerou sempre as divinas Escrituras como venera o próprio Corpo do Senhor”. As leituras bíblicas, organizadas com muito cuidado pela Igreja para cada domingo e para cada dia da semana, são um alimento sagrado para a nossa edificação como cristãos. Somos alimentados pelo mesmo Cristo, palavra e pão.

Você já notou o rumo de nossa conversa de hoje!. Nas leituras bíblicas deste 3º domingo comum há uma mensagem forte sobre a valorização da Palavra de Deus em nossas celebrações. O livro de Neemias, do antigo testamento, nos conta como foi a acolhida da Palavra de Deus, quando o povo voltou do exílio da babilônia e estava se reorganizando. A decisão do povo e dos seus líderes foi voltar a viver na aliança com Deus, conhecendo e observando sua palavra. Todo mundo se reuniu na praça, naquela manhã. O sacerdote Esdras, subiu num estrado de madeira e abriu o livro da lei. O povo se levantou. Ele foi lendo e explicando as passagens. Desde cedinho até o meio dia, os levitas ajudaram a explicar ao povo o sentido do que estava escrito. O povo ficou muito feliz e emocionado. Muita gente começou a chorar, ouvindo aquelas palavras tão abençoadas. Pela Palavra, Deus mesmo se comunica com o seu povo.

No evangelho de São Lucas, Jesus, que ensinava nas sinagogas das cidades, estava naquele sábado na cidade onde se criara, Nazaré. Na Sinagoga, ele levantou-se para ler o livro da Palavra de Deus. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Ele achou ali uma passagem muito especial. Ele leu: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a boa nova aos pobres”. Quando terminou a leitura, ele sentou-se, como faziam os mestres. Todo mundo ficou na maior atenção. E ele começou a explicar como aquela passagem falava precisamente de sua missão. “Hoje, se cumpriu essa passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. A Palavra de Deus é atual, se cumpre hoje.

É surpreendente o que lemos no documento que citamos há pouco, a Dei Verbum: “Nos livros sagrados, o Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de seus filhos, a conversar com eles; e é tão grande a força e a virtude da palavra de Deus que se torna o apoio vigoroso da Igreja, solidez da fé para os filhos da Igreja, alimento da alma, fonte pura e perene de vida espiritual” (DV 21)



Guardando a mensagem

No livro de Neemias, vemos a comunidade que voltou do exílio se reencontrando com o livro santo da lei de Deus. Aquele povo ficou emocionado com os textos sagrados, pelos quais Deus se comunicava com tanto amor com eles. Em Nazaré, vemos Jesus, na sinagoga, fazendo a leitura bíblica e nos mostrando a atualidade da palavra. É hoje que Deus nos fala, é hoje que suas promessas se cumprem. Essas duas passagens chamam a nossa atenção para o valor que devemos dar à Sagrada Escritura. Na celebração dominical, a Palavra é proclamada, explicada, rezada. É o pão da vida, alimento sagrado para nos sustentar na caminhada desta vida. Chegando na celebração dominical ou na Santa Missa, acompanhe as leituras no folheto litúrgico, com muita atenção. O folheto é uma forma de facilitar o seu acesso ao texto sagrado. Mas, isso não lhe dispensa de abrir regularmente a sua Bíblia. Se, por acaso, não houver folheto litúrgico em sua comunidade, você pode ter uma assinatura do livrinho da liturgia diária ou baixar um aplicativo no seu celular para acompanhar as leituras nas celebrações. O que não pode acontecer é se ficar de cara pra cima, indiferente à santa palavra de Deus, com a qual o próprio Deus está se comunicando conosco. O que não pode acontecer é você entrar e sair da igreja, e não ficar nada daquela palavra no seu coração e na sua mente.

Hoje, cumpriu-se essa passagem da Escritura que vocês acabaram de ouvir (Lc 4, 21)

Rezando a palavra

Senhor Jesus,
O Salmo 19 nos ajuda a rezar hoje: “A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz”. Tuas palavras, Senhor, são espírito e vida. Seja bendito o teu santo nome, hoje e sempre. Amém.

Vivendo a palavra

A primeira coisa: ouvir e ler com atenção a Meditação de hoje. Ler ajuda a compreender melhor o que está sendo dito. Para ler a Meditação, basta tocar no link que lhe enviei. A segunda coisa: compartilhar a Meditação. Quem compartilha, evangeliza deixe de ler o evangelho de hoje, em sua Bíblia (Lucas 1, 1-4; e 4, 14-21)

Pe. João Carlos Ribeiro, sdb

16 comentários:

  1. Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo por esse dia de hoje Domingo!Quando eu vou ler,gosto de ouvir o que estou lendo,por isso leio em voz alta,acredito que penetre melhor na minha mente e no meu coração. Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo assim como era no princípio agora e sempre pelos séculos dos séculos. Amém!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns padre João....medito todos os dias e compartilho para mais de 20 pessoas....Feliz domingo....bora vacinar nossas criancas, fora negacionismos....Paz e bem!!! Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Amém bom dia padre João Carlos sua benção. Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, pra sempre seja Louvado 🙏🏼🙌

    ResponderExcluir
  4. Bom dia padre João Carlos.
    Paróquia Santa Luzia Turilândia Maranhão. Abraço carinhoso paz e bem a todos.🤝👍🙏🙇🙏🍞🍷

    ResponderExcluir
  5. Bom dia padre João Carlos um feliz domingo pra senhor Jesus Cristo Maria José ilumine sempre muita saúde paz bençãos obrigada pela palavra de Deus

    ResponderExcluir
  6. Padre João Carlos um abençoado e iluminado domingo papai do céu te proteja sempre e nossa senhora auxiliadora envolve o senhor no seu caminho 🙏🙋😇🌟🌟🌟🌹
    Jesus nos conhece e ama, conhecê-lo e ama-lo na palavra do evangelho, assim aprende mais sobre a sua vida e adquirir sabedoria.
    É um bom alimento, que deve ser consumido diaro do cristão.
    Padre João Carlos na santa missa eu presto atenção a leituras bíblicas e a reflexão do padre ,e tira dúvidas que possa sugiro.
    Gostei muito de adquirir o livro viver a palavra que o senhor escreveu padre João Carlos leio todos os dias.
    🙏🙋😍🌹💕
    Uma ótima domingo abençoado e iluminado para todos

    ResponderExcluir
  7. Obs. Diária do cristão

    ResponderExcluir
  8. Bom dia padre João Carlos que a graça e a paz de Cristo esteja contigo , agradeço a Deus por receber todos os dias a mensagem da meditação já a 3 anos que me ensina cada mais luouvdo seja Deus

    ResponderExcluir
  9. Gente desculpa outra obs.duvida que possa surgir

    ResponderExcluir
  10. Bom dia padre João Carlos sua benção a palavra de Deus nos fortalece !!!

    ResponderExcluir
  11. Justina silva23/1/2022/09:51bom dia padre João carlos pedimos a Deus para para neste Evangelho tão bem esclarecido podemos compreender o caminho certo,Deus abençoe o senhor e sua família.

    ResponderExcluir
  12. Que Deus nos conceda sabedoria para bem entender sua palavra, nosso muito obrigado padre João Carlos pô essa belíssima meditação!!!

    ResponderExcluir
  13. Obrigada Pe João Carlos. O agir de Deus é lindo!

    ResponderExcluir
  14. Ó Pai de amor, eu LHE agradeço por mais um domingo. Contudo, me conceda a graça de viver a minha vocação. Me conceda a graça de aprender, viver e ensinar a VOSSA LEI. Me conceda a graça de bendizê-Lo e adorá-Lo da melhor forma possível. Me conceda a graça de respeitar e valorizar os dias santos. Me conceda a graça de seguir o caminho de um bom cristão, do Espírito Santo, do profetismo, da obediência, da partilha, da libertação, da cura e da alegria. Isso eu LHE peço por Cristo Nosso Senhor. Amém.

    ResponderExcluir
  15. Muito boa noite Pe. João Carlos.Belíssimas as leituras do domingo de hoje e, muito bem comocadas para nossa reflexão. Deus o abençõe e lhes sempre sabodoria para levar com clareza a palavra de Deus para nós. Amém...

    ResponderExcluir

Deixe sua opinião.
Desejando comunicar-se em particular com o Pe. João Carlos, use esse email: padrejcarlos@gmail.com ou o whatsapp 81 3224-9284.

Postagem em destaque

Arregace as mangas.

25 de abril de 2024   Dia do Evangelista São Marcos.     Evangelho    Mc 16,15-20 Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15...

POSTAGENS MAIS VISTAS